Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:micromedicao:atualizar_leitura_e_anormalidade

Atualizar Leitura e Anormalidade

Esta funcionalidade atualiza um conjunto de leituras e anormalidades, bem como a sua consistência e o cálculo do consumo. A opção pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho GSAN > Micromedição > Atualizar Leitura e Anormalidade. Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.

Agora, informe o arquivo desejado, clicando no botão . Para cada registro do arquivo leitura e anormalidade, o sistema realiza a consistência dos dados.

Caso haja alguma crítica neste processamento, é gerada a Tela Resumo das Leituras e Anormalidades Registradas com Problema e a operação é cancelada. O primeiro registro do arquivo contém o ano e o mês de referência do faturamento do grupo a ser processado. Além destas, o sistema executa outras validações:

  1. Gerar Tela Resumo das Leituras e Anormalidades Registradas:
  2. O sistema gera uma tela de acordo com o movimento registrado com os seguintes campos:
    1. No cabeçalho, imprime o grupo de faturamento informado, o código e descrição da empresa, o código da localidade e o título fixo MOVIMENTO CELULAR quando processado o arquivo de movimento.
  3. O sistema acumula para cada código de setor recebido no movimento os seguintes dados:
    1. Quantidade de registros recebidos (total de registros do arquivo por localidade e setor);
    2. Quantidade de registros com leitura (total de registros do arquivo com leitura do hidrômetro preenchida, diferente de zero e de espaços em branco, e com código da anormalidade de leitura não preenchido, igual à zero ou a espaços em branco);
    3. Quantidade de registros com anormalidade (total de registros do arquivo com Leitura do hidrômetro não preenchida, igual à zero ou a espaços em branco, e com código da anormalidade de leitura preenchida, diferente de zero e de espaços em branco);
    4. Quantidade de registros com leitura e com anormalidade (total de registros do arquivo com leitura do hidrômetro preenchida, diferente de zero e de espaços em branco, e com código da anormalidade de leitura preenchida, diferente de zero e de espaços em branco);
    5. Quantidade de registros inválidos (total de registros do arquivo que não entraram nos totais dos itens acima);
  4. Imprime o total dos registros do arquivo por tipo de acordo com o acumulado acima;
  5. Imprime o resumo por anormalidade de leitura para os registros com anormalidade de leitura preenchida (diferente de zero e de espaços em branco):
    1. Código da Anormalidade de Leitura;
    2. Descrição da Anormalidade de Leitura;
    3. Quantidade de registros no arquivo com a anormalidade correspondente;
    4. Imprime o total dos registros com anormalidade;
  6. Gerar Tela Resumo das Leituras e Anormalidades Registradas com Problemas:
  7. O sistema gera uma tela de acordo com o movimento registrado com os seguintes campos:
    1. No cabeçalho, imprime o grupo de faturamento informado, o código e descrição da empresa e ROTA, QUADRA, IMÓVEL iguais à matrícula do imóvel do primeiro registro do arquivo, o código da localidade e o título fixo MOVIMENTO CELULAR, quando processado o arquivo de movimento;
    2. Imprime o erro correspondente encontrado no processamento do imóvel;
    3. Imprime um texto Arquivo processado com problema e enviado para operação para processar o movimento. Setor Comercial «Código do Setor Comercial».
  8. Obtém Data de Realização da Atividade Efetuar Leitura:
  9. O sistema obtém a data de leitura máxima recebida a partir do MOVIMENTO ROTEIRO EMPRESA do grupo e a referência que está em processamento;
  10. Caso a data de leitura máxima obtida no passo anterior que estiver entre a data prevista do cronograma do grupo de faturamento em questão para a atividade: efetuar leitura menos 30 dias; e a data prevista do cronograma do grupo de faturamento em questão para a atividade: efetuar leitura mais 30 dias; o sistema atribui a data de leitura máxima obtida no passo anterior à data de realização da atividade de efetuar leitura;
  11. Caso contrário, atribui a data prevista do cronograma do grupo de faturamento em questão para a atividade efetuar leitura.
  12. Verificar existência do arquivo de leituras e anormalidades:
    1. Caso o arquivo de leituras e anormalidades informado não exista no diretório padrão, o sistema exibe a mensagem: Arquivo de Leituras e Anormalidades inexistente e cancela a operação.
  13. Verificar existência de dados no arquivo:
    1. Caso o arquivo esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Arquivo «nome do arquivo » sem dados e cancela a operação.
  14. Verificar existência do grupo de faturamento:
    1. Caso o grupo de faturamento não exista, o sistema exibe a mensagem: Grupo de faturamento inexistente e cancela a operação. Atenção: só virá um grupo por arquivo.
  15. Verificar existência da matrícula do imóvel:
    1. Caso a matrícula do imóvel não exista, o sistema exibe a mensagem: Matrícula do imóvel inexistente: «número do imóvel».
  16. Verificar tipo de medição:
    1. Caso o tipo de medição seja diferente de zero e não exista, o sistema exibe a mensagem: Imóvel: «número do imóvel» com Tipo de Medição inexistente «tipo de medição».
    2. Caso o tipo de medição corresponda à ligação de água e não exista hidrômetro instalado para a ligação, o sistema exibe a mensagem: Imóvel: «número do imóvel» com Movimento para ligação de água sem hidrômetro.
    3. Caso o tipo de medição corresponda a poço e não exista hidrômetro instalado para o poço, o sistema exibe a mensagem: Imóvel: «número do imóvel» com Movimento para poço sem hidrômetro.
    4. Caso o tipo de medição seja zero e a leitura seja informada e não exista hidrômetro instalado para o imóvel, o sistema exibe a mensagem: Imóvel: «número do imóvel» com Movimento para ligação sem hidrômetro.
    5. Caso o tipo de medição seja zero e a anormalidade informada não seja compatível com ligação sem hidrômetro, o sistema exibe a mensagem: Imóvel: «número do imóvel» com Anormalidade não permitida para ligação sem hidrômetro.
  17. Verificar data e hora de leitura:
    1. Caso a data e hora de leitura seja inválida ou maior que a data corrente, o sistema exibe a mensagem: Imóvel: «número do imóvel» com Data e hora de leitura inválida «data da leitura».
    2. Caso o ano/mês da data de leitura não seja igual ao ano/mês de referência do faturamento do grupo e não seja igual ao ano/mês de referência do faturamento do grupo menos um mês e não seja igual ao ano/mês de referência do faturamento do grupo mais um mês, o sistema exibe a mensagem: Data de leitura incompatível com o mês/ano de faturamento.
  18. Verificar existência da lista de imóveis:
    1. Caso a lista de imóveis esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Lista de imóveis sem dados e cancela a operação.
  19. Verificar existência do código da anormalidade de leitura:
    1. Caso o código da anormalidade seja informado (diferente de zero e de espaços em branco) e não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: Imóvel: «número do imóvel» com Código da Anormalidade de Leitura inexistente «código da anormalidade».
  20. Validar indicador de confirmação de leitura:
    1. Caso o Indicador de confirmação de leitura não seja válido, o sistema exibe a mensagem: Imóvel: «número do imóvel» com Indicador de Confirmação de Leitura inválido «indicador de confirmação de leitura».
  21. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: «descrição da função» efetuada com sucesso.
  22. Verificar existência do histórico de medição:
    1. Caso já exista o histórico de medição para o imóvel no mês, será feita atualização.
  23. Registro não encontrado:
    1. Caso não encontre o registro no MOVIMENTO ROTEIRO EMPRESA, o sistema exibe a mensagem: Imóvel: «número do imóvel» com Movimento Roteiro Empresa sem dados para processar o imóvel informado.
  24. Validar tamanho do registro:
    1. Caso o tamanho do registro seja diferente de 176, o sistema exibe a mensagem: Arquivo com registros de tamanho inválido e cancela a operação.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Nome do ArquivoCampo obrigatório - Selecione o arquivo do seu computador.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema seleciona o arquivo de leitura anormalidade desejado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da atualização, com base no arquivo informado.


Referências

Termos Principais

Micromedição



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/micromedicao/atualizar_leitura_e_anormalidade.txt · Última modificação: 24/01/2018 17:36 por tadeu.sarmento