Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Consultar Relação Cliente e Imóvel

Esta opção do sistema permite a consulta da relação existente entre um cliente e um imóvel, ou entre um imóvel e vários clientes. A funcionalidade pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Imóvel > Consultar Relação Cliente e Imóvel.

Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, dado um cliente, é possível saber que imóveis ele possui. E vice-versa: dado um imóvel, saber quais clientes estão associados ao imóvel. Dessa forma, o resultado da consulta será apresentado de acordo com o tipo de pesquisa realizada:

  • Por Matrícula do Imóvel;
  • Por Código do Cliente.

A tela é apresentada em três blocos, separados por uma linha horizontal. Os blocos são os relacionados abaixo:

  • Dados do Imóvel;
  • Dados do Cliente;
  • Dados da Relação Ciente e Imóvel.

Os blocos de Imóvel e Cliente são exclusivos. Ou seja, os dois não podem ser informados ao mesmo tempo. Ao informar o imóvel, o bloco de cliente fica desabilitado, e vice-versa. É obrigatório que se informe um dos blocos exclusivos: Imóvel ou Cliente.

Clique AQUI para ver instruções sobre o preenchimento dos campos da tela para a construção dos argumentos de pesquisa.

Após informar, por exemplo, a matrícula do imóvel, o sistema exibe a tela Consulta Imóveis Relacionados com o Cliente trazendo quais imóveis estão associados ao cliente:

No caso de informar a matrícula do cliente, o sistema exibe a tela Consulta Clientes Relacionados com o Imóvel trazendo quais clientes estão associados ao imóvel:

Ao clicar no botão das duas telas de consulta acima, o sistema exibe ou o Relatório de Clientes Relacionados com o Imóvel, ou o Relatório de Imóveis Relacionados com o Cliente, conforme modelos visualizados, respectivamente, AQUI e AQUI.

Nos links do campo Código do Cliente ou Matrícula do Imóvel, o sistema alterna a exibição das telas entre a consulta por imóveis ou clientes.

Para a CAERR, o botão é visualizado na tela de consulta de clientes relacionados ao imóvel. Ao clicar nele, o sistema emite uma declaração de relacionamento do cliente com um determinado imóvel por tipo de relação, conforme modelo AQUI. Para gerá-la, é necessário selecionar o tipo de cliente, clicando no checkbox ao lado. Caso mais de um cliente seja selecionado, a declaração de relacionamento os ordenará, indicando o tipo de relação de cada um.

Atenção: Caso o cliente não tenha documento válido (CPF ou CNPJ), a declaração não é emitida. Caso o imóvel possua débito, a declaração também não é emitida.


Declaração de Relacionamento Cliente Imóvel


MOVELO 1: Relatório de Clientes Relacionados com o Imóvel


MODELO 2: Relatório de Imóveis Relacionados com o Cliente


Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada de acordo com o argumento de pesquisa que você informou na tela de filtro.

  • Se por Imóvel, o sistema apresentará os dados do imóvel no início da tela e, logo abaixo, uma tabela com a relação dos clientes associados ao imóvel.
    • Neste caso, o código do cliente é apresentado com um link, onde você poderá inverter a pesquisa, fixando o cliente.
    • Após a tabela com a relação dos clientes relacionados com o imóvel, o sistema apresenta uma outra tabela com os dados das economias do imóvel.
  • Se por Cliente, o sistema apresentará os dados do cliente no início da tela e, logo abaixo, uma tabela com a relação dos imóveis associados ao cliente.
    • Neste caso, a matrícula do imóvel é apresentada com um link, onde você poderá inverter a pesquisa, fixando o imóvel.
    • Após a tabela com a relação dos imóveis relacionados com o cliente, o sistema apresenta outra tabela com a relação das economias relacionadas com o cliente.

Clique no botão Voltar Filtro para retornar à tela de filtro Consultar Relação Cliente e Imóvel e informar um novo conjunto de parâmetros.

Clique no botão Cancelar para voltar à tela inicial do sistema.


Preenchimento dos campos

CampoOrientações para Preenchimento
Matrícula do ImóvelInforme a matrícula de um imóvel existente e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , link Pesquisar Imóvel, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa de imóveis no cadastro.
Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema apresentará a inscrição de localização do imóvel no campo correspondente.
Para limpar o campo, clique no botão .
ClienteInforme o código de um cliente e tecle Enter, ou clique no botão , link Pesquisar Cliente, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa de clientes no cadastro.
Após a informação do código do cliente, ou da seleção do cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente.
Para limpar o campo, clique no botão .
Tipo da RelaçãoCaso deseje efetuar um filtro pelo tipo da relação do cliente com o imóvel, selecione-o entre as opções apresentadas pelo sistema na lista ao lado do campo.
Período de Início da RelaçãoCaso deseje efetuar um filtro pelo período de início da relação, informe a data inicial e final do período.
Ao informar a data inicial, o sistema, automaticamente, atualiza a data final. Mas você poderá alterar a data final para uma data superior à inicial.
Você tem duas opções para informar a data:
Digitando-a no campo - Neste caso não precisa se preocupar com as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
A data deve ser informada no formato DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Pesquisando-a em um calendário - Neste caso, clique no botão , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas da tela Calendário.
Situação da RelaçãoCaso deseje efetuar um filtro pela situação da relação entre o cliente e o imóvel, selecione-a entre as opções apresentadas.
Vigente - Para selecionar apenas as relações vigentes;
Encerrada - Para selecionar apenas as relações encerradas;
Todos - Para selecionar todas as relações que já existiram, independente de estar vigente, ou encerrada.
Período Fim da RelaçãoCaso deseje efetuar um filtro pelo período de término da relação, informe a data inicial e final do período.
Ao informar a data inicial, o sistema, automaticamente, atualiza a data final. Mas você poderá alterar a data final para uma data superior à inicial.
Você tem duas opções para informar a data:
Digitando-a no campo - Neste caso não precisa se preocupar com as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
A data deve ser informada no formato DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano.
O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Pesquisando-a em um calendário - Neste caso, clique no botão , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas da tela Calendário.
Motivo do Fim da RelaçãoVocê poderá, também, efetuar um filtro, caso deseje, pelo motivo do fim da relação do cliente com o imóvel. Neste caso, selecione-o entre as opções apresentadas pelo sistema na lista ao lado do campo.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar as funcionalidades de pesquisa de um imóvel, ou de um cliente.
Deve ser utilizado quando não se conhece o código da informação que deseja inserir.
Fica localizado ao lado do campo correspondente.
Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa.
Utilize este botão para limpar as informações existentes em um determinado campo da tela.
Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir do calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário.
Utilize este botão para comanda a impressão dos relatórios.
Utilize este botão para retornar à tela de filtro.
Utilize este botão para cancelar a operação e retornar à tela principal.
Utilize este botão para efetuar a limpeza dos campos da tela.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a execução da consulta formatada.
Caso exista algum erro no preenchimento dos campos o sistema emitirá uma mensagem de alerta, comunicando o erro cometido.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a geração de uma declaração de relacionamento do cliente com um determinado imóvel por tipo de relação.

Referências

Termos Principais

Faturamento




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ajuda/consultar_relacao_cliente_e_imovel.txt · Última modificação: 07/11/2017 12:55 por tadeu.sarmento