Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


treinamentos:livre:processos:cobranca:manual_nova_sistematica_de_cobranca

Tabela de conteúdos

Sistemática de Cobrança

Introdução

Este documento tem como objetivo orientar os usuários do sistema GSAN na Caern, sobre os procedimentos das ações de cobrança de débitos dos clientes, aqui chamados de Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1, que foi desenvolvida em conformidade com as Normas e Padrões estabelecidos pela companhia.

Não é objetivo deste documento esgotar todo assunto sobre Cobrança, portanto, para melhor entendimento deste processo, é necessário que o usuário tenha conhecimento dos conceitos do Módulo de Cobrança, do Sistema GSAN.

O documento está dividido em duas partes: a Parte I contém as regras de negócio básicas que regem a Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1; e a Parte II, trata dos procedimentos operacionais que auxiliam o usuário com permissão de acesso às funcionalidades.

A metodologia utilizada na Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1, melhora as ações de cobrança existentes, o processo de corte, a fiscalização dos imóveis com ramais cortados e suprimidos, e a atualização das informações nas bases de dados do sistema pela empresa prestadora de serviço das ações de cobrança.

Para suportar as melhorias, foram atualizados os procedimentos automatizados, parametrizando valores, criando novos indicadores, e gerando informações gerencias para emissão do Boletim de Medição.

Para ter acesso direto rápido às informações deste documento, o leitor pode consultar a Tabela de Conteúdos à direita.


Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1

As parametrizações que serão exigidas para o processo da Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1 são fundamentais para o sucesso da operação. Portanto, sugerimos o máximo de atenção do usuário do GSAN no exercício destas atividades.


1. PARTE I

Nesta primeira parte do documento, são encontradas as regras de negócio básicas, que regem a Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1. Portanto, é indispensável que o usuário tenha conhecimento dos conceitos do Módulo de Cobrança do Sistema GSAN.


1.1 Nova Sistemática de Cobrança

O processo da nova Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1 inicia-se com a parametrização e operacionalização do cadastro, continuando com a parametrização e operacionalização da cobrança. Na sequência, teremos a inserção/manutenção das ações de cobrança, o encerramento das ordens de serviços, finalizando com a operacionalização e a emissão do Boletim de Medição.


1.2 Ações de Cobrança

As ações de cobrança são procedimentos adotados pela Concessionária, com vistas ao resgate dos valores devidos pelos clientes. São formadas pelos instrumentos abaixo relacionados, entre outros. Por opção da companhia, ações predecessoras podem ser parametrizadas:

  1. Aviso de Débito - Será entregue ao cliente, junto com a conta de consumo mensal de água, mas pode ser emitido a qualquer momento por iniciativa da companhia;
  2. Visita de Cobrança - O sistema Gera Ordem de Serviço - OS - para visita ao imóvel, na tentativa de resgatar valores não pagos pelo cliente, podendo ser realizada pela companhia ou por empresa contratada;
  3. Ordem de Corte - O sistema Gera Ordem de Serviço - OS - para visita ao imóvel e efetivação da suspensão do fornecimento de água, podendo ser realizado pela companhia ou por empresa contratada;
  4. Ordem de Fiscalização - O sistema Gera Ordem de Serviço - OS - para visita ao imóvel, realizando procedimentos de fiscalização sobre ações já executadas, podendo ser realizado pela companhia ou por empresa contratada.


1.2.1 Aviso de Débito

O AVISO DE DÉBITO é gerado no processo de faturamento, e, a partir daí, inicia-se o processo de Ações de Cobrança com a entrega do documento anexado à fatura mensal ao cliente pela Caern, ou pelo seu representante autorizado.

As faturas relacionadas no AVISO DE DÉBITO correspondem àquelas que se encontram nas bases de dados, sem registros de pagamentos (em aberto) e vencidas, definidas em critérios de cobrança específico pela companhia.


1.2.2 Visita de Cobrança

Após a distribuição dos AVISOS DE DÉBITOS pode ser gerada a VISITA DE COBRANÇA, desde que a distribuição dos avisos seja predecessora desta ação, documento emitido e direcionado, automaticamente, pelo GSAN às empresas contratadas, objetivando o recebimento do débito sem a efetiva execução do corte de fornecimento de água do cliente.

A VISITA DE COBRANÇA é emitida tomando-se por base as quantidades fixadas nas rotas, que compõem os grupos de cobrança, e os possíveis parâmetros descritos abaixo, entre outros:

  1. O AVISO DE DÉBITO foi emitido de acordo com a parametrização;
  2. O cliente tem uma ou mais contas em aberto no AVISO emitido;
  3. O cliente consta débito superior a um determinado valor, parametrizado na tela Inserir/Manter Critério de Cobrança, Pop-up Adicionar Linha do Critério de Cobrança, campo Intervalo de Valor do Débito;
  4. Selecionadas as Ordens de Serviços - OS - com maior valor de débito, limitada à quantidade existente e fixada na rota.

A VISITA DE COBRANÇA tem um prazo de encerramento no sistema GSAN de D+ quantidade de dias úteis parametrizável, considerando a partir do recebimento dos documentos pela empresa contratada. Após esse período, as visitas serão canceladas por decurso de prazo e serão descontadas no Boletim de Medição - BM, automaticamente, pelo sistema, eliminando uma visita válida.


1.2.3 Ordem de Corte

A ORDEM DE CORTE será gerada e o arquivo enviado à empresa contratada após D+ quantidade de dias úteis parametrizável, considerando a partir da emissão da visita, caso o débito não tenha sido regularizado.

O sistema emitirá a ORDEM DE CORTE, documento hábil para realizar a interrupção do abastecimento (corte da ligação de água), gerada para o imóvel do cliente que recebeu a VISITA DE COBRANÇA (caso exista a execução, opção usado seja de Cronograma e exista visita no imóvel), e deve ser executada ou justificada pela empresa contratada até D+ quantidade de dias úteis parametrizável, considerando a data partir do envio dos arquivos.

As penalidades que serão aplicadas à contratada sobre as ordens de serviços canceladas por decurso de prazo, obedecerão aos mesmos critérios da VISITA DE COBRANÇA.


1.2.4 Ordem de Fiscalização

Após D+7 dias úteis da emissão da ORDEM DE CORTE, estando o imóvel na situação de Cortado (que foi realizado interrupção do abastecimento de água) no GSAN, será emitida a ORDEM DE FISCALIZAÇÂO, documento hábil para fiscalizar o imóvel cortado ou com suspeita de qualquer tipo de irregularidade.

O imóvel com ramal religado clandestinamente conforme ocorrência indicada pela fiscalização, retornará, automaticamente, para a condição de ligado no cadastro do GSAN, sendo cobrada a multa pela infração e o consumo fraudado:

  1. Multa pela infração - Será calculada tomando-se por base a tarifa mínima da categoria, em função do número de economias limitadas em quatro;
  2. Consumo fraudado - Será calculado pela média do consumo faturado, sendo cobrado, no mínimo, o equivalente ao mês anterior, e, no máximo, de 6 (seis) meses, tomando-se por base a data do corte do abastecimento.

Os imóveis religados pela fiscalização farão parte das ações de cobrança seguintes, até quando for emitida e executada a supressão do ramal predial.

As penalidades que serão aplicadas à contratada sobre as ordens de serviços canceladas por decurso de prazo, obedecerão aos mesmos critérios da VISITA DE COBRANÇA.


1.3 Encerramento do ciclo de cobrança

Após o encerramento de cada ciclo de cobrança, teremos o processo abaixo que complementa a Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1:


1.3.1 Fiscalização de Serviço

As Unidades de Negócio da companhia deverão emitir a FISCALIZAÇÂO DE SERVIÇOS, através do seguinte roteiro:

  1. Atendimento;
  2. Ordem de Serviço - O.S;
  3. Fiscalização;
  4. Gerar O.S. Seletiva de Fiscalização.

A quantidade mínima sugerida pelo sistema é de 2% (dois por cento) da quantidade de serviços executados (Visita, Corte, Religação, Ligação, Fiscalização), com período de execução de até 60 (sessenta) dias, podendo ser alterada em função da capacidade de execução de cada Unidade de Negócio da companhia.

Serão emitidas FISCALIZAÇÕES DE SERVIÇOS para todos os serviços justificados, e para os casos das justificativas informadas pela empresa contratada não aceitas pela Caern, o qual será eliminado um serviço válido correspondente no Boletim de Medição - BM. O serviço informado como executado quando caracterizado pela fiscalização como efetivamente não executado, será descontado, automaticamente, no BM dois serviços válidos correspondentes, além da aplicação da multa de 2% (dois por cento) sobre o valor do BM.

Caso a quantidade de serviços não executados, cujas justificativas não aceitas pela Caern seja superior a 5% (cinco por cento), além da penalidade prevista, será aplicada a multa de 2% (dois por cento) sobre o valor do BM.

A FISCALIZAÇÂO DE SERVIÇOS deve ser executada e informada no GSAN, pelo pessoal da Caern, em até 20 (vinte) dias da sua emissão e, dependendo da ocorrência indicada, penalizará, automaticamente, no primeiro BM a ser emitido para a empresa que executou o serviço, conforme critérios indicados no item anterior.


1.4 Emissão do BM – Boletim de Medição

Todos os serviços efetivamente executados, baixados no GSAN como CONCLUIDOS, serão pagos, independentemente do sucesso da ação, exceto quando esse não for aceito pela fiscalização da Caern.

Os serviços JUSTIFICADOS não serão pagos à empresa contratada, nem penalizados. Caso a justificativa não tenha sido aceita pela Caern, poderá haver penalidade à contratada e o serviço será descontado.

A TAXA DE SUCESSO, caso esteja parametrizado no contrato, só será paga a contratada quando houver regularização do débito após a execução da ação correspondente. Exemplo:

· Se a VISITA DE COBRANÇA for realizada e o débito for regularizado após a emissão da ORDEM DE CORTE, porém essa última não foi executada, a TAXA DE SUCESSO - TS não será paga;

· Se o débito for regularizado após a VISITA DE COBRANÇA e antes da emissão da ORDEM DE CORTE, caracterizou a TAXA DE SUCESSO - TS e será paga.

O Boletim de Medição - BM será gerado pelo sistema e deverá ser atestado pela Unidade de Negócio da companhia. Dependendo da parametrização que foi utilizada para processamento da Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1, ele pode ser emitido nas seguintes situações:

  1. Com base no Boletim de Medição - BM de cada Grupo de Cobrança encerrado;
  2. Com base no Boletim de Medição - BM de cada contrato com a Empresa terceirizada.

As penalidades previstas em contrato serão descontadas no Boletim de Medição - BM, automaticamente, em função das ordens CANCELADAS POR PRAZO / EXECUTADAS ou JUSTIFICADAS não atestadas pela fiscalização da Caern. A penalidade deve ser lançada no Boletim de Medição - BM gerado após a caracterização do fato.


1.5 Relatórios Gerenciais

O processo da Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1 disponibiliza os relatórios abaixo, que serão tratados na Parte II deste documento:

  1. R1152 Relatório Boletim Medição de Cobrança (Caminho: GSAN > Relatórios > Cobrança > R1152 – Rel Boletim Medição Cobrança);
  2. R1170 Gerar Relatório OS Situação (Caminho: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > R1170 - Gerar Relatório O.S. Situação).


2. PARTE II

Nesta segunda parte do documento, são tratados os procedimentos operacionais que auxiliam o usuário com permissão de acesso às funcionalidades da Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1.


2.1 Parametrização e Cadastro

Neste item será feita a parametrização e o cadastramento, que darão suporte ao processo de geração e emissão do Boletim de Medição:

  1. Empresa;
  2. Unidade Organizacional;
  3. Contrato; e
  4. Itens de Contrato.


2.1.1 Inserir Empresa

O processo da Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1 inicia-se com o cadastramento da empresa contratada (terceirizada). Caso a empresa já esteja cadastrada, o usuário deve seguir o fluxo do processo.

Para cadastramento de contratos é necessário incluir a empresa prestadora de serviço. Esta funcionalidade será encontrada no caminho: GSAN > Cadastro > Sistema Parâmetro > Inserir Empresa.

Verifica preenchimento dos campos:

  1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da empresa, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».

Para melhor entendimento sobre o cadastramento de empresa, a tela e as orientações de preenchimentos dos campos serão apresentados abaixo. Para finalizar o cadastramento, clique no botão .

Modelo da tela: Inserir Empresa

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
NomeCampo obrigatório - informe o nome da empresa.
Nome AbreviadoInforme o nome da empresa abreviado.
E-mailInforme o e-mail para futura troca de informação.
Empresa PrincipalCampo obrigatório - informe Sim se a empresa for a principal, caso contrário, informe Não.
Gestão MicromediçãoCampo obrigatório - Permite indicar se a empresa a ser cadastrada/ ou atualizada é uma empresa que realiza instalação ou substituição de hidrômetro, quando esses serviços são executados por empresas contratadas. Informe Sim, se a empresa faz parte da Gestão de micromedição, caso contrário, informe Não. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesso o link associado ao nome.
Indicador Empresa CobrançaCampo obrigatório - informe Sim se a empresa for de cobrança, caso contrário, informe Não.
Indicador LeituraCampo obrigatório - informe Sim se a empresa realiza leitura dos hidrômetros nos imóveis; caso contrário, informe Não.
Indicador Atualiza CadastroCampo obrigatório - informe Sim se a empresa atualiza cadastro, caso contrário, informe Não.
Indicador Empresa PPPInforme Sim se a empresa é PPP, caso contrário, informe Não. O valor default é Não.
Este campo não é disponível para as empresas que utilizam a versão do GSAN em Postgree.
Data do Inicio do ContratoInforme a data de inicio do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.
Data de Encerramento do ContratoInforme a data de encerramento do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.
Percentual do Pagamento das Contas CobradasInforme o percentual a ser pago como remuneração à empresa de cobrança pelos serviços realizados pela cobrança das contas.
Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.
Quantidade de Meses Para PagamentoInforme a quantidade de meses para pagamento.
Este campo somente será disponibilizado quando as datas de inicio e encerramento do contrato forem informadas.
Tipo de Remuneração Informar se a remuneração da empresa será por quantidade de contas ou por Remuneração por quantidade de dias vencidos
Quantidade Mínima de ContasInforme a quantidade mínima de contas para a faixa de remuneração.
Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.Caso o usuário tenha informado o campo Quantidade Mínima de Contas ou o campo Percentual da Faixa e não tenha adicionado nenhuma faixa na coleção de faixas de cobrança, o sistema exibe a mensagem Informe pelo menos uma Faixa de Cobrança
Percentual da FaixaInforme o percentual da faixa para remuneração.
Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim. Caso as informações de faixa de percentual de pagamento de cobrança estejam informadas, o sistema deverá verificar: Caso a soma dos percentuais de imóveis informados seja maior ou menor a 100,00, o sistema exibe a mensagem: Valor da soma dos percentuais de imóveis informados deve ser igual a 100,00.
Percentual de ImóveisInforme o percentual de imóveis na faixa, como sugestão para a tela Informar Contas de Cobrança por Empresa, no caminho: GSAN > Cobrança > Cobrança por Resultado > Informar Contas em Cobrança por Empresa.
Este campo somente será disponibilizado quando o Indicador Empresa Cobrança estiver marcado como Sim.


2.1.2 Inserir Unidade Organizacional

Na sequência da parametrização e cadastramento, as funcionalidades Inserir/Manter Unidade Organizacional serão encontradas nos caminhos:

  1. GSAN > Cadastro > Unidade Organizacional > Inserir Unidade Organizacional.
  2. GSAN > Cadastro > Unidade Organizacional > Manter Unidade Organizacional.

Deve ser criada uma Unidade Organizacional que esteja associada à empresa do contrato.


Inserir Unidade Organizacional

Para melhor entendimento sobre o cadastramento de Unidade Organizacional, a tela e as orientações de preenchimento dos campos serão apresentadas abaixo. Para finalizar o cadastramento, clique no botão .

Modelo da tela: Inserir Unidade Organizacional


2.1.3 Manter Unidade Organizacional

A funcionalidade se encontra no caminho GSAN > Cadastro > Unidade Organizacional > Manter Unidade Organizacional.

As telas e as orientações de preenchimentos dos campos serão apresentadas abaixo.

Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados. Informe pelo menos um item e clique no botão .

Modelos das telas: Manter Unidade Organizacional

Em seguida, o sistema exibe a tela contendo os itens que atenderam aos parâmetros informados (tela Manter Unidade Organizacional). Opcionalmente, o usuário pode comandar a geração do relatório das Unidades Organizacionais Cadastradas, clicando no botão .

Ainda na tela Manter Unidade Organizacional indicada acima, ao clicar no link do campo Código, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo abaixo. Faça as modificações que julgar necessárias, obedecendo às orientações para preenchimento dos campos. Em seguida, clique no botão .

