A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Para acessar as demais abas, clique nos links abaixo:
As telas do tipo Aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada. |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Agora, preencha os campos obrigatórios (assinalados na tela por um asterisco vermelho) para cadastrar o novo cliente. Depois, preencha os demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI). Em seguida, clique em . O sistema apresenta a Tela de sucesso. Atenção: a obrigatoriedade do preenchimento do campo Nome Abreviado/Social indica que o cliente quer ver figurado seu nome social nas consultas ao sistema GSAN e é sinalizada AQUI. Para a DESO, no campo Nome Completo, à medida em que se digita o nome do cliente que se quer inserir, sugestões de nomes de clientes já cadastrados vão surgindo em forma de lista, conforme tela abaixo: |
Na lista que surge acima, caso seja selecionado um nome visualizado, o sistema acessa a Atualizar Cliente, carregando os dados do nome selecionado para atualização. Também para a DESO visualizamos o campo Usar Nome Abreviado na Conta. A tela já abre com ele selecionando com valor padrão igual a NÃO. Caso você selecione SIM o preenchimento do campo Nome Abreviado passa a ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome abreviado figurando nas próximas faturas. Incluído um novo campo na tabela de sistema parâmetros para registrar o código do cliente cadastrado como Cliente Usuário Desconhecido. Alterada a funcionalidade para não gerar débito oriundo de entrega postal para outro endereço, para imóveis que estejam associados a determinados clientes. No processo de Gerar Taxa de Entrega em Conta em outro Endereço, os imóveis que tenham suas contas entregues em outro endereço e que estejam associados a cliente especificado para não pagar despesas postais, não serão gerados débitos referentes às despesas postais. Para a CAGEPA, a rotina de geração da taxa de entrega de conta em outro endereço obedece ao seguinte critério: caso a fatura emitida seja agrupada e o parâmetro Gerar Taxa de Entrega de Conta em Endereço alternativo com Emissão de Fatura Agrupada for igual a NÃO, a taxa de entrega não é gerada. Nesse caso, o sistema verifica se a empresa está parametrizada para não cobrar taxa de entrega em endereço alternativo quando o imóvel têm indicação de fatura agrupada. Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que identifica os clientes que não terão suas despesas de envio postal cobradas. Foram alteradas as funcionalidades inserir e atualizar cliente para a colocação do indicador de bloquear débito oriundo de entrega postal. Caso o indicador esteja marcado como Sim, não é cobrada a taxa a nenhum imóvel ligado a este cliente. Este indicador tem o valor default Não, e só pode ser alterado por usuários que tenham a permissão especial: alterar indicador de débito oriundo de entrega postal do cliente. Alterada a funcionalidade para restringir as alterações cadastrais nos imóveis associados a clientes específicos como: usuário, proprietário ou responsável, apenas para usuários com permissão especial. Criada a permissão especial Atualizar Dados de Imóveis Associados a Clientes Específicos. Na funcionalidade Alterar Imóvel, caso o imóvel se enquadre na situação supracitada e o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados, é exibida a mensagem de permissão negada, padrão do sistema. Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que identifica os clientes que só poderão ter os imóveis alterados pelos usuários com permissão especial. Foram alteradas as funcionalidades inserir e atualizar cliente para a colocação do indicador de atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial, caso o indicador esteja marcado como Sim, não é possível atualizar os imóveis ligados a este cliente, sem que o usuário tenha permissão especial. Este indicador tem o valor default NÃO, e só pode ser alterado por usuários que tenham a permissão especial 'alterar indicado atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial'. Foi ajustada a funcionalidade do Sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com 100 (cem) caracteres, para retirar a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres e, ainda, para permitir caracteres especiais no nome. O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema já que esse controle está parametrizado, no indicador Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições: (GSAN > Cadastro > Sistema Parâmetro > Informar Parâmetros do sistema), como também existe uma permissão especial de nome INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES, que pode ser dada a usuários específicos. Por solicitação da CAEMA, o sistema faz restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade Inserir Cliente quanto na tela Atualizar Cliente, a qual é chamada pela funcionalidade Manter Cliente. Os Caracteres permitidos serão apenas: Letras do alfabeto de A a Z. Algarismos de 0 a 9. Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continua não sendo permitida. O sistema foi alterado para possibilitar o envio de mensagens por E-Mail ou SMS para os usuários da CAEMA. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de Inserir e Manter Cliente para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular, ou e-mail. O usuário deve selecionar o telefone que será enviado o SMS. Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a CAERN solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS. |
A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Inserir Cliente. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso. Cliente de código (Código do Cliente) inserido com sucesso. O sistema apresenta três opções após a inserção do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
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Campo | Descrição do Preenchimento |
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Nome Completo | Campo obrigatório - Informe o nome completo do cliente. Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. É aberta uma tela de popup onde você pode Pesquisar Cliente por diversos parâmetros. Clique aqui para obter ajuda para a tela Pesquisar Cliente. Este campo suporta até 100 (cem) caracteres e caracteres especiais. |
Nome Abreviado/Social | Informe por extenso o nome social do cliente. Aos clientes que utilizam a versão do GSAN Postgres, este campo suporta caracteres especiais. |
Tipo de Pessoa | Campo obrigatório - Selecione, na lista de tipos apresentada, o tipo do cliente que você está inserindo. A partir da informação existente neste campo é que o sistema formata a aba de Pessoa, se para pessoa física, ou pessoa jurídica. |
Tipo do Cliente | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. |
Dia do Vencimento da Conta | Informe o dia do vencimento da conta. |
Vencimento para Mês Seguinte | Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Permite Geração de Fatura Antecipada | Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Cliente Bloqueado para Negativação | Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Negativação por Período | Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Enviar mensagens | Campo obrigatório, caso a opção selecionada seja Sim. Nesse caso, é necessário informar se o envio de mensagens será por SMS ou E-mail. |
Usar Nome Abreviado na Conta | Campo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Usar Nome Social nos Documentos e Consultas do GSAN | Campo obrigatório. A tela já abre com ele selecionado com valor padrão igual a NÃO. Caso você selecione SIM o preenchimento do campo Nome Abreviado/Social passa a também ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome social figurando nas próximas faturas depois da atualização. |