Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:gerar_roteiro_dispositivo_movel

Gerar Roteiro Dispositivo Móvel

O objetivo desta funcionalidade é gerar um roteiro para o dispositivo móvel. Ela pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Atualização Cadastral Dispositivo Móvel > Gerar Roteiro Dispositivo Móvel.

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Inicialmente, o sistema exibe a tela para que sejam informados os parâmetros para realização do filtro. Informe os campos necessários e clique no botão (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI).

O sistema visualiza a tela com as colunas referentes aos imóveis preenchidas.

Ajustes Opção Gerar Roteiro Dispositivo Móvel

  • Todos: Esta coluna serve para marcação da(s) matrícula(s) para geração do(s) roteiro(s):
    • Caso o usuário clique em cima do nome Todos, o roteiro será gerado com todas as matrículas da lista;
    • Caso o usuário selecione algumas matrículas, o roteiro será gerado com as matrículas selecionadas.
  • Matrícula: Exibe a matrícula do imóvel;
  • Setor: Exibe o código do Setor Comercial;
  • Quadra: Exibe o código da Quadra;
  • Lote: Exibe o código do Lote;
  • Sublote: Exibe o código do Sublote;
  • Rota: Exibe o código da Rota;
  • Selecionar o cadastrador para o qual será gerado o roteiro;
  • Ao acionar o botão , o roteiro será encaminhado para o processamento Batch através do processo 306 - GERAR ROTEIRO DISPOSITIVO MÓVEL, conforme tela de sucesso AQUI.

Se o usuário gerar no roteiro uma matrícula, que já teve uma visita cadastrada no ambiente Pré-GSAN, e esteja marcado como Retornar para o Campo, os dados gerados para envio ao tablet devem ser os da última visita cadastrada para o imóvel no ambiente Pré-GSAN.

O campo Total de Matrículas visualiza o quantitativo de matrículas que atenderam aos parâmetros do filtro. E, no quadro seguinte, as matrículas, com os correspondentes setores, quadra, lote, sublote, e rota.

Para encaminhar um roteiro para atualização cadastral, marque um ou mais checkbox, ou para selecionar todos os itens, clique no hiperlink Todos e, em seguida, clique no botão e o sistema exibirá a tela de sucesso.

Na geração do roteiro, o usuário deve selecionar uma das localidades previamente liberadas e, dentro da localidade selecionada, o setor e as quadras que deverão ir para o campo.

O sistema verificará se o setor selecionado foi incluído através do projeto de ressetorização, com a mudança de quadra/rua para quadra/lote. Nesse projeto serão definidas as novas inscrições dos imóveis ativos do faturamento (medidos ou não medidos), e os setores e as quadras estarão incluídos no sistema com um indicador para esse fim.

O sistema não disponibilizará os setores e quadras que já passaram pelo processo de ressetorização. Nesses casos, só poderão ser selecionados os novos setores/quadras.

Os imóveis estarão disponíveis no ambiente virtual com indicação das novas inscrições, que só serão alteradas na finalização da localidade. Ficarão sem alteração de inscrição nos setores quadra/rua, apenas os imóveis nas situações de ligação de água, que não permitam faturamento (suprimido, factível e potencial), os quais devem ser alterados no retorno de campo.

O sistema disponibilizará, apenas, os leituristas que estiverem inseridos no sistema como de atualização cadastral, para escolha obrigatória de um deles.

O sistema disponibiliza um filtro que definirá o universo de imóveis que, no caso de localidades que sofreram ressetorização, serão levados em consideração e que estão indicados para novos setores e novas quadras no ambiente virtual.

Os filtros serão: situação da ligação de água e existência ou não de documento principal (CPF ou CNPJ) no cliente usuário do imóvel.

