Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:i
Esta versão (31/08/2017 01:11) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

I

IMÓVEL CONDOMÍNIO

Imóvel correspondente ao prédio como um todo, nos casos de existência de medição individualizada.

IMÓVEL CORTADO DE ÁGUA

Todo imóvel cujo ramal esteja conectado à rede de distribuição de água da Companhia de Saneamento e Abastecimento, porém desligado temporariamente, para efeito de abastecimento.

IMÓVEL FACTÍVEL DE ÁGUA

Imóvel localizado em frente a uma rede de distribuição de água e que nunca tenha estado conectado a ela.

IMÓVEL FACTÍVEL DE ESGOTO

Imóvel localizado em frente a uma rede coletora de esgoto e que nunca tenha estado conectado a ela.

IMÓVEL LIGADO DE ÁGUA

Imóvel cujo ramal predial de água esteja conectado à rede de distribuição da Companhia de Saneamento e Abastecimento e por ela sendo abastecido.

IMÓVEL LIGADO DE ESGOTO

Todo imóvel cujo ramal predial de esgoto esteja conectado à rede coletora da Companhia de Saneamento e Abastecimento e por ela sendo realizado o serviço de coleta de esgotamento sanitário.

IMÓVEL POTENCIAL DE ÁGUA

Imóvel localizado fora do alcance da rede de distribuição de água.

IMÓVEL POTENCIAL DE ESGOTO

Imóvel localizado fora do alcance da rede de coleta de esgotos.

IMÓVEL PRINCIPAL

É aquele que corresponde ao endereço do lote onde se encontra o imóvel.

IMÓVEL SUPRIMIDO DE ÁGUA

Imóvel cujo ramal esteja conectado à rede de distribuição da Companhia de Saneamento e Abastecimento, porém por iniciativa da mesma, desligado para efeito de abastecimento do imóvel em função da retirada total da tubulação.

IMÓVEL SUPRIMIDO PARCIALMENTE DE ÁGUA

Imóvel cujo ramal esteja conectado à rede de distribuição da Companhia de Saneamento e Abastecimento, porém desligado para efeito de abastecimento do imóvel em função da retirada de uma parte da tubulação.

IMPACTO AMBIENTAL

É toda e qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, quer sejam positiva ou negativa, temporária ou permanente, resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, assim como, a qualidade dos recursos ambientais.

INDICADOR

Organismo, comunidade biológica ou parâmetro físico-químico que evidencia a existência de determinadas condições ambientais, geralmente a existência de determinados poluentes.

ÍNDICE DE PERDAS DE ÁGUA

Quantitativo, em percentual, das perdas de água. Quando não houver uma referência explícita, deve ser calculada através da comparação entre o volume produzido e o volume cobrado.

INSALUBRE

É algo não salubre, nocivo, doentio, que pode causar doenças ao trabalhador por conta de sua atividade laboral.

INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUA

É o conjunto de tubulações, conexões, aparelhos e equipamentos localizados no prédio, de responsabilidade do usuário, destinado ao seu abastecimento de água conectado ao ponto de entrega de água.

INSTALAÇÃO PREDIAL DE ESGOTO

É o conjunto de tubulações, conexões, aparelhos, equipamentos e acessórios, localizado no prédio, de responsabilidade do usuário, destinado ao seu esgotamento sanitário, conectado ao ponto de coleta de esgoto

INTERCEPTOR

Canalização de grande porte que intercepta o fluxo de coletores-tronco com a finalidade de proteger cursos de água, lagos, praias etc., evitando descargas diretas.

INTERRUPÇÃO DO ABASTECIMENTO

Interrupção do fornecimento de água a um prédio, mantida a sua ligação, motivada pelo não pagamento da conta e/ou inobservância do estabelecimento nesse regulamento e normas da Companhia de Saneamento e Abastecimento.

INTERSTÍCIO

Abertura ou espaço vazio numa rocha ou solo, que pode estar ocupado por ar ou água.O mesmo que poro.

INTRUSÃO MARINHA

Processo que consiste na penetração da água do mar numa formação aquífera costeira. O avanço da cunha salina torna-se bastante gravosa quando acontece de atingir furos e até mesmo salinizar todo o aquífero.

INTRUSÃO SALINA

O mesmo que intrusão marinha.

ÍON

É um átomo ou molécula que ganhou ou perdeu eletros em um processo conhecido como ionização.

Para retornar, clique no link RETORNAR

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/i.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)