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Unidade OrganizacionalDisponibilizada pelo sistema e não permite alteração.
Tipo da UnidadeCampo obrigatório - Disponibilizada pelo sistema e não permite alteração.
LocalidadeDisponibilizada pelo sistema e não permite alteração.
Unidade de NegócioDisponibilizada pelo sistema e não permite alteração.
Gerência RegionalDisponibilizada pelo sistema e não permite alteração.
DescriçãoCampo obrigatório - Atribua uma descrição à unidade.
SiglaAtribua uma sigla à unidade.
EmpresaDisponibilizada pelo sistema e não permite alteração.
Unidade SuperiorInforme o código da unidade superior, ou clique no botão para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Unidade de Tramitação das RA de EsgotoInforme o código da unidade de tramitação, ou clique no botão para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Unidade CentralizadoraSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Unidade RepavimentadoraSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Unidade de Esgoto?Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Unidade Abre Registro de Atendimento?Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não para não permitir a unidade abrir RA.
Unidade Aceita Tramitação?Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Unidade Central de Atendimento?Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Meio de Solicitação PadrãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Indicador de UsoSelecione uma das opções Ativo ou Inativo.
MunicípioInforme o código do município, ou clique no botão , link Pesquisar Município, para selecionar município desejado. O nome do município será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Pode ser adicionado vários municípios à lista, basta clicar no botão .
Para remover um município, clique no botão do item correspondente.


2.1.4 Inserir Item de contrato

Esta funcionalidade será encontrada no caminho: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Inserir Item de Contrato.

O Item do Contrato é uma tabela básica de suporte às funcionalidades da Nova Sistemática de Cobrança, que contém uma constante associada a uma fórmula de cálculo, definida internamente no programa, a qual o usuário não terá acesso.

Para adicionar o item de contrato, informe os dados, conforme modelo de tela e orientações para preenchimento dos campos AQUI. Para finalizar o cadastramento, clique no botão .

Modelo da tela: Inserir Item de Contrato


2.1.5 Manter Item de contrato

Esta funcionalidade será encontrada no caminho: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Manter Item de Contrato.

O Item do Contrato é uma tabela básica de suporte às funcionalidades da nova cobrança, que contém uma constante associada a uma fórmula de cálculo, definido internamente no programa, a qual o usuário não terá acesso.

Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados (é obrigatório informar pelo menos uma opção).

Modelos das telas: Manter Item de contrato

Em seguida, o sistema exibe a tela contendo os itens que atenderam aos parâmetros informados (tela Manter Itens de Contrato). Opcionalmente, o usuário pode comandar a geração do relatório dos Itens de Serviços Cadastrados, clicando no botão .

Ainda na tela Manter Itens de Contrato, acima, ao clicar no hiperlink do campo Descrição, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo apresentado abaixo.

Para alterar o item de contrato, informe os dados, conforme modelo de tela e orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão .

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
CampoPreenchimento dos Campos
DescriçãoCampo obrigatório - Informe a descrição do item de contrato.
Descrição AbreviadaCampo obrigatório - Informe a descrição abreviada do item de contrato.
Código Constante de Cálculo Informe o código da constante de cálculo, campo numérico maior que zero, com no máximo 4 (quatro) dígitos. Constante que deve ser informada pelo técnico do GSAN.
Código do ItemInforme o código do item, com no máximo 11 (onze) dígitos.
Indicador de UsoInforme a opção Ativo para indicar que o item do contrato está ativo no sistema, caso contrário, selecione a opção Inativo.
Administração LocalIndicar se o item de contrato é considerado uma administração local. Sendo a Administração local um custo do item de contrato, que deverá estar definido no contrato da empresa contratada. E o valor a ser pago deste item é informado a cada boletim gerado, no mesmo percentual que o boletim for calculado em relação ao valor global do contrato. É importante informar que, este campo somente será habilitado quando o cadastro de atividade possuir mais de uma atividade. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesse o link associado ao nome
Gestão MicromediçãoPermite indicar se o item de contrato a ser cadastrada/ ou atualizado indica que a empresa contratada realiza instalação ou substituição de hidrômetro.É importante informar que, este campo somente será habilitado quando o cadastro de atividade possuir mais de uma atividade. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesse o link associado ao nome.


2.1.6 Informar Itens de contrato de Serviço

Esta funcionalidade será encontrada no caminho: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Informar Item de Contrato de Serviço. Na sequência do processo, o usuário deve informar o item de contrato de serviço, conforme modelo de tela e orientações para preenchimento dos campos. O usuário deve selecionar a empresa responsável do contrato.

Caso existam contratos cadastrados para a empresa selecionada, o sistema exibe os contratos. O usuário deverá selecionar um contrato para os ajustes necessários. Caso não exista contrato cadastrado para a empresa selecionada, o sistema permite incluir o contrato neste momento.

O usuário poderá informar:

  1. Número do Contrato: Número definido pelo usuário;
  2. Data Início do Contrato: Data inicial do contrato com a prestadora de serviço;
  3. Data Fim do Contrato: Data final do contrato com a prestadora de serviço (não é obrigatório. Quando não informado, o sistema não toma qualquer ação);
  4. Valor Global do Contrato: Valor total do contrato (não é obrigatório);
  5. Percentual da Taxa de Sucesso: Percentual da taxa de sucesso para cálculo do pagamento da empresa terceirizada (não é obrigatório);

Itens do Contrato:

  1. Descrição do item no contrato: Selecionar um dos itens que ainda não tenha sido selecionado;
  2. Valor do item no contrato: O valor informado no contrato para o item;
  3. Tipo de Serviço do item do contrato: O tipo de serviço que será relacionado ao item de contrato para efeito de geração do Boletim de Medição.

Caso seja necessário, o usuário tem a opção de incluir um aditivo ao contrato, como também alterar o valor do aditivo e a taxa de sucesso, além de informar a data de início do aditivo. As informações dos contratos e seus respectivos itens devem levar em consideração os valores descritos. Estes dados serão utilizados na geração do Boletim de Medição.

Para finalizar os procedimentos, siga as orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão .

Obs. Os procedimentos para Informar Itens de contrato de Serviço, requerem o cadastramento prévio do contrato no sistema.

Modelo da tela: Informar Itens de Contrato de Serviço

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
EmpresaCampo obrigatório - Selecione a empresa entre as opções disponibilizadas pelo sistema.
Número do ContratoCampo obrigatório - Ao selecionar a empresa, o número do contrato cadastrado será exibido e não permite alteração.
Caso a empresa não tenha contrato cadastrado, será permitido informar o número do contrato.
Data de Inicio do ContratoCampo obrigatório - Informe a data de inicio do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Caso já exista contrato cadastrado, o sistema exibe este campo e não permite alteração.
Data de Fim do ContratoInforme a data de fim do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Valor Global do ContratoInforme o valor do contrato, com o tamanho máximo de 12 (doze) dígitos, sendo duas casas decimais.
Percentual Taxa de SucessoInforme o percentual referente a taxa de sucesso, com 5 (cinco) dígitos, com duas casas decimais.
ObservaçãoCaso deseje colocar alguma observação sobre o contrato, este campo disponibiliza até 400 (quatrocentos) caracteres.
Percentual Mínimo ExecuçãoInformar o percentual mínimo para execução dos serviços de instalação e substituição de hidrômetro. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesse o link associado ao nome.
Percentual Serviços RejeitadosInformar o percentual de serviços rejeitados no contrato, no processo de gestão de micromedição. Para mais detalhes sobre Processo de Gestão de Micromedição acesse o link associado ao nome.
Contrato com Administração Local Indicar a existência ou não de um contrato com administração local.
Item de ContratoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Valor do ItemCampo obrigatório - Informe o valor do item, com o tamanho máximo de 12 (doze) dígitos, sendo duas casas decimais.
Tipo de ServiçoInforme o código do tipo de serviço, ou clique no botão para selecionar o tipo desejado, conforme tela de pesquisa abaixo. O tipo de serviço será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Atividade Informar a atividade executada no itens de contrato ou clique no botão para selecionar a atividade desejada. A atividade será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Percentual de Serviços Não Executados / Não Aceitos para Aplicação de MultaInforme o percentual referente a taxa de sucesso, com 4 (quatro) dígitos, com duas casas decimais.
Percentual da Multa a Ser Aplicada Quando o Percentual Acima For AtingidoInforme o percentual referente a taxa de sucesso, com 4 (quatro) dígitos, com duas casas decimais.
Quantidade Orçada para o Item de ContratoInforme a quantidade orçada para o item, com o tamanho máximo de 8 (oito) dígitos, sendo duas casas decimais.
Valor Orçado para o Item de ContratoInforme o valor orçado para o item de contrato, com o tamanho máximo de 10 (dez) dígitos, sendo duas casas decimais.
Itens do ContratoNesta tabela serão exibidos os itens do contrato.
Para remover um item cadastrado, clique no botão na coluna Remover.
AditivosNesta tabela serão exibidos os aditivos para o contrato.


2.2 Parametrização e Operacionalização da Cobrança

Neste fase será feita a parametrização e o cadastramento de itens na cobrança, que darão suporte ao processo de Boletim de Medição.

As funcionalidades do Módulo Cobrança serão encontradas nos caminhos:

  1. GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Grupo de Cobrança > Inserir Grupo Cobrança.
  2. GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Grupo de Cobrança > Manter Grupo Cobrança.

O indicador EXECUÇÃO AUTOMÁTICA determina como será o processamento, de acordo com a opção escolhida, conforme abaixo:

  1. Indicador marcado com a opção SIM - O sistema usa a Nova Sistemática de Cobrança”;
  2. Indicador marcado com a opção NÃO - O sistema entra na sistemática antiga de cobrança, e não gera as datas do cronograma automaticamente.

Quando selecionada a opção Sim e informado o Número do Contrato, todos os itens do Boletim de Medição irão para o contrato informado.

Caso não seja informado o Contrato, é necessário informar os itens por ação de cobrança.

Cada grupo de cobrança que tenha sua execução acompanhada, para geração de boletim de medição, deve ter o contrato informado.


2.2.1 Inserir Grupo de Cobrança

Inicialmente, o sistema exibe a tela Inserir Grupo de Cobrança. Ela pode ser acessada mediante dois caminhos:

Informe os dados necessários à inclusão do grupo de cobrança. O sistema faz a validação.

Verifica preenchimento dos campos:

  1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão, o sistema exibe a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».

Verifica existência do grupo de cobrança:

  1. Caso a descrição do grupo de cobrança já exista no sistema, será exibida a mensagem Grupo de Cobrança de descrição «descrição do grupo de cobrança » já existe no cadastro.

Modelos das telas: Inserir Grupo Cobrança

Após o preenchimento dos campos na tela Inserir Grupo de Cobrança, acima, o sistema exibe os contratos vinculados à empresa selecionada, tela abaixo. Marque a opção desejada, referente ao contrato de cobrança, em seguida clique no botão .


2.2.2 Manter Grupo Cobrança

A funcionalidade Manter Grupo Cobrança pode ser encontrada no caminho GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Grupo de Cobrança > Manter Grupo Cobrança.

Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados. Informe pelo menos uma opção e clique no botão .

Modelos das telas: Manter Grupo Cobrança

Em seguida será exibida a tela Manter Grupo de Cobrança, abaixo, contendo os itens que atenderam aos parâmetros informados. Opcionalmente, o usuário pode comandar a geração do relatório dos Grupos de Cobrança Cadastrados, clicando no botão .

Ainda na tela Manter Grupo de Cobrança, acima, ao clicar no hiperlink do campo Descrição, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo abaixo.

Atualização realizada por outro usuário

  1. Caso o usuário esteja tentando atualizar um grupo de cobrança e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.

Para finalizar os procedimentos de Manter Grupo Cobrança, de acordo com a tela abaixo e as orientações para preenchimento dos campos, clique no botão .

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
CódigoGerado e exibido pelo sistema. Não permite alteração.
DescriçãoCampo obrigatório - Informe a descrição do grupo de cobrança, com no máximo 25 (vinte e cinco) caracteres.
Descrição AbreviadaCampo obrigatório - Informe a descrição abreviada do grupo de cobrança, com no máximo 3 (três) caracteres.
Mês/Ano de ReferênciaCampo obrigatório - Informe o mês e o ano de referência, no formato mm/aaaa (mês, ano).
Indicador de Uso(*)Campo obrigatório - Informe Ativo para o item que estiver em uso (disponível) no sistema, caso contrário, informe a opção Inativo.
E-mail do Funcionário ResponsávelInforme o e-mail, válido, do funcionário responsável.
Execução AutomáticaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim para indicar que a execução será automática; caso contrário, informe a opção Não.
EmpresaSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à empresa.
Contrato de CobrançaSelecione a opção referente ao contrato de cobrança.


2.2.3 Informar Empresa por Ação de Cobrança por Grupo de Cobrança

Continuando com a parametrização, acesse o caminho GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Informar Empresa por Ação de Cobrança por Grupo de Cobrança. Esta funcionalidade só aparece os grupos parametrizados com a opção SIM, e que não tenha contrato informado.

Na tela será exibida a associação do Grupo com a Empresa, com o Contrato e com a Ação de Cobrança.

Inicialmente, o sistema exibe a tela para que seja selecionado, obrigatoriamente, o grupo desejado entre os que têm execução automática, em seguida, clique no botão . Os campos Empresa; Contrato; Ação de Cobrança e o botão serão habilitados. Serão feitas validações.

Verifica preenchimento dos campos obrigatórios

  1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ».

Nenhum registro encontrado

  1. Se a busca não retornar nenhum registro, o sistema exibe a mensagem A pesquisa não retornou nenhum resultado.

Verifica existência da ação de cobrança

  1. Caso o usuário selecione uma ação de cobrança, que já exista na lista de ações de cobrança, será exibida a mensagem Ação de Cobrança « xxxxxxxxxx » já informada.

Verifica existência de ação de cobrança obrigatória não informada

  1. Caso na lista de ações de cobrança não exista todas as ações de cobrança obrigatórias e as que façam parte de cronograma, o sistema exibe a mensagem Ação de Cobrança « xxxxxxxxxxx » deve ser adicionada.
  2. Caso na lista de ações de cobrança exista ação de cobrança obrigatória e que façam parte de cronograma sem estar associada à empresa/contrato, será exibida a mensagem Empresa/Contrato deve ser informado para ação de cobrança « xxxxxxxxxx ».
  3. Todas as ações de cobrança que tenham serviços associados a um item de contrato que esteja informado devem ser incluídas nesta funcionalidade.


Modelos das telas: Informar Empresa Por Ação de Cobrança e por Grupo de Cobrança

Informado o Grupo, o sistema exibe as ações de cobrança, habilita os campos Empresa; Contrato; Ação de Cobrança, e o botão , permitindo a associação com a empresa desejada.

Selecione entre as opções disponibilizadas pelo sistema, a Empresa, o Contrato e a Ação de Cobrança, em seguida, clique no botão . Será exibida a tela abaixo.

Esta operação pode ser repetida quantas vezes forem necessárias. Para remover uma ou mais Ações de Cobrança cadastrada(s), marque o(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para marcar todas as opções, clique no link Todos, em seguida clique no botão .

Informada a associação da Ação de Cobrança com a Empresa, de acordo com a tela acima e as orientações para preenchimento dos campos, clique no botão para finalizar o procedimento.

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Grupo Campo obrigatório - O sistema exibe a lista dos grupos que foram cadastrados com execução automática. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Empresa Campo opcional para selecionar e obrigatório para adicionar - O sistema exibe uma lista de empresas cadastradas com a data de fim de contrato, com o valor nulo ou a data maior que a data corrente. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Contrato Campo opcional para selecionar e obrigatório para adicionar - O sistema exibe uma lista com contratos cadastrados da empresa selecionada. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Ação de Cobrança Campo opcional para selecionar e obrigatório para adicionar - O sistema exibe uma lista das ações de cobrança com indicador de uso igual a Ativo. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.


2.3 Ação de Cobrança

A Ação de Cobrança compõe um conjunto de funcionalidades no GSAN, que tem como objetivo tratar das questões relacionadas ao recebimento de valores não pagos do cliente/imóvel.

As funcionalidades podem ser encontradas nos caminhos:

  1. GSAN > Cobrança > Ação de Cobrança > Inserir Ação de Cobrança.
  2. GSAN > Cobrança > Ação de Cobrança > Manter Ação de Cobrança.

O indicador Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido permite a não geração da ação para CPF/CNPJ válido e, no critério de cobrança, será indicado para a ação de cobrança selecionada, possibilitando ao usuário decidir se deseja emitir, ou não, avisos para clientes que estejam nas condições.

O Tipo de Serviço, da Ordem de Serviço a ser gerada, deve ser igual ao item informado no Item de Contrato, através do caminho GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Informar Item de Contrato de Serviço.

