[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Exibir Ordens em Processo de Repavimentação ====== O objeto desta funcionalidade é atualizar e exibir ordens em processo de repavimentação. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Exibir Ordens em Processo de Repavimentação**. Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:filtrar_ordens_processo_repavimentacao.jpg?nolink |}}
Tela 1. Filtrar Ordens em Processo de Repavimentação.
Inicialmente, é apresentada a tela de filtro acima. Informe os campos obrigatórios **Unidade Responsável** e **Situação do Retorno** e clique no botão {{:ajuda:consultar.png?nolink|}}. O resultado do filtro será exibido na tela abaixo: {{ :ajuda:atend_-_os_-_exibirordensprocrepavimentacao_-_acompanhamento3.png?nolink |}}
Tela 2. Acompanhamento do Processo de Repavimentação.
Para selecionar uma ordem de serviço, marque no checkbox correspondente. Caso deseje selecionar todas, clique no //link// __**Todos**__. Para exibir a ordem de serviço que ainda não houve retorno, clique no //link// do campo **O.S.** e o sistema exibe a tela a seguir: {{ :ajuda:atend_-_atualizarprocessorepavimentacao.png?nolink |}}
Tela 3. Atualizar Processo de Repavimentação.
Para consultar a ordem de serviço, clique no //link// do campo **Endereço** da **Tela 2**. Ao passar o mouse sobre o conteúdo do campo **Pvt.Rua T/(m2)**, o sistema exibe um //Hint// com o tipo de pavimento da rua. Para confirmar uma demanda, marque no checkbox da ordem de serviço desejada e clique no botão {{:ajuda:confirmardemanda.png?nolink|}}, sendo necessário que o usuário tenha permissão para realizar essa operação. Caso existam fotos cadastradas, marque no checkbox do campo **O.S.**, da ordem de serviço desejada, **Tela 2**, e clique no botão {{:ajuda:exibirfotososoriginal.png?nolink|}}. {{:ajuda:atend_-_os_-_exibirordensprocrepavimentacao_-_exibirfotos.png?nolink|}}
Tela 4. Consultar Fotos OS.
Para imprimir a ordem de serviço marque no checkbox correspondente e clique no botão {{:ajuda:imprimirosbt.png?nolink|}}. Para gerar o relatório das ordens de serviços, clique no botão {{:ajuda:imprimirrelacao.png?nolink|}}. Em seguida, será exibida a tela abaixo: {{ :ajuda:atend_-_os_-_exibirordensprocrepavimentacao_-_imprimir.png?nolink |}}
Tela 5. Imprimir Relação das Ordens em Processo de Repavimentação.
A tela acima permite selecionar o tipo de relatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, no campo **Relatório** e marque uma das opções //SIM// ou //NÃO//, referente a **Apenas OS's com observação de retorno?**. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:imprimirrelacao.png?nolink|}}. Ao clicar no //link// do campo **Endereço**, correspondente à ordem de serviço, é exibida a tela que permite atualização. Para isso, é necessário que o usuário tenha permissão para {{:ajuda:confirmar.png?nolink|}} ou {{:ajuda:alterar.png?nolink|}} ou {{:ajuda:rejeitar.png?nolink|}}. Para alterar clique no botão {{:ajuda:alterar.png?nolink|}} e o popup abaixo é exibido. Clicando em **OK**, o campo **Observação** será disponibilizado para complementar informações. {{ :ajuda:atend_-_informarservicorepavimentadora_-_info.png?nolink |}} Para anexar fotos referentes à ordem de serviço, clique no //link// do campo **O.S.**, **Tela 2**, e, em seguida, no botão {{:ajuda:anexarfotos.png?nolink|}}, **Tela 3**. Para incluir outros serviços, é necessário o usuário ter //Login// e //Senha// da unidade responsável pela repavimentação. Clique no botão {{:ajuda:outrosservicos1.png?nolink|}} e será exibida a tela abaixo: {{ :ajuda:atend_-_informarservicorepavimentadora.png?nolink |}} No campo **Serviço**, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à repavimentadora. Em seguida, informe o campo **Quantidade** e clique no botão {{:ajuda:associar.png?nolink|}}. Para concluir o processo de inserção, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Para remover um serviço cadastrado, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}. Para anexar fotos referentes à ordem de serviço, clique no botão {{:ajuda:anexarfotos.png?nolink|}} e será exibida a tela a seguir {{ :ajuda:atend_-_os_-_exibirordensprocrepavimentacao_-_anexarfotos.png?nolink |}} Em seguida, clique no botão {{:ajuda:selecionararquivo.png?nolink|}} para selecionar um dos arquivos exibidos no quadro //Arquivos Informados// e, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. Podem