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Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:seguranca:inserir_usuario

Inserir Usuário

Esta funcionalidade permite a inserção de um novo usuário no sistema. Ela pode ser acessada via Menu do Sistema, através do caminho GSAN > Segurança > Acesso > Usuário > Inserir Usuário.

Feito isso, o sistema exibe a tela abaixo para que os dados do usuário sejam informados:

Note que a tela já abre na aba de Dados Gerais. A aba seguinte é a de Acessos do Usuário.


A funcionalidade de Inserir Usuário foi parametrizada para permitir alterar ou não a abrangência de acesso e os grupos de acesso envolvidos no uso do sistema. Também foi parametrizada para que o usuário possa pertencer a mais de um grupo de acesso ou a apenas um grupo de acesso. O e-mail cadastrado do usuário deverá ser o corporativo ou qualquer outro e-mail que esteja cadastrado.


Verificando existência de dados

Depois de preenchidos os campos (verifique a descrição e o preenchimento dos campos aqui e aqui), o sistema fará a validação dos dados informados.

  1. Caso algum dado informado não exista na tabela da base de dados, será exibida a mensagem Tabela « nome da tabela » inexistente e a operação será cancelada.
  2. Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção e a operação será cancelada.


Verificando existência da unidade

No que se refere à existência da unidade organizacional:

  1. Caso o código da unidade não exista no sistema, será exibida a mensagem Unidade inexistente.


Verificando nível da unidade de lotação

Caso alguma das cinco condições apresentadas abaixo sejam verdadeiras, será exibida a mensagem Usuário « login do usuário que estiver efetuando a inserção » não tem permissão para inserir o usuário « login do usuário que esteja sendo incluindo »:

  1. Caso o usuário que estiver efetuando a inserção não esteja associado ao grupo de administradores;
  2. Caso a unidade organizacional do usuário que estiver efetuando a inserção seja diferente da informada;
  3. Caso o nível da unidade organizacional do usuário que estiver efetuando a inserção seja maior ou igual ao nível da Unidade de Lotação informada;
  4. Caso o nível da unidade organizacional do usuário que estiver efetuando a inserção seja menor que o nível da Unidade de Lotação informada e não estiver na mesma hierarquia;
  5. Caso o nível da Unidade de Lotação informada esteja nulo.


Verificando existência do funcionário

Quanto ao preenchimento do campo funcionário:

  1. Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, será exibida a mensagem Funcionário inexistente.


Validando a data

Para o preenchimento das datas, é bom se atentar para as seguintes validações:

  1. Caso a data esteja inválida, será exibida a mensagem Data inválida.
  2. Caso o indicador de Rotina Batch ou Internet estejam selecionados como SIM nenhum procedimento é realizado.
  3. Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 15 anos de idade, será exibida a mensagem O usuário terá que possuir, no mínimo, 15 anos de idade.
  4. Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha entre 15 e 17 anos de idade, será exibida a mensagem Confirma inclusão de usuário com idade inferior a 18 anos de idade?. Caso selecione SIM, o sistema continua com a inclusão do usuário.


Verificando data inicial

  1. Caso a data inicial seja posterior à data corrente, será exibida a mensagem Data Inicial do Período é posterior a « Data Corrente ».


Verificando data final

  1. Caso a data final seja anterior à data inicial, será exibida a mensagem Data Final do Período é anterior à Data Inicial do Período.
  2. Caso a data final seja anterior à data corrente, será exibida a mensagem Data Final do Período é anterior a « Data Corrente ».


Verificando existência do login

Quanto à existência do login:

  1. Caso o login já exista no sistema, será exibida a mensagem O login « Login » já existe. Informe outro.


Verificando existência do e-mail

  1. Caso o e-mail informado já exista no sistema, será exibida a mensagem O e-mail « E-mail » já existe para outro usuário. Informe outro.


Verificando validade do e-mail

  1. Caso o e-mail informado esteja fora do padrão de codificação, será exibida a mensagem E-mail inválido. Informe outro.


Verificando existência do elo

  1. Caso o código do elo (de um agrupamento de localidades) não exista no sistema, será exibida a mensagem Elo inexistente.
  2. Caso o código informado não seja um elo, será exibida a mensagem Localidade informada não é um Elo.


Verificando existência da localidade

  1. Caso o código da localidade não exista no sistema, será exibida a mensagem Localidade inexistente.


Verificando preenchimento dos campos

  1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do usuário, será exibida a mensagem Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado ».


Verificando sucesso da transação

  1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem « descrição da função » efetuada com sucesso.


Verificando usuário administrador

  1. Caso o Tipo do Usuário que esteja realizando o cadastro seja tipo ADMINISTRADOR será exibida a descrição ADMINISTRADOR.


Validando CPF

  1. Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, será exibida a mensagem Dígito verificador do CPF não confere.
  2. Caso exista outro usuário cadastrado no sistema com o mesmo número do CPF, será exibida a mensagem CPF já informado para usuário « Nome do Usuário ».
  3. Caso o número do CPF seja todos os dígitos repetidos, será exibida a mensagem Número do CPF inválido.
  4. Caso o indicador de Rotina Batch ou Internet estejam selecionados como SIM, nenhum procedimento será realizado.


Validando matrícula informada

  1. Caso a matrícula do funcionário seja informada e não seja nula de acordo com as regras para sua composição, o sistema verifica sua existência antes que o processo evolua para as outras informações. Caso exista a matrícula informada, será exibida a mensagem Usuário informado existente para a matrícula « nome do usuário em xxxxxxxxxx.