Novos indicadores foram criados para atender as especificações da Nova Sistemática de Cobrança:

  1. Seleção ordenando por valor decrescente: Sim ou Não - O usuário deve escolher se a ação irá gerar os documentos de cobrança de forma decrescente em relação ao valor;
  2. Valida por item cobrado: Sim ou Não - O usuário deve escolher se a ação valida o documento predecessor por item cobrado, ou existência do documento predecessor.


2.3.1 Inserir Ação de Cobrança

Deve ser criada a ação de cobrança Visita de Cobrança, com a definição dos critérios para que sejam associados à nova ação de cobrança.

É Importante lembrar que, a nova ação deve ser associada às rotas. O documento Visita de Cobrança deve ser associado à Visita de Cobrança. O sistema verifica a execução e os critérios da fiscalização, associa o documento Fiscalização para esta ação.

Verifica preenchimento dos campos

  1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da Ação de Cobrança, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».

Valida seleção de campos

  1. Caso o indicador de Por SMS ou Por E-MAIL esteja selecionado com Sim:
    1. Verifica seleção de enviar Mensagem e Serviço associado - Caso tenha sido informado o tipo de serviço, será exibida a mensagem Ação de cobrança com mensagem (SMS/E-MAIL) não pode ter serviço associado!.
    2. Verifica seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora - Caso tenha sido informado Ação Predecessora, será exibida a mensagem Ação de cobrança com mensagem (SMS/E-MAIL) não pode ter Ação Predecessora!.
    3. Verifica seleção de enviar Mensagem e Compõe o Cronograma - Caso o campo indicador de Compõe o cronograma seja Sim, será exibida a mensagem Ação de Cobrança com mensagem (SMS/E-MAIL) não pode compor cronograma!.
    4. Verifica a integridade do texto de SMS - Caso exista no texto uma sequência de dados inválidos (Delimitada por { e }, que não exista na tabela cadastro, será exibida a mensagem O texto do SMS está com dados inválidos: « Dado inválido ».
    5. Verifica a integridade do texto de E-MAIL - Caso exista no texto uma sequência de dados inválidos (Delimitada por { e }, que não exista na tabela cadastro, será exibida a mensagem O texto do E-MAIL está com dados inválidos: « Dado inválido ».
  2. Caso contrário:
    1. Verifica se Ação Predecessora possui mensagem (SMS/E-MAIL) - Caso a Ação Predecessora selecionada possua mensagem (SMS/E-MAIL) configurada, será exibida a mensagem Ação predecessora não pode ter mensagem de SMS/E-MAIL associada!.
  1. Verifica ação predecessora para ação que não compõe o cronograma:
    1. Caso o usuário não informe uma ação predecessora e selecione a opção NÃO em Compõe o Cronograma, o sistema exibe a mensagem Não é possível informar ação predecessora para ações de cobrança que não compõem o cronograma.
  2. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário esteja tentando atualizar uma ação de cobrança e esta já tenha sido atualizada ou excluída durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Essa Ação de cobrança foi atualizada ou removida por outro usuário. Realize uma nova atualização.
  3. O sistema efetua a alteração e verifica o sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno.
    2. Caso contrário, será exibida a mensagem: Ação de Cobrança «código da Ação de Cobrança» atualizada com sucesso quando da atualização da ação de cobrança ou «Quantidade» Ação(ões) de Cobrança removida(s) com sucesso quando da remoção da(s) ação(ões), bem como apresenta os links com as opções Menu Principal e Realizar outra Manutenção de Ação de Cobrança, desviando para as telas correspondentes.

Para finalizar os procedimentos para Inserir Ação de Cobrança, o usuário observe a modelo de tela e as orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão .

Modelo da tela: Inserir Ação de Cobrança

2.3.2 Manter Ação de Cobrança

A funcionalidade Manter Ação de Cobrança pode ser encontrada no caminho GSAN > Cobrança > Ação de Cobrança > Manter Ação de Cobrança. Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados.

Deve ser criada a ação de cobrança Visita de Cobrança, com a definição dos critérios para que sejam associados à nova ação de cobrança. Importante lembrar que a nova ação deve ser associada às rotas. O documento Visita de Cobrança deve ser associado à Visita de Cobrança. O sistema verifica a execução e os critérios da fiscalização, associa o documento Fiscalização para esta ação.

As validações que são realizadas na funcionalidade Inserir Ação de Cobrança também são válidas para a funcionalidade Manter Ação de Cobrança.

Informe pelo menos uma opção de seleção e clique no botão .

Modelos das telas: Manter Ação de Cobrança

Em seguida, o sistema exibe a tela contendo os itens que atenderam aos parâmetros informados (tela Manter Ação de Cobrança).

Ao clicar no link do campo Descrição, o sistema exibe a tela para alteração/atualização, conforme modelo abaixo.

Faça as modificações que julgar necessárias, obedecendo às orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão para finalizar os procedimentos.

Verifica ação predecessora para ação que não compõe o cronograma

  1. Caso o usuário não informe uma ação predecessora e selecione a opção NÃO em Compõe o Cronograma, o sistema exibe a mensagem Não é possível informar ação predecessora para ações de cobrança que não compõem o cronograma.

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Descrição da Ação de Cobrança Campo obrigatório - Informe uma descrição para a ação de cobrança.
Número de Dias de Validade da Ação Campo obrigatório - Informe o número de dias de validade da Ação de Cobrança.
Ação Predecessora Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Número de Dias Entre a Ação e Sua Predecessora Informe o Número de Dias entre a ação e sua predecessora. Este campo será disponibilizado quando selecionada uma ação predecessora, caso contrário, fica indisponível.
Número de Dias de Vencimento Informe o Número de Dias para a Data de Vencimento a ser considerada no processamento.
Tipo de Documento a Ser Gerado Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Verifica existência de dados.
Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
O sistema modifica o layout da tela, criando o campo Texto Personalizado, obrigatório, quando o Tipo de Documento a Ser Gerado selecionado, seja igual a uma das opções a seguir: Aviso de Corte; ou Corte Administrativo.
Situação da Ligação de Água dos Imóveis Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Verifica existência de dados.
Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
Situação da Ligação de Esgoto dos Imóveis Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Verifica existência de dados.
Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
Critério de Cobrança Campo obrigatório - Informe o código do critério de cobrança cadastrado, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão para selecionar o critério desejado. Será exibida uma tela Pop-up Pesquisar Critério de Cobrança, selecione os parâmetros que julgar necessários, em seguida clique no botão . O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Verifica existência do critério de cobrança. Caso o critério de cobrança informado não esteja cadastrado, será exibida a mensagem Critério de Cobrança inexistente.
Tipo de Serviço da Ordem de Serviço a Ser Gerada Informe o código do tipo de serviço cadastrado, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão para selecionar o tipo de serviço desejado. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Verifica existência do tipo de serviço: Caso o tipo de serviço informado não esteja cadastrado, será exibida a mensagem Tipo de Serviço inexistente.
Compõe o Cronograma Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não. Caso a opção selecionada seja Sim, o sistema habilita o campo Ordem no Cronograma.
Ordem no Cronograma Obrigatório caso o campo Compõe o Cronograma esteja selecionado como Sim, caso contrário desabilita o campo.
Valida Número de Ordem no Cronograma - Caso o indicador de Compõe cronograma esteja selecionado como Sim: Verifica existência de ação com mesma ordem.
Caso exista alguma ação de cobrança cadastrada com a mesma ordem no cronograma, será exibida a mensagem Ação de Cobrança «xxxxxxxxx» já cadastrada com o número de ordem no cronograma informado.
Verifica se número de ordem é menor que o da predecessora.
Caso o número de ordem informado seja menor que o de sua ação predecessora, será exibida a mensagem Número de Ordem da ação não pode ser menor que o número de ordem de sua ação predecessora.
Ação Obrigatória Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Verifica se ação compõe o cronograma.
Caso o indicador de Ação Obrigatória esteja selecionado como Sim e o indicador de Compõe o Cronograma esteja selecionado como Não, será exibida a mensagem Ação com indicador de Obrigatória deve compor o cronograma.
Pode Ser Repetida no Ciclo Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não.
Provoca Suspensão de Abastecimento Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Considera Débitos a Cobrar Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Considera Créditos a Realizar Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não. o sistema exibe com a opção Não selecionada e permite que o usuário selecione entre Sim e Não.
Considera Notas Promissória Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não. Exibir com a opção Não selecionada e permite que o usuário selecione entre Sim e Não.
Considera Acréscimos por Impontualidade Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Gera Taxa Campo obrigatório - Selecione a opção Sim onde o cálculo da taxa será feito em função do valor do Salário Mínimo, e Gera Taxa de 2ª Via, caso contrário, marque a opção Não.
Pode Emitir Boletins de Cadastro Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Pode Ser Executada para Imóveis Sem Débito Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Usa Metas no Cronograma Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Usa Ordenamento:
No Cronograma Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Nas Eventuais Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Situação do Débito Interfere na Situação da Ação Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros Informe o Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros.
Seleção Ordenando por Valor Decrescente Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Validar por Item Cobrado Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não. Caso a opção selecionada seja Sim: · A Quantidade de Dias Mínimo de Cobrança será obrigatória (maior que zero), caso tenha sido selecionada uma Ação para Validação por Item, caso contrário, o campo será desabilitado. A Quantidade de Dias Máximo de Cobrança será obrigatória (maior que zero), caso tenha sido selecionada uma Ação para Validação por Item, caso contrário, o campo será desabilitado.
Quantidade de Dias Mínimo de Cobrança Caso tenha sido marcada a opção Sim, o campo será obrigatório, informe a quantidade de dias mínimo de cobrança, numérico maior que zero, caso tenha sido selecionada uma Ação para Validação por Item Cobrado, caso contrário, o campo será desabilitado.
Quantidade de Dias Máximo de Cobrança Caso tenha sido marcada a opção Sim o campo será obrigatório, informe a quantidade máxima de dias de cobrança, numérico maior que zero, caso tenha sido selecionada uma Ação para Validação por Item Cobrado, caso contrário, o campo será desabilitado.
Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não. O sistema exibe com a opção Não selecionada e permite que o usuário selecione entre Sim e Não.
Exibir Cobrança Eventual Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim para exibir a ação na cobrança eventual, ou Não para não exibir a ação na cobrança eventual.
Envia Mensagem:
Por SMS Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não. No Inserir: O sistema exibe com a opção Não selecionada e permite que o usuário selecione entre Sim e Não. · Habilita/Desabilita Botão [SMS] Caso o indicador de Por SMS esteja selecionado com Sim, o sistema habilita o botão [SMS] e o Texto SMS para ser digitados/selecionados, caso contrário, desabilita o botão [SMS] e o Texto SMS.
Por Email Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não. No Inserir: O sistema exibe com a opção Não selecionada e permite que o usuário selecione entre Sim e Não. · Habilita/Desabilita Botão [E-MAIL] - Caso o indicador de Por E-MAIL esteja selecionado com Sim, o sistema habilita o botão [E-MAIL] e o Texto E-MAIL para ser digitados/selecionados, caso contrário, desabilita o botão [E-MAIL] e o Texto E-MAIL.
Número Máximo de Tentativa de Envio para Email Informe o número máximo de tentativa para envio do e-mail para o cliente. Campo numérico com 2 (dois) dígitos, será obrigatório caso tenha sido selecionado opção de enviar SMS ou EMAIL.
Selecione os Dados para o Texto Selecione dados para o texto - Campo opcional. Só será permitido selecionar uma linha por vez. Apresenta abaixo a seleção da observação:
Será acrescentado o código de barras ao final do texto (55 posições).
Disponibiliza dois botões [SMS] e [E-MAIL] ao lado da seleção do texto, conforme descrito abaixo:
No Inserir: Caso o botão [SMS] esteja habilitado e for acionado: § Verifica seleção de dados.
Caso não exista seleção de dados, será exibida a mensagem Selecione antes o dado que será incluído no texto.
§ Valida quantidade de colunas digitadas / selecionadas.
Caso a contagem de caracteres digitados mais o número de dígitos do campo adicionado for maior que o número máximo de colunas da mensagem SMS (subtraindo as 55 (cinquenta e cinco) posições do código de barras), será exibida a mensagem Número de colunas digitadas/selecionadas somada as 55 (cinquenta e cinco) posições do código de barras é maior que o máximo permitido «xxxxxxxxx»!.
§ Inserir o campo selecionado no texto SMS - Inclui no final do texto SMS o contador de caracteres digitados.
Caso o botão [E-MAIL] esteja habilitado e for acionado: § Verifica seleção de dados - Caso não exista seleção de dados, será exibida a mensagem Selecione antes o dado que será incluído no texto. § Insere o campo selecionado no texto E-MAIL.
No Manter: Caso o botão [SMS] esteja habilitado e for acionado: § Verifica seleção de dados - Caso não exista seleção de dados, será exibida a mensagem Selecione antes o dado que será incluído no texto. § Valida quantidade de colunas digitadas / selecionadas.
Caso a contagem de caracteres digitados mais o número de dígitos do campo adicionado for maior que o número máximo de colunas da mensagem SMS, subtraindo as 55 (cinquenta e cinco) posições do código de barras, será exibida a mensagem Número de colunas digitadas/selecionadas somada as 55 (cinquenta e cinco) posições do código de barras é maior que o máximo permitido «xxxxxxxx»!.
§ Insere o campo selecionado no texto SMS. Caso o botão [E-MAIL] esteja habilitado e for acionado:
§ Verifica seleção de dados.
Caso não exista seleção de dados, será exibida a mensagem Selecione antes o dado que será incluído no texto.
§ Insere o campo selecionado no texto E-MAIL.
Texto SMS Informe o texto para ser enviado via SMS, com no máximo 300 (trezentos) caracteres. Caso o indicador de Por SMS seja Sim, o campo é habilitado para receber digitação/seleção: Valida quantidade de colunas digitadas - Caso o contador de caracteres digitados/selecionados seja maior que o número máximo de colunas da mensagem SMS, subtraindo as 55 (cinquenta e cinco) posições do código de barras, será exibida a mensagem Número de colunas digitadas/selecionadas somada as 55 (cinquenta e cinco) posições do código de barras é maior que o máximo permitido «xxxxxxxxxxx»!. Caso contrário, fica desabilitado.
Texto E-Mail Informe o texto para ser enviado via e-mail. Caso o indicador de Por E-MAIL seja Sim, o campo será habilitado para receber digitação/seleção. Caso contrário fica desabilitado.


2.3.3 Atualizar Atividade de Cobrança

Esta funcionalidade pode ser encontrada no caminho: GSAN > Cobrança > Atividade de Cobrança > Manter Atividade de Cobrança.

Manter Atividade de Cobrança

O usuário deve incluir uma nova atividade para Encerrar as Ordens de Serviços (o processo associado é o 242), que estejam no prazo definido e ainda não tenham sido encerradas pela empresa contratada.

Em todas as atividades deve ser informada a quantidade de dias entre elas na ação, definida no ciclo de cobrança.

É importante alterar o campo Quantidade de dias entre as atividades de uma ação de cobrança, para que a geração do cronograma de cobrança ocorra de forma correta.

O campo Ação associada à atividade - Não é necessário informar esta opção.

A funcionalidade GSAN > Cobrança > Atividade de Cobrança > Manter Atividade de Cobrança, inicialmente será exibida a tela para que seja selecionada a opção desejada:

  1. Encerrar;
  2. Encerrar OS (ordem de serviço);
  3. Gerar;
  4. Simular.

Opcionalmente, o usuário pode comandar a geração do Relatório de Atividade de Cobrança, clicando no botão .

Para remover um ou mais itens cadastrados, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para remover todos os itens, clique no link Todos, em seguida clique no botão . Esta operação somente é permitida após a validação realizada pelo sistema nas Atividades de Cobrança, se estas possuem vínculos no sistema. Caso o usuário tenha selecionado uma Atividade de Cobrança que possua outros vínculos no sistema, será exibida a mensagem Não é possível excluir a(s) atividade(s) de cobrança selecionada(s) devido a vínculos com outras informações.

Verificar sucesso da transação:

  1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno.
  2. Caso contrário, será exibir a mensagem Atividade de Cobrança «no da Atividade de Cobrança» inserida com sucesso, bem como apresenta os links Menu Principal e Inserir outra Atividade de Cobrança, desviando o controle conforme a opção.

Modelos das telas: Manter Atividade de Cobrança

Ao clicar em uma das opções disponibilizadas, link do campo Descrição, tela Manter Atividade de Cobrança, o sistema exibe a tela Atualizar Atividade de Cobrança, permitindo que sejam alterados/atualizados os parâmetros que julgar necessários, de acordo com as orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão .

Atualização realizada por outro usuário:

  1. Caso o usuário esteja tentando atualizar uma atividade de cobrança e esta já tenha sido atualizada ou excluída durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Essa Atividade de cobrança foi atualizada ou removida por outro usuário. Realize uma nova atualização.

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Descrição da Atividade de Cobrança Campo obrigatório - Informe a descrição da atividade de cobrança.
Atividade Predecessora Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Verifica existência de dados.
Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
Ordem no Cronograma Campo obrigatório - Informe o número no cronograma.
Número de ordem já utilizado.
Caso o número de ordem informado já tenha sido informado para outra atividade de cobrança, será exibida a mensagem Número de Ordem já informado para outra atividade de cobrança.
Número de ordem menor que o da predecessora.
Caso o número de ordem informado seja menor que o de sua atividade predecessora, será exibida a mensagem Número de Ordem da atividade não pode ser menor que o número de ordem de sua atividade predecessora.
Processo Associado Campo obrigatório - Informe o código do processo associado, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão para selecionar o processo desejado. O nome do processo será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Verifica existência do processo.
Caso o processo informado não exista nas bases de dados do sistema, será exibida a mensagem Processo Inexistente.
Compõe Cronograma Campo obrigatório - Selecione a opção Sim para indicar que a atividade compõe o cronograma, caso contrário, informe a opção Não.
Atividade Obrigatória Campo obrigatório - Selecione a opção Sim para indicar que a atividade é obrigatória, caso contrário, informe a opção Não.
Atividade Obrigatória deve compor o cronograma.
Caso o indicador de Compõe o Cronograma esteja com o valor Não e o indicador Atividade Obrigatória esteja com o valor Sim, será exibida a mensagem Atividade Obrigatória deve compor o cronograma.
Pode Ser Comandada Campo obrigatório - Selecione a opção Sim para indicar que a atividade pode ser comandada, caso contrário, informe a opção Não.
Pode Ser Executada Campo obrigatório - Selecione a opção Sim para indicar que a atividade pode ser executada, caso contrário, informe a opção Não.
Quantidade de Dias para Execução Informe a quantidade de dias para geração após a sua sucessora. O usuário poderá informar a quantidade de dias para geração após a sua sucessora.
Valida quantidade de dias.
Caso o número de dias informado seja maior que 30 (trinta) ou menor que 1(um), será exibida a mensagem Quantidade de dias está inválido.
Ação Associada à Atividade Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.


2.3.4 Inserir/Manter Cronograma de Cobrança

Dando sequência aos procedimentos de operacionalização, nos caminhos:

  1. GSAN > Cobrança > Cronograma de Cobrança > Inserir Cronograma de Cobrança;
  2. GSAN > Cobrança > Cronograma de Cobrança > Manter Cronograma de Cobrança.

Seguem os procedimentos:

O usuário informa, obrigatoriamente, o Grupo e o Mês/Ano, o sistema faz a seguinte verificação:

Verifica existência do cronograma para o grupo

  1. Caso já exista o cronograma de cobrança para o grupo no mês informado, será exibida a mensagem Cronograma de Cobrança do «descrição do grupo» referente a «mês/ano de referência» já existe no cadastro.
  2. Caso o grupo de cobrança selecionado tenha execução Automática, o sistema solicita ao usuário a data de início do ciclo de cobrança, e faz a validação da data informada.

Valida data informada.

  1. Caso a data informada seja menor que a data corrente, o sistema exibe a mensagem: A data informada deve maior ou igual que a data corrente.
  2. Caso a data informada seja inválida o sistema exibe a mensagem: Data informada é inválida.
  3. Caso a data informada tenha o mês/ano informado igual ao mês/ano informado da primeira atividade de outro cronograma do mesmo grupo, o sistema exibe a mensagem: Não é possível inserir cronograma de ação de cobrança para o grupo xxxx, pois já existe um cronograma para o mês e grupo informado.

O sistema exibe a lista das ações de cobrança, de acordo com a ordem de execução pré-definida na tabela de ações de cobrança e que devem compor o cronograma, com os respectivos dados:

  1. Caso o grupo selecionado para o cronograma não tenha indicação de Automático (indicador do grupo = Não), o sistema não exibe a data de inicio do cronograma e todas as datas devem ser informadas manualmente;
  2. Caso o grupo selecionado tenha sido indicado à opção Sim, deve ser informada a data de inicio e selecionado/habilitado o botão . O sistema calcula as datas de acordo com a parametrização, ou seja, quando o grupo de cobrança que tenha sido selecionado para inserir o cronograma, tiver o indicativo de Automático, o sistema solicita ao usuário a data de início do cronograma e Calcular Data Prevista das atividades das ações selecionadas são obrigatórias, de acordo com as parametrizações informadas.

Verifica preenchimento dos campos

  1. Caso o usuário não informe a data prevista para nenhuma atividade, ou o usuário não informe a data prevista para todas as atividades obrigatórias, será exibida a mensagem É necessário informar a data prevista para as atividades obrigatórias das ações que obrigatoriamente devem constar no cronograma.


2.3.4.1 Inserir Cronograma de Cobrança

Inicialmente o sistema exibe a tela baixo, contendo o quadro com os Dados da Ação de Cobrança. Informe o Grupo e o Mês/ano para o os dados relacionados.

Para finalizarmos os procedimentos Inserir Cronograma de Cobrança clique no botão .

Modelos das telas: Inserir Cronograma de Cobrança

O conteúdo do campo Ação de Cobrança contém um hiperlink que permite expandir/recolher para formatação dos dados do cronograma de cobrança.


2.3.4.2 Manter Cronograma de Cobrança

A funcionalidade pode ser encontrada no caminho GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Grupo de Cobrança > Manter Cronograma de Cobrança.

Inicialmente, o sistema exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados. Informe pelo menos uma opção e clique no botão .

Modelos das telas: Manter Cronograma de Cobrança

Em seguida, o sistema exibe a tela contendo os itens que atenderam aos parâmetros informados (tela Manter Cronograma de Cobrança) e, ao clicar no link do campo Grupo, o sistema exibe a tela para alteração/atualização.

Opcionalmente, o usuário pode comandar a geração do Relatório dos Cronogramas de Cobrança, clicando no botão .

Caso exista contrato associado ao Grupo de Cobrança, o sistema seleciona o contrato do grupo, e coloca o indicador de cobrança = 1.

Caso exista contrato associado à Ação de Cobrança, o sistema seleciona o contrato da ação de cobrança.

As opções disponíveis para o usuário são:

  1. Atualiza Cronograma de Cobrança - O sistema exibe os dados do cronograma selecionado, contendo o Grupo de Cobrança e o Mês/Ano do Cronograma no formato MM/AAAA, e exibe a lista das Ações de Cobrança do Cronograma selecionado, de acordo com a ordem de execução pré-definida nas ações de cobrança.
  2. O sistema exibe a lista das Ações deCobrança, do cronograma selecionado, de acordo com a ordem de execução pré-definida nas Ações de Cobrança:
    1. Caso o grupo tenha execução automática, o sistema permite:
      1. Desabilitar o checklist Remover;
      2. Marcar o checklist Comandar;
      3. Desabilitar o campo Data Prevista e de Quantidade Limite de Documentos para atualização.
  3. Caso a Ação de Cobrança não tenha atividade realizada:
    1. Caso a Ação de Cobrança não seja obrigatória, o sistema habilita o checklist Remover, caso contrário, desabilita o checklist Remover.
    2. Caso contrário, o sistema desabilita o checklist Remover.
  4. Caso a Ação de Cobrança já esteja comandada, o sistema permite marcar o checklist Comandar; caso contrário, desmarcar o checklist Comandar.
  5. Exclui um ou mais cronogramas de cobrança - O usuário seleciona quais cronogramas de cobrança deseja excluir, confirma a exclusão, o sistema exibe a mensagem Confirma exclusão? SIM ou NÃO. Caso o usuário confirme, o sistema efetua a exclusão dos cronogramas de cobrança:
  6. Cronograma de cobrança possui atividades já realizadas:
    1. Caso o usuário tenha selecionado um cronograma de cobrança, que possua alguma atividade já realizada, o sistema exibe a mensagem Não é possível excluir o(s) cronograma(s) de cobrança selecionado(s) devido à existência de atividades já realizadas.
    2. Atualização realizada por outro usuário:
      1. Caso o usuário esteja tentando atualizar um cronograma e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  7. Verifica sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, exibe a mensagem conforme o código de retorno.
    2. Caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Cronograma de Cobrança do «descrição do grupo» referente à «mês/ano de referência» atualizado com sucesso quando da atualização do cronograma de cobrança ou «Quantidade» Cronograma(s) de Cobrança removido(s) com sucesso quando da remoção do(s) cronograma(s), bem como apresentar os links com as opções Menu Principal e Realizar outra Manutenção de Cronograma de Cobrança, desviando para as telas correspondentes.
  8. Remove o cronograma mensal.
  9. Remove as Ações de Cobrança do cronograma.
  10. Remove as Atividades das Ações de Cobrança do cronograma.

Ao clicar no link do campo Ação de Cobrança, o sistema expande a tela, exibindo o conteúdo dos campos:

  1. Comandar (Checkbox);
  2. Atividade;
  3. Qtd. Máxima Documentos;
  4. Predecessora;
  5. Data Prevista; e
  6. Data Realizada.

Na tela Atualizar Cronograma de Cobrança, ao clicar no botão , o sistema exibe a tela popup Adicionar Ações de Cobrança ao Cronograma e, após o preenchimento dos campos, clique no botão .

O sistema exibe a lista das Ações de Cobrança, de acordo com a ordem de execução pré-definida na tabela de ações de cobrança que compõem o cronograma.

O sistema exibe a lista das Atividades de Cobrança no modo recolhido e permite ao usuário expandir/recolher a lista.

Sempre que exibir alguma mensagem relativa aos campos da Lista das Atividades da Ação de Cobrança, o sistema exibe a tela no modo expandido.

Data Prevista:

  1. Caso execução automática:
    1. Caso na Atividade de Cobrança esteja informada a quantidade de dias para execução da atividade, a partir da data da ação informada, o sistema calcula as datas de execução de cada atividade, a partir da data informada para iniciar o cronograma e somando a quantidade de dias com o valor diferente de nulo. Por exemplo: A primeira atividade da ação tem como data prevista 01/09/2014 (a partir da data informada, a primeira atividade deverá ser executada neste dia e a próxima 01/09/2014 + DIAS DE EXECUCAO da tabela Atividade de Cobrança). No caso de ações predecessoras, a data da primeira atividade será a soma das datas da primeira atividade mais a quantidade de dias informada na ação.
  2. As opções disponíveis para o usuário são:
    1. Informar - para cada uma das ações de cobrança que deseja incluir/alterar no cronograma, a data prevista para a realização de suas atividades:
      1. Valida Datas Previstas:
        1. Caso o usuário informe uma data prevista para qualquer atividade de qualquer ação menor que a data atual, será exibida a mensagem Data Prevista deve ser maior ou igual a data atual.
        2. Caso o usuário informe a data prevista de uma das atividades menor que a data prevista da atividade anterior, na ordem de execução pré-definida, de uma mesma ação de cobrança, será exibida a mensagem Datas Previstas das atividades devem seguir a ordem pré-definida das atividades da ação do cronograma.
    2. Marcar - Caso o grupo tenha execução Automática, marcar o checklist Comandar, obrigatoriamente, o checklist Comandar, da Ação de Cobrança, para inserir/atualizar a Ação de Cobrança no cronograma com as atividades comandadas. A finalidade desta opção é possibilitar que a ação seja incluída no cronograma com as suas atividades já comandadas para serem executadas na data prevista informada.
    3. Desmarcar - o checklist Comandar da Ação de Cobrança para inserir/atualizar a Ação de Cobrança no cronograma com as atividades não comandadas. A finalidade desta opção é possibilitar que a ação seja incluída no cronograma, mas sem o comando para execução de suas atividades.
    4. Informar a quantidade limite de documentos. Caso a atividade ainda não tenha sido realizada na funcionalidade manter.
    5. Usuário confirma a inclusão/alteração do cronograma:
      1. Verifica preenchimento dos campos:
        1. Caso o usuário não informe a data prevista para nenhuma atividade, ou o usuário não informe a data prevista para todas as atividades obrigatórias das ações que, obrigatoriamente, devem constar no cronograma, será exibida a mensagem É necessário informar a data prevista para as atividades obrigatórias das ações que obrigatoriamente devem constar no cronograma.
      2. Verifica ação predecessora - Para cada Ação de Cobrança que tenha ação predecessora:
        1. Caso o usuário informe a data prevista para a atividade da ação e não informe a data prevista da atividade da ação de cobrança predecessora, ou informe alguma dessas datas com valor inferior aos das datas das atividades da Ação de Cobrança Predecessora, será exibida a mensagem A data prevista para as atividades da ação predecessora da ação «descrição da ação» deve ser informada ou A data prevista da atividade «descrição da atividade» da ação «descrição da ação» não pode ser inferior à data prevista de sua atividade «descrição da atividade» da ação predecessora.
        2. Caso a atividade EMITIR da ação esteja com o checklist Comandar marcado, e a atividade EMITIR da ação predecessora esteja com o checklist Comandar desmarcado, o sistema exibe a mensagem A atividade EMITIR da ação predecessora da ação «descrição da ação» deve ser comandada.
        3. Caso a atividade EMITIR da ação predecessora já tenha perdido a validade, o sistema exibe a mensagem O prazo de validade da ação predecessora «descrição da predecessora» está vencido. Confirma data da atividade para a ação «descrição da ação»? Se o usuário confirmar prosseguir, caso contrário aguardar a informação da nova data.
        4. Caso a data informada para a atividade EMITIR não seja maior que NN dias da atividade EMITIR da ação predecessora, será exibida a mensagem A quantidade de dias entre a ação predecessora «descrição da ação predecessora» e a ação «descrição da ação» não é suficiente. Confirma a data da atividade para a ação «descrição da ação»? Se o usuário confirmar prossegue, caso contrário aguarda a informação da nova data.
      3. Verifica atividade predecessora - Para cada Ação de Cobrança:
        1. Caso o usuário informe a data prevista para uma atividade que tenha atividade predecessora e não informe a data prevista da predecessora, será exibida a mensagem A data prevista da atividade predecessora da atividade «descrição da atividade» da ação «descrição da ação» deve ser informada.
        2. Caso o usuário informe a data prevista para uma atividade que tenha atividade predecessora com valor inferior ao da atividade predecessora, será exibida a mensagem A data prevista da atividade «descrição da atividade» da ação «descrição da ação» não pode ser inferior à data prevista de sua atividade predecessora.
      4. Verifica existência critério para o conjunto rotas:
        1. Caso não exista um critério associado para cada ação e cada uma das rotas do grupo de cobrança, será exibida a mensagem Existem rotas sem critérios de cobrança definidos para alguma Ação de Cobrança.
      5. Verifica ação sem predecessora - Para cada Ação de Cobrança que não tenha ação predecessora:
        1. Caso exista grupo de faturamento e caso a data de vencimento das contas do último ciclo de faturamento do grupo de faturamento correspondente ao grupo de cobrança para o qual está sendo informado o cronograma, compõe a data de vencimento com o dia de vencimento + mês/ano de referência da tabela GRUPO FATURAMENTO, somada ao número de dias para considerar débito, obtido na tabela SISTEMA PARAMETROS, seja maior ou igual à data informada para a atividade EMITIR ou SIMULAR da ação em questão, será exibida a mensagem A ação «descrição da ação» não contemplará as contas de referência «referência do grupo de faturamento». Confirma a data da atividade para esta ação? Se o usuário confirmar prossegue, caso contrário aguardar a informação da nova data.
      6. Verifica sucesso da transação:
        1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno.
        2. Caso contrário, será exibida a mensagem Cronograma de Cobrança do «descrição do grupo» referente à «mês/ano de referência» inserido/alterado com sucesso, bem como apresenta os links Menu Principal, Inserir outro Cronograma de Cobrança e Atualizar Cronograma de Cobrança inserido, desviando para a funcionalidade correspondente ao link.
      7. Para finalizar os procedimentos Manter Cronograma de Cobrança, obedeça às orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão .

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Grupo Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Verifica existência de dados. Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
Valida referência do cronograma.
Caso o mês/ano do cronograma esteja inválido, será exibida a mensagem Mês/Ano inválido.
Caso o mês/ano do cronograma seja menor que o último mês/ano de referência do grupo de cobrança, será exibida a mensagem Mês/Ano de Cobrança deve ser superior a «último mês/ano de referência do grupo de cobrança».
Caso o grupo de cobrança selecionado tenha execução Automática, o sistema solicita ao usuário a data de início do ciclo de cobrança - Valida data informada.
Caso a data informada seja menor que a data corrente, o sistema deve exibir a mensagem: A data informada deve maior ou igual que a data corrente.
Caso a data informada seja inválida o sistema exibe a mensagem: Data informada é inválida.
Caso a data informada tenha o mês/ano informado igual ao mês/ano informado da primeira atividade de outro cronograma do mesmo grupo, o sistema exibe a mensagem: Não é possível inserir cronograma de ação de cobrança para o grupo xxxxx, pois já existe um cronograma para o mês e grupo informado.
Mês/Ano Campo obrigatório - Informe o mês e o ano (formato mm/aaaa).
Dados da Ação de Cobrança: Cada Ação de Cobrança é formada pelos campos: Comandar; Atividade; Qtd. Máxima Documentos; Predecessora; Data Prevista; eData Realizada.
Comandar Marque o checkbox para comandar a ação.
Atividade São as atividades relacionadas à ação de cobrança: Simular; Emitir; Encerrar.
Qtd. Máxima Documentos Quando habilitado, informar a quantidade máxima de documentos.
Predecessora Refere-se à atividade predecessora da ação de cobrança.
Data Prevista Caso o Grupo tenha execução Automática, o campo de data de inicio do ciclo de cobrança será requerido, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), clicando no botão para selecionar a data desejada, na atividade que esteja informada a quantidade dias para execução da atividade a partir da data da ação informada, o sistema calcula as datas de execução de cada atividade e, a partir da data informada para iniciar o cronograma, somando a quantidade de dias com o valor diferente de nulo.
Data Realizada Exibida a data de realização da ação de cobrança.


2.3.5 Executar Ações do Cronograma de Cobrança

Observamos que esta documentação trata de uma sequência de procedimentos para o processamento da Nova Sistemática de Cobrança. A partir deste ponto, a execução de cobrança deve seguir os procedimentos normais do Módulo de Cobrança do Gsan, através do processo batch, no caminho: GSAN > Batch > Inserir Processo Comandado de Cobrança, e em seguida clique no botão .


2.3.6 Consultar e Imprimir Atividade de Ação de Cobrança

Para consultar e imprimir atividade de ações de cobrança, o usuário deve seguir a funcionalidade através do caminho: GSAN > Cobrança > Comando Atividade de Ação de Cobrança > Consultar Comando de Ativ. de Ação de Cobrança, e executar os procedimentos abaixo:

  1. Na tela Filtrar Comandos de Ação de Cobrança - Tipo do Comando, selecionar o Tipo de Comando igual a Cronograma e clique no botão ;
  2. O sistema exibe a tela de filtro Filtrar Comandos de Ação de Cobrança - Comandos do Cronograma - Informe os parâmetros que julgar necessários, clique no botão ;
  3. Será exibida a tela Consulta Comandos de Ação de Cobrança do Cronograma, contendo os dados resultantes da pesquisa, com base nos parâmetros informados;
  4. Ao clicar no hiperlink do campo Grupo de Cobrança, o sistema exibe a tela popup Consultar Dados do Comando de Ação de Cobrança do Cronograma;
  5. Na tela Consulta Comandos de Ação de Cobrança do Cronograma, opcionalmente, o usuário poderá clicar no botão para gerar o Relatório de Comandos de Ação de Cobrança de Cronograma;
  6. Em seguida, clique no botão .

O sistema só emite o documento de cobrança se o usuário estiver credenciado com Permissão Especial.

Modelos das telas para: Consultar e Imprimir Atividade de Ação de Cobrança

O sistema exibe a tela abaixo Filtrar Comando de Ação de Cobrança - Comandos do Cronograma, na sequência da opção selecionada entre as opções do Tipo de Comando, tela Filtrar Comandos de Ação de Cobrança - Tipo do Comando, acima:

  1. Cronograma;
  2. Eventual.

Na exibição da Ação de Cobrança, no comando Eventual, o sistema exibe, apenas, os itens com indicador de exibição eventual igual a Sim.

Escolhida a opção, clique no botão e será exibida a tela Filtrar Comando de Ação de Cobrança - Comandos do Cronograma, abaixo:

Para executar o filtro, usamos o parâmetro Período de Previsão Comando, visando à exibição dos detalhes sobre o(s) Grupo(s). Em seguida, clique no botão .

Na tela abaixo, Consulta Comandos de Ação de Cobrança do Cronograma, serão exibidos todos os comandos de ação de cobrança do cronograma, que atenderam aos parâmetros informados na tela anterior.

Ao clicar no link do campo Grupo de Cobrança, o sistema exibe a tela Consultar Dados do Comando de Ação de Cobrança do Cronograma, contendo os dados do comando de cobrança do cronograma selecionado.

Opcionalmente, o usuário poderá emitir o Documento de Cobrança, clicando no botão , conforme modelo de tela Consultar Dados do Comando de Ação de Cobrança do Cronograma, que será apresentado abaixo.

Cancelar Documentos de Comandos de Ação de Cobrança do Cronograma:

  1. Caso a ação gere ordens de serviço:
    1. O sistema exclui as unidades das ordens de serviço geradas, e as ordens de serviços geradas.
  2. Caso a ação gere débito a cobrar:
    1. O sistema exclui os débitos a cobrar, os itens dos documentos de cobrança, e os documentos de cobrança gerados.

Ao clicar no botão , o sistema executa verificações na atividade de cobrança do comando, conforme abaixo:

  1. Atividade diferente de EMITIR:
    1. Caso a atividade de cobrança seja deferente de EMITIR, será exibida a mensagem Só é possível cancelar documentos para atividade EMITIIR.
  2. Ação de Cobrança já encerrada:
    1. Caso a ação de cobrança do comando selecionado já esteja encerrada, será exibida a mensagem Não é possível cancelar documentos para ações de cobrança encerradas.
  3. Ordem de serviço já encerrada:
    1. Caso haja alguma ordem de serviço executada, será exibida a mensagem: Não é possível cancelar os documentos de cobrança deste comando, pois existem ordens de serviços já executadas.
  4. Pagamento já realizado para documento de cobrança:
    1. Caso exista pagamento efetuado para algum documento de cobrança do comando selecionado para cancelar os documentos, será exibida a mensagem: Não é possível cancelar os documentos de cobrança deste comando, pois existem pagamentos já realizados.


2.4 Encerramento de Ordem de Serviço – O.S.

O sistema só permite o encerramento da Ordem de Serviço se o usuário estiver ligado à Unidade Organizacional que representa a empresa do contrato.


2.4.1 Manter Ordem de Serviço

A funcionalidade pode ser encontrada no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Manter Ordem de Serviço.

As Ordens de Serviços não associadas aos comandos de Ação de Cobrança do cronograma, também serão incluídas no Boletim de Medição, desde que atendam aos seguintes critérios:

  1. Exista parametrização para o grupo de cobrança do imóvel da ordem de serviço;
  2. A ordem de serviço tenha sido encerrada pelo usuário da Unidade Organizacional da empresa de cobrança indicada na parametrização;
  3. O serviço que consta na Ordem de Serviço esteja associado a um item do contrato parametrizado e a uma ação de cobrança.

A funcionalidade que se encontra no caminho GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Manter Ordem de Serviço, inicialmente exibe a tela de filtro para que sejam informados os parâmetros desejados e clique no botão .

Em seguida, o sistema exibe a tela contendo os itens que atenderam aos parâmetros informados (tela Manter Ordem de Serviço), que oferece as seguintes opções ao usuário:

  1. Consultar os dados da Ordem de Serviço, clicando no hiperlink do campo Ordem de Serviço, o sistema exibe a tela Consultar Ordem de Serviço, que permite alteração/atualização, conforme modelos apresentados abaixo;
  2. Consultar os dados do Registro de Atendimento, clicando no hiperlink do campo Número do RA, conforme modelo apresentado na sequência.

Modelos das telas: Manter Ordem de Serviço

Opcionalmente, o usuário pode comandar a geração do Relatório das Ordens de Serviços, clicando no botão .

Para comandar a geração da impressão de uma ou mais Ordens de Serviço, marque o(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para imprimir todas que foram selecionadas pelo filtro, de acordo com os parâmetros informados, marque no hiperlink Todos, em seguida clique no botão . As Ordens de Serviços são selecionadas e comandadas para a impressão e o botão fica indisponível. Para tornar o botão habilitado para novo comando de impressão, desmarque o(s) checkbox(s) correspondente(s).

Modelo da tela: Consultar Ordem de Serviço

O sistema exibe os dados da Ordem de Serviço selecionada e, caso o usuário deseje pesquisar outra Ordem de Serviço, o número deve ser informado. Em seguida, clique no botão .

A Ordem de Serviço no sistema será identificada por Letra Identificadora da Situação da OS, podendo apresentar em uma das seguintes situações:

  1. P = Pendente;
  2. E = Encerrado;
  3. A = Execução em Andamento;
  4. L = Aguardando Liberação para Execução.

Caso exista Registro de Atendimento na Ordem de Serviço, o sistema exibe a informação de label do campo (Número do RA), e número do Registro de Atendimento correspondente, caso contrário, o label do campo não será exibido.

Caso exista Registro de Atendimento na Ordem de Serviço, o sistema exibe a informação de label do campo (Situação do RA), e a descrição da situação do Registro de Atendimento correspondente.

A Descrição da Situação do Registro de Atendimento - RA no sistema será identificada pela descrição abreviada, podendo apresentar em uma das seguintes situações:

  1. Pen = Pendente;
  2. Enc = Encerrado;
  3. Blq = Bloqueado.

Caso exista Documento de Cobrança na ordem de serviço, será exibida a informação de label do campo e o número do documento de cobrança, caso contrário, o sistema não exibe o label com campo.

Caso exista Ordem de Serviço de Referência na ordem de serviço, será exibida a informação de label do campo e o número da ordem de serviço de referência, caso contrário, o sistema não exibe o label com campo.

Caso exista o Tipo de Serviço de Referência na ordem de serviço, será exibida a informação do label do campo e a descrição do serviço.

Caso exista o Retorno da OS Referida na ordem de serviço, será exibida a informação do label do campo e a descrição do retorno.

Na parte inferior da tela, o sistema exibe hiperlinks e, quando existirem dados, serão exibidos na tela. Ao clicar no hiperlink desejado, a tela será expandida com a exibição dos dados e, para recolher a tela, clique novamente no hiperlink.

Para o caso de ordem de serviço Pendente, o sistema exibe os hiperlinks:

  1. Dados da Programação; e
  2. Dados do Local da Ocorrência.

Para o caso de ordem de serviço Encerrado, o sistema exibe os hiperlinks:

  1. Dados da Programação;
  2. Dados do Local da Ocorrência; e
  3. Dados do Encerramento da Ordem de Serviço.

Dados do Encerramento da Ordem de Serviço: Caso a situação da Ordem de Serviço não esteja Encerrada, o sistema não permite a exibição desta parte da tela.

As opções disponíveis para o usuário são:

  1. Imprimir Ordem de Serviço - Botão imprimir.jpg. Este botão ficará habilitado quando a Situação da OS estiver:
    1. Pendente;
    2. Pendente em Andamento;
    3. Aguardando OS de Referência; e
    4. Encerrada.
  2. Atualizar Ordem de Serviço - Botão . Este botão ficará habilitado quando a Situação da OS estiver:
    1. Pendente;
    2. Pendente em Andamento; e
    3. Aguardando OS de Referência.

O botão da funcionalidade ficará desabilitado quando a Situação da OS estiver:

  1. Encerrada.

Encerrar Ordem de Serviço - Botão . Este botão ficará habilitado quando a Situação da OS estiver:

  1. Pendente;
  2. Pendente em Andamento.

A funcionalidade ficará desabilitada quando a Situação da OS estiver:

  1. Encerrada; e
  2. Aguardando OS de Referência.

Modelo da tela: Atualizar Ordem de Serviço

Ao clicar no botão , tela Consultar Ordem de Serviço, o sistema exibe a tela Atualizar Ordem de Serviço, abaixo, para que sejam feitas as modificações que julgar necessárias, em seguida clique no botão correspondente.

Modelo da tela: Encerrar Ordem de Serviço

Ao clicar no botão , tela Consultar Ordem de Serviço, o sistema exibe a tela Encerrar Ordem de Serviço, abaixo, para que sejam informados os dados do encerramento. Caso a ordem de serviço esteja encerrada, o botão fica inabilitado e o hiperlink não será exibido.

Fotos Cadastradas - Caso haja dados cadastrados referentes às fotos, o sistema exibe um grid contendo as seguintes informações:

  1. Tipo de Foto;
  2. Data;
  3. Ícone - Imagem padronizada para os tipos (PDF, doc, jpg), conforme a extensão do arquivo.

O usuário terá opção de clicar no ícone do arquivo e fazer downloado.

Caso não exista dado da atividade apropriada para a ordem de serviço, o sistema não exibe esta parte da tela.

Caso o serviço tenha as informações parametrizadas do Tipo de Serviço, para o Boletim, serão exibidas as informações se tem ou não pavimento, calçada e tipo de pavimento.

Modelo da tela: Gerar Ordem de Serviço de Fiscalização

Para gerar Ordem de Serviço Fiscalização, clique no botão , o sistema exibe a tela Gerar Ordem de Serviço, abaixo, informe os dados necessários e clique no botão .

Modelo da tela: Consultar Dados do Registro de Atendimento

Para consultar os dados do Registro de Atendimento, clique no link do campo Número do RA, tela Manter Ordem de Serviço, e será exibida a tela Consultar Dados do Registro de Atendimento, abaixo, contendo os Dados Gerais do Registro de Atendimento e, a lista de dados em modo recolhido, onde será permitido ao usuário recolher/expandir os seguintes hiperlinks:

  1. Dados do Local da Ocorrência;
  2. Dados do Solicitante;
  3. Anexos;
  4. Dados da Última Tramitação;
  5. Dados da Reiteração;
  6. Dados da Reativação;
  7. Dados do Encerramento;
  8. Dados das OS Associadas.


2.4.2 Informar Retorno da Ordem de Serviço de Fiscalização

O retorno da Ordem de Serviço de Fiscalização deve ser informado através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Fiscalização > Informar Retorno Ordem de Serviço da Fiscalização.

O usuário deve informar: o número da Ordem de Serviço, o retorno da fiscalização, e demais dados necessários, conforme as orientações para preenchimento do campo, em seguida clicar no botão . O sistema fará a validação da Ordem de Serviço informada.

  1. Valida Ordem de Serviço:
    1. Caso não exista a Ordem de Serviço, será exibida a mensagem Ordem de Serviço inexistente.
    2. Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a um serviço de fiscalização de infração, será exibida a mensagem O serviço associado a esta Ordem de Serviço não corresponde à fiscalização de infração.
    3. Caso a Ordem de Serviço esteja na situação de Encerrada, será exibida a mensagem Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação».
  1. Situação da Fiscalização:
    1. É obrigatória pelo menos uma Situação da Fiscalização, permitindo ao usuário adicionar novas Situações à lista, ou remover Situações que estejam na lista.
    2. O sistema popula o combo-box com a descrição das situações de fiscalização.
    3. O sistema retira do combo-box as situações já selecionadas para a ordem de serviço, caso existam, e, neste caso, exibi-as na lista das Situações de Fiscalização selecionadas, ordenando a lista pela descrição da situação.
    4. Verifica Valor do Débito:
      1. Caso o valor do débito calculado não seja maior que zero, o sistema não gera o débito a cobrar.
    5. Verifica situação já existente na lista:
      1. Caso a Situação da Fiscalização já esteja na lista, será exibida a mensagem Esta Situação da Fiscalização já foi selecionada.
    6. Verifica seleção de situação:
      1. Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização, com indicação de validar a situação da ligação de água do imóvel fiscalizado, será exibida a mensagem Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação de validar a situação da ligação de água do imóvel.
      2. Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização, com indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel fiscalizado, será exibida a mensagem Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel.
      3. Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização, com indicação de alterar a data da ligação do imóvel fiscalizado, será exibida a mensagem Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação de alterar a data da ligação do imóvel.
      4. Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização, com indicação de validar a capacidade do hidrômetro do imóvel fiscalizado, será exibida a mensagem Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação de validar a capacidade do hidrômetro do imóvel.
      5. Caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização, com indicação do controle dos autos de infração, será exibida a mensagem Só é possível selecionar uma das situações de fiscalização com indicação do controle dos autos de infração.
      6. Caso o usuário selecione uma situação de fiscalização, com indicação de notificação de esgoto, e caso o usuário selecione mais de uma situação de fiscalização, será exibida a mensagem Não é possível selecionar situação de fiscalização, só é possível selecionar uma situação de fiscalização com indicação de notificação de esgoto.
    7. Verifica remoção de situação:
      1. Caso o usuário desmarque uma situação de fiscalização anteriormente selecionada para a Ordem de Serviço:
        1. Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação de validar a situação da ligação de água do imóvel fiscalizado:
          1. Caso a atualização da situação da ligação de água do imóvel já tenha sido realizada, será exibida a mensagem Não é possível desmarcar essa situação porque a situação da ligação de água do imóvel «xxxxxxxxxx» já foi alterada.
      2. Caso contrário:
        1. Caso não exista seleção de situação de fiscalização, com indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel fiscalizado, o sistema retira da tela a exibição do campo Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto.
          1. Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel fiscalizado:
            1. Caso a atualização da situação da ligação de esgoto do imóvel já tenha sido realizada, será exibida a mensagem Não é possível desmarcar essa situação porque a situação da ligação de esgoto do imóvel «xxxxxxxxxxx» já foi alterada.
      3. Caso contrário:
        1. Caso não exista seleção de situação de fiscalização, com indicação de validar a situação da ligação de água do imóvel fiscalizado, o sistema retira da tela a exibição do campo Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto.
          1. Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação do controle dos autos de infração:
          2. Caso já existam dados do auto de infração, será exibida a mensagem Não é possível desmarcar essa situação porque os dados do auto de infração já foram informados.
        2. Caso contrário:
          1. O sistema retira da tela a exibição dos campos referentes ao auto de infração.
          2. Serão habilitadas as opções do campo Documento Entregue.
        3. Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação da obrigatoriedade de informar a opção de medição, o sistema retira da tela a exibição do campo Tipo de Medição.
        4. Caso a situação da fiscalização desmarcada tenha indicação de gerar débito a cobrar:
          1. Caso já tenha sido gerado o débito para a situação desmarcada será exibida a mensagem Não é possível desmarcar essa situação porque já houve a geração do débito a cobrar para essa situação.
          2. Caso contrário, ou seja, não existe débito a cobrar gerado para a situação desmarcada:
            1. Caso nenhuma das situações da fiscalização selecionadas tenha a indicação de geração de débito a cobrar, o sistema retira da tela a exibição do campo Gerar Débito a Cobrar.
          3. Caso contrário, ou seja, alguma das situações da fiscalização selecionadas tem a indicação de geração de débito a cobrar:
            1. Caso já tenha sido gerado o débito para essas situações, o sistema retira da tela a exibição do campo Gerar Débito a Cobrar.
          4. Caso uma das situações da fiscalização selecionadas tenha indicação de validar a situação da ligação de água do imóvel fiscalizado:
          5. Caso a atualização da situação da ligação de água do imóvel ainda não tenha sido realizada, será exibido o campo Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto com a opção Sim selecionada, permitindo que o usuário selecione entre as opções Sim e Não.
    8. Caso contrário:
      1. Caso uma das situações da fiscalização selecionadas tenha indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel fiscalizado:
        1. Caso a atualização da situação da ligação de esgoto do imóvel ainda não tenha sido realizada, será exibido o campo Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto com a opção Sim selecionada, permitindo que o usuário selecione entre as opções Sim e Não.
      2. Caso contrário, não será exibido o campo Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto.
      3. Caso contrário, o sistema não exibe o campo Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto.
    9. Caso contrário:
      1. Caso uma das situações da fiscalização selecionadas tenha indicação de validar a situação da ligação de esgoto do imóvel fiscalizado:
        1. Caso a atualização da situação da ligação de esgoto do imóvel ainda não tenha sido realizada, será exibido o campo Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto com a opção Sim selecionada, permitindo que o usuário selecione entre as opções Sim e Não.
      2. Caso contrário, não será exibido o campo Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto.
      3. Caso contrário, o sistema não exibe o campo Atualizar Situação da Ligação de Água/Esgoto.
  2. Caso uma das situações da fiscalização selecionadas obrigue informar a opção de medição:
    1. Caso alguma dessas situações tenha sido incluída no momento atual, será exibido o campo Tipo de Medição com a opção Ligação de Água selecionada, permitindo que o usuário selecione entre as opções Ligação de Água e Poço, caso contrário, o sistema não exibe o campo Tipo de Medição.
  3. Caso uma das situações da fiscalização selecionadas tenha indicação de gerar débito a cobrar:
    1. Caso ainda não tenha sido gerado o débito para alguma dessas situações, será exibido o campo Gerar Débito a Cobrar sem nenhuma opção previamente selecionada, permitindo que o usuário selecione entre as opções Sim e Não.
      1. Caso contrário, o sistema não exibe o campo Gerar Débito a Cobrar.
    2. Caso contrário, o sistema não exibe o campo Gerar Débito a Cobrar.
  4. Caso a Empresa que está sendo processada tenha como parâmetro não controlar autos de infração (Parâmetro informado no SISTEMA PARAMETROS):
    1. O sistema exibe o campo Documento Entregue de acordo com as regras abaixo:
      1. Caso a ordem de serviço já tenha a Situação de Fiscalização informada:
        1. Caso o tipo de recebimento seja 1 (um), será exibido o campo com a opção Solicitação de Comparecimento selecionada.
        2. Caso o tipo de recebimento seja 2 (dois), será exibido o campo com a opção Auto de Infração selecionada.
        3. Caso o tipo de recebimento seja nulo, será exibido o campo com a opção Nenhum selecionada.
      2. Exibe o campo com a opção Notificação de Esgoto desabilitado.
      3. Permite que o usuário selecione entre as opções Solicitação de Comparecimento, Auto de Infração ou Nenhum.
    2. Caso contrário,
      1. Caso uma das situações da fiscalização selecionadas tenha indicação de Notificação de Esgoto:
        1. Exibe campo com as opções Solicitação de Comparecimento, Auto de Infração, ou Nenhum desabilitados.
        2. Exibe o campo com a opção Notificação de Esgoto selecionada e desabilitada.
      2. O sistema apresenta na tela os campos para que o usuário informe os Dados da Ligação de Esgoto:
        1. Caso contrário, ou seja, a Empresa que está sendo processada tenha como parâmetro o controle dos autos de infração (Parâmetro informado no SISTEMA PARAMETROS):
          1. Caso nenhuma das situações de fiscalização selecionadas esteja com o indicador de auto de infração ativo:
            1. O sistema deverá exibir o campo Documento Entregue de acordo com as regras abaixo:
              1. Caso a ordem de serviço já tenha situação de fiscalização informada:
                1. Caso o tipo de recebimento seja 1 (um), será exibido o campo com a opção Solicitação de Comparecimento selecionada.
              2. Caso o tipo de recebimento seja 2 (dois), será exibido o campo com a opção Auto de Infração selecionada.
              3. Caso o tipo de recebimento seja nulo, será exibido o campo com a opção Nenhum selecionada.
            2. Exibe o campo com a opção Notificação de Esgoto desabilitado.
            3. Permite que o usuário selecione entre as opções Solicitação de Comparecimento, Auto de Infração ou Nenhum.
          2. Caso contrário,
            1. Caso uma das situações da fiscalização selecionadas tenha indicação de Notificação de Esgoto:
              1. Exibe o campo com as opções Solicitação de Comparecimento, Auto de Infração ou Nenhum desabilitado.
              2. Exibe o campo com a opção Notificação de Esgoto selecionada e desabilitada.
            2. O sistema apresenta na tela os campos para que o usuário informe os Dados da Ligação de Esgoto.
          3. Caso contrário, ou seja, alguma das situações de fiscalização selecionadas está com o indicador de auto de infração ativo:
            1. O sistema exibe o campo Documento Entregue de acordo com as regras abaixo:
              1. Exibe o campo com a opção Auto de Infração selecionada e desabilitada.
              2. Exibe os campos com as opções Solicitação de Comparecimento, Notificação de Esgoto e Nenhum desabilitados.
              3. O sistema apresenta na tela os campos para que o usuário informe ou altere os dados do auto de infração.
  5. Dependendo do retorno informado, o sistema:
    1. Altera a situação da ligação de água;
    2. Altera a situação da ligação de esgoto;
    3. Inclui a situação especial de cobrança; e
    4. Gera, automaticamente, débitos a cobrar de consumo fraudado e/ou multa de infração.
  6. O sistema atualiza a ordem de serviço de fiscalização, de acordo com os parâmetros informados, exclui as situações de fiscalização já associadas à ordem de serviço, caso existam; exclui as situações de fiscalização já associadas ao documento de cobrança da ordem de serviço, caso existam.
  7. O sistema atualiza o indicador de reincidência de infração:
    1. Caso alguma das situações da fiscalização selecionada tenha indicação de verificação de reincidência do imóvel fiscalizado, o sistema atualiza as informações do imóvel para efeito de cálculo em reincidência de infração.
  8. Valida Autorização:
    1. Caso a opção de geração de débito informado seja igual a Não, e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem Usuário não autorizado a não inclusão de débitos.

Modelo da tela: Informar Retorno Ordem de Serviço de Fiscalização

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Ordem de Serviço Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão para selecionar a OS desejada. A descrição será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel
Matrícula do Imóvel O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados e não permite alteração.
Ao lado da matrícula na tela será exibida a Inscrição do Imóvel, composta por:
Localidade;
Setor Comercial;
Quadra;
Lote;
Sublote.
Cliente Usuário O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados e não permite alteração.
CPF ou CNPJ O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados e não permite alteração. Caso o cliente seja pessoa física será exibido o CPF, caso seja pessoa jurídica será exibido o CNPJ.
Situação da Ligação de Água O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados e não permite alteração.
Situação da Ligação de Esgoto O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados e não permite alteração.
Ocorrência O sistema exibe este campo a partir dos dados do imóvel cadastrado nas bases de dados e não permite alteração.
Dados do Retorno
Situação Encontrada Campo obrigatório - É obrigatória pelo menos uma situação encontrada. Selecione uma ou mais entre as opções disponibilizadas pelo sistema. A cada situação escolhida, clique no botão .
Para Remover uma opção adicionada, clique no botão . As opções disponibilizadas pelo sistema são exibidas ordenadas por Descrição da Situação. As situações já selecionadas são retiradas do combo-box.
Documento Entregue Campo obrigatório - Selecione uma das opções correspondente ao documento entregue: o Sol. Comparecimento, ou o Auto de Infração, ou o Nenhum, ou o Notificação de Esgoto. O checkbox de Notificação de Esgoto somente será disponibilizado quando a Situação Encontrada estiver relacionada a esgoto.
Dados Encerramento Ordem de Serviço
Encerrar OS Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim - quando se tratar de enceramento da OS, os campos Motivo Encerramento e Parecer Encerramento serão desbloqueados; · Não - quando não se tratar de encerramento da OS, os campos Motivo Encerramento e Parecer Encerramento serão bloqueados.
Motivo Encerramento Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente ao motivo de encerramento da OS. O sistema verifica se um dos retornos das fiscalizações tem o motivo de encerramento da ordem de serviço informado. Verifica mais de um tipo de motivo de encerramento da ordem de serviço - Caso existam situações diferentes informadas nas situações de fiscalização encontradas, o sistema solicita ao usuário qual a situação que deverá ser usada no encerramento da Ordem de Serviço de Fiscalização, e continua o processamento após esta confirmação. Caso contrário, o usuário poderá solicitar o encerramento da Ordem de Serviço: o Caso o usuário selecione SIM, o sistema disponibiliza os possíveis motivos de encerramento.
Parecer Encerramento Este campo é livre para informar o parecer sobre o encerramento da OS, com no máximo 400 (quatrocentos) caracteres.
Cadastramento das Fotos: O sistema permite incluir vários arquivos de fotos, informando os dados sobre o tipo da foto, o arquivo contendo a foto, e as informações complementares. Em seguida, clique no botão . Esta operação pode ser repetida várias vezes pelo usuário.
Tipo da Foto Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Arquivo Selecione o arquivo de foto a ser anexado ao sistema. Caso a resolução da imagem tenha parâmetro (altura, largura) superiores ao informado no sistema parâmetro, o sistema faz o redimensionamento da resolução da imagem baseado nos parâmetros definidos no Sistema Parâmetro. Serão aceitos arquivos nos seguintes formatos: .doc, .jpg ou .PDF. O sistema adiciona o arquivo no grid e Valida preenchimento de arquivo e formatos permitidos. Valida preenchimento de arquivo o Caso nenhum arquivo tenha sido selecionado, o sistema exibe a mensagem Informe um arquivo. o Caso nenhum tipo de foto tenha sido selecionado o sistema exibe a mensagem Informe o tipo da foto. Validar formatos permitidos o Caso o arquivo tenha formato diferente do permitido (.doc, .jpg ou .PDF) o sistema exibe a mensagem Formato de arquivo inválido. O usuário terá opção de Remover um arquivo do grid; O sistema verifica se um dos retornos das fiscalizações informado tem o indicador de suspender contrato de demanda. Caso encontre pelo menos um retorno informado com o indicador pesquisado = 1, o sistemaverifica se o imóvel tem contrato de demanda ativo e altera a situação para suspenso.
Observação Campo livre para complementar as informações, com no máximo 200 (duzentos) caracteres.


2.5 Parametrização e Operacionalização do Boletim de Medição

Neste item veremos a parametrização e a operacionalização para gerar o Boletim de Medição, através dos procedimentos da Nova Sistemática de Cobrança da Caern.


2.5.1 Parametrização para o Boletim de Medição

A parametrização deve ser feita conforme as orientações para preenchimento dos campos, através das funcionalidades nos caminhos:

  1. GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Inserir Motivo de Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço.
  2. GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Manter Motivo de Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço.


2.5.1.1 Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos

Usuário seleciona a opção Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos, através do caminho GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos.

O sistema apresenta a tela para o usuário selecionar o motivo de encerramento para a associação, de acordo com as orientações para preenchimento dos campos, em seguida clique no botão .

Esta parametrização servirá para indicar o pagamento das Ordens de Serviços, dependendo dos motivos de encerramentos.

O pagamento da Ordem de Serviço pode variar de acordo com a Ação de Cobrança e o Motivo do Encerramento.

O Indicador de Visita Realizada garante o pagamento do serviço, dependendo do Motivo do Encerramento da Ordem de Serviço.

Para Remover uma associação cadastrada, clique no botão no campo Remover da tela Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos. O sistema exibe uma mensagem de alerta: Confirma Remoção?, bem como as opções OK ou Cancelar. Caso o usuário opte por cancelar, o sistema não remove. Caso o usuário confirme a remoção, o sistema remove a respectiva associação apresentada na tela.

Para informar nova associação, clique no botão e será exibida a tela Informar Ação de Cobrança, abaixo. Informe os parâmetros e clique no botão . Os parâmetros informados serão exibidos no Quadro das Ações de Cobrança relacionadas com o motivo, tela Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos, acima.

Verifica preenchimento dos campos

  1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».

Verifica existência da associação

  1. Caso já exista uma associação para o motivo de encerramento, será exibida a mensagem Ação de Cobrança já existente para o motivo de encerramento:.

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Descrição Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Descrição Abreviada Campo obrigatório - Informe a descrição abreviada.
Indicador de Execução Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Indicador de Duplicidade Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Indicador de Fiscalização Selecione uma das opções: Sim ou Não.
Indicador de Visita Realizada Selecione uma das opções: Sim ou Não. O Indicador de Visita Realizada garante o pagamento do serviço, dependendo do Motivo do Encerramento da Ordem de Serviço.
Quantidade Encerramento de OS Informe a quantidade de encerramento da Ordem de Serviço.
Quadro das Ações de Cobrança relacionadas com o motivo O pagamento da Ordem de Serviço pode variar de acordo com a Ação de Cobrança e o Motivo do Encerramento.


2.5.1.2 Inserir Motivo de Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço

Para inserir o Motivo de Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço é necessário que a OS esteja encerrada.

Informe os parâmetros, obrigatoriamente, para informar o motivo de não aceitação de encerramento da ordem de serviço, conforme as orientações para preenchimento, e clique no botão . O sistema faz as validações quanto à existência de dados, e preenchimento dos respectivos campos.

Verifica existência de dados

  1. Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.

Verifica preenchimento dos campos

  1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do motivo, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».

Modelo da tela: Inserir Motivo de Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço


2.5.1.3 Manter Motivo de Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço

A funcionalidade se encontra no caminho GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Manter Motivo de Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço.

Inicialmente, o sistema exibe a tela contendo a lista dos Motivos de Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço cadastrados.

Ao clicar no hiperlink do campo Descrição, será exibida a tela para alteração/atualização. Faça as modificações que julgar necessárias, conforme orientações para preenchimento, em seguida clique no botão .

As opções disponíveis para o usuário são:

  1. Atualizar um motivo de não aceitação de encerramento de Ordem de Serviço, a partir do hiperlink existente sob a descrição do motivo.
  2. Excluir um ou mais motivos de não aceitação de encerramento de Ordem de Serviço, a partir da caixa de seleção para remoção do motivo (para marcar todos os itens, clique no hiperlink Todos).
  3. Gerar em um popup um arquivo no formato PDF da lista de motivos de não aceitação de encerramento de Ordem de Serviço.

Para remover um item, marque o checkbox correspondente que deseja excluir, ou para remover todos os itens, clique no hiperlink do campo Todos, e, em seguida, clique no botão .

O sistema exibe a mensagem Confirma exclusão? SIM ou NÃO:

  1. Caso o usuário confirme, antes de efetuar a remoção, o sistema faz as seguintes validações:
    1. Quanto ao Motivo de não aceitação de encerramento de Ordem de Serviço, se possui vínculos no sistema, e
    2. Atualização realizada por outro usuário.

Modelos das telas: Manter Motivos de Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço

Ao clicar no link do campo Descrição, tela Manter Motivos de Não Aceitação de Encerramento de O.S., o sistema exibe a tela Atualiza Motivos de Não Aceitação de Encerramento de O.S., abaixo. Faça as modificações que se fizerem necessárias, em observância às orientações para preenchimento dos campos, e clique no botão . O sistema executa validações quanto ao motivo de não aceitação, e atualização realizada por outro usuário.

Motivo de não aceitação de encerramento de O.S. possui vínculos no sistema:

  1. Caso o usuário tenha selecionado um motivo de não aceitação de encerramento de O.S. que possua outros vínculos no sistema, o sistema exibe a mensagem Não é possível excluir o(s) motivo(s) de não aceitação de encerramento de O.S. selecionado(s) devido a vínculos com outras informações.

Atualização realizada por outro usuário:

  1. Caso o usuário esteja tentando atualizar um motivo de não aceitação de encerramento de O.S. e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Esse motivos de não aceitação de encerramento de O.S. foi atualizado por outro usuário. Realize uma nova atualização.

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Código Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Descrição Campo obrigatório - Informe a descrição do motivo, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Multiplicador do Valor do Serviço a Ser Descontado Por Corte ou Supressão Campo obrigatório - Informe o multiplicador do valor do serviço a ser descontado por corte ou supressão indevida, com no máximo 2 (dois) caracteres.
Multiplicador do Valor do Serviço a Ser Descontado Por Serviço Não Efetivamente Executado Campo obrigatório - Informe o multiplicador do valor do serviço a ser descontado por serviços não efetivamente executados, com no máximo 2 (dois) caracteres.
Percentual da Multa a Ser Aplicada Por Serviço Não Efetivamente Executado Campo obrigatório - Percentual da multa a ser aplicada por serviços não efetivamente executados, com no máximo 5 (cinco) caracteres.
Percentual da Multa a Ser Aplicada Por Serviço Não Efetivamente Executado - Indicador de Uso Este campo só estará disponível na tela da funcionalidade Manter Motivos de Não Aceitação de Encerramento de OS. Campo obrigatório - Marque a opção Ativo para o motivo que se encontra disponível para uso no sistema; caso contrário, informe a opção Inativo.


2.5.2 Operacionalização do Boletim de Medição

A seguir serão tratados dos procedimentos de operacionalização, para gerar o Boletim de Medição dos serviços prestados a Caern, que se inicia com o Informar Não Aceitação de Encerramento de OS.


2.5.2.1 Informar Não Aceitação de Encerramento de O.S.

A operacionalização do Boletim de Medição inicia-se através do caminho: GSAN > Cobrança > Informar Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço.

A funcionalidade foi criada para possibilitar a geração da informação no sistema GSAN, caso exista alguma Ordem de Serviço que deverá ser descontada no cálculo do Boletim de Medição de Cobrança.

O usuário deverá informar na tela de filtro Informar Não Aceitação de Encerramento de OS, o período de referência da cobrança (inicial e final), no formato MM/AAAA - mês e ano; selecionar entre as opções disponibilizadas pelo sistema o grupo de cobrança, e a ação de cobrança; ou, opcionalmente, informar o código da ordem de serviço, ou clicar no botão para selecionar a OS desejada. A descrição da OS será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Em seguida clique no botão .

Na sequência, o sistema exibe a tela para que seja informado o motivo de não aceitação, e opcionalmente, um campo destinado à observação.

Após a exibição da ordem de serviço selecionada no filtro, o usuário deverá informar ao sistema que as mesmas não tiveram seu retorno aceito e deve ser descontada no próximo boletim.

Modelos das telas: Informar Não Aceitação de Encerramento de Ordem de Serviço

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Período de Referência da Cobrança Campo obrigatório - Informe o período de referência dos comandos de ação de cobrança, com referência (Inicial e Final), no formato mm/aaaa (mês, ano).
Quando a referência inicial for informada, o sistema replica o mesmo valor na referência final, caso a mesma não esteja preenchida ou esteja preenchida com o mesmo valor, será permitida alteração para valor maior que o inicial.
Quando a referência inicial for limpa, a referência final também será limpa. O sistema fará a validação do período (inicial e final).
Valida Referencia:
Caso o Ano/Mês informado não seja válido ou maior que o Ano/Mês corrente, será exibida a mensagem Ano/mês de referencia informado está inválido.
Caso o Ano/Mês final seja menor que o Ano/Mês inicial, o sistema exibe a mensagem Referência Final do Período é anterior à Referência Inicial do Período.
Grupo de Cobrança Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente ao grupo de cobrança, para que sejam selecionados os comandos de ação de cobrança, com grupo de cobrança correspondente.
Ação de Cobrança Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente aos comandos de ação de cobrança, com ação de cobrança correspondente.
Ordem de Serviço O usuário tem a opção de informar a Ordem de Serviço, o sistema faz a validação.
O sistema seleciona as ordens de serviço na situação de encerradas e motivo de encerramento de não execução.
Caso informado esta opção, os campos acima são de preenchimento opcional.
Informe o código da Ordem de Serviço, ou clique no botão para selecionar a OS desejada.
A descrição da OS será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Não existem ordens de serviços:
Caso não existam ordens de serviços encerradas, com motivo de encerramento de não execução para a ação selecionada, será exibida a mensagem Não existem ordens de serviço encerradas com motivo de não execução.
Validar Ordem de Serviço:
Caso não exista a Ordem de Serviço, será exibida a mensagem Ordem de Serviço inexistente.
Caso a Ordem de Serviço não esteja encerrada, será exibida a mensagem Ordem de serviço informada não está encerrada.
Caso a Ordem de Serviço não esteja associada à ação de cobrança selecionada, será exibida a mensagem Ordem de Serviço não é da ação de cobrança selecionada.
Caso a Ordem de Serviço tenha sido encerrada por Decurso de Prazo, será exibida a mensagem Ordem de Serviço encerrada por Decurso de Prazo. Caso não tenha sido selecionada a Ordem de Serviço, o sistema apresenta os dados da ação selecionada sem permitir alterar e a relação das Ordens de Serviços selecionadas.

Caso seja informado o número da Ordem de Serviço, o sistema procede como apresentado na tela abaixo.

Selecione as opções na tela de filtro Informar Não Aceitação de Encerramento de OS, acima, e clique no botão . O sistema exibe os dados da OS, e na sequencia, informe entre as opções disponibilizadas, a tela Informar Não Aceitação de Encerramento de OS, abaixo, o Motivo de Não Aceitação e, opcionalmente, o campo observação. Em seguida, clique no botão .

Quando o usuário selecionar na tela de filtro Informar Não Aceitação de Encerramento de OS, o Período de Referencia da Cobrança, o Grupo de Cobrança, e a Ação de Cobrança, ao clicar no botão , caso exista uma ou mais Ordem de Serviço que atendam aos parâmetros informados, será exibido o grid contendo a(s) OS(s) na tela abaixo, que possibilita o encerramento da OS desejada, e clique no botão .

Ao marcar no Radio-button (ao lado do campo OS), referente a OS desejada, tela Informar Não Aceitação de Encerramento de OS, acima, o sistema exibe a tela abaixo. Informe entre as opções disponibilizadas pelo sistema, abaixo, o Motivo de Não Aceitação e, opcionalmente, o campo Observação, e clique no botão .


2.5.2.2 Encerrar Ordem de Visita de Cobrança

O encerramento da Ordem de Visita de Cobrança deve ser feita através do caminho: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Encerrar Ordem de Visita de Cobrança.

O sistema disponibiliza o filtro que seleciona as Ordens de Serviços de Visitas, para que sejam encerradas em lote.

Verifica preenchimento dos campos:

  1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo obrigatório, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».

O sistema seleciona as Ordens de Serviço de Visita de Cobrança, que estejam na situação de pendente no grupo de cobrança selecionado e no mês/ano de cobrança informado, e exibe a quantidade de ordens de serviço que deverão ser encerradas, solicita a confirmação do usuário para o encerramento das ordens selecionadas.

Nenhum registro encontrado:

  1. Caso a seleção não encontre registro que atenda aos parâmetros do filtro, será exibida a mensagem Nenhuma Ordem de Serviço selecionada para o filtro encontrado.

A funcionalidade encerra todas as visitas de um determinado grupo de um determinado mês/ano, com serviço concluído.

Informe, obrigatoriamente, o grupo entre as opções disponibilizadas pelo sistema e o ciclo de cobrança, no formato MM/AAAA (mês, ano), em seguida clique no botão .

Modelo da tela: Encerrar Ordem de Visita de Cobrança

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Grupo Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente ao grupo de faturamento.
Ciclo de Cobrança Campo obrigatório - Informe o ciclo de cobrança que deseja selecionar, no formato MM/AAAA (mês, ano).

O sistema exibe a quantidade de Ordens de Serviços que deverão ser encerradas, solicita a confirmação do usuário para o encerramento das ordens selecionadas, e, clicando no botão , tela abaixo, inicia-se os procedimentos através do Processo Batch, caminho: GSAN > Batch > Inserir Processo.

No Processo Batch será exibida a tela Iniciar Processo:

Selecione a opção Processo Comando de Cobrança e clique no botão .

Marque no(s) checkbox(s) do quadro Atividades de ação de cobrança eventuais comandadas para execução, o grupo comandado para encerramento das Ordens de Visitas de Cobrança, em seguida clique no botão para iniciar o processamento Batch.


2.5.2.3 Gerar O.S. Seletiva de Fiscalização

A funcionalidade Gerar O.S. Seletiva de Fiscalização pode ser encontrada através do caminho: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Gerar Ordem de Serviço Seletiva de Fiscalização.

O sistema exibe uma tela com opção de pesquisa para que seja selecionado o universo das Ordens de Serviços Encerradas, para geração das Ordens de Fiscalização (com o botão desabilitado).

O sistema gera a O.S. de Fiscalização, para as Ordens de Serviços encerradas no período informado no filtro.

A fiscalização é feita sobre os serviços executados pelas empresas terceirizadas.

Informe os parâmetros que julgar necessários, conforme as orientações para preenchimento, e clique no botão .

Caso o usuário selecione o botão e não tenha informado um número de ORDEM DE SERVIÇO:

  1. O sistema seleciona as Ordens de Serviços para Fiscalização, correspondente ao universo de ordens de serviços que atendam os critérios de filtro informado.
  2. Pesquisa as rotas associadas ao grupo de cobrança informado no filtro.
  3. Para cada rota encontrada seleciona as quadras associadas.
  4. Para cada quadra encontrada seleciona os imóveis associados;
    1. Caso intervalo da localidade esteja informado, o sistema seleciona o imóvel se localidade associada ao imóvel estiver dentro do intervalo da localidade informada;
    2. Caso unidade de negócio esteja informada, o sistema seleciona o imóvel se localidade do imóvel pertence à unidade de negócio informada;
    3. Caso gerência regional esteja informada, o sistema seleciona imóvel se localidade do imóvel pertencer à gerência informada.
  5. Para cada imóvel encontrado, o sistema pesquisa as ordens de serviços encerradas com os seguintes critérios:
    1. O sistema acumula a quantidade de OS selecionada em dois grupos:
      1. Grupo 1: Total das OS encerradas com motivo de encerramento correspondente.
      2. Grupo 2: Total das OS encerradas com motivo de encerramento não correspondente.

Critérios para Seleção das Ordens de Serviço:

  1. O sistema seleciona a Ordem de Serviço caso tenha sido encerrada, e motivo de encerramento não tenha sido por CANCELADO POR DECURSO DE PRAZO;
  2. O sistema seleciona a Ordem de Serviço caso a Quantidade de dias de encerramento da OS = Quantidade de dias de encerramento informado no filtro, calculando a quantidade de dias da OS encerrada;
  3. O sistema seleciona a Ordem de Serviço caso tipo de serviço seja = tipo de serviço informado (critério utilizado caso o usuário tenha selecionado um serviço no filtro);
  4. O sistema seleciona a Ordem de Serviço caso tenha sido encerrada pela empresa associada ao grupo de cobrança informado:
    1. Pesquisa a empresa que encerrou a OS:
      1. O sistema seleciona o número do contrato da empresa associada ao grupo de cobrança informado;
      2. O sistema pesquisa a empresa associada ao contrato da Ordem de Serviço, e será selecionada.
      3. O sistema seleciona a Ordem de Serviço, caso não tenha ordem de fiscalização na situação pendente.
    2. Caso a seleção para o filtro informado não tenha retornado dados, o sistema exibe a mensagem Pesquisa não encontrou ordens de serviço para fiscalização que atendam ao filtro informado.
    3. Caso a seleção tenha encontrado dados, o sistema habilita o botão e exibe na tela:
      1. Quantidade de OS Encerradas com Serviço Executado = Quantidade acumulada no grupo 1;
      2. Quantidade de OS Encerradas sem Serviço Executado = Quantidade acumulada no grupo 2;
      3. Atribui o percentual de 2%, para o Percentual desejado para geração de ordem de fiscalização (percentual poderá ser modificado pelo usuário desde que o valor seja no mínimo 2% e no máximo 100%).

Caso o usuário selecione o botão e tenha informado uma ORDEM DE SERVIÇO”:

Verifica Ordem de Serviço:

  1. O sistema habilita o botão ;
  2. Caso a Ordem de Serviço informada seja correspondente ao motivo de encerramento CONCLUSÃO DO SERVIÇO, o sistema atribui valor 1 para Quantidade OS Encerradas com Serviço Executado.
  3. Caso a Ordem de Serviço informada não corresponda ao motivo de encerramento CONCLUSÃO DO SERVIÇO, o sistema atribui o valor 1 para Quantidade OS Encerradas sem Serviço Executado.
  4. Caso o usuário selecione o botão e não tenha sido informado um número de OS, o sistema gera uma Ordem de Serviço de Fiscalização para cada ordem de serviço selecionada no universo pesquisado.

Gerar Várias Ordens de Fiscalização

  1. QUANTIDADE PARA O GRUPO 1:
    1. O percentual que foi informado pelo usuário será aplicado apenas para a quantidade acumulada do Grupo 1 (Ordens de serviços encerradas com motivo = ‘CONCLUSAO DO SERVICO’) (quantidade Grupo 1 * percentual informado);
    2. Ex: Quantidade de Ordem de Serviço apresentada do Grupo 1 = 5.000
    3. Percentual informado = 10%
    4. Quantidade de Ordem de Fiscalização a ser gerada = 500
  2. O sistema seleciona de forma aleatória as N (quantidade calculada para o Grupo 1) OS para geração das Ordens de Fiscalização.
  3. QUANTIDADE PARA O GRUPO 2:
    1. O sistema seleciona todas as Ordens de Serviços do Grupo 2 independente de percentual informado (Ordens de serviço encerradas com motivo diferente de ‘CONCLUSAO DO SERVICO’);
    2. Ex: Quantidade de ordem de serviço apresentada do Grupo 2 = 3.000
    3. Quantidade de ordem de fiscalização a ser gerada = 3.000
  4. Para cada OS selecionada, o sistema gera uma Ordem de Serviço de Fiscalização e gera um formulário com os dados da OS para impressão em formato PDF, conforme layout definido:
    1. Gerar Ordem de Serviço;
    2. Gerar Formulário em formato PDF.
  5. O sistema exibe a mensagem Geração das Ordens de Serviço de fiscalização concluída com sucesso, e exibe um link para impressão do arquivo em formato PDF com todas as ordens de serviço de fiscalizações geradas.
  6. Caso tenha sido informado um número de OS:
    1. O sistema Gerar Ordem de Fiscalização;
    2. O sistema Gerar Formulário, em formato PDF.
  7. O sistema exibe a mensagem Ordem de Fiscalização «número da Ordem de Serviço gerada» para ordem de serviço informada foi gerada e um hiperlink para impressão do arquivo em formato PDF, com os dados da ordem de fiscalização gerada.

Modelo da tela: Gerar OS Seletiva de Fiscalização

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Ordem de Serviço Caso seja informado o número da Ordem de Serviço, o botão será habilitado e os filtros seguintes serão desabilitados.
O usuário informa o número da Ordem de Serviço, ou seleciona-o, clicando no botão .
Valida Ordem de Serviço.
Caso a Ordem de Serviço não exista no sistema, será exibida a mensagem Ordem de Serviço não cadastrada.
Caso a Ordem de Serviço tenha sido encerrada por motivo de DECURSO DE PRAZO, será exibida a mensagem Ordem de Serviço cancelada por decurso de prazo.
Caso o prazo limite para gerar OS de Fiscalização tenha transcorrido (data de encerramento da OS + quantidade de dias limite > data corrente, será exibida a mensagem Quantidade de dias em que a ordem de serviço foi encerrada, supera a quantidade de dias para geração de uma Ordem de Fiscalização.
Caso exista uma Ordem de Serviço de fiscalização pendente, será exibida a mensagem Existe ordem de fiscalização pendente para Ordem de Serviço informada.
Grupo de Cobrança Caso usuário não tenha informado uma OS - Ordem de Serviço, específica, o sistema apresenta a relação dos grupos de cobrança existentes com indicador de uso igual a Ativo. Selecione uma das opções disponibilizadas.
Gerência Regional O sistema apresenta a relação das Gerências Regionais existentes no cadastro com indicador de uso igual a Ativo. Selecione uma das opções disponibilizadas.
Unidade de Negócio O sistema apresenta a relação das Unidades de Negócios existentes no cadastro, com indicador de uso igual a Ativo. Caso tenha sido selecionada uma Gerência Regional, o sistema exibe, apenas, as unidades de negócios relacionadas à gerência selecionada. Selecione uma das opções disponibilizadas.
Localidade Inicial Informe o código da Localidade Inicial, válida, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão , para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Valida Localidade · Caso o código da localidade informada não exista no sistema com indicador de uso igual a Ativo, será exibida a mensagem Localidade inexistente.
Localidade Final Informe o código da Localidade Final, válida, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão , para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. O código da localidade final deverá ser igual ou maior que o código da localidade inicial.
Caso contrário, o sistema exibe a mensagem Localidade Final deve ser maior ou igual à Localidade Inicial.
Valida Localidade.
Caso o código da localidade informada não exista no sistema com indicador de uso igual a Ativo, será exibida a mensagem Localidade inexistente.
Tipo de Serviço Informe o Tipo de Serviço, válido, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão para selecionar o tipo de serviço desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Valida Tipo de Serviço.
Caso o código do tipo de serviço informado não exista no sistema, com indicador de uso igual a Ativo, será exibida a mensagem Tipo de Serviço inexistente.
Quantidade de Dias de Encerramento da OS O sistema exibe a quantidade de dias de encerramento de uma OS para fiscalização cadastrada no sistema parâmetros, o usuário poderá modificar, desde que a quantidade de dias informada seja maior que ZERO, e não seja superior a quantidade informada no sistema parâmetros.
Quantidade de OS Encerradas Sem Conclusão do Serviço Quantidade acumulada no Grupo 2 - Será exibido pelo sistema o Total das OS encerradas com motivo de encerramento não correspondente a CONCLUSÃO DO SERVIÇO.
Quantidade de OS Encerradas Com Conclusão do Serviço Quantidade acumulada no Grupo 1 - Será exibido pelo sistema o Total das OS encerradas com motivo de encerramento correspondente a CONCLUSÃO DO SERVIÇO.
Percentual de OS Encerradas c/Conclusão do Serviço para Fiscalizar O sistema atribui o percentual de 2%, para o Percentual desejado para geração de Ordem de Fiscalização (percentual poderá ser modificado pelo usuário desde que o valor seja no mínimo 2% e no máximo 100%).


2.6 Gera e Emite Boletim de Medição - BM

Na sequência dos procedimentos teremos como gerar e emitir os relatórios das funcionalidades nos caminhos:

  1. GSAN > Relatórios > Cobrança > R1152 - Rel. Boletim Medição Cobrança.
  2. GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > R1170 - Gerar Relatório O.S. Situação.


2.6.1 Gera e Emite R1152 - Rel. Boletim de Medição de Cobrança

A funcionalidade para gerar o Boletim de Medição, o usuário deve seguir o caminho GSAN > Relatórios > Cobrança > R1152 - Rel. Boletim Medição Cobrança.

O sistema exibe a tela Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Cobrança onde permite ao usuário selecionar a opção de operação:

  1. Gerar Boletim de Medição; ou
  2. Emitir Relatório.

O usuário informa, obrigatoriamente, o campo Mês/Ano do Grupo de Cobrança, o sistema faz a validação da data de referência informada, e caso esteja inválida, será exibida a mensagem Mês/Ano de Referência inválido.

O sistema tem comportamento diferente, dependendo do preenchimento dos campos:

  1. Grupo de Cobrança, ou
  2. Empresa.

O usuário deve escolher uma das opções para geração do R1152 - Rel. Boletim Medição Cobrança, preenchendo os campos obedecendo aos seguintes critérios:

  1. Campo Grupo de Cobrança - Quando informar o Grupo de Cobrança, o campo Empresa fica indisponível, consequentemente, não pode ser informado;
  2. Campo Empresa - Quando informar a Empresa, o campo Grupo de Cobrança fica indisponível, consequentemente, não pode ser informado, e é obrigatório selecionar um do(s) contrato(s) cadastrado(s).

Todas as ações deverão ser encerradas no dia programado no cronograma de cobrança.

Modelo das telas: Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato

Opção: Gerar Boletim de Medição

O sistema gera o Boletim de Medição do mês, referente a um contrato por vez.

A funcionalidade exibe a tela Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Cobrança com a opção Gerar Boletim de Medição marcada.

Caso o boletim ainda não tenha sido gerado, o usuário deve informar, obrigatoriamente, a opção de operação Gerar Boletim de Medição, e o Mês/Ano do Grupo de Cobrança. Em seguida, opcionalmente, selecione o Grupo de Cobrança ou a Empresa.

O sistema exibirá mensagem O Boletim já existe, utilize a funcionalidade para emissão, caso o Boletim de Medição já esteja gerado.

Todas as ações de cobrança do grupo selecionado, no mês/ano informado, devem ter sido encerradas através do processo Gerar Resumo das Ações de Cobrança.

No exemplo abaixo, foi selecionado o campo Grupo de Cobrança, GRUPO 01, observe que o campo Empresa ficou indisponível. Em seguida, o usuário deve clicar no botão .

No exemplo abaixo, foi selecionada o campo Empresa, CCC, observe que o campo Grupo de Cobrança ficou indisponível. O sistema exibe a lista de contratos de cobrança. Marque uma das opções do contrato de cobrança e, em seguida, clique no botão .

Opção: Emitir Relatório

Caso o Boletim de Medição já tenha sido criado, o usuário poderá solicitar a emissão do relatório, selecionando a operação Emitir Relatório e informar, opcionalmente, os campos para os seguintes filtros:

  1. Gerência Regional - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
  2. Unidade de Negócio - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
  3. Localidade Inicial - Informe o código da localidade, ou clique no botão para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
  4. Localidade Final - Informe o código da localidade, ou clique no botão para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.

No exemplo abaixo, foi selecionado o campo Grupo de Cobrança, GRUPO 01, observe que o campo Empresa ficou indisponível. Em seguida, o usuário deve clicar no botão .

No exemplo abaixo, foi selecionada o campo Empresa, CCC, observe que o campo Grupo de Cobrança ficou indisponível. O sistema exibe a lista de contratos de cobrança. Marque uma das opções do contrato de cobrança e, em seguida, clique no botão .

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Operação(*) Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Gerar Boletim de Medição, para que sejam geradas as bases de dados, ou Emitir Relatório, para geração do boletim de medição.
Mês/Ano do Grupo de Cobrança(*) Campo obrigatório - Informe o Mês/Ano, formato mm/aaaa, do grupo de cobrança que deseja gerar/emitir o relatório de Boletim de Medição de Cobrança.
Grupo de Cobrança Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Quando este campo for informado o campo Empresa fica indisponível.
Empresa Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Quando este campo for informado o campo Grupo de Cobrança fica indisponível.
Contrato de Cobrança Selecione um contrato por vez e clique no botão . Este campo somente será exibido na tela quando for utilizada a opção Empresa.
Gerência Regional Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Este campo somente será exibido na tela quando for utilizada a opção Empresa.
Unidade de Negócio Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Este campo somente será exibido na tela quando for utilizada a opção Empresa.
Localidade Inicial Informe o código da localidade, ou clique no botão para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Este campo somente será exibido na tela quando for utilizada a opção Empresa.
Localidade Final Informe o código da localidade, ou clique no botão para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Este campo somente será exibido na tela quando for utilizada a opção Empresa.


2.6.2 Gerar e Emitir Boletim de Medição de Contratos

Esta funcionalidade só deve ser executada para contratos com todos os grupos já com boletins gerados, ou para contratos não associados a grupos e com boletim gerado.

A funcionalidade para geração e emissão do Boletim de Medição de Contratos pode ser encontrada no caminho: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contratos.

O sistema exibe a tela Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato, abaixo, com as opções operacionais para geração ou emissão do boletim de contrato.

A opção Gerar Boletim é exibida selecionada, mas o sistema permite ao usuário marcar outra opção (Emitir Relatório).

Opção: Gerar Boletim

Na tela Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato, marque o campo Operação, obrigatoriamente, com a opção Gerar Boletim. Depois, informe os demais campos, conforme as orientações para preenchimento, e clique no botão . Na sequência, o sistema faz a validação quanto ao preenchimento dos campos obrigatórios.

Verifica preenchimento dos campos obrigatórios:

  1. Caso o usuário não informe ou selecione algum campo obrigatório para o processamento da opção selecionada, é exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».


Modelos das telas: Solicitar Geração/Emissão Boletim de Medição de Contrato

Ao informar os parâmetros para o filtro e, ao clicar no botão , o sistema exibe no quadro da tela todos os boletins de medição cadastrados nos respectivos grupos de cobrança, composto pelos títulos: Todos; Mês/ano Referência; e Grupo de Cobrança, e faz a validação dos Grupos não concluídos.

Grupos não concluídos.

  1. Caso os grupos não estejam concluídos, o sistema exibe a mensagem Não existem grupos concluídos.

Para gerar o(s) boletim(ns), marque o(s) checkbox(s) correspondente(s) ao(s) grupo(s) de cobrança desejado(s), enquanto a opção Todos marca todos os checkboxs de uma só vez.

Em seguida clique no botão para serem gerados os boletins de medição de contrato dos Grupos de Cobrança selecionados.

O usuário seleciona os grupos e, ao clicar no botão , o sistema verifica a quantidade de boletim de contrato para o mês/ano, e gera o Boletim Medição de Contrato.

No exemplo abaixo, o grupo de cobrança não foi informado.


Opção: Emitir Relatório

Caso a operação selecionada seja Emitir Relatório, o sistema faz a verificação quanto ao preenchimento dos campos obrigatórios, e verifica a seleção do boletim de medição de cobrança.

Verifica seleção do boletim de medição de cobrança:

  1. Caso o usuário não selecione nenhum boletim de cobrança, o sistema exibe a mensagem: Selecione boletim de medição de cobrança.

O usuário informa os parâmetros e clica no botão . O sistema exibe no quadro da tela composto pelos títulos: Selecionar; Mês/Ano Referência; e Descrição do Contrato. O usuário seleciona um contrato, e ao clicar no botão , o sistema Emite o Boletim de Contrato.

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Operação Campo obrigatório - O sistema exibe a tela com a opção Gerar Boletim selecionado e permite que o usuário selecione:
Opção Gerar Boletim - Gera o boletim de medição para os contratos ativos;
Opção Emitir Relatório - Emite o relatório de boletim de medição do contrato selecionado. Informe a opção Gerar Boletim ou Emitir Relatório.
Empresa Campo obrigatório - O sistema exibe a tela com as empresas de cobrança ativas. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Contrato Campo obrigatório - Este campo só é habilitado após a seleção da Empresa, no item acima. O sistema exibe na tela os contratos associados à empresa informada. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Mês/Ano de Referência Este campo será obrigatório quanto utilizado a opção Emitir Relatório. Informe o mês e o ano de referência dos boletins de medição a serem selecionados, no formato MM/AAAA, o sistema faz a validação do período informado. Validar mês/ano do boletim · Caso o mês/ano do boletim informado seja inválido, será exibida a mensagem Mês/Ano informado inválido.


2.6.3 Gera e Emite R1170 - Relatório O.S. Situação

Para acessar a funcionalidade que gera o relatório de O.S. Situação, o usuário deve seguir o caminho: GSAN > Cobrança > Nova Cobrança > R1170 - Gerar Relatório O.S. Situação.

O sistema exibe inicialmente a tela de filtro, o usuário informa os parâmetros que julgar necessários (tela Gerar Relatório OS Situação), conforme orientações para preenchimento, e em seguida, para comandar a geração do relatório, clique no botão .

Modelo da tela: Gerar Relatório OS Situação

Preenchimento dos Campos

Campo Orientações para Preenchimento
Origem da Ordem de Serviço Campo obrigatório - Informe uma ou mais opções, marcando no(s) checkbox(s) correspondente(s), conforme abaixo:
Cobrança - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de cobrança sejam selecionadas;
Seletiva - Caso o usuário deseje que apenas as OS seletivas sejam selecionadas;
Atendimento - Caso o usuário deseje que apenas as OS oriundas de atendimento sejam selecionadas. As opções de Empresa, Grupo e Contrato só deverão ser preenchidas quando a opção de Cobrança estiver selecionada na Origem da Ordem de Serviço. A informação de Mês/Ano de Referência, para o caso das Ordens de Serviço de origem Seletiva ou Atendimento, filtrará o Mês/Ano de geração da Ordem de Serviço. Caso os Tipos de OS estejam marcados como Atendimento, ou Seletiva, e Referência de Cobrança não informada, o sistema apresenta as situações de OS normais, ou seja, PENDENTE e ENCERRADA.
Tipo do Relatório Campo obrigatório - Selecione uma das opções:
Analítico - A partir das Ordens de Serviços selecionadas, de acordo com os critérios de filtro informados, o sistema ordena os dados do relatório por:
Situação das OS e Número das OS, bem como saltar a página a cada quebra da situação das O.S., caso seja selecionada a opção Todas, referente à situação.
Sintético - Caso selecione Sintético, o usuário deverá marcar a opção TODOS na opção do consumo do imóvel com irregularidades e não permite alteração. A partir das Ordens de Serviços selecionadas, de acordo com os critérios informados no filtro, o sistema ordena os dados do relatório por: Situação das OS (Encerradas, Pendentes, Fiscalizadas), Tipo de Serviço, Motivo de Encerramento e Retorno da Fiscalização, bem como saltar a página a cada quebra da Situação das OS (no caso de selecionada a opção Todas referente à situação.
Período de Geração Este campo será obrigatório caso o usuário não informe a referência de cobrança. Informe o período de referência das Ordens de Serviços a serem selecionadas para geração do relatório (datas inicial e final), com as datas válidas no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano), ou clique no botão , para selecionar as datas desejadas. O sistema faz a validação das datas. Valida Data · Caso a data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem Data inválida. Valida Período · A data inicial deve ser menor que a data final, caso contrário, será exibida a mensagem Data Final do Período é inferior à Data Inicial.
Referência de Cobrança Este campo será obrigatório caso a Origem da Ordem de Serviço seja igual a Cobrança, ou não tenha informado o Período de Geração. Informe a referência de Cobrança, no formato MM/AAAA (mês, ano).
Empresa Este campo será obrigatório caso a Origem da Ordem de Serviço seja igual a Cobrança. O sistema exibe as empresas ativas contratadas para cobrança. É obrigatório informar Grupo de Cobrança, ou Contrato de Cobrança. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Pesquisar OS Associadas a Nenhum Grupo? Informe uma das opções Sim ou Não. Caso selecione a opção SIM, o sistema desabilita o Grupo de Cobrança.
Grupo de Cobrança O sistema só habilita este campo após a seleção do campo Empresa, no item acima. O sistema disponibiliza os grupos de cobrança ativos e com contrato(s) associado(s) à empresa informada. Caso o Grupo de Cobrança seja informado, será desabilitado o campo Contrato de Cobrança. Caso a opção Pesquisar OS Associadas a Nenhum Grupo seja Sim, este campo fica indisponível. Caso a opção Pesquisar OS Associadas a Nenhum Grupo seja Não, este campo fica habilitado para seleção da opção desejada. Caso a opção Pesquisar OS Associadas a Nenhum Grupo seja Não, e o campo Contrato de Cobrança tenha sido informado, este campo fica indisponível.
Contrato de Cobrança Este campo será obrigatório caso tenha selecionado SIM em Pesquisar OS associadas a nenhum grupo?. O sistema só habilita este campo após a seleção do campo Empresa, no item acima. O sistema disponibiliza os contratos associados à empresa informada. Caso o contrato de cobrança seja informado, será desabilitado o campo Grupo de Cobrança. Caso a opção Pesquisar OS Associadas a Nenhum Grupo seja Sim, este campo fica indisponível. Caso a opção Pesquisar OS Associadas a Nenhum Grupo seja Não, e o campo Grupo de Cobrança tenha sido informado, este campo fica indisponível.
Situação OS O sistema disponibiliza as Situações de OS, que se encontram disponíveis. Caso a Origem da Ordem de Serviço informada seja igual a Seletiva e/ou Atendimento, as opções de situação de OS disponíveis são:
Pendente · Encerrado Caso a Origem da Ordem de Serviço informada seja igual a Cobrança, e Caso Referência de Cobrança e Grupo de Cobrança informado, ou Referência de Cobrança e Contrato de Cobrança informado, e caso já tenha sido gerado boletim, as opções de situação de OS disponíveis são:
Encerradas · Executadas · Fiscalizadas · Justificadas · Penalizadas por Fiscