Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:inserir_cliente_-_aba_pessoa

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
ajuda:inserir_cliente_-_aba_pessoa [14/01/2022 12:41]
tadeu.sarmento Ajustes
ajuda:inserir_cliente_-_aba_pessoa [14/01/2022 12:51] (atual)
tadeu.sarmento
Linha 4: Linha 4:
 Para acessar as abas, clique nos links abaixo: Para acessar as abas, clique nos links abaixo:
  
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]]** +  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]]** 
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Pessoa]]** +  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Pessoa]]** 
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Sócio]]** +  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Sócio]]** 
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Endereço]]** +  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Endereço]]** 
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Telefone]]**+  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Telefone]]** 
 +\\
  
 As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:​ajuda:​aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada. Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados. As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:​ajuda:​aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada. Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ==== Aba Pessoa ==== ==== Aba Pessoa ====
Linha 78: Linha 79:
 Para utilização do web-service,​ é necessário que o usuário possua um operador cadastrado no sistema, com permissão de acesso ao web-service e senha específica. Para cada consulta no WebService, é necessário enviar o login e senha do Cliente, assim como um identificador do cliente. Para acesso aos dados do Cliente: Para utilização do web-service,​ é necessário que o usuário possua um operador cadastrado no sistema, com permissão de acesso ao web-service e senha específica. Para cada consulta no WebService, é necessário enviar o login e senha do Cliente, assim como um identificador do cliente. Para acesso aos dados do Cliente:
  
-  ​Identificador único do Cliente: Identificador único fornecido à Compesa; +  ​Identificador único do Cliente: Identificador único fornecido à Compesa; 
-  ​Login: Login fornecido à Compesa; +  ​Login: Login fornecido à Compesa; 
-  ​Senha: Senha fornecida à Compesa; +  ​Senha: Senha fornecida à Compesa; 
-  ​Parâmetros:​ Parâmetros utilizados para realizar a pesquisa. Caso deseja pesquisar por pessoa física, será preciso passar o idConsulta - RFPF_IMG e o CPF. Caso seja pessoa jurídica, será o idConsulta - RFPJ_IMG e o CNPJ. +  ​Parâmetros:​ Parâmetros utilizados para realizar a pesquisa. Caso deseja pesquisar por pessoa física, será preciso passar o idConsulta - RFPF_IMG e o CPF. Caso seja pessoa jurídica, será o idConsulta - RFPJ_IMG e o CNPJ. 
-  ​**Atenção**:​ caso o indicador para aceitar CPF já cadastrado para outro cliente esteja igual a **2**, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. +  ​**Atenção**:​ caso o indicador para aceitar CPF já cadastrado para outro cliente esteja igual a **2**, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. 
-  ​**Atenção**:​ caso o indicador para aceitar CNPJ já cadastrado para outro cliente esteja igual a **2**, o sistema permite cadastrar o mesmo CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.+  ​**Atenção**:​ caso o indicador para aceitar CNPJ já cadastrado para outro cliente esteja igual a **2**, o sistema permite cadastrar o mesmo CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. 
 +\\
  
 Para cada consulta solicitada é retornado as seguintes informações especificadas na tabela abaixo: Para cada consulta solicitada é retornado as seguintes informações especificadas na tabela abaixo:
  
-  ​Identificador da consulta; +  ​Identificador da consulta; 
-  ​Código da Mensagem de retorno; +  ​Código da Mensagem de retorno; 
-  ​Descrição da Mensagem de retorno; +  ​Descrição da Mensagem de retorno; 
-  ​Id de Log da consulta; +  ​Id de Log da consulta; 
-  ​Tem valor '0' ​se a consulta foi relizada na cache do Gateway ou '​1',​ caso a consulta tenha sido feita ao Bureau externo; +  ​Tem valor **0** se a consulta foi relizada na cache do Gateway ou '​1',​ caso a consulta tenha sido feita ao Bureau externo; 
-  ​Data da realização da consulta.+  ​Data da realização da consulta.
  
  
 Para realizar uma consulta no log do Webservice Gateway: Para realizar uma consulta no log do Webservice Gateway:
  
-  ​Identificador único do Cliente: Identificador único fornecido à Compesa; +  ​Identificador único do Cliente: Identificador único fornecido à Compesa; 
-  ​Login: Login fornecido à Compesa; +  ​Login: Login fornecido à Compesa; 
-  ​Senha: Senha fornecida à Compesa.+  ​Senha: Senha fornecida à Compesa. 
 +\\
  
  
Linha 106: Linha 109:
 Antes de qualquer consulta ao WebService no Inserir/​Manter Cliente, será necessário realizar uma consulta para verificar se já existem os dados relacionados ao CPF/CNPJ digitado. Com isso será evitado uma consulta desnecessária ao WebService da forma que é feita no GSAN. Antes de qualquer consulta ao WebService no Inserir/​Manter Cliente, será necessário realizar uma consulta para verificar se já existem os dados relacionados ao CPF/CNPJ digitado. Com isso será evitado uma consulta desnecessária ao WebService da forma que é feita no GSAN.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ==== Preenchimento dos campos Aba Pessoa Jurídica ==== ==== Preenchimento dos campos Aba Pessoa Jurídica ====
Linha 120: Linha 123:
 |Estado|Selecione,​ na lista apresentada,​ o Estado do cliente que você está inserindo. Campo obrigatório,​ caso a **Inscrição Estadual** seja informada.| |Estado|Selecione,​ na lista apresentada,​ o Estado do cliente que você está inserindo. Campo obrigatório,​ caso a **Inscrição Estadual** seja informada.|
 |Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //​máscara//​. Exemplo: //​663-XXX-XXX-63//​. \\ **Regra associada**:​ caso você não tenha permissão especial para alterá-lo, o campo segue desabilitado.| |Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //​máscara//​. Exemplo: //​663-XXX-XXX-63//​. \\ **Regra associada**:​ caso você não tenha permissão especial para alterá-lo, o campo segue desabilitado.|
 +\\
  
