Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:arrecadacao:manter_devolucoes

Manter Devoluções

O objetivo desta funcionalidade é manter as bases de dados contendo as devoluções cadastradas. Ela pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Arrecadação > Devolução > Manter Devoluções.

Feito isso, o sistema visualiza a tela de filtro abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas e nos relatórios a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.

Acima, informe os parâmetros necessários à seleção das devoluções e clique no botão . O sistema visualiza a tela abaixo, contendo a lista de devoluções que atenderam ao filtro da pesquisa:

Para imprimir o relatório das devoluções cadastradas, clique no ícone . O sistema visualiza o relatório em PDF para impressão, conforme modelo descrito AQUI.

Para excluir um item cadastrado, marque o checkbox correspondente e clique no botão . Para excluir todos os itens, clique no link Todos e utilize o mesmo botão. Ao clicar no link do campo Valor da Devolução, o sistema acessa a tela de atualização da devolução:

Acima, faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI.

O sistema executa algumas validações:

  • Validar data da devolução:
    • Caso a data da devolução esteja inválida, o sistema exibe a mensagem: Data da Devolução inválida.
    • Caso a data da devolução seja posterior à data corrente, o sistema exibe a mensagem: Data da Devolução posterior à data corrente «data corrente».
  • Verificar a existência da guia de devolução:
    • Caso a guia de devolução não exista, o sistema exibe a mensagem: Guia de Devolução inexistente.
  • Verificar preenchimento da guia de devolução:
    • Caso a guia de devolução seja informada ou alterada:
      • Obter os Dados da Guia de Devolução e não permitir alteração:
        • Localidade;
        • Matrícula do Imóvel;
        • Código do Cliente;
        • Referência da Devolução:
      • Caso a guia de devolução seja referente à conta, o sistema exibe a referência da guia de devolução;
        • Caso contrário, fica nulo.
      • Tipo de Débito:
        • Caso a guia de devolução seja referente a guia de pagamento, exibe o tipo de débito da guia de devolução;
        • Caso a guia de devolução seja referente a débito a cobrar, exibe o tipo de débito da guia de devolução;
        • Caso a guia de devolução seja referente a conta, fica nulo.
      • O Valor da Devolução permite alteração para valor menor:
        • As Devoluções Realizadas para a Guia de Devolução: Valor da Devolução = Devolução Calculada - Devoluções Realizadas.
  • Verificar existência da localidade:
    • Caso o código da localidade não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: Localidade inexistente.
  • Verificar a existência da matrícula do imóvel:
    • Caso a matrícula do imóvel informada não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: Matrícula inexistente.
  • Verificar localidade da matrícula do imóvel:
    • Caso tenha informado a Localidade e esta seja diferente da localidade da matrícula do imóvel, o sistema exibe a mensagem: A Localidade da Matrícula («xxxxx») é diferente da Localidade informada («Localidade informada»); caso contrário, atribui a localidade da matrícula do imóvel ao campo Localidade.
  • Verificar preenchimento do imóvel e do cliente:
    • Item de lista não ordenada; caso informe a matrícula do imóvel, desabilita o Código do Cliente; caso contrário, habilita o Código do Cliente.
    • Caso informe o Código do Cliente, desabilita a matrícula do imóvel; caso contrário, habilita a matrícula do imóvel.
  • Verificar a existência do código do cliente:
    • Caso o código do cliente informado não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: Código de cliente inexistente.
  • Validar referência da devolução:
    • Caso a referência da devolução esteja inválida, o sistema exibe a mensagem: Referência da Devolução inválida.
    • Caso a referência da devolução seja posterior ao mês e ano correntes, o sistema exibe a mensagem: Referência da Devolução posterior ao Mês e Ano correntes «mês e ano correntes».
  • Verificar a existência de dados:
    • Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancelada a operação.
    • Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancelada a operação.
  • Verificar preenchimento da localidade:
    • Caso tenha informado o cliente:
    • Caso não tenha informado a Localidade, o sistema exibe a mensagem: A Localidade deve ser informada.
  • Verificar situação da devolução:
    • Caso a situação anterior e a situação atual da devolução estejam preenchidas, o sistema exibe a mensagem: A Devolução passou da situação «xxxxxxxxx» para a situação «xxxxxxxx». Não é possível excluí-la.
  • Verificar preenchimento da Guia de Devolução e dos Dados da Guia de Devolução:
    • Caso a Guia de Devolução esteja preenchida, desabilita os Dados da Guia de Devolução; caso contrário, habilita os Dados da Guia de Devolução.
    • Caso algum campo dos Dados da Guia de Devolução esteja preenchido, desabilita a Guia de Devolução; caso contrário, habilita a Guia de Devolução.
  • Validar valor da devolução:
    • Caso tenha informado a guia de devolução:
      • Caso o valor da devolução informado seja maior que o valor da devolução obtido a partir da Guia de Devolução, o sistema exibe a mensagem: Valor da Devolução superior ao valor da Guia de Devolução «valor da guia de devolução». Confirma ou Cancela.
  • Verificar preenchimento dos campos
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à atualização da devolução, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  • Devolução possui vínculos no sistema:
    • Caso o usuário tenha selecionado uma devolução que possua outros vínculos no sistema (ex.: devolução com aviso bancário, devolução com guia de devolução), o sistema exibe a mensagem: Não é possível excluir a(s) devolução(ões) selecionada(s) devido a vínculos com outras informações.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar uma devolução e esta já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Essa Devolução foi atualizada por outro usuário. Realize uma nova atualização.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem «descrição da função» efetuada com sucesso.
  • Verificar existência do tipo de débito:
    • Caso o tipo de débito não exista, o sistema exibe a mensagem: Tipo de Débito Inexistente.

MODELO DO RELATÓRIO - DEVOLUÇÕES EFETUADAS

Tela de Sucesso

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Aviso BancárioCampo obrigatório - O sistema exibe os dados sobre o aviso bancário.
Guia de DevoluçãoInforme o código da guia de devolução, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão para selecionar a guia desejada. O nome da guia é exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
LocalidadeInforme o código da localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade é exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o campo Localidade, clique no link Pesquisar Localidade.
Matrícula do ImóvelInforme a matrícula do imóvel, ou clique no botão para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel é exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o campo Matrícula do Imóvel, clique no link Pesquisar Imóvel.
Código do ClienteCaso não seja exibido pelo sistema, informe o código do cliente, ou clique no botão para selecionar o código desejado. O nome da guia é exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o campo Código do Cliente, clique no link Pesquisar Cliente.
Referência da DevoluçãoInforme a referência da devolução, no formato mm/aaaa (mês, ano).
Tipo de DébitoInforme o tipo de débito, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão para selecionar o tipo desejado. O nome é exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o campo Tipo de Débito, clique no link Pesquisar Tipo de Débito.
Valor da DevoluçãoCampo obrigatório - Informe o valor da devolução, numérico, com duas casas decimais.
Data da DevoluçãoCampo obrigatório - Informe a data de devolução, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar a data desejada.
Para obter detalhes sobre o campo Data da Devolução, clique no link Pesquisar Data - Calendário.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda geração do relatório dos arrecadadores cadastrados, conforme modelo.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) arrecadador(es) selecionado(s) das bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.

Referências

Termos Principais

Vídeos

Manter Devoluções


Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.

ajuda/arrecadacao/manter_devolucoes.txt · Última modificação: 21/03/2019 20:47 por tadeu.sarmento