[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]]
====== Inserir Usuário ======
Esta funcionalidade permite a inserção de um novo usuário no sistema. Ela pode ser acessada via **Menu do Sistema**, através do caminho ** [[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[=ajuda:pesquisar_usuario|Usuário]] > Inserir Usuário**.
Feito isso, o sistema exibe a tela abaixo para que os dados do usuário sejam informados:
{{ :ajuda:seguranca:in_u_dg.jpg?nolink |}}
Note que a tela já abre na aba de **Dados Gerais**. A aba seguinte é a de **Acessos do Usuário**.
\\
{{ :ajuda:seguranca:acesso_aba.jpg?nolink |}}
A funcionalidade de **Inserir Usuário** foi parametrizada para permitir alterar ou não a abrangência de acesso e os grupos de acesso envolvidos no uso do sistema. Também foi parametrizada para que o usuário possa pertencer a mais de um grupo de acesso ou a apenas um grupo de acesso. O e-mail cadastrado do usuário deverá ser o corporativo ou qualquer outro e-mail que esteja cadastrado.
\\
=== Verificando existência de dados ===
Depois de preenchidos os campos (verifique a descrição e o preenchimento dos campos **[[=ajuda:seguranca:inserir_usuario#preenchimento_dos_campos_-_aba_dados_gerais|aqui]]** e **[[=ajuda:seguranca:inserir_usuario#preenchimento_dos_campos_-_aba_acessos_do_usuario|aqui]])**, o sistema fará a validação dos dados informados.
- Caso algum dado informado não exista na tabela da base de dados, será exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> inexistente** e a operação será cancelada.
- Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção** e a operação será cancelada.
\\
=== Verificando existência da unidade ===
No que se refere à existência da unidade organizacional:
- Caso o código da unidade não exista no sistema, será exibida a mensagem **Unidade inexistente**.
\\
=== Verificando nível da unidade de lotação ===
Caso alguma das cinco condições apresentadas abaixo sejam verdadeiras, será exibida a mensagem **Usuário << login do usuário que estiver efetuando a inserção >> não tem permissão para inserir o usuário << login do usuário que esteja sendo incluindo >>**:
- Caso o usuário que estiver efetuando a inserção não esteja associado ao grupo de administradores;
- Caso a unidade organizacional do usuário que estiver efetuando a inserção seja diferente da informada;
- Caso o nível da unidade organizacional do usuário que estiver efetuando a inserção seja maior ou igual ao nível da Unidade de Lotação informada;
- Caso o nível da unidade organizacional do usuário que estiver efetuando a inserção seja menor que o nível da Unidade de Lotação informada e não estiver na mesma hierarquia;
- Caso o nível da Unidade de Lotação informada esteja nulo.
\\
=== Verificando existência do funcionário ===
Quanto ao preenchimento do campo funcionário:
- Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, será exibida a mensagem **Funcionário inexistente**.
\\
=== Validando a data ===
Para o preenchimento das datas, é bom se atentar para as seguintes validações:
- Caso a data esteja inválida, será exibida a mensagem **Data inválida**.
- Caso o indicador de **Rotina Batch** ou **Internet** estejam selecionados como **SIM** nenhum procedimento é realizado.
- Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 15 anos de idade, será exibida a mensagem **O usuário terá que possuir, no mínimo, 15 anos de idade**.
- Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha entre 15 e 17 anos de idade, será exibida a mensagem **Confirma inclusão de usuário com idade inferior a 18 anos de idade?**. Caso selecione **SIM**, o sistema continua com a inclusão do usuário.
\\
=== Verificando data inicial ===
- Caso a data inicial seja posterior à data corrente, será exibida a mensagem **Data Inicial do Período é posterior a << Data Corrente >>**.
\\
=== Verificando data final ===
- Caso a data final seja anterior à data inicial, será exibida a mensagem **Data Final do Período é anterior à Data Inicial do Período**.
- Caso a data final seja anterior à data corrente, será exibida a mensagem **Data Final do Período é anterior a << Data Corrente >>**.
\\
=== Verificando existência do login ===
Quanto à existência do login:
- Caso o login já exista no sistema, será exibida a mensagem **O login << Login >> já existe. Informe outro**.
\\
=== Verificando existência do e-mail ===
- Caso o e-mail informado já exista no sistema, será exibida a mensagem **O e-mail << E-mail >> já existe para outro usuário. Informe outro**.
\\
=== Verificando validade do e-mail ===
- Caso o e-mail informado esteja fora do padrão de codificação, será exibida a mensagem **E-mail inválido. Informe outro**.
\\
=== Verificando existência do elo ===
- Caso o código do elo (de um agrupamento de localidades) não exista no sistema, será exibida a mensagem **Elo inexistente**.
- Caso o código informado não seja um elo, será exibida a mensagem **Localidade informada não é um Elo**.
\\
=== Verificando existência da localidade ===
- Caso o código da localidade não exista no sistema, será exibida a mensagem **Localidade inexistente**.
\\
=== Verificando preenchimento dos campos ===
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do usuário, será exibida a mensagem **Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>**.
\\
=== Verificando sucesso da transação ===
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem **<< descrição da função >> efetuada com sucesso**.
\\
=== Verificando usuário administrador ===
- Caso o Tipo do Usuário que esteja realizando o cadastro seja tipo ADMINISTRADOR será exibida a descrição **ADMINISTRADOR**.
\\
=== Validando CPF ===
- Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, será exibida a mensagem **Dígito verificador do CPF não confere**.
- Caso exista outro usuário cadastrado no sistema com o mesmo número do CPF, será exibida a mensagem **CPF já informado para usuário << Nome do Usuário >>**.
- Caso o número do CPF seja todos os dígitos repetidos, será exibida a mensagem **Número do CPF inválido.**
- Caso o indicador de Rotina **Batch** ou **Internet** estejam selecionados como **SIM**, nenhum procedimento será realizado.
\\
=== Validando matrícula informada ===
- Caso a matrícula do funcionário seja informada e não seja nula de acordo com as regras para sua composição, o sistema verifica sua existência antes que o processo evolua para as outras informações. Caso exista a matrícula informada, será exibida a mensagem **Usuário informado existente para a matrícula << nome do usuário em xxxxxxxxxx**.
\\
=== Fornecendo Senha forte ===
- Caso a empresa controle senha forte, a senha deve seguir os seguintes critérios para envio da senha por email:
- Obrigatoriamente, a senha deve conter letras e números, com 8 caracteres;
- Não deve ser permitido caracteres repetidos em sequência com mais de 2 ocorrências.
\\
=== Verificando existência do usuário batch ===
- Caso já exista um usuário indicado como **Usuário Batch**, será exibida a mensagem **O usuário << nome do usuário em xxxxxxxxxxxxxxxx >> já está indicado como "Rotina Batch**.
\\
=== Verificando existência do usuário internet ===
- Caso já exista um usuário indicado como **Usuário Internet**, será exibida a mensagem **O usuário << nome do usuário em xxxxxxxxxxxxx >> já está indicado como Internet**.
\\
=== Verificando bloqueio funcionalidade ===
- Caso o indicador de bloquear funcionalidade do usuário seja **Sim**, será exibida a mensagem **Não é possível inserir usuário por essa funcionalidade. Necessário a utilização da funcionalidade inserir solicitação de acesso** e cancela operação.
\\
=== Conclusão do preenchimento dos campos ===
Depois de inserir os campos necessários corretamente, clique em {{:ajuda:seguranca:botao_concluir.jpg?nolink|}}. O sistema insere o novo usuário, visualizando a tela a seguir.
\\
===== Tela de Sucesso =====
{{ :ajuda:seguranca:tela_suceszo.jpg?nolink |}}
\\
====== Preenchimento dos Campos - Aba Dados Gerais ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Tipo do Usuário**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente ao tipo de usuário. \\ **Regra associada**: dependendo do tipo de usuário selecionado, os demais campos da aba //Dados Gerais// ficam habilitados ou não. Por exemplo: caso selecione o tipo //Prestador de serviços//, o campo **Matricula do Funcionário** é desabilitado, sendo obrigatório informar a **Empresa** do prestador de serviços. Ao contrário, selecionando o tipo //Empregado//, o campo **Empresa** é desabilitado, e o campo o campo **Matricula do Funcionário** é habilitado, uma vez que através da matrícula do funcionário (cadastrado **[[=ajuda:inserir_funcionario|AQUI]]**) é possível utilizar seus dados para cadastrá-lo como usuário do **GSAN**, preenchendo automaticamente os campos **Nome do Usuário**, **Número do CPF** e **Data de Nascimento**, que ficam desabilitados para edição, além da **Unidade Organizacional**, com possibilidade de edição.|
|**Empresa**|Campo obrigatório. Selecione a empresa do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário, o campo empresa desabilita, selecionando a empresa principal.|
|**Matricula do Funcionário**|Informe a matrícula do funcionário, ou clique no ícone {{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}} para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no ícone {{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Caso o campo tipo de usuário selecionado não seja do tipo funcionário, o campo matrícula do funcionário será desabilitado.|
|**Nome do Usuário**|Campo obrigatório. Informe o nome do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário, o campo nome do usuário será desabilitado, informando o nome do funcionário.|
|**Número do CPF**|Campo obrigatório. Informe o número do CPF válido.|
|**Data de Nascimento**|Campo obrigatório. Informe a data de nascimento, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), ou clique no ícone {{:ajuda:seguranca:calendario.jpg?nolink|}}, link **[[=ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data]]**, para selecionar a data desejada.|
|**Unidade Organizacional**|Campo obrigatório. Informe o código da unidade organizacional ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}}, link **Pesquisar Unidade Organizacional**, para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade organizacional será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Período de Cadastramento**|Campo obrigatório, caso o tipo de usuário não seja //Funcionário//; caso contrário, não deve ser informado. Informe as datas inicial e final, referente ao período de cadastramento do usuário, ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.jpg?nolink|}}, link **[[=ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data]]**, para selecionar as datas desejadas. A data final do período de cadastramento será a data de expiração do sistema. A data de expiração do sistema será a atual **+** a quantidade de dias de expiração parametrizada pela empresa, caso a data atual **+** a quantidade de dias seja menor que a data final de cadastramento.|
|**Login**|Campo obrigatório. Informe o login do usuário. Caso seja funcionário, a matrícula será preenchida pelo sistema, caso contrário, informe o CPF.|
|**E-mail**|Campo obrigatório. Informe o e-mail do usuário.|
|**Confirmação E-mail**|Campo obrigatório. Informe o mesmo e-mail informado no campo E-mail, para a confirmação.|
|**Indicador de Usuário para Rotina Batch**|Campo obrigatório. Informe **Sim** para indicar usuário para rotina batch, caso contrário, marque a opção **Não**.|
|**Indicador de Usuário para Internet**|Campo obrigatório. Informe **Sim** para indicar o usuário para rotina Internet, caso contrário, marque a opção **Não**.|
\\
====== Preenchimento dos Campos - Aba Acessos do Usuário ======
^Campo^Preenchimento dos Campos^
|**Login Usuário de Referência**|Informe o login do usuário de referência, caso deseje copiar o perfil de acesso de um usuário já cadastrado.|
|**Abrangência de Acesso**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à abrangência de acesso do usuário.|
|**Gerência**|Selecione a gerência do usuário, caso a abrangência de acesso seja de gerência.|
|**Unidade Negócio**|Selecione a unidade de negócio do usuário, caso a abrangência de acesso seja de unidade de negócio.|
|**Localidade Pólo**|Informe o código do elo polo, ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}}, link **Pesquisar Elo Polo**, para selecionar o elo desejado, caso a abrangência de acesso seja de elo polo. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Localidade**|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}}, link **Pesquisar Localidade**, para pesquisar a localidade desejada, caso a abrangência de acesso seja de localidade. O nome da localidade será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|**Grupo**|Campo obrigatório. Para selecionar um grupo, clique sobre o item desejado, para selecionar mais de um grupo, mantenha a tecla **Ctrl** pressionada e clique sobre os demais itens desejados.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:seguranca:calendario.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data desejada, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), link Pesquisar Data.|
|{{:ajuda:seguranca:lupa.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.|
|{{:ajuda:seguranca:borracha.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_avancar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite avançar para próxima aba, após preenchimento dos campos obrigatórios.|
|{{:ajuda:seguranca:bootao_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior.|
|{{:ajuda:seguranca:1filtrar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_desfazer.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:seguranca:botao_concluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema conclui a inserção dos dados nas bases de dados.|
===== Referências =====
**[[=postgres:controle_acesso:uc0230|Inserir Usuário]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:seguranca|Segurança]]**
===== Vídeos =====
**[[=treinamentos:livre:video-aulas:inserir_usuario|Inserir Usuário]]**
\\
\\
\\
Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
~~ODT~~