[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-faturamento.png?nolink&200|}}]] ====== Informar Não Entrega de Documentos ====== O objetivo desta funcionalidade é informar os documentos que não foram entregues. Ela pode ser acessada através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Faturamento]] > Informar Nao Entrega de Documentos**. Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir: ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:y_informar_documentos.jpg?nolink |}} Inicialmente serão tratados, apenas, os documentos do tipo **Conta**. Mas, no futuro, será implementado o tratamento da não entrega de outros documentos, tais como os de cobrança. Preencha os campos necessários e clique em {{:ajuda:informar.png?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:informar_nao_entrega_de_documentos#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. O sistema executa algumas validações: * Verifica data da não entrega. * Caso a data da entrega esteja inválida, será exibida a mensagem //Data de Entrega inválida//. * Caso o tipo de documento seja //Conta//, caso o mês/ano da conta esteja informado, e, caso o mês/ano da data da entrega informada seja menor do que o mês/ano da conta, será exibida a mensagem //Data de Entrega deve ser posterior, ou igual, ao mês/ano da conta//. * Caso a data da entrega informada seja maior do que a Data Corrente, será exibida a mensagem //Data de Entrega deve ser anterior, ou igual, à data corrente//. * Verifica existência do responsável pela entrega. * Caso o CPF do responsável pela entrega não exista no sistema, será exibida a mensagem //Responsável pela Entrega inexistente//. * Valida mês e ano da conta * Caso o mês/ano da conta esteja inválido, será exibida a mensagem //Mês/Ano da Conta inválido//. * Caso a data de devolução esteja informada e o mês/ano da data da devolução seja menor do que o mês/ano da conta, será exibida a mensagem //Data de Devolução deve ser superior, ou igual, ao mês/ano da conta//. * Caso o mês/ano da Conta seja posterior ao mês/ano de faturamento, será exibida a mensagem //Mês/Ano da Conta deve ser anterior, ou igual, ao mês/ano de faturamento atual: << xxxxxxxx >>//. * Verifica preenchimento dos campos * Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de Crédito, será exibida a mensagem //Informe <>//. * Para cada documento informado, o sistema verifica: * Se Tipo do Documento igual a Conta, Mês/ Ano é Obrigatório, será exibida a Mensagem: //Informe Mês/Ano//. * Matrícula deve existir no sistema, será exibida a Mensagem: * //Matrícula <> inexistente//; * Matrícula não deve ser repetida; * //Matrícula <> repetida//; * Mês/Ano da Conta/Matrícula deve existir em CONTA; * //Mensagem: Matrícula <> não possui conta em <>//; * Motivo da Não Entrega deve existir no sistema; * Mensagem: //Motivo da Não Entrega <> inexistente//. * Se Tipo do Documento diferente de Conta” Mês/ Ano Opcional; * Para todos os tipos de Documento, verifica se a data da entrega informada é inferior à data de emissão do documento. Em caso afirmativo, será exibida a mensagem //Data de Entrega deve ser posterior, ou igual, à data de emissão do documento: <>>//. * Verifica sucesso da operação * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem //Inserção de <> documentos não entregues realizada com sucesso//. ====== Preenchimento dos Campos ====== ^Campo^Preenchimento dos Campos^ |**Data da Devolução**|Campo obrigatório - Informe a data da devolução, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, para selecionar a data desejada.| |**Responsável pela Entrega**|Informe a matrícula do responsável pela entrega, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a matricula desejada. O nome do responsável será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |**Tipo do Documento**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |**Mês e Ano**|Campo obrigatório - Informe o mês e o ano, no formato MM/AAAA (mês, ano). A barra será colocada pelo sistema.| |**Motivo de Não Entrega**|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| ====== Funcionalidade dos Botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:seguranca:limparr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:informar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite informar os documentos não entregues, com os respectivos motivos.| ===== Referências ===== **[[=postgres:faturamento:uc0559|Informar Não Entrega de Documentos]]** ==== Termos Principais ==== **[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]** \\ \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN