Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:inserir_empresa

Inserir Empresa

Esta funcionalidade tem como objetivo inserir uma empresa no cadastro do sistema. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Sistema Parâmetro > Inserir Empresa.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe os dados necessários e clique no botão . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Abaixo, um exemplo da funcionalidade para empresas que utilizam o Oracle.

Foram alteradas as funcionalidades Inserir Empresa e Manter Empresa, para que seja informado o percentual de imóveis por faixa de quantidade de contas em atraso. Dito isso, após preencher os campos e clicar em o sistema executa algumas validações:

  1. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da forma de arrecadação, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado» e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  2. Verificar existência da empresa:
    1. Caso o nome da empresa já exista, o sistema exibe a mensagem: Empresa «nome da empresa » já existe no cadastro.
  3. Verificar sucesso da operação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno e retorna ao passo correspondente do fluxo principal.
  4. Verificar quantidade mínima de contas:
    1. Caso a quantidade informada seja menor que a quantidade informada na faixa anterior, o sistema exibe a mensagem: Quantidade informada tem que ser maior que a quantidade anterior.
  5. Verificar percentual informado:
    1. Caso o valor informado do percentual seja inválido ou igual a zero ou maior que 100,00, o sistema exibe a mensagem: Valor informado do percentual está inválido.
  6. Verificar quantidade de dias vencidos:
    1. Caso a quantidade informada seja menor que a quantidade informada na faixa anterior, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de dias informada tem que ser maior que a quantidade anterior.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
NomeCampo obrigatório. Informe o nome da empresa com, no máximo, 50 caracteres.
Nome AbreviadoInforme o nome da empresa abreviado com, no máximo, 10 caracteres.
E-mailInforme o e-mail para futura troca de informação com, no máximo, 80 caracteres.
Empresa PrincipalCampo obrigatório. Informe Sim se a empresa for a principal, caso contrário, informe Não.
Gestão MicromediçãoCampo obrigatório. Permite indicar se a empresa a ser cadastrada ou atualizada é uma empresa que realiza instalação ou substituição de hidrômetro, quando esses serviços são executados por empresas contratadas. Informe Sim, se a empresa faz parte da Gestão de micromedição, caso contrário, informe Não.
Regra associada: Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesso o link associado ao nome.
Indicador Empresa CobrançaCampo obrigatório. Informe Sim se a empresa for de cobrança, caso contrário, informe Não.
Regra associada: Caso o indicador de cobrança esteja marcado como Sim, o sistema solicita obrigatoriamente a data do início do contrato de cobrança e o percentual do pagamento das contas cobradas. Caso o usuário não tenha informado o percentual único, ele deve selecionar o tipo de remuneração: Remuneração por quantidade de contas ou Remuneração por quantidade de dias vencidos. O sistema deve permitir informar, de acordo com o tipo de remuneração selecionado, a quantidade mínima de contas por faixa ou a quantidade de dias de vencido e o percentual por faixa. Caso tenha selecionado Remuneração por quantidade de contas habilita o campo Quantidade mínima de contas. Caso tenha selecionado Remuneração por quantidade de dias vencidos habilita o campo Quantidade de dias vencidos.
Indicador LeituraCampo obrigatório. Informe Sim se a empresa realiza leitura dos hidrômetros nos imóveis; caso contrário, informe Não.
Indicador Atualiza CadastroCampo obrigatório - informe Sim se a empresa atualiza cadastro, caso contrário, informe Não.
Indicador Empresa PPPInforme Sim se a empresa é PPP, caso contrário, informe Não. O valor default é Não.
Regra associada: Este campo não é disponível para as empresas que utilizam a versão do GSAN em Postgree.
Data do Inicio do ContratoInforme a data de inicio do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.
Data de Encerramento do ContratoInforme a data de encerramento do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.
Percentual do Pagamento das Contas CobradasInforme o percentual a ser pago como remuneração à empresa de cobrança pelos serviços realizados pela cobrança das contas.
Regra associada: Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.
Quantidade de Meses Para PagamentoInforme a quantidade de meses para pagamento.
Regra associada: Este campo somente será disponibilizado quando as datas de inicio e encerramento do contrato forem informadas.
Tipo de Remuneração Informar se a remuneração da empresa será por quantidade de contas ou por Remuneração por quantidade de dias vencidos
Quantidade Mínima de ContasInforme a quantidade mínima de contas para a faixa de remuneração.
Regra associada: Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim e a opção Remuneração por quantidade mínima de contas esteja selecionada.. Caso o usuário tenha informado o campo Quantidade Mínima de Contas ou o campo Percentual da Faixa e não tenha adicionado nenhuma faixa na coleção de faixas de cobrança, o sistema exibe a mensagem Informe pelo menos uma Faixa de Cobrança
Quantidade de Dias VencidosInforme a quantidade de dias vencidos para a faixa de remuneração.
Regra associada: Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim e a opção Remuneração por quantidade de dias vencidos esteja selecionada.
Percentual da FaixaInforme o percentual da faixa para remuneração.
Regra associada: Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim. Caso as informações de faixa de percentual de pagamento de cobrança estejam informadas, o sistema deverá verificar: Caso a soma dos percentuais de imóveis informados seja maior ou menor a 100,00, o sistema exibe a mensagem: Valor da soma dos percentuais de imóveis informados deve ser igual a 100,00.
Percentual de ImóveisInforme o percentual de imóveis na faixa, como sugestão para a tela Informar Contas de Cobrança por Empresa, no caminho: GSAN > Cobrança > Cobrança por Resultado > Informar Contas em Cobrança por Empresa.
Regra associada: Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar as faixas de cobrança.
Este botão somente será habilitado quando o indicador Empresa Cobrança estiver marcado com a opção Sim.
Ao clicar neste botão, o sistema permite excluir a faixa de cobrança que fora adicionada.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados da empresa.

Referências

Termos Principais

Vídeos

Inserir Empresa




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/inserir_empresa.txt · Última modificação: 17/09/2019 13:57 por tadeu.sarmento