[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-faturamento.png?nolink&200|}}]]
====== Informar Não Entrega de Documentos ======
O objetivo desta funcionalidade é informar os documentos que não foram entregues. Ela pode ser acessada através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Faturamento]] > Informar Nao Entrega de Documentos**.
Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
==== Observação ====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:y_informar_documentos.jpg?nolink |}}
Inicialmente serão tratados, apenas, os documentos do tipo **Conta**. Mas, no futuro, será implementado o tratamento da não entrega de outros documentos, tais como os de cobrança. Preencha os campos necessários e clique em {{:ajuda:informar.png?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:informar_nao_entrega_de_documentos#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
O sistema executa algumas validações:
* Verifica data da não entrega.
* Caso a data da entrega esteja inválida, será exibida a mensagem //Data de Entrega inválida//.
* Caso o tipo de documento seja //Conta//, caso o mês/ano da conta esteja informado, e, caso o mês/ano da data da entrega informada seja menor do que o mês/ano da conta, será exibida a mensagem //Data de Entrega deve ser posterior, ou igual, ao mês/ano da conta//.
* Caso a data da entrega informada seja maior do que a Data Corrente, será exibida a mensagem //Data de Entrega deve ser anterior, ou igual, à data corrente//.
* Verifica existência do responsável pela entrega.
* Caso o CPF do responsável pela entrega não exista no sistema, será exibida a mensagem //Responsável pela Entrega inexistente//.
* Valida mês e ano da conta
* Caso o mês/ano da conta esteja inválido, será exibida a mensagem //Mês/Ano da Conta inválido//.
* Caso a data de devolução esteja informada e o mês/ano da data da devolução seja menor do que o mês/ano da conta, será exibida a mensagem //Data de Devolução deve ser superior, ou igual, ao mês/ano da conta//.
* Caso o mês/ano da Conta seja posterior ao mês/ano de faturamento, será exibida a mensagem //Mês/Ano da Conta deve ser anterior, ou igual, ao mês/ano de faturamento atual: << xxxxxxxx >>//.
* Verifica preenchimento dos campos
* Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de Crédito, será exibida a mensagem //Informe <>//.
* Para cada documento informado, o sistema verifica:
* Se Tipo do Documento igual a Conta, Mês/ Ano é Obrigatório, será exibida a Mensagem: //Informe Mês/Ano//.
* Matrícula deve existir no sistema, será exibida a Mensagem:
* //Matrícula <> inexistente//;
* Matrícula não deve ser repetida;
* //Matrícula <> repetida//;
* Mês/Ano da Conta/Matrícula deve existir em CONTA;
* //Mensagem: Matrícula <> não possui conta em <>//;
* Motivo da Não Entrega deve existir no sistema;
* Mensagem: //Motivo da Não Entrega <> inexistente//.
* Se Tipo do Documento diferente de Conta” Mês/ Ano Opcional;
* Para todos os tipos de Documento, verifica se a data da entrega informada é inferior à data de emissão do documento. Em caso afirmativo, será exibida a mensagem //Data de Entrega deve ser posterior, ou igual, à data de emissão do documento: <>>//.
* Verifica sucesso da operação
* Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem //Inserção de <> documentos não entregues realizada com sucesso//.
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Data da Devolução**|Campo obrigatório - Informe a data da devolução, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, para selecionar a data desejada.|
|**Responsável pela Entrega**|Informe a matrícula do responsável pela entrega, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a matricula desejada. O nome do responsável será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Tipo do Documento**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|**Mês e Ano**|Campo obrigatório - Informe o mês e o ano, no formato MM/AAAA (mês, ano). A barra será colocada pelo sistema.|
|**Motivo de Não Entrega**|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:seguranca:limparr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.|
|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:informar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite informar os documentos não entregues, com os respectivos motivos.|
===== Referências =====
**[[=postgres:faturamento:uc0559|Informar Não Entrega de Documentos]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]**
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