Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:pesquisar_cliente

Pesquisar Cliente

Esta opção do sistema permite pesquisar os clientes existentes na base de dados. Quando for acionada por outra tela de pesquisa, é acrescentado o botão . Quando for acionada por uma tela do tipo filtro, o resultado da pesquisa apresenta, também, os clientes inativos. Neste caso, os itens inativos serão apresentados na cor vermelha.



Agora, preencha os campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique em . Em seguida, o sistema traz a tabela com a relação dos clientes encontrados na base de dados, de acordo com os argumentos de pesquisa informados:



Agora, clique sobre o link correspondente ao nome do cliente desejado, para que o sistema feche a tela de pesquisa e retorne para a tela que originou a chamada.

Atenção: para a DESO, caso a tela de pesquisa tenha sido acionada através da Inserir Cliente, clicando sobre o link correspondente ao nome do cliente, o sistema acessa a Atualizar Cliente, carregando os dados do nome selecionado para atualização.

No caso de ter sido acionada a partir do botão , no processo de inclusão de cliente, o controle do sistema é redirecionado para a funcionalidade correspondente. Caso não tenha encontrado o cliente desejado, clique no botão para retornar à tela Pesquisar Cliente e informar um novo conjunto de parâmetros.

Quando a quantidade de clientes encontrados ultrapassar 10 (dez) registros, o sistema monta um mecanismo de paginação no rodapé da página. Serão geradas tantas páginas quantas forem necessárias, considerando o limite de 10 (dez) registros por página.


Preenchimento dos campos

CampoDescrição do Campo
Tipo ClienteSelecione um dos tipos de clientes apresentados na lista de tipos ao lado do campo.
Nome Receita FederalCampo visualizado conforme parametrização. Informe o nome do cliente na Receita Federal, ou parte do nome do cliente. Faça a opção pelo mecanismo de pesquisa a ser aplicado no nome do cliente:
1) Iniciando pelo texto: O argumento de pesquisa informado corresponderá às primeiras letras do nome do cliente.
2) Contendo o texto: O argumento de pesquisa informado estará contido em qualquer parte do nome do cliente.
Observação: Não se preocupe com acentuação e caracteres especiais; nem com maiúsculas e minúsculas; pois o sistema se encarregará de eliminar estas diferenças.
Nome CompletoInforme o nome completo do cliente.
Nome Abreviado Informe parte do nome do cliente. Faça a opção pelo mecanismo de pesquisa a ser aplicado no nome do cliente:
1) Iniciando pelo texto: O argumento de pesquisa informado corresponderá às primeiras letras do nome do cliente.
2) Contendo o texto: O argumento de pesquisa informado estará contido em qualquer parte do nome do cliente.
Observação: Não se preocupe com acentuação e caracteres especiais; nem com maiúsculas e minúsculas; pois o sistema se encarregará de eliminar estas diferenças.
CPFInforme o número do CPF do cliente que deseja encontrar. Os campos CPFe CNPJ são exclusivos. Se informar um deles, não informar o outro.
RGInforme o número do RG do cliente que deseja encontrar. Os campos RG e CNPJ são exclusivos. Se informar um deles, não informar o outro.
CNPJInforme o número do CNPJ do cliente que deseja encontrar.
CEPInforme o código do CEP do endereço do cliente. Para obter melhores detalhes sobre o CEP, clique no link Pesquisar CEP
MunicípioInforme o código de um município existente e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de popup, onde é possível efetuar a pesquisa de municípios no cadastro, conforme exemplo AQUI. Após a informação do código de um município existente, ou da seleção de um município na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do município no campo correspondente.
Caso deseje limpar o campo, clique no botão associado ao campo Município.
BairroInforme o código de um bairro existente e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de popup, onde é possível efetuar a pesquisa de bairros no cadastro. Após a informação do código de um bairro existente, ou da seleção de um bairro na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do bairro no campo correspondente.
Caso deseje limpar o campo, clique no botão associado ao campo Bairro.
LogradouroInforme o código de um logradouro existente e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de popup, onde é possível Pesquisar Logradouro no cadastro. Após a informação do código de um logradouro existente, ou da seleção de um logradouro na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do logradouro no campo correspondente.
Caso deseje limpar o campo, clique no botão associado ao campo Logradouro.
Esfera de Poder Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
Indicador de Uso Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um Arrecador, informando os parâmetros desejados.


Referências

Termos Principais

Vídeos

Pesquisar Cliente



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/pesquisar_cliente.txt · Última modificação: 01/07/2019 14:54 por tadeu.sarmento