Fornecendo Senha forte

  1. Caso a empresa controle senha forte, a senha deve seguir os seguintes critérios para envio da senha por email:
    1. Obrigatoriamente, a senha deve conter letras e números, com 8 caracteres;
    2. Não deve ser permitido caracteres repetidos em sequência com mais de 2 ocorrências.


Verificando existência do usuário batch

  1. Caso já exista um usuário indicado como Usuário Batch, será exibida a mensagem O usuário « nome do usuário em xxxxxxxxxxxxxxxx » já está indicado como “Rotina Batch.


Verificando existência do usuário internet

  1. Caso já exista um usuário indicado como Usuário Internet, será exibida a mensagem O usuário « nome do usuário em xxxxxxxxxxxxx » já está indicado como Internet.


Verificando bloqueio funcionalidade

  1. Caso o indicador de bloquear funcionalidade do usuário seja Sim, será exibida a mensagem Não é possível inserir usuário por essa funcionalidade. Necessário a utilização da funcionalidade inserir solicitação de acesso e cancela operação.


Conclusão do preenchimento dos campos

Depois de inserir os campos necessários corretamente, clique em . O sistema insere o novo usuário, visualizando a tela a seguir.


Tela de Sucesso


Preenchimento dos Campos - Aba Dados Gerais

CampoPreenchimento dos Campos
Tipo do UsuárioCampo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente ao tipo de usuário.
Regra associada: dependendo do tipo de usuário selecionado, os demais campos da aba Dados Gerais ficam habilitados ou não. Por exemplo: caso selecione o tipo Prestador de serviços, o campo Matricula do Funcionário é desabilitado, sendo obrigatório informar a Empresa do prestador de serviços. Ao contrário, selecionando o tipo Empregado, o campo Empresa é desabilitado, e o campo o campo Matricula do Funcionário é habilitado, uma vez que através da matrícula do funcionário (cadastrado AQUI) é possível utilizar seus dados para cadastrá-lo como usuário do GSAN, preenchendo automaticamente os campos Nome do Usuário, Número do CPF e Data de Nascimento, que ficam desabilitados para edição, além da Unidade Organizacional, com possibilidade de edição.
EmpresaCampo obrigatório. Selecione a empresa do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário, o campo empresa desabilita, selecionando a empresa principal.
Matricula do FuncionárioInforme a matrícula do funcionário, ou clique no ícone para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no ícone ao lado do campo em exibição. Caso o campo tipo de usuário selecionado não seja do tipo funcionário, o campo matrícula do funcionário será desabilitado.
Nome do UsuárioCampo obrigatório. Informe o nome do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário, o campo nome do usuário será desabilitado, informando o nome do funcionário.
Número do CPFCampo obrigatório. Informe o número do CPF válido.
Data de NascimentoCampo obrigatório. Informe a data de nascimento, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), ou clique no ícone , link Pesquisar Data, para selecionar a data desejada.
Unidade OrganizacionalCampo obrigatório. Informe o código da unidade organizacional ou clique no botão , link Pesquisar Unidade Organizacional, para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade organizacional será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Período de CadastramentoCampo obrigatório, caso o tipo de usuário não seja Funcionário; caso contrário, não deve ser informado. Informe as datas inicial e final, referente ao período de cadastramento do usuário, ou clique no botão , link Pesquisar Data, para selecionar as datas desejadas. A data final do período de cadastramento será a data de expiração do sistema. A data de expiração do sistema será a atual + a quantidade de dias de expiração parametrizada pela empresa, caso a data atual + a quantidade de dias seja menor que a data final de cadastramento.
LoginCampo obrigatório. Informe o login do usuário. Caso seja funcionário, a matrícula será preenchida pelo sistema, caso contrário, informe o CPF.
E-mailCampo obrigatório. Informe o e-mail do usuário.
Confirmação E-mailCampo obrigatório. Informe o mesmo e-mail informado no campo E-mail, para a confirmação.
Indicador de Usuário para Rotina BatchCampo obrigatório. Informe Sim para indicar usuário para rotina batch, caso contrário, marque a opção Não.
Indicador de Usuário para InternetCampo obrigatório. Informe Sim para indicar o usuário para rotina Internet, caso contrário, marque a opção Não.


Preenchimento dos Campos - Aba Acessos do Usuário

CampoPreenchimento dos Campos
Login Usuário de ReferênciaInforme o login do usuário de referência, caso deseje copiar o perfil de acesso de um usuário já cadastrado.
Abrangência de AcessoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à abrangência de acesso do usuário.
GerênciaSelecione a gerência do usuário, caso a abrangência de acesso seja de gerência.
Unidade NegócioSelecione a unidade de negócio do usuário, caso a abrangência de acesso seja de unidade de negócio.
Localidade PóloInforme o código do elo polo, ou clique no botão , link Pesquisar Elo Polo, para selecionar o elo desejado, caso a abrangência de acesso seja de elo polo. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
LocalidadeInforme o código da localidade, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para pesquisar a localidade desejada, caso a abrangência de acesso seja de localidade. O nome da localidade será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
GrupoCampo obrigatório. Para selecionar um grupo, clique sobre o item desejado, para selecionar mais de um grupo, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre os demais itens desejados.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data desejada, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), link Pesquisar Data.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite avançar para próxima aba, após preenchimento dos campos obrigatórios.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema conclui a inserção dos dados nas bases de dados.

Referências

Termos Principais

Vídeos

Inserir Usuário




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