Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Loja Virtual - Cartão de Crédito

Dependendo das necessidades da Companhia de Saneamento, na Loja Virtual, o cliente poderá optar por serviços como:

  1. Atualização de Endereço;
  2. Informar falta de água;
  3. Solicitar 2.a Via de Conta;
  4. Retirar Declaração Anual de Quitação de Débito;
  5. Consultar Pagamentos Realizados;
  6. Acompanhar Registros de Atendimento;
  7. Realizar Negociações de Débito;
  8. Consultar Histórico de Consumo;
  9. Alterar Vencimento da Conta;
  10. Retirar Certidão Negativa de Débito;
  11. Solicitação de Conta em Braille.

Abaixo temos um exemplo da tela inicial de acesso à Loja Virtual.


Figura 1 - Tela inicial da Loja Virtual

Clicando, por exemplo, em , o cliente acessa a tela de consulta de pagamentos.


Figura 2 - Tela de Consulta de Pagamentos

A seguir, vamos analisar a funcionalidade disponível para efetuar o parcelamento no cartão de crédito.


Módulo de Pagamento por Cartão de Crédito

A Consenso inovou em sua loja virtual, ao incluir a funcionalidade de integração dos adquirentes através do gateway BrasPag. Agora é possível disponibilizar, no atendimento, essa opção ao cliente, que poderá efetuar seu parcelamento com cartão de crédito, pagando uma entrada para reduzir o impacto no limite dos cartões.

A opção de efetuar parcelamento com cartão de crédito está disponível na loja virtual para uso privado e restrito do atendente, que entra com os dados sensíveis do cartão de forma segura, respeitando as recomendações da certificação de segurança PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard). Porém, dependendo da solicitação da Companhia de Saneamento, a opção também pode ficar disponível diretamente para o cliente na própria página da loja virtual.

Ajustes nas Funcionalidades do GSAN para Pagamento por Cartão de Crédito

Porém, para o pagamento por cartão de crédito, é necessário efetuar alguns procedimentos no GSAN:

  1. Em Inserir Resolução de Diretoria, marcar Sim nos campos Indicador de Parcelamento para Loja Virtual e Indicador de Parcelamento com Cartão de Crédito, indicando ser possível efetuar o parcelamento com cartão de crédito através da Loja Virtual.
  2. Em Manter Resolução de Diretoria, confirmar os mesmos campos sempre que for realizar alguma atualização.
  3. E em Confirmar Pagamento Cartão de Crédito, inserir os pagamentos recebidos, pela Loja Virtual, através de cartão de crédito.


Entenda o Processo de Pagamento

Ao optar por utilizar um serviço de pagamento por cartão, é fundamental que entendamos como funciona o modelo macro do negócio. Na Figura 3 é possível identificar as três opções de integração:


Figura 3 - Ciclo de vida do e-commerce

  1. Integração Direta do Adquirente:
    1. Como funciona: Neste modelo, a integração sistêmica ocorre diretamente com o Adquirente como Cielo ou Rede. Você utiliza a API do adquirente e implementa as funcionalidades de integração ou utiliza os serviços de check-out.
    2. Vantagens: Em geral, a curva de desenvolvimento é curta, levando rapidamente uma solução para o Go-Live.
    3. Desvantagens:
      1. Quando é necessário utilizar especificidades de integração, é necessário homologação de segurança.
      2. Se houver necessidade de mudar de contrato com o adquirente, será necessário mudar a implementação da Loja Virtual.
      3. Em casos de baixo volume de transações, o acesso ao suporte e aos executivos de negócio poderá ser dificultado, uma vez que a adquirente, em geral, integra com grandes consumidores.
  2. Integração através de Sub-Adquirentes:
    1. Como funciona: Através de serviços como Pay-Pal, Pag Seguro, Mercado Pago, BCash, entre outros, você utiliza um meio de pagamento desenvolvido por uma empresa terceirizada, com pouca ou nenhuma possibilidade de integração. Entretanto, é oferecida uma solução completa.
    2. Vantagens: O serviço oferece uma série de vantagens para entregar uma solução rápida. Em geral, basta colocar um botão em sua loja virtual. Alguns sub-adquirentes oferecem integração através do smartphone com leitor de cartão.
    3. Desvantagens:
      1. Não é possível customizar a experiência do usuário com a interface do sub-adquirente
      2. Em geral, a taxa é alta, uma vez que o valor agregado está incluído no pacote.
      3. O float é gerenciado por cada sub-adquirente.
  3. Integração através de Gateway de Pagamento:
    1. Como funciona: Os gateways são empresas responsáveis por disponibilizar um conjunto de APIs para comunicação com os Adquirentes, podendo armazenar os dados do cliente e o número do cartão de crédito, que são passados pela Loja Virtual.
    2. Vantagens:
      1. Não há necessidade de homologação do sistema.
      2. Seu sistema se torna independente de Adquirente, podendo aceitar qualquer cartão do mercado.
      3. O gateway é PCI-DSS Compliance.
      4. Você pode contratar serviços de conciliação e anti-fraude avulsos.
    3. Desvantagens: Esse modelo apresenta poucas desvantagens, uma vez que torna a integração segura e flexível. Porém, o gateway é remunerado por quantidade de transações; assim, o volume de transações lhe dará maiores condições de negociar melhores tarifas.

A opção 3 foi escolhida pela Consenso como a alternativa mais segura e flexível para o cliente, uma vez que ele pode contratar o serviço através de seu correspondente bancário ou mesmo através do contrato com o Adquirente.


Figura 4 - Parcelamento na Loja Virtual


Figura 5 - Pagamento por Cartão de Crédito


Efetuando o Processo de Parcelamento com Cartão de Crédito

Para efetuar o parcelamento de débitos na Loja Virtual, o cliente tem a opção de escolher a forma de cobrança entre cartão de crédito ou cobrança em conta.


Figura 6 - Parcelamento por Cartão de Crédito

Caso escolha a opção de cobrança Em Conta e confirme o parcelamento, este é realizado normalmente, com as parcelas incluídas nas contas posteriores do imóvel.

Caso escolha a opção de cobrança Cartão de Crédito e confirme o parcelamento, o sistema exibe uma tela de confirmação na qual é solicitada a bandeira do cartão utilizado:


Figura 7 - Confirmação da Bandeira do Cartão de Crédito

Selecionada a bandeira, o sistema realiza a integração com o gateway BRASPAG e exibe uma tela solicitando os dados do cartão de crédito, retornando para o GSAN se o parcelamento com o cartão foi aprovado ou reprovado.


Figura 8 - Confirmação dos Dados do Cartão de Crédito

Caso o pagamento seja reprovado, é exibida a mensagem Pagamento com o cartão de crédito informado foi recusado pela operadora. Caso o pagamento seja aprovado, o parcelamento é efetuado e o termo de parcelamento é exibido:

Figura 9 - Termo de Parcelamento

Para confirmar o parcelamento no cartão de crédito clique aqui. Para registrar o movimento do cartão de crédito clique aqui.

Atenção: o parcelamento feito via cartão de crédito só pode ser desfeito por usuários com permissão especial para essa ação. Estes devem alertar que o parcelamento foi feito via cartão de crédito, solicitando uma confirmação extra para desfazer. Para os usuários que não tenham permissão especial é exibida uma mensagem informando que o parcelamento foi feito via cartão de crédito e que não é possível desfazer o parcelamento sem permissão especial.


Referências

Termos Principais

Cobrança

Arrecadação

Contrato Parcelamento


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