ser anexados vários arquivos. Para concluir a operação, clique no botão {{:ajuda:salvar.png?nolink|}}. O sistema permite anexar arquivos com até 200 KB (sem limite de quantidade), nos formatos: DOC, PDF, JPG. Para remover um arquivo do quadro //Arquivos Informados//, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}. **Atenção**: Foi incluído um campo numérico, com duas casas decimais, correspondente aos custos extras, eventualmente demandados pela Prefeitura (título de //Outros custos//). O preenchimento deste campo é opcional, mas caso seja preenchido, o campo de **Observação** terá preenchimento obrigatório. Além disso, foram alteradas as funcionalidades que geram a ordem de serviço de repavimentação, para que não seja encerrada automaticamente, ficando disponível para ser enviada às unidades repavimentadoras logo após sua geração, com a informação da metragem e tipo do pavimento da repavimentação. A ordem de serviço somente será encerrada no retorno da unidade repavimentadora e, caso não tenha outra ordem de serviço associada, o registro de atendimento será encerrado. === Verificações durante o preenchimento dos campos das telas === * Verificar preenchimento dos campos: * Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da atualização, o sistema exibe a mensagem: //Informe <>//. * Atualização realizada por outro usuário: * Caso o usuário esteja tentando atualizar um objeto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//. * Validar Data de Retorno: * Caso a data do retorno informada esteja inválida, o sistema exibe a mensagem //Data do Retorno inválida//. * Caso a data do retorno não esteja informada, o sistema exibe a mensagem //Data do Retorno deve ser informada//. * Caso a data do retorno informada esteja maior que a data corrente, o sistema exibe a mensagem //Data do Retorno maior que a data corrente//. * Caso os dados de retorno da ordem ainda não tenham sido registrados: * Caso a data do retorno informada seja menor que a data de encerramento da ordem de repavimentação, o sistema exibe a mensagem //Data do Retorno menor que a Data de Encerramento da ordem de repavimentação - <>. Informe nova data//. * Caso contrário (os dados de retorno da ordem já registrados): * Caso a empresa contratante ainda não tenha efetuado o aceite: * Caso a data do retorno informada seja menor que a data do retorno anteriormente informada, o sistema exibe a mensagem //Data do Retorno menor que a Data do Retorno anteriormente informada - <>. Informe nova data//. * Caso a empresa contratante tenha rejeitado o aceite: * Caso a data do retorno informada seja menor que a data de rejeição do aceite, o sistema exibe a mensagem //Data do Retorno menor que a Data de Rejeição do Aceite - <>. Informe nova data//. * Validar Data da Rejeição: * Caso a data da rejeição informada esteja inválida, o sistema exibe a mensagem //Data da Rejeição inválida//. * Caso a data da rejeição não esteja informada, o sistema exibe a mensagem //Data da Rejeição deve ser informada//. * Caso a data da rejeição informada esteja maior que a data corrente, o sistema exibe a mensagem //Data da Rejeição maior que a data corrente//. * Caso os dados de retorno da ordem ainda não tenham sido registrados: * Caso a data da rejeição informada seja menor que a data de encerramento da ordem de repavimentação, o sistema exibe a mensagem //Data da Rejeição menor que a Data de Encerramento da ordem de repavimentação - <>. Informe nova data//. * Caso contrário (os dados de retorno da ordem já registrados): * Caso a empresa contratante ainda não tenha efetuado o aceite: * aso a data da rejeição informada seja menor que a data do retorno anteriormente informada, o sistema exibe a mensagem //Data da Rejeição menor que a Data do Retorno anteriormente informada - <>. Informe nova data//. * Caso a empresa contratante tenha rejeitado o aceite: * Caso a data da rejeição informada seja menor que a data de rejeição do aceite, o sistema exibe a mensagem //Data da Rejeição menor que a Data de Rejeição do Aceite - <>. Informe nova data//. * Verificar sucesso da transação: * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno. ==== MODELO DE ORDEM DE SERVIÇO ==== {{ :ajuda:atend_-_os_-_exibirordensprocrepavimentacao_-_os.png?nolink |}} ==== MODELO: Relação de Serviços em Processo de Repavimentação ==== {{ :ajuda:atend_-_os_-_exibirordensprocrepavimentacao_-_r0650.png?nolink |}} ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Orientações para Preenchimento^ |Unidade Responsável|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\ **Regra associada**: você pode INFORMAR os dados de RETORNO da execução da conveniada, //se e somente se// estiver lotado na unidade REPAVIMENTADORA //igual// a unidade responsável.| |Situação do Retorno|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\ **Regra associada**: Caso a situação do retorno selecionada corresponda a //Rejeitadas//, o sistema exibe o campo //Relatório// com a opção //Completo// selecionada e não permite outra opção; caso contrário, exibe o campo //Relatório// com a opção //Divergente// selecionada, permitindo que se selecione entre //Convergente//, //Divergente// ou //Completo//.| |Envio da O.S|Esta opção permite filtrar as ordens de serviços //Encerradas// em um determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |Retorno do Serviço|Esta opção permite filtrar as ordens de serviços pelo //Retorno// num determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |Rejeição do Serviço|Esta opção permite filtrar as ordens de serviços por //Rejeição// num determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |Número da OS|Esta opção permite filtrar pelo número da Ordem de Serviço cadastrada.| |Município|Esta opção permite filtrar por município. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Bairro|Esta opção permite filtrar por bairro. Informe o código do bairro, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_bairro|Pesquisar Bairro]], para selecionar o bairro desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Logradouro|Esta opção permite filtrar por logradouro. Informe o código do logradouro, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_logradouro|Pesquisar Logradouro]]**, para selecionar o logradouro desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:consultar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.| |{{:ajuda:confirmardemanda.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema confirma a demanda da ordem de serviço selecionada no checkbox.| |{{:ajuda:exibirfotososoriginal.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema exibe as fotos cadastradas no sistema.| |{{:ajuda:imprimirosbt.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema imprime a ordem de serviço selecionada no checkbox.| |{{:ajuda:imprimirrelacao.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema gera relação das ordens de serviço em processo de repavimentação.| |{{:ajuda:voltarfiltro.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.| |{{:ajuda:outrosservicos1.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema disponibiliza a tela para informar dados de outros serviços.| |{{:ajuda:associar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema associa um serviço à ordem de serviço.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados de outros serviços nas bases de dados.| |{{:ajuda:confirmar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema confirme o processo de repavimentação.| |{{:ajuda:alterar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema altera dados cadastrados referente ao processo de repavimentação.| |{{:ajuda:rejeitar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema rejeita o processo de repavimentação.| |{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo da tela.| |{{:ajuda:relatorios:2botao_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.| |{{:ajuda:anexarfotos.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite anexar fotos no sistema.| |{{:ajuda:selecionararquivo.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo para ser anexado ao sistema.| |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.| |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela em exibição.| |{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema exclui uma foto cadastrada no sistema ou um serviço de repavimentação cadastrado.| |{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema adiciona o aquivo para ser cadastrado no sistema.| |{{:ajuda:salvar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do cadastramento dos arquivos selecionados.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0648|Exibir Acompanhamento Processo Repavimentação]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** \\ \\ \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN