Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:inserir_imovel_em_lote_-_aba_caracteristica

Inserir Imóveis em Lote - Aba Característica

Esta opção do sistema permite a inserção em lote de imóveis na base de dados do GSAN. A funcionalidade pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Imóvel > Inserir Imóveis em Lote.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

É nesta aba que as características do imóvel são definidas, conforme preenchimento dos campos relacionados AQUI. Na aba Característica é possível incluir ou excluir fotos do imóvel. Nesse caso, não é possível fazer alterações na foto já incluída. Caso seja necessário fazer alguma modificação, deve-se remover e depois incluir uma nova foto.

As telas do tipo Aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada. Clique nos links abaixo para informações detalhadas de cada aba da funcionalidade:

Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho.

A tela de sucesso é apresentada após clique no botão , sem que haja nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Inserir Imóveis em Lote. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a inclusão dos imóveis tiver sido realizada com sucesso.


Tela de Sucesso


Preenchimento dos campos

CampoOrientações para Preenchimento
Foto do ImóvelSelecione a foto do imóvel (no formato JPG ou JPEG) que será anexada às suas características, através do botão .
Área ConstruídaVocê tem duas maneiras de informar este campo: informando a área, em metros quadrados, no campo mais à esquerda; ou selecionando a faixa da área construída, no campo mais à direita.
Regra associada: Caso você informe a área do imóvel no campo mais à esquerda, o sistema, automaticamente, desabilita o campo de seleção da faixa e, internamente, faz o enquadramento do imóvel na faixa de área construída correspondente à área informada. Neste caso o sistema armazena tanto a informação da área construída informada, como a informação da faixa de área construída, na qual o imóvel foi enquadrado.
Volume Reservatório InferiorVocê tem duas maneiras de informar este campo: informando o volume, em metros cúbicos, no campo mais à esquerda; ou selecionando a faixa do volume do reservatório inferior, no campo mais à direita.
Regra associada: Caso você informe o volume do reservatório inferior do imóvel no campo mais à esquerda, o sistema, automaticamente, desabilita o campo de seleção correspondente e, internamente, faz o enquadramento do imóvel na faixa de volume do reservatório inferior correspondente ao volume informado. Neste caso, o sistema armazena tanto a informação do volume do reservatório inferior informado como a informação da faixa do volume do reservatório inferior, na qual, o imóvel foi enquadrado.
Volume Reservatório SuperiorVocê tem duas maneiras de informar este campo: informando o volume, em metros cúbicos, no campo mais à esquerda; ou selecionando a faixa do volume do reservatório superior, no campo mais à direita.
Regra associada: Caso você informe o volume do reservatório superior do imóvel no campo mais à esquerda, o sistema, automaticamente, desabilita o campo de seleção correspondente e, internamente faz o enquadramento do imóvel na faixa de volume do reservatório superior correspondente ao volume informado. Neste caso o sistema armazena, tanto a informação do volume do reservatório superior informado, como a informação da faixa do volume do reservatório superior, na qual, o imóvel foi enquadrado.
Volume da Piscina do ImóvelVocê tem duas maneiras de informar este campo: informando o volume, em metros cúbicos, no campo mais à esquerda; ou selecionando a faixa do volume da piscina do imóvel, no campo mais à direita.
Regra associada: Caso você informe o volume da piscina do imóvel no campo mais à esquerda, o sistema, automaticamente, desabilita o campo de seleção correspondente e, internamente, faz o enquadramento do imóvel na faixa de volume da piscina do imóvel correspondente ao volume informado. Neste caso o sistema armazena, tanto a informação do volume da piscina do imóvel informado, como a informação da faixa do volume da piscina do imóvel , na qual, o imóvel foi enquadrado.
JardimInforme se o imóvel tem, ou não, jardim; fazendo a seleção no campo correspondente (SIM/NÃO).
Pavimento CalçadaSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimento existente na calçada do imóvel.
Pavimento RuaSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de pavimento existente na rua do imóvel.
Fonte de AbastecimentoSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, a fonte de abastecimento de água do imóvel.
Situação Ligação ÁguaSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, a situação da ligação de água do imóvel. Este campo sofre influência da informação da rede de água existente na quadra onde o imóvel está localizado.
Regra associada: Para quadra sem rede de água, o sistema assume a situação Potencial. Para quadra com rede de água: O sistema assume a situação Factível. Para quadra com rede de água parcial, você deve selecionar a situação entre Factível e Potencial.
Situação Ligação EsgotoSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, a situação da ligação de esgoto do imóvel. Este campo sofre influência da informação da rede de esgoto existente na quadra onde o imóvel está localizado.
Regra associada: Para quadra sem rede de esgoto, o sistema assume a situação Potencial. Para quadra com rede de esgoto, o sistema assume a situação Factível. Para quadra com rede de esgoto parcial, você deve selecionar a situação entre Factível e Potencial.
EsgotamentoSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, o esgotamento do imóvel.
Perfil do ImóvelSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, o perfil do imóvel (Normal, Grande Consumidor etc.).
PoçoSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, caso exista poço no imóvel, o tipo do poço existente no imóvel.
Tipo de DespejoSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, o tipo de despejo na rede de esgoto produzido pelo imóvel.
Tipo de Habitação Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
Tipo de Propriedade Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
Tipo de Construção Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
Tipo de Cobertura Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba, o sistema verifica se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente e não avança para a próxima aba.
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba o sistema verifica se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente e não avança para a próxima aba.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema conclui o procedimento de inserção de uma subcategoria.

Referências

Termos Principais

Cadastro



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN Export page to Open Document format

ajuda/inserir_imovel_em_lote_-_aba_caracteristica.txt · Última modificação: 04/04/2019 18:06 por tadeu.sarmento