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Ferramentas do site


ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso

Inserir Solicitação de Acesso

O objetivo desta funcionalidade é incluir uma nova solicitação de acesso ao GSAN, para funcionários da empresa ou prestadores de serviços, informando  o superior hierárquico responsável pela autorização do acesso.

Ela pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Segurança > Acesso > Solicitação de Acesso > Inserir Solicitação de Acesso. Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:


Observação

Informamos que os dados exibidos na tela a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Acima, o sistema exibe a Matrícula e o nome do usuário que efetuou o login. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI.

Na funcionalidade de Inserir/Atualizar Solicitação de Acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (por nível ou por grupo especial), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado. A funcionalidade contempla ainda a abrangência dos usuários e a verificação se o usuário tem apenas um grupo de acesso. Antes da inserção, o sistema efetua algumas validações:

O campo Competência para Retificação foi incluído na funcionalidade de Inserir/Atualizar/Autorizar solicitação de acesso.

A funcionalidade de Retificar Contas foi alterada para verificar se o usuário logado no sistema tem competência para retificar conta. Caso não possua, a retificação só é permitida se o grupo ao qual o usuário pertence tiver essa competência.

A funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso deve ter uma permissão especial para preencher esse campo (competência de retificação).

Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:

  • Verificar se o funcionário informado como responsável da autorização tem permissão para esse tipo de operação;
  • Verificar se o usuário informado para revalidar senha de acesso tem permissão para esse tipo de operação;
  • Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA) para que esses grupos só sejam exibidos para seleção na solicitação de acesso quando o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais.

Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema faz o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas.

Por exemplo, no e-mail será acrescentada: O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE.

Será enviado e-mail para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso.

O sistema realiza uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.

Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais da solicitação de acesso.

O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança; caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.

Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado.

O acesso às funcionalidades Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso não será mais limitado, apenas, para funcionário. O solicitante pode ser um usuário do sistema. A funcionalidade foi alterada para validar se o tipo de usuário, que está logado no sistema, tem indicação para Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso.

Exemplo: se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = Sim, o sistema disponibiliza as funcionalidades Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.


Validações do Sistema

  1. Verificar existência de dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção e cancela a operação.
  2. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da solicitação de acesso, o sistema exibe a mensagem: Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado ».
  3. Verificar sucesso da operação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Solicitação de Acesso inserida com sucesso.
  4. Verificar existência da Unidade Organizacional:
    1. Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: Unidade Organizacional inexistente.
  5. Validar CPF:
    1. Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, ou o número do CPF esteja com todos os dígitos repetidos, o sistema exibe a mensagem: CPF inválido.
    2. Caso exista outro usuário cadastrado com o mesmo número do CPF:
      1. Caso a solicitação de acesso esteja AUTORIZADA:
        1. Caso o usuário cadastrado para este CPF tenha situação igual a INATIVO, o sistema guarda a solicitação anterior.
        2. Caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Usuário com CPF « CPF informado » já cadastrado.
        3. Caso contrário, exibe a mensagem: Já existe uma Solicitação Acesso cadastrada para este CPF aguardando autorização.
  6. Validar Data:
    1. Caso a data informada não seja uma data válida, o sistema exibe a mensagem: Data de nascimento informada inválida.
    2. Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 18 anos de idade, o sistema exibe a mensagem: O funcionário terá que possuir, no mínimo, 18 anos de idade.
  7. Verificar existência do funcionário:
    1. Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: Funcionário inexistente.
  8. Validar Período:
    1. Caso o inicio do período seja maior que o fim do período, o sistema exibe a mensagem: Período Inválido.
    2. Caso a diferença de meses entre o período inicial e o final seja superior a 12 meses, o sistema exibe a mensagem: Período de cadastramento não pode ser superior a 12 meses e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Funcionário Solicitante: 
MatrículaCampo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico: 
MatrículaCampo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Notificar Responsável por E-mailCaso a opção informada seja Sim, o sistema encaminha um e-mail automático para o autorizador, caso seja Não, o e-mail não é encaminhado.
Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido: 
Matrícula/CPFCampo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. O sistema exibe o nome correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos 
Matrícula/CPFInforme a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Usuário 
Tipo de usuárioCampo obrigatório - Deve ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema. Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = Sim, e o tipo de usuário seja Prestador de Serviço, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado. Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem é dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.
EmpresaEste campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e fica disponível para seleção quando o Tipo de Usuário for Prestador de Serviço. Quando o usuário for funcionário, o campo é exibido, mas não permite alteração.
Matrícula do FuncionárioInforme a matrícula do funcionário, caso o Tipo de Usuário não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Nome do UsuárioInforme o nome do usuário quando o Tipo de Usuário for prestador de serviço. Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo fica indisponível.
Número do CPFCampo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.
Data de NascimentoCampo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Data - Calendário, ao lado do campo.
Unidade de LotaçãoCampo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Este campo pode ser modificado pelo usuário.
LoginCampo obrigatório - Caso o Tipo de Usuário seja Prestador de Serviço deve ser preenchido com o CPF do solicitante de acesso. Caso seja funcionário, deve ser preenchido com a matrícula.
E-mailCampo obrigatório - Deve ser preenchido com um e-mail válido. Este campo pode ser modificado pelo usuário.
Período de CadastramentoCampo obrigatório - Deve ser preenchido com as datas de inicio e fim do período de cadastramento. O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano). Opcionalmente pode ser escolhida a data clicando no botão , link Pesquisar Data - Calendário, ao lado do campo. Este campo pode ser modificado pelo usuário.
Competência para RetificaçãoEste campo deve ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo.
Acesso do Usuário: 
Abrangência do AcessoCampo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Gerência RegionalCaso a Abrangência do Acesso selecionada seja GERÊNCIA REGIONAL este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Unidade de NegócioCaso a Abrangência de Acesso selecionada seja UNIDADE DE NEGÓCIO este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
LocalidadeCaso a Abrangência do Acesso selecionada seja LOCALIDADE este campo é habilitado. Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Localidade, ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
NívelSelecionar uma das opções de Grupo de Acesso ao qual o solicitante fica vinculado.
EspecialSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Permissões EspeciaisNeste quadro são disponibilizadas as permissões especiais que podem ser liberadas para o solicitante. Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresenta uma tela de pesquisa para o domínio do campo.
Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.
Ao acionar este botão, o sistema abre uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Utilize este botão para efetivar a transação.


Referências

Termos Principais

Solicitação de Acesso



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ajuda/seguranca/inserir_solicitacao_de_acesso.txt · Última modificação: 09/07/2018 14:19 por tadeu.sarmento