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ajuda:cobranca:transferencia_de_debitos_creditos
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Transferência de Débitos/Créditos

O objetivo desta funcionalidade é permitir a transferência de débitos/créditos de um imóvel para outro, podendo ser acessada no caminho: Gsan > Cobranca > Transferência de Débitos/Créditos.

O usuário seleciona a opção “Transferência de Débitos/Créditos”, o sistema exibe a tela para que seja informado, obrigatoriamente, o número do Registro de Atendimento, ou clique no botão , link Pesquisar Registro de Atendimento, para selecionar o RA - Registro de Atendimento desejado. O sistema fará a validação do RA informado e o título será exibido no campo ao lado.

Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.

O sistema habilita o campo de matrícula do imóvel. Informe, obrigatoriamente, a matrícula, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar o imóvel desejado. A identificação será exibida no campo ao lado e demais dados do imóvel origem, a partir da matrícula informada no Registro de Atendimento.

Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.

Caso o usuário solicite a opção de selecionar, o sistema exibe os dados dos débitos do imóvel de origem para seleção. Caso o usuário selecione a opção de impressão de declaração, o sistema habilita as opções de impressão, onde poderá ser selecionada apenas uma:

  • Declaração Novo Devedor;
  • Declaração Novo Devedor\Concordante.

Caso o usuário solicite a opção de transferência:

  • O usuário confirma a transferência dos débitos/créditos selecionados;
  • Emite a declaração de transferência de Débitos/Créditos

Verifica existência da matrícula do imóvel

  • Caso a matrícula do imóvel informada não exista no sistema, será exibida a mensagem “Matrícula inexistente”.
  • Caso o imóvel esteja na situação de excluído, será exibida a mensagem “Matrícula excluída”.

Verifica existência de débito/crédito no imóvel origem

  • Caso a Lista de Contas, a Lista de Guias de Pagamento, a Lista de Débitos a Cobrar, e a Lista de Notas Promissórias estejam vazias, será exibida a mensagem “Imóvel Origem não tem débito/crédito para ser transferido”.

Verifica existência de conta no imóvel destino.

* Caso o mês/ano de referência da conta a ser transferida já exista na coleção de contas no imóvel destino, será exibida a mensagem “Conta de referência « mês/ano de referência » já existe no imóvel « imóvel destino », a transferência não pode ser efetivada”.

Valida registro de atendimento.

  • Caso não exista o Registro de Atendimento, será exibida a mensagem “Registro de Atendimento inexistente”.
  • Caso exista o Registro de Atendimento, porém não existe um imóvel associado ao mesmo, será exibida a mensagem “Registro de Atendimento não está associado a um imóvel”.
  • Caso o Registro de Atendimento informado já esteja encerrado, será exibida a mensagem “Registro de Atendimento está encerrado”.
  • Caso o tipo de solicitação associado ao Registro de Atendimento informado não permita transferência de débito, será exibida a mensagem “Especificação do Registro de Atendimento não permite transferência de débito”.

Conta em Revisão.

  • Caso a conta a ser transferida esteja em revisão, o sistema retira a conta de revisão para o imóvel destino.

Verifica Imóvel Destino.

  • Caso a empresa não permita a transferência para imóveis com débitos vencidos, o sistema verifica se o imóvel informado como destino tem débito:
    • O sistema obtém os débitos do imóvel destino;
    • Caso a coleção venha com valor diferente de vazio, será exibida a mensagem “Imóvel destino « xxxxxxxx » tem débitos vencidos e não poderá receber débitos transferidos”.

Não Emite Declaração Transferência de Débitos/Créditos

  • Caso não tenha sido selecionada a opção de impressão da declaração, a mesma não será impressa.

Informe os campos obrigatórios e clique no botão .


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Número do RA(*)Campo obrigatório - Informe o número do Registro de Atendimento - RA, ou clique no botão , link Pesquisar Registro de Atendimento, para selecionar o RA - Registro de Atendimento desejado. O sistema fará a validação do RA informado e o título será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Imóvel de Origem:Os dados serão exibidos e não permite alteração.
Imóvel de Destino:
Matrícula(*)Campo obrigatório - Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar o imóvel desejado. A identificação será exibida no campo ao lado e demais dados do imóvel origem, a partir da matrícula informada no Registro de Atendimento.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
ClienteOs dados serão exibidos e não permite alteração.
Sit. da Lig. de ÁguaOs dados serão exibidos e não permite alteração.
Sit. da Lig. de EsgotoOs dados serão exibidos e não permite alteração.


= Funcionalidade dos Botões =

(% height=“205” width=“821” %)




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