Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:seguranca:inserir_operacao

Inserir Operação

O objetivo desta funcionalidade é inserir os dados de uma operação para acesso ao sistema. Ela pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Segurança > Acesso > Operação > Inserir Operação. Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Acima, informe, obrigatoriamente, os campos sinalizados por um asterisco vermelho. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Em seguida, clique em . O sistema checa algumas validações.

Quando informado o campo Tipo de Operação, o sistema habilita o botão . Clicando nele, é exibido o popup a seguir:



Agora, clique em para pesquisar a tabela para inserção:



Acima, informe os campos de pesquisa e clique em . O sistema exibe as tabelas que atenderam ao filtro.



Para confirmar a seleção, clique no link do campo Descrição. Feito isso, o sistema retorna para a tela inicial com os dados da tabela preenchidos. Para pesquisar a operação no campo Operação de Pesquisa, clique em . Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir.



Agora, informe os campos e clique em . O sistema exibe as operações que atenderam ao filtro.



Como resultado da pesquisa, o sistema exibe a tela acima. Clique no link do campo Descrição da Operação para preenchimento da tela de cadastramento da operação.


Validações do Sistema

  1. Verificar existência da descrição:
    1. Caso a descrição já exista, o sistema exibe a mensagem: A descrição « descrição » já existe para outra Operação. Informe outra.
  2. Validar caminho U.R.L.
    1. Caso o caminho U.R.L. informado não esteja dentro do padrão, o sistema exibe a mensagem: Caminho U.R.L. inválido. Informe outro.
  3. Verificar existência de dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção e cancela a operação.
  4. Verificar existência da funcionalidade:
    1. Caso a funcionalidade não exista, o sistema exibe a mensagem: Funcionalidade inexistente. Informe outra.
  5. Verificar existência do argumento de pesquisa:
    1. Caso o argumento de pesquisa não exista, o sistema exibe a mensagem: Argumento de Pesquisa inexistente. Informe outro.
  6. Verificar existência da tabela:
    1. Caso a tabela não exista, o sistema exibe a mensagem: Tabela inexistente. Informe outra.
  7. Verificar existência da operação:
    1. Caso a operação não exista, o sistema exibe a mensagem: Operação inexistente. Informe outra.
  8. Verificar tipo da operação:
    1. Caso a operação não corresponda a uma operação de pesquisa, o sistema exibe a mensagem: Operação informada não é uma operação do tipo pesquisar. Informe outra.
  9. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da operação, o sistema exibe a mensagem: Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado ».
  10. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem « descrição da função » efetuada com sucesso.
  11. Verificar argumento de pesquisa:
    1. Caso o argumento de pesquisa não seja a chave primária da tabela, o sistema exibe a mensagem: Argumento de Pesquisa não é a chave primária da tabela. Informe outro.
    2. Caso o argumento de pesquisa já esteja associado a outra operação de pesquisa, o sistema exibe a mensagem: Argumento de Pesquisa já é o argumento de pesquisa da operação « xxxxxxx ». Informe outro.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
DescriçãoCampo obrigatório. Informe a descrição da operação.
Descrição AbreviadaCampo obrigatório. Informe a descrição abreviada da operação.
Caminho U.R.L.Campo obrigatório. Informe o caminho da U.R.L. de acordo com o padrão.
FuncionalidadeCampo obrigatório. Informe o código da funcionalidade, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão para selecionar a funcionalidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Tipo da OperaçãoCampo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Argumento de PesquisaCampo obrigatório. Informe o código do argumento de pesquisa, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão para selecionar o argumento desejado. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
TabelasPara adicionar tabelas par a operação, clique no botão . Esta operação pode ser repetida várias vezes. Caso deseje remover alguma tabela cadastrada, clique no botão (campo na tela: Remover).
Operação de PesquisaCampo obrigatório Informe o código da operação, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão para selecionar a categoria desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar um ou mais itens de operação.
Ao clicar neste botão, o sistema permite remover o item Tabela cadastrado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha o popup e retorna para a tela inicial.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) item(ns) selecionado(s) da base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos informados.
Ao clicar neste botão, efetua a pesquisa das operações no banco de dados. Clicando sobre o link do resultado, o sistema retorna para a tela principal que chamou o popup com os dados preenchidos.


Referências

Termos Principais

Acesso

Segurança

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/seguranca/inserir_operacao.txt · Última modificação: 06/07/2018 16:44 por tadeu.sarmento