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Manter Cliente

Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração ou exclusão) de clientes já existentes na base de dados, podendo ser acessada no caminho GSAN > Cadastro > Cliente > Manter Cliente.

Esta funcionalidade não permite atualizar dados do cliente parametrizado como“Cliente Usuário Desconhecido”.

Além da alteração e exclusão de clientes, esta opção também permite a emissão de um relatório com o resultado do filtro informado.

Há restrição quanto as alterações realizadas nos dados dos clientes corporativos e corporativos telemedidos aos usuários que tenham a permissão especial “Alterar Dados Cliente Corporativo”.

Criada permissão especial “Alterar dados Cliente Corporativo”. A funcionalidade foi alterada para que os clientes dos tipos Corporativos e Corporativos Telemedidos sejam restritas aos usuários que tenham a permissão especial “Alterar Dados Cliente Corporativo”. Caso o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados será exibida a mensagem de permissão negada.

O “Manter Cliente” é constituído por três links:

Inicialmente, o sistema apresenta a tela Filtrar Cliente para que seja efetuado o filtro do(s) clientes(s) que se deseja efetuar a manutenção.

Após a execução do filtro, o sistema irá apresentar a tela Manter Cliente, com a relação dos clientes pesquisados; ou irá, direto, para a tela Atualizar Cliente.

O sistema irá para a tela Manter Cliente, com a relação dos clientes pesquisados, quando o campo (check-box) “Atualizar” estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1.

O sistema irá, direto, para a tela Atualizar Cliente, quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo “Atualizar” estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1.

Portanto, caso você deseje alterar as informações de um cliente já existente na base de dados, então mantenha o campo “Atualizar” marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, se evitará a apresentação de uma tela intermediária.

Caso a sua opção seja pela exclusão de clientes já existentes, então o campo “Atualizar” deverá ser desmarcado, pois, obrigará que o sistema apresente a tela “Manter Cliente”, independentemente da quantidade de registros selecionados.

Alterada a funcionalidade para não gerar débito oriundo de entrega postal para outro endereço, para imóveis que estejam associados a determinados clientes. No Gerar Taxa de Entrega em Conta em outro Endereço, os imóveis que tenham suas contas entregues em outro endereço e que estejam associados a cliente especificado para não pagar despesas postais, não serão gerados débitos referentes às despesas postais.

Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar os clientes que não terão suas despesas de envio postal cobradas.

Foram alteradas as funcionalidades “inserir” e “atualizar cliente” para a colocação do indicador de bloquear débito oriundo de entrega postal. Caso o indicador esteja marcado como “Sim”, não será cobrada a taxa a nenhum imóvel ligado a este cliente. Este indicador terá o valor default “NÃO”, e só poderá ser alterado por usuários que tenham a permissão especial 'alterar indicador de débito oriundo de entrega postal do cliente'.

Alterada a funcionalidade para restringir as alterações cadastrais nos imóveis associados a clientes específicos como: usuário, proprietário ou responsável, apenas para usuários com permissão especial.

Criada a permissão especial “Atualizar Dados de Imóveis Associados a Clientes Específicos”.

Na funcionalidade “Alterar Imóvel”, caso o imóvel se enquadre na situação supracitada e o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados, será exibida a mensagem de permissão negada, padrão do sistema.

Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar os clientes que só poderão ter os imóveis alterados pelos usuários com permissão especial.

Foram alteradas as funcionalidades inserir e atualizar cliente para a colocação do indicador de atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial, caso o indicador esteja marcado como “Sim”, não será possível atualizar os imóveis ligados a este cliente, sem que o usuário tenha permissão especial. Este indicador terá o valor default “NÃO”, e só poderá ser alterado por usuários que tenham a permissão especial 'alterar indicado atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial'.

O sistema não permite a conclusão do processo Manter Cliente, sem um CPF/CNPJ válido. No sistema parâmetro, o indicador “Documento Principal Obrigatório”, caso seja “Sim”, deverá ser informado um valor válido no campo CPF/CNPJ. Caso contrário, a obrigatoriedade não será requisitada nesta funcionalidade.

Esta regra já está na funcionalidade Inserir cliente. Existe uma permissão especial que permite um determinado usuário incluir o Cliente sem CPF (a permissão especial é “INCLUIR CLIENTE SEM CPF”), a permissão especial também será utilizada na funcionalidade Manter Cliente.

ajuda/cadastro/manter_cliente.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)