Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Manter Cliente Tipo

O objetivo desta funcionalidade é manter o cliente tipo cadastrado no sistema. Ela pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Cliente > Manter Cliente Tipo.

Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro acima, para que sejam informados os parâmetros sobre os tipos de clientes. Os tipos podem ser filtrados pelas seguintes opções:

  • Descrição;
  • Esfera de Poder;
  • Indicador de Uso.

Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão . Com base nos parâmetros informados, o sistema exibe a tela resultante do filtro:

Para excluir um ou mais itens, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para remover todos os itens, clique no hiperlink Todos e, em seguida, clique no botão .

Para atualizar um item, clique no hiperlink do campo Descrição e será exibida a tela abaixo.

Foram alteradas as funcionalidades Inserir Cliente Tipo e Manter Cliente Tipo para incluir uma nova informação no Tipo de Cliente, que identifica se este pertence a Programa Especial (ex. Viva Água). Foram retiradas as validações existentes no Programa Especial, para quem tem no Tipo de Cliente em Programa Especial.

Faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão .

Tela de Sucesso

Preenchimento dos campos

CampoOrientações para Preenchimento
DescriçãoCampo obrigatório. Informe a descrição do tipo de cliente com 20 caracteres no máximo.
Pessoa Física ou JurídicaCampo obrigatório. Selecione uma das opções: Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
Regra associada: Dependendo da opção escolhida, o sistema disponibiliza as opções correlacionadas referente à Esfera de Poder.
Esfera de PoderCampo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Indicador de UsoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema: Ativo, Inativo ou Todos.
Pertence a Programa EspecialCampo obrigatório. Informe a opção Sim para indicar que o cliente está em programa especial, caso contrário, marque a opção Não.
Indicador aceitar Duplicidade CPF/CNPJCampo obrigatório. Informe a opção Sim para indicar que o cadastro do cliente comporta a duplicidade de CPF/CNPJ; caso contrário, marque a opção Não.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove das bases de dados o(s) item(ns) selecionado(s) no checkbox.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados nas bases de dados.

Referências

Termos Principais

Vídeos

Manter Tipo de Cliente



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ajuda/manter_cliente_tipo.txt · Última modificação: 25/04/2019 20:54 por tadeu.sarmento