  
Linha 129: Linha 132:
 ^Campo^Orientação para Preenchimento^ ^Campo^Orientação para Preenchimento^
 |CPF|Campo obrigatório. Informe o número do CPF do cliente. O sistema irá verificar se o número é válido. Caso o indicador para aceitar CPF já cadastrado para outro cliente esteja igual a **2**, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.| |CPF|Campo obrigatório. Informe o número do CPF do cliente. O sistema irá verificar se o número é válido. Caso o indicador para aceitar CPF já cadastrado para outro cliente esteja igual a **2**, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.|
-|No. Documento ou RG|Campo obrigatório. Este campo é composto pelos campos relacionados abaixo. Ao informar um dos campos que compõem o RG, os demais, obrigatoriamente,​ deverão ser informados.\\ **Número do RG**: Informe o número do RG do cliente. O sistema irá verificar se o número informado é válido.\\ **Data de Emissão**: Informe a data de emissão do RG, ou clique no botão do calendário {{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}},​ para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de emissão do RG não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento, caso este campo tenha sido informado.\\ ​ Clique em **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário,​ que é acionada ao se clicar no campo correspondente. \\ **Órgão Expedidor**:​ Selecione o órgão expedidor do RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo.\\ **Estado**: Selecione estado da federação que emitiu o RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. \\ No caso da **DESO**, o campo é substituído pelo **No. Documento**,​ que permite caracteres alfanuméricos,​ possibilitando a inserção de número de passaporte, para estrangeiros,​ em vez do número da identidade. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.|+|Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatórioDefine se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //​máscara//​. Exemplo: //​663-XXX-XXX-63//​.| 
 +|N.º Documento ou RG|Campo obrigatório. Este campo é composto pelos campos relacionados abaixo. Ao informar um dos campos que compõem o RG, os demais, obrigatoriamente,​ deverão ser informados.\\ **Número do RG**: Informe o número do RG do cliente. O sistema irá verificar se o número informado é válido.\\ **Data de Emissão**: Informe a data de emissão do RG, ou clique no botão do calendário {{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}},​ para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de emissão do RG não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento, caso este campo tenha sido informado.\\ ​ Clique em **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário,​ que é acionada ao se clicar no campo correspondente. \\ **Órgão Expedidor**:​ Selecione o órgão expedidor do RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo.\\ **Estado**: Selecione estado da federação que emitiu o RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. \\ No caso da **DESO**, o campo é substituído pelo **No. Documento**,​ que permite caracteres alfanuméricos,​ possibilitando a inserção de número de passaporte, para estrangeiros,​ em vez do número da identidade. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa.|
 |Data de Nascimento|Campo obrigatório. Informe a data de nascimento do cliente, ou clique no botão do calendário {{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}},​ para selecionar a data a partir do calendário.\\ Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. Clique em **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário,​ que é acionada ao se clicar no campo correspondente.| |Data de Nascimento|Campo obrigatório. Informe a data de nascimento do cliente, ou clique no botão do calendário {{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}},​ para selecionar a data a partir do calendário.\\ Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. Clique em **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário,​ que é acionada ao se clicar no campo correspondente.|
 |Profissão|Selecione a profissão, entre as profissões apresentadas na lista.| |Profissão|Selecione a profissão, entre as profissões apresentadas na lista.|
Linha 137: Linha 141:
 |Nacionalidade|Selecione a nacionalidade do cliente, entre as opções disponíveis na lista.| |Nacionalidade|Selecione a nacionalidade do cliente, entre as opções disponíveis na lista.|
 |Estado Civil|Selecione o estado civil do cliente, entre as opções disponíveis na lista.| |Estado Civil|Selecione o estado civil do cliente, entre as opções disponíveis na lista.|
-|Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta| Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma //​máscara//​. Exemplo: //​663-XXX-XXX-63//​.| 
 |Renda| Campo opcional, informe o valor da renda do cliente| |Renda| Campo opcional, informe o valor da renda do cliente|
 |Óbito| Campo opcional, informe se o cliente está vivo com **SIM**/​**NÃO**| |Óbito| Campo opcional, informe se o cliente está vivo com **SIM**/​**NÃO**|
Linha 145: Linha 148:
 Caso você retorne para a aba anterior (**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]]**) e modifique o tipo do cliente, modificando,​ também, o tipo da pessoa; o sistema irá apresentar uma tela, comunicando a perda das informações para o tipo antigo e solicitando a confirmação da operação. Confirmando a operação o sistema irá desprezar as informações anteriores e formatar a tela com os campos do novo tipo em branco. Caso você retorne para a aba anterior (**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]]**) e modifique o tipo do cliente, modificando,​ também, o tipo da pessoa; o sistema irá apresentar uma tela, comunicando a perda das informações para o tipo antigo e solicitando a confirmação da operação. Confirmando a operação o sistema irá desprezar as informações anteriores e formatar a tela com os campos do novo tipo em branco.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
Linha 155: Linha 159:
 O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
-  ​Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema. +  ​Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema. 
-  ​Inserir outro cliente: Para inserir um outro cliente. +  ​Inserir outro cliente: Para inserir um outro cliente. 
-  ​Atualizar cliente inserido: Para efetuar a atualização do cliente, recentemente,​ inserido.+  ​Atualizar cliente inserido: Para efetuar a atualização do cliente, recentemente,​ inserido.
 </​columns>​ </​columns>​
 \\ \\
Linha 169: Linha 173:
 |{{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente.| |{{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente.|
 |{{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}}|Estando na aba formatada para Pessoa Física, ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir do calendário.\\ Clique em **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.| |{{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}}|Estando na aba formatada para Pessoa Física, ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir do calendário.\\ Clique em **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.|
-|{{:ajuda:setavoltar.png?150|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.|+|{{:ajuda:woltar.jpg?nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.|
 |{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual.\\ No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.| |{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual.\\ No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.|
 |{{:​ajuda:​relatorios:​concluir.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.| |{{:​ajuda:​relatorios:​concluir.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.|
 |{{:​ajuda:​micromedicao:​cancelar_1.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| |{{:​ajuda:​micromedicao:​cancelar_1.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.|
 |{{:​ajuda:​micromedicao:​desfazer.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, ​ e posicionará na aba **Nome e Tipo**.| |{{:​ajuda:​micromedicao:​desfazer.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, ​ e posicionará na aba **Nome e Tipo**.|
-|{{:​ajuda:​b_remover_cpf.jpg?​180|}}|Utilize este botão (visualizado para a **MANAM**) para remover o número do CPF cadastrado e inserir outro.| +|{{:​ajuda:​b_remover_cpf.jpg?​150|}}|Utilize este botão (visualizado para a **MANAM**) para remover o número do CPF cadastrado e inserir outro.| 
-|{{:​ajuda:​b_remover_cnpj.jpg?​190|}}|Utilize este botão (visualizado para a **MANAM**) para remover o número do CNPJ cadastrado e inserir outro.|+|{{:​ajuda:​b_remover_cnpj.jpg?​150|}}|Utilize este botão (visualizado para a **MANAM**) para remover o número do CNPJ cadastrado e inserir outro.| 
 +\\
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
ajuda/inserir_cliente_-_aba_pessoa.txt · Última modificação: 14/01/2022 12:51 por tadeu.sarmento