[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] ====== Manter Registro de Atendimento ====== Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção de registros de atendimento existentes na base de dados. Ela pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Registro Atendimento]] > Manter Registro de Atendimento**. Feito isso o sistema acessa a tela **[[Filtrar Registro de Atendimento]]** para que seja efetuado o filtro dos registros de atendimento que serão mantidos. Após a execução do filtro, o sistema visualiza a próxima tela. Para a **MANAM**, o modelo é um pouco diferente, e pode ser visto **[[=ajuda:manter_registro_de_atendimento#manter_registro_de_atendimento_-_manam|AQUI]]**. \\ ==== Observação ==== ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ {{ :ajuda:mmanter_ra.jpg?nolink |}} O sistema apresenta acima uma tabela com a relação dos **Registros de Atendimentos** selecionados, de acordo com os argumentos de pesquisa informados na tela **[[Filtrar Registro de Atendimento]]**. A tabela com a relação dos **Registros de Atendimentos** é composta pelas seguintes informações: * Número do Registro de Atendimento - ao clicar no //link// deste campo, o sistema exibe a funcionalidade **[[=ajuda:consultar_registro_de_atendimento|Consultar Registro de Atendimento]]**, onde é possível atualizar o registro de atendimento. * Especificação do Registro de Atendimento; * Data de Atendimento do Registro de Atendimento: * Conforme parâmetro, o sistema dá ao usuário a opção de informar a quantidade de dias a ser considerada para o período de atendimento do registro. * Data de Encerramento do Registro de Atendimento; * Situação do Registro de Atendimento; * Perfil do Imóvel; * Unidade Atual do Registro de Atendimento; * Endereço; * Serviço; * Situação da ordem de serviço. **Atenção**: para a **CAERN**, a cor **VERDE** no texto das informações dos registros de atendimento indica que foram abertos por uma **[[=ajuda:agencia_reguladora|Agência Reguladora]]**. Caso a situação do registro de atendimento seja igual a //Encerrada//, o item é apresentado na cor **PRETA**. Caso contrário, o item é apresentado em **VERMELHO**. Ao clicar no botão {{:impressora2.jpg|}}, o sistema gera a relação dos **Registros de Atendimentos** selecionados, classificada pelo número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, conforme modelo **[[=ajuda:manter_registro_de_atendimento#modelo_de_relatoriofiltrar_registro_de_atendimento_-_r0405|AQUI]]**. * Caso o critério de pesquisa informado tenha sido selecionada mais de 10 (dez) **Registros de Atendimentos**, o sistema monta um mecanismo de paginação no final da página. * Clicando sobre o número da página, você pode navegar para as demais páginas. Antes de trazer as informações da pesquisa do filtro visualizadas, o sistema efetua algumas validações: * Caso tenham sido selecionados mais de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, o sistema apresenta a tela **Manter Registro Atendimento** acima, com a relação das **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** pesquisados, para que você selecione qual deles deseja manter. * Caso tenha sido selecionado apenas um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; o sistema vai direto para a tela **[[Consultar Registro de Atendimento]]**. É possível acessar essa tela, clicando sobre o **link** **Número do RA**, para o caso de mais de um registro de atendimento visualizado. * Após o filtro e seleção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, o sistema ativa a tela **[[Consultar Registro de Atendimento]]**, que apresenta os dados do **Registro de Atendimento** e coloca à sua disposição as seguintes opções de manutenção: * Atualizar o Registro de Atendimento; * Reiterar o Registro de Atendimento; * Tramitar o Registro de Atendimento; * Encerrar o Registro de Atendimento; * Reativar o Registro de Atendimento; * Imprimir o Registro de Atendimento; * Gerar O.S. para o Registro de Atendimento; * Consultar Solicitantes para o Registro de Atendimento; * Consultar Trâmites do Registro de Atendimento; * Consultar a O.S. do Registro de Atendimento; * Imprimir via do cliente do Registro de Atendimento. \\ ==== Devolução de Valores ==== Alteradas as funcionalidades de **[[Inserir Registro de Atendimento]]** e **[[Manter Registro de Atendimento]]**, quando o Tipo de Solicitação selecionado for **Devolução**. Para ter acesso aos detalhes das alterações referentes à **Devolução de Pagamentos em Duplicidade**; **Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento**; e **Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago**, clique em **[[Devolução de Valores]]**. O sistema permite a devolução de valores a menor para **DEVOLUCAO PAGAMENTO NÃO CONFORME**. * Valor Pagamento (Valor Corrigido = Valor da devolução): * Caso o valor seja negativo, é exibido com o sinal negativo e na cor vermelha; * Caso contrário, é exibida sem sinal e na cor preta; * Valor Total = Somatório Valor Devolução. * Verifica Valor Total da Devolução: * Caso o valor total da devolução seja o valor negativo, é exibida a mensagem **Necessário informar um valor válido para devolução**. A funcionalidade foi alterada para não permitir a criação de mais de um **Registro de Atendimento de Devolução** para o mesmo documento (Conta, Guia, Débito). Alteradas as funcionalidades de **Inserir Registro de Atendimento** e **Atualizar Registro de Atendimento** para modificar o caso de Especificação **Devolução Pagamento Não Conforme**, para o Tipo de Solicitação **Devolução**. O sistema critica, caso o documento selecionado já tenha um RA de devolução