Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:seguranca:manter_usuario

Manter Usuário

Esta funcionalidade permite manter os dados de acesso (restrições e permissões) do usuário. Ela pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho GSAN > Segurança > Acesso > Usuário > Manter Usuário.

Feito isso, o sistema exibe a tela abaixo para que os dados do usuário sejam informados:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Verificando a existência de dados

Depois de preenchidos os campos (veja a descrição e o preenchimento dos campos aqui e aqui), o sistema fará a validação dos dados informados.

  1. Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela « nome da tabela » inexistente e a operação será cancelada.
  2. Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção e a operação será cancelada.


Verificando a existência da unidade

  1. Caso o código da unidade não exista no sistema, será exibida a mensagem Unidade inexistente.


Verificando o nível da unidade de lotação

  1. Caso o usuário que estiver efetuando a atualização não esteja associado ao grupo de administradores:
    1. Caso a unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização seja diferente da Unidade de Lotação informada:
      1. Caso o nível da unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização seja maior ou igual ao nível da Unidade de Lotação informada, ou a unidade superior da Unidade de Lotação informada, no nível da unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização, seja diferente desta, exibir a mensagem Usuário « login do usuário que estiver efetuando a atualização » não tem permissão para atualizar o usuário « login do usuário que esteja sendo atualizado ». Nesse caso, nenhum procedimento será realizado.


Verificando a existência do funcionário

  1. Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, será exibida a mensagem Funcionário inexistente.


Validando a data

  1. Caso o indicador de Rotina Batch ou Internet estejam selecionados como SIM, nenhum procedimento será realizado.
  2. Caso a data esteja inválida, será exibida a mensagem Data inválida.
  3. Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 15 anos de idade, será exibida a mensagem O usuário terá que possuir, no mínimo, 15 anos de idade.
  4. Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha entre 15 e 17 anos de idade, será exibida a mensagem Confirma inclusão de usuário com idade inferior a 18 anos de idade?; SIM - Continua com a inclusão do usuário; NÃO - nenhum procedimento será realizado.


Verificando a data inicial

  1. Caso a data inicial seja posterior à data corrente, será exibida a mensagem Data Inicial do Período é posterior a « Data Corrente ».


Verificando a data final

  1. Caso a data final seja anterior à data inicial, será exibida a mensagem Data Final do Período é anterior à Data Inicial do Período.
  2. Caso a data final seja anterior à data corrente, será exibida a mensagem Data Final do Período é anterior a « Data Corrente ».


Verificando a permissão para atualização

  1. Caso o usuário que estiver efetuando a atualização não esteja associado ao grupo de administradores:
    1. Caso a unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização:
      1. Caso o nível da unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização, ou a unidade superior da Unidade de Lotação do usuário a ser atualizado, no nível da unidade de lotação do usuário que estiver efetuando a atualização, seja diferente desta, será exibida a mensagem Usuário « login do usuário que estiver efetuando a atualização » não tem permissão para atualizar o usuário « login do usuário que esteja sendo atualizado ».


Verificando existência do e-mail

  1. Caso o e-mail já exista no sistema, será exibida a mensagem: O e-mail « E-mail » já existe para outro usuário. Informe outro.


Verificando a validade do e-mail

  1. Caso o e-mail esteja fora do padrão de codificação, será exibida a mensagem: E-mail inválido. Informe outro.


Verificando existência do elo

  1. Caso o código do elo não exista, será exibida a mensagem Elo inexistente.
  2. Caso o código informado não seja um elo, será exibida a mensagem Localidade informada não é um Elo.


Verificando existência da localidade

  1. Caso o código da localidade não exista no sistema, será exibida a mensagem Localidade inexistente.


Verificando eliminação de todas as operações

  1. Caso o usuário desmarque todos os acessos às operações da funcionalidade, o sistema retira o check list da Funcionalidade.


Verificando preenchimento dos campos

  1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à atualização do usuário, será exibida a mensagem Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado ».


Verificando se usuário possui vínculos no sistema

  1. Caso o usuário tenha selecionado um usuário que possua outros vínculos no sistema, exceto com as tabelas USUÁRIO GRUPO, USUÁRIO GRUPO RESTRIÇÃO, e USUÁRIO PERMISSÃO ESPECIAL, o sistema exibe a mensagem Não é possível excluir o(s) usuário(s) selecionado(s) devido a vínculos com outras informações.


Verificando atualização realizada por outro usuário

  1. Caso o usuário esteja tentando atualizar/excluir um usuário e ele já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Esse usuário foi atualizado por outro usuário. Realize uma nova atualização.


Verificando sucesso da transação

  1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem « descrição da função » efetuada com sucesso.


Verificando situação do usuário

  1. Caso o usuário não esteja ATIVO, será exibida a mensagem O usuário « login do usuário que esteja sendo atualizado » está com situação correspondente a « xxxxxxxxx da tabela USUÁRIO SITUAÇÃO com xxxxxxx da tabela USUÁRIO ». Não é possível efetuar a atualização.


Verificando seleção de apenas um usuário

  1. Caso selecione mais de um usuário, será exibida a mensagem Só é possível selecionar um usuário para efetuar o controle de acessos.


Verificando grupos de acesso para o usuário

  1. Caso o usuário não esteja associado a nenhum grupo de acesso, será exibida a mensagem Usuário não está associado a nenhum grupo de acesso. Não é possível efetuar o controle de acessos.
  2. Caso não existam acessos autorizados para os grupos associados ao usuário, será exibida a mensagem Os grupos de acessos do Usuário não têm autorização para nenhuma funcionalidade. Não é possível efetuar o controle de acessos.


Verificando seleção de pelo menos um acesso

  1. Caso o usuário desmarque o acesso a todas as funcionalidades (todas as funcionalidades no Menu de Acesso sem o check list), será exibida a mensagem É necessário permitir o acesso a pelo menos um das operações das funcionalidades.


Validando CPF

  1. Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, será exibida a mensagem Dígito verificador do CPF não confere.
  2. Caso exista outro usuário cadastrado no sistema com o mesmo número do CPF, será exibida a mensagem CPF já informado para usuário « xxxxxxxxxx ».
  3. Caso o número do CPF estejam com todos os dígitos repetidos, será exibida a mensagem Número do CPF inválido.
  4. Caso o indicador de Rotina Batch ou Internet estejam selecionados como SIM, nenhuma ação será executada.


Verificando existência do usuário Batch

  1. Caso já exista um usuário indicado como Usuário Batch, será exibida a mensagem O usuário « nome do usuário » já está indicado como Rotina Batch.


Verificando existência do usuário internet

  1. Caso já exista um usuário indicado como Usuário Internet, será exibida a mensagem O usuário « nome do usuário em » já está indicado como Internet.


Verificando bloqueio funcionalidade

  1. Caso o indicador de bloquear funcionalidade do usuário seja sim, será exibida a mensagem Não é possível manter o usuário por essa funcionalidade. Necessário a utilização da funcionalidade manter solicitação de acesso. Em seguida, a operação é cancelada.

Preenchidos os campos necessários da tela Filtrar Usuário clique no botão: . Feito isso, o sistema acessa a tela de Manter Usuário:


Para atualizar os dados do usuário, clique no hiperlink do campo Nome do Usuário. Em seguida é visualizada a tela de Atualizar Usuário em duas abas: Dados Gerais, e Acessos do Usuário:


Faça as modificações que julgar necessárias, de acordo com as orientações para preenchimento dos campos, e clique no botão .

Na tela Manter Usuário selecione um usuário, e clique no botão . Serão exibidas as telas de controle de acessos do usuário. Selecione a funcionalidade e clique no botão . O sistema visualiza a próxima tela:


Selecione o módulo que deseja liberar para o usuário mantido e, em seguida, escolha a funcionalidade. Ao lado direito da tela aparecerá as operações da funcionalidade clicada. Marque uma ou mais operações da funcionalidade, a(s) qual(is) o usuário terá o acesso permitido e depois salve as alterações clicando no botão Salvar. Caso necessite, repita o processo para outras funcionalidades.

Clique na aba Acessos do Usuário, para liberar as permissões especiais para cada usuário:


Agora, é possível definir permissões especiais para o usuário. No exemplo acima, permitir que ele gere/encerre ordem de serviço quando sua unidade for diferente da unidade do registro de atendimento (RA).

Marque as opções que deseja e clique no botão . O sistema atualiza os dados do usuário:


Tela de Sucesso

Atenção: caso o usuário possa ter alguns privilégios de sistema, marcar as permissões especiais. Permissão especial é uma ação, no sistema, que só determinados usuários poderão efetuar. Exemplo: em parcelamento, na primeira aba, é perguntado se é para considerar os débitos a cobrar. Caso o usuário, que está fazendo esse parcelamento tenha permissão para parcelar sem incluir débito a cobrar, marca Sim ou Não no parcelamento; caso o usuário não tenha permissão especial, esse campo vem desabilitado.

Na tela Manter Usuário, caso queira gerar o relatório de Usuários Cadastrados, clique no ícone , e será exibido o relatório conforme modelo abaixo:



Preenchimento dos Campos - Aba Dados Gerais

CampoPreenchimento dos Campos
Tipo do UsuárioCampo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente ao tipo de usuário.
EmpresaCampo obrigatório. Selecione a empresa do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário, o campo empresa desabilita, selecionando a empresa principal.
Matricula do FuncionárioInforme a matrícula do funcionário, ou clique no ícone para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no ícone ao lado do campo em exibição. Caso o campo tipo de usuário selecionado não seja do tipo funcionário, o campo matrícula do funcionário será desabilitado.
Nome do UsuárioCampo obrigatório. Informe o nome do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário, o campo nome do usuário será desabilitado, informando o nome do funcionário.
Número do CPFCampo obrigatório. Informe o número do CPF válido.
Data de NascimentoCampo obrigatório. Informe a data de nascimento, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), ou clique no ícone , link Pesquisar Data, para selecionar a data desejada.
Unidade OrganizacionalCampo obrigatório. Informe o código da unidade organizacional ou clique no botão , link Pesquisar Unidade Organizacional, para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade organizacional será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Período de CadastramentoCampo obrigatório. Informe as datas inicial e final, referente ao período de cadastramento do usuário, ou clique no botão , link Pesquisar Data, para selecionar as datas desejadas. A data final do período de cadastramento será a data de expiração do sistema. A data de expiração do sistema será a atual + a quantidade de dias de expiração parametrizada pela empresa, caso a data atual + a quantidade de dias seja menor que a data final de cadastramento.
LoginCampo obrigatório. Informe o login do usuário. Caso seja funcionário, a matrícula será preenchida pelo sistema, caso contrário, informe o CPF.
E-mailCampo obrigatório. Informe o e-mail do usuário.
Confirmação E-mailCampo obrigatório. Informe o mesmo e-mail informado no campo E-mail, para a confirmação.
Indicador de Usuário para Rotina BatchCampo obrigatório. Informe Sim para indicar usuário para rotina batch, caso contrário, marque a opção Não.
Indicador de Usuário para InternetCampo obrigatório. Informe Sim para indicar o usuário para rotina Internet, caso contrário, marque a opção Não.


Preenchimento dos Campos - Aba Acessos do Usuário

CampoPreenchimento dos Campos
Abrangência de AcessoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à abrangência de acesso do usuário.
GerênciaSelecione a gerência do usuário, caso a abrangência de acesso seja de gerência.
Unidade NegócioSelecione a unidade de negócio do usuário, caso a abrangência de acesso seja de unidade de negócio.
Localidade PóloInforme o código do elo polo, ou clique no botão , link Pesquisar Elo Polo, para selecionar o elo desejado, caso a abrangência de acesso seja de elo polo. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
LocalidadeInforme o código da localidade, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para pesquisar a localidade desejada, caso a abrangência de acesso seja de localidade. O nome da localidade será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
GrupoCampo obrigatório. Para selecionar um grupo, clique sobre o item desejado, para selecionar mais de um grupo, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique sobre os demais itens desejados.
SituaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data desejada, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), link Pesquisar Data.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite avançar para próxima aba, após preenchimento dos campos obrigatórios.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema conclui a inserção dos dados nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a remoção do item selecionado.
Ao clicar neste botão, o sistema exibe a tela com as funcionalidades para liberação do acesso.
Ao clicar neste botão, o sistema exibe o Hint contendo as informações: Tipo, Abrangência, Nome, e Código.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório de Usuários Cadastrados.

Referências

Termos Principais

Vídeos

Manter Usuário




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