Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:atualizar_cliente

Atualizar Cliente

Esta tela faz parte do processo Manter Cliente, e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente.

O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o cliente correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.

Se você selecionou o cliente correto, efetue as alterações que desejar, e clique no botão para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.

Para a CAERN, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um Registro de Atendimento aberto na situação Pendente, e que esteja associado ao cliente selecionado na Manter Cliente para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o encerramento do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você tenha Permissão Especial não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você não tenha Permissão Especial e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: Não existe RA que permita manutenção para o cliente.

Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em cinco abas:

  1. Nome e Tipo: para identificação do cliente
  2. Pessoa: para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica)
  3. Endereço: para informar os endereços do cliente
  4. Sócio: para informar os sócios do cliente. (Exclusivo para Pessoa Jurídica)
  5. Contatos: para informar os telefones do cliente


As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.


Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/atualizar_cliente.txt · Última modificação: 17/01/2022 11:37 por tadeu.sarmento