Após as definições acima, o sistema exibirá todos os imóveis que se enquadrem nesse universo:

  • Caso o setor já esteja com a estrutura quadra/lote e não tenha havido alteração (não estejam marcados como de atualização cadastral), serão selecionados todos os imóveis não excluídos, com localidade igual à informada, código do setor igual ao código do setor informado e número da quadra igual ao número da quadra informado.
  • Caso o setor não seja quadra/rua e não tenha havido alteração (não estejam marcados como de atualização cadastral e não existam imóveis associados a novas quadras no ambiente virtual), serão selecionados todos os imóveis não excluídos, com localidade igual à informada, código do setor igual ao código do setor informado e número da quadra igual ao número da quadra informado.
  • Caso o setor não seja quadra/lote e tenha havido alteração (estejam marcados como de atualização cadastral e existam imóveis associados às novas quadras no ambiente virtual), o sistema deve selecionar todos os imóveis já ressetorizados e, ainda, todos os que pertencem à quadra/rua origem que não tenham sido ressetorizados (não ativos para faturamento - medidos e não medidos).

Após a geração do roteiro, este ficará na situação Disponível, sendo permitida consulta aos roteiros gerados através da funcionalidade no caminho: GSAN > Cadastro > Atualização Cadastral Dispositivo Móvel > Consultar Roteiro Dispositivo Móvel.

Para cada um dos roteiros do filtro e dos imóveis selecionados, será gerado o arquivo texto que será embarcado no dispositivo móvel para o trabalho de campo.

No trabalho de mapeamento dos imóveis no GEO, foi identificado pela Compesa, que pelas informações de Setor e Quadra os imóveis estão desordenados. Por este motivo, a geração do roteiro por setor e quadra não consegue agrupar os imóveis para o recadastramento no tablete.

Como alternativa de solução, através das informações georeferenciadas, a geração de arquivos acontecerá com os imóveis de uma determinada área, onde estes arquivos serão transmitidos para um diretório e serão disponibilizados na aplicação de Gerar Roteiro Dispositivo Móvel.

O arquivo será gerado por Matrícula do Imóvel, e o usuário terá disponível duas formas de gerar o roteiro:

  • Através dos filtros Setor e Quadra;
  • Através da seleção dos arquivos gerados pelo setor de GEO.

Tela de Sucesso

Preenchimento dos campos

CampoOrientações para Preenchimento
EmpresaCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Localidades LiberadasCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Setores LiberadosCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
QuadrasO sistema exibe duas colunas referentes às quadras liberadas pertencentes a um determinado setor: Disponíveis e Selecionados.
Na coluna Disponíveis constarão todas as quadras pertencentes ao setor selecionado.
É possível transportar de Disponíveis para Selecionados todas as quadras, clicando-se no botão .
O processo inverso também é possível, ou seja, retornar de Selecionados para Disponíveis, clicando-se no botão .
Para transportar um ou mais itens de Disponíveis para Selecionados, marque no(s) item(ns) desejado(s), e clique no botão .
Para retornar de Selecionados para Disponíveis, marque no(s) item(ns) desejado(s), e clique no botão .
Situação da Ligação de ÁguaPara selecionar uma opção, clique sobre o item desejado. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique nas demais opções desejadas.
Cliente UsuárioCampo obrigatório - Selecione uma das opções Com Documento Principal ou Sem Documento Principal ou Todos.
Situação dos ImóveisCampo obrigatório - Selecione uma das opções Atualizados ou Não Atualizados ou Todos.
CadastradorCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema executa a pesquisa com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela o procedimento realizado e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema permite transportar todas as quadras de Disponíveis para Selecionados todas as quadras.
Ao clicar neste botão, o sistema permite transportar todas as quadras de Selecionados para Disponíveis todas as quadras.
Ao clicar neste botão, o sistema permite transportar um ou mais itens de Disponíveis para Selecionados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite transportar um ou mais itens de Selecionados para Disponíveis.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda o encaminhamento da atualização cadastral para batch.

Referências

Termos Principais

Cadastro

Atualização Cadastral Via Dispositivo Móvel



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/gerar_roteiro_dispositivo_movel.txt · Última modificação: 03/10/2017 17:43 por tadeu.sarmento