associado a ele, independentemente de ter havido ou não a devolução de valores. Para os tipos de especificação **Dev. de Valores Pag. em Duplic**, **Devolução por Pagamento A Maior**, não houve alteração, uma vez que, para esses casos, quando a devolução é efetuada, a situação do documento é alterada e não aparece mais no inserir/atualizar Registro de Atendimento, nas situações duplicidades e a maior. Na funcionalidade **Informar Parâmetros do Sistema** foi criado o indicador **Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro**. As funcionalidades **Inserir/Atualizar Registro Atendimento** e **Emissão de Ordens Seletivas** foram alteradas para identificar esse parâmetro. Por solicitação da **Compesa**, a funcionalidade foi alterada para permitir que o RA de Devolução possa colocar contas em aberto, selecionadas pelo usuário, em revisão. Em **Inserir Registro de Atendimento** e **Atualizar Registro de Atendimento** foram alteradas para atender aos três casos de Especificação, para o Tipo de Solicitação **Devolução**: * Dev. de Valores Pag. em Duplic; * Devolução por Pagamento A Maior; e * Devolução Pagamento Não Conforme. Após a seleção do imóvel, o sistema exibe as contas em aberto para a seleção do usuário com os seguintes dados: * Mês/Ano; * Vencimento; * Situação; * Acres. Impont.; * Valor Criado de um novo motivo de revisão **Solicitação de Devolução**, a ser colocado nas contas selecionadas para revisão no momento da inclusão/atualização do RA. As contas ficam associadas ao RA. Foi alterada a funcionalidade **Devolução de Valores**, para exibir a lista das contas em aberto que estiverem em revisão, desde que com esse motivo e associadas ao RA. Após a devolução efetuada ou caso o registro de atendimento seja encerrado sem a devolução, essas contas serão retiradas de revisão, no **Encerrar Registro de Atendimento**. Por solicitação da **Compesa**, foram feitos os seguintes ajustes nas funcionalidades **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**,**[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]**: * Se para o atributo **Tipo de Solicitação** for selecionada a opção **Tarifa Social** e para o atributo **Especificação** for selecionada a opção **Validar Cadastro Tarifa Social**, o sistema realiza as seguintes validações: * Se o imóvel estiver na condição de **NÃO MEDIDO** (sem hidrômetro), é verificado se existe um RA - Registro de Atendimento, aberta do tipo **Instalação do Hidrômetro** na situação de pendente, ou uma Ordem de Serviço Seletiva de Hidrômetro, na situação de pendente para o imóvel. Caso não exista, é apresentada a mensagem de crítica: **Imóvel não medido, abrir RA para instalação de hidrômetro**. * Criado Indicador para Imóvel não Medido Tarifa Social, que na Anormalidade de Leitura, é setado como **SIM**, para os códigos de anormalidade de leitura 01, 02, 03, 04, 06, 14, 30, 37 e 38. * Se o imóvel NÃO estiver na situação **NÃO MEDIDO**, é verificado se existe para o imóvel Anormalidades de Leitura cadastradas nos últimos 02 meses, com o Indicador de Imóvel não Medido Tarifa Social setado para **SIM**. Em caso positivo, é verificado se existe um RA aberto do tipo **Substituição de Hidrômetro**, na situação de pendente para o imóvel, caso não exista, é apresentada a mensagem de crítica **Imóvel com Anormalidade de Leitura, abrir RA para substituição de hidrômetro**. * Se o Código do Cliente cadastrado para o imóvel estiver associado a mais de um imóvel, é apresentada a mensagem de crítica **Cliente cadastrado em mais de um imóvel, benefício da Tarifa Social não permitido**. * Se o imóvel estiver associado à Categoria **Não Residencial**, é apresentada a mensagem de crítica **Beneficio da Tarifa Social não permitido para imóvel na categoria não residencial**. * Criado indicador para Bloquear Benefício Tarifa Social, na base de dados Subcategoria, setado como **SIM**, para os códigos de subcategoria 1, 7 e 8. * Se o imóvel estiver associado à Categoria **Residencial** e o Indicador para Bloquear Benefício Tarifa Social estiver setado para **SIM**, será apresentada a mensagem de crítica **Beneficio da Tarifa Social não permitido para o imóvel na Categoria residencial e subcategoria associada**. ==== MODELO DE RELATÓRIO: FILTRAR REGISTRO DE ATENDIMENTO - R0405 ==== {{ :ajuda:m_relatorio.jpg?nolink |}} ===== Manter Registro de Atendimento - MANAM ===== {{ :ajuda:amal_manter_ra.jpg?nolink |}} Acima, a tela com o resultado da pesquisa contém menos colunas, com o acréscimo da coluna **Data Prevista** que traz a previsão para o encerramento do atendimento registrado. Além disso, a **MANAM** não traz a {{:ajuda:cobranca:impressora2.jpg?nolink|}} para a impressão do relatório. \\ ====== Funcionalidade dos botões ====== ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ |{{:ajuda:micromedicao:botaoo_voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Para retornar para a tela de filtro.\\ O sistema mantém a informação dos argumentos de pesquisa informados anteriormente.| |{{:ajuda:impressora2.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema gera a relação dos registros de atendimentos selecionados.| ===== Referências ===== **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0405|Manter Registro de Atendimento]]** **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro de Atendimento]]** ==== Termos Principais ==== **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** ===== Vídeos ===== **[[=treinamentos:livre:video-aulas:manter_registro_de_atendimento|Manter Registro de Atendimento]]** \\ \\ Clique [[:Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN. ~~ODT~~