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R0717 - Relatório do Saldo do Contas a Receber

O objetivo dessa funcionalidade é gerar o relatório do Saldo do Contas a Receber, subdividido pelos seguintes grupos: documentos emitidos (contas e guias de pagamento), financiamentos a cobrar (curto e longo prazo), parcelamentos a cobrar (curto e longo prazo), além dos créditos por realizar. Cada grupo é apresentado subdividido pelos diversos itens que o compõem. Também são apresentados os valores considerados como créditos de liquidação duvidosa (Provisão para Devedores Duvidosos - PDD) e as deduções ao Contas a Receber, visualizando, ao final, o valor líquido do Contas a Receber.

A funcionalidade pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Relatório >Financeiro > R0717 - Relatório do Saldo do Contas a Receber Contábil. Feito isso, o sistema visualiza a tela de filtro abaixo:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.


No campo Mês/Ano de Referência Contábil informe obrigatoriamente, no formato MM/AAAA, o mês e o ano de referência dos documentos que serão visualizados. Depois, defina obrigatoriamente a Geração do Relatório Com Perdas, Sem Perdas ou Todos. Em caso positivo (Com Perdas ou Todos) escolha o Tipo de Perda. No caso da opção Perdas Societárias, o relatório é apresentado considerando os lançamentos marcados com perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa (PECLD).

Em seguida, selecione a Opção de Totalização que agrupará os imóveis do relatório, lembrando que esse campo também é de preenchimento obrigatório (para mais detalhes sobre o preenchimento dos campos clique aqui).

Feito isso, clique em . O sistema disponibiliza dois formatos para a geração do relatório:



Depois de escolher um, o sistema gera o relatório de acordo com os parâmetros informados. A seguir, vamos ver as páginas do relatório, com a descrição de seus itens. Para aumentar as imagens, clique sobre elas:


Modelo do R0717 - Relatório do Saldo do Contas a Receber

A seguir, vamos ver cada página do relatório, com a descrição de seus itens. Para aumentar as imagens, clique sobre elas:

R0717 - Relatório do Saldo do Contas a Receber Página 1


R0717 - Relatório do Saldo do Contas a Receber Página 2


R0717 - Relatório do Saldo do Contas a Receber Página 3 e 4


Itens do Relatório do Saldo do Contas a Receber

  1. DOCUMENTOS EMITIDOS - Título correspondente ao saldo das contas e guias de pagamento, existentes no Contas a Receber da empresa.
    1. ÁGUA - Valor total de água das contas em aberto, ao final do mês de referência.
    2. ESGOTO - Valor total de esgoto das contas em aberto, ao final do mês de referência.
    3. FINANCIAMENTOS COBRADOS - Valor total dos financiamentos cobrados em aberto das contas, ao final do mês de referência.
      1. TARIFA DE ÁGUA.
      2. DEVOLUÇÕES.
      3. TAXAS DE EXPEDIENTE.
      4. SERVIÇOS EM LIGAÇÃO DE ÁGUA.
      5. LIGAÇÕES DE ESGOTO.
      6. LIGAÇÕES DE ÁGUA.
      7. RELIGAÇÕES E SANSAÇÕES.
      8. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.
      9. SERVIÇOS EM LIGAÇÃO DE ESGOTO.
      10. TARIFA DE ESGOTO.
      11. SERVIÇOS DE HIDRÔMETRO.
      12. SERVIÇOS DÍVIDA ATIVA.
      13. OUTROS SERVIÇOS.
    4. PARCELAMENTOS COBRADOS - Valor total dos parcelamentos cobrados em aberto das contas, ao final do mês de referência.
      1. JUROS DE PARCELAMENTO POR EXECUÇÃO FISCAL.
      2. JUROS DE PARCELAMENTO.
      3. ESGOTO - DÍVIDA ATIVA.
      4. ÁGUA - EXECUÇÃO.
      5. TARIFA DE ÁGUA.
      6. SERVIÇOS - DÍVIDA ATIVA.
      7. ESGOTO EXECUÇÃO.
      8. ÁGUA - DÍVIDA ATIVA.
      9. SERVIÇOS EXECUÇÃO.
      10. TARIFA DE ESGOTO.
      11. SERVIÇOS EM LIGAÇÃO DE ÁGUA.
      12. JUROS DE PARCELAMENTO DÍVIDA ATIVA.
    5. ENTRADAS DE PARCELAMENTO - Valor total das entradas de parcelamentos que se encontraram em aberto, ao final do mês de referência.
    6. PARCELAMENTO POR GUIA - Valor total das guias de pagamento de parcelamentos que se encontraram em aberto ao final do mês de referência.
    7. GUIAS DE PAGAMENTO - Título correspondente às demais guias de pagamento de parcelamentos que se encontraram em aberto ao final do mês de referência:
      1. ANÁLISE DE FISCALIZAÇÃO.
      2. RELIGAÇÕES E SANÇÕES.
      3. LIGAÇÕES DE ÁGUA.
      4. SERVIÇOS EM LIGAÇÃO DE ESGOTO.
      5. TARIFA DE ESGOTO.
      6. LIGAÇÕES DE ESGOTO
      7. TARIFA DE ÁGUA.
      8. SERVIÇOS EM LIGAÇÃO DE ÁGUA.
      9. REAJUSTE E CORREÇÃO.
      10. MULTA.
      11. TAXA DE EXPEDIENTE.
      12. SERVIÇOS DE HIDRÔMETRO.
    8. CONTAS PAGAS EM DUPLICIDADE OU EXCESSO - Valor total dos créditos concedidos nas contas em aberto, referentes às contas pagas em duplicidade ou a maior, reduzindo o Contas a Receber.
    9. DESCONTOS CONCEDIDOS - Valor total dos descontos concedidos nas contas em aberto, referentes às contas pagas em duplicidade ou a maior, reduzindo o Contas a Receber.
    10. DESCONTOS CONDICIONAIS - Valor total dos descontos condicionais concedidos nas contas em aberto, referentes às contas pagas em duplicidade ou a maior, reduzindo o Contas a Receber.
    11. VALORES COBRADOS INDEVIDAMENTE - Valor total dos créditos concedidos por valores cobrados indevidamente, que estão contidas nas contas em aberto ao final do mês de referência, reduzindo o Contas a Receber.
    12. TOTAL - Valor total das contas e guias de pagamento em aberto ao final do mês de referência, considerando os créditos concedidos.
  2. FINANCIAMENTOS A COBRAR: Título correspondente às prestações ainda não cobradas dos financiamentos realizados, de curto e longo prazo.
    1. FINANCIAMENTOS A COBRAR DE CURTO PRAZO - Título correspondente às prestações que serão cobradas no curto prazo nos próximos doze meses dos financiamentos realizados.
      1. TARIFA DE ÁGUA.
      2. TARIFA DE ESGOTO.
      3. SERVIÇOS DE HIDRÔMETRO.
      4. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.
      5. RELIGAÇÕES E SANÇÕES.
      6. LIGAÇÕES DE ÁGUA.
      7. OUTROS SERVIÇOS.
      8. LIGAÇÕES DE ESGOTO.
      9. TAXA DE EXPEDIENTE.
      10. SERVIÇOS EM LIGAÇÃO DE ÁGUA.
      11. SUBTOTAL - Subtotal da soma dos valores dos financiamentos a cobrar de curto prazo.
    2. FINANCIAMENTOS A COBRAR DE LONGO PRAZO - Título correspondente às prestações que serão cobradas após doze meses dos financiamentos realizados.
      1. OUTROS SERVIÇOS.
      2. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.
      3. SUBTOTAL - Subtotal da soma dos valores dos financiamentos a cobrar de longo prazo.
    3. TOTAL - Total da soma dos valores dos financiamentos de curto e longo prazo.
  3. CRÉDITOS A REALIZAR - Título correspondente ao valor total dos créditos que ainda serão concedidos nas contas, reduzindo o Contas a Receber.
    1. CONTAS PAGAS EM DUPLICIDADE OU EXCESSO.
    2. VALORES COBRADOS INDEVIDAMENTE.
    3. DESCONTOS CONDICIONAIS.
    4. TOTAL - Total correspondente à soma dos valores dos créditos a realizar.
  4. PARCELAMENTOS A COBRAR CURTO PRAZO - Título correspondente às prestações que serão cobradas no curto prazo nos próximos doze meses dos parcelamentos realizados.
    1. DOCUMENTOS EMITIDOS.
    2. FINANCIAMENTOS A COBRAR DE CURTO PRAZO.
    3. PARCELAMENTOS A COBRAR DE CURTO PRAZO.
    4. JUROS COBRADOS.
    5. DESCONTOS CONCEDIDOS - Valor dos descontos concedidos no parcelamento a cobrar de curto prazo que registram as reduções relacionadas ao valor líquido final do relatório, reduzindo o Contas a Receber.
    6. TOTAL - Total correspondente à soma dos valores dos parcelamentos a cobrar de curto prazo, menos os descontos.
  5. PARCELAMENTOS A COBRAR LONGO PRAZO - Título correspondente às prestações que serão cobradas após doze meses dos financiamentos realizados.
    1. DOCUMENTOS EMITIDOS.
    2. FINANCIAMENTOS A COBRAR DE CURTO PRAZO.
    3. PARCELAMENTOS A COBRAR DE CURTO PRAZO.
    4. JUROS COBRADOS.
    5. DESCONTOS CONCEDIDOS - Valor dos descontos concedidos no parcelamento a cobrar de longo prazo que registram as reduções relacionadas ao valor líquido final do relatório, reduzindo o Contas a Receber.
    6. TOTAL - Total correspondente à soma dos valores dos parcelamentos a cobrar de longo prazo, menos os descontos.
  6. TOTAL DO CONTAS A RECEBER - Saldo total do Contas a Receber da empresa.
  7. DEDUÇÕES AO CONTAS A RECEBER - Título correspondente às deduções do Contas a Receber ao final do mês de referência.
    1. RECEBIMENTOS NÃO IDENTIFICADOS.
    2. TOTAL - Total correspondente aos valores das deduções do Contas a Receber no mês de referência.
  8. VALOR LÍQUIDO DO CONTAS A RECEBER - Valor líquido do Contas a Receber, considerando as deduções ao final do mês de referência.
  9. IMPOSTOS DEDUZIDOS - Total dos impostos deduzidos das contas em aberto dos órgãos públicos federais ao final do mês de referência (Itens de 2.2.4 a 9 visualizados na Página 3 e 4).


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Mês/Ano de Referência ContábilCampo Obrigatório. Selecione, no formato MM/AAAA, entre as opções disponibilizadas pelo sistema, o mês e o ano de referência dos documentos que serão visualizados.
Geração do RelatórioCampo Obrigatório. Selecione, das opções disponibilizadas: Com Perdas, Sem Perdas ou Todos.
Tipo de PerdaCampo Obrigatório. Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema. No caso da opção Perdas Societárias, o relatório é apresentado considerando os lançamentos marcados com perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa (PECLD).
Opção de TotalizaçãoCampo Obrigatório. Selecione a opção de totalização que agrupará os imóveis do relatório.
As opções são: Estado, Estado por Gerência Regional, Estado por Unidade de Negócio, Estado por Localidade, Estado por Município, Gerência Regional, Gerência Regional por Unidade de Negócio, Gerência Regional por Localidade, Unidade de Negócio por Localidade, Unidade de Negócio, Localidade ou Município.
No caso da Localidade ou do Município, informe o código da localidade ou município do imóvel com até três (3) ou quatro (4) dígitos respectivamente ou clique em para selecionar a localidade ou município desejado, conforme descrito AQUI ou AQUI. O nome da localidade ou município será exibido ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique em ao lado do campo de exibição.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema realiza uma consulta do campo desejado na base de dados do sistema.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório do saldo do Contas a Receber contábil de acordo com os parâmetros informados.


Referências

Termos Principais

Vídeos

R0717 - Relatório do Saldo do Contas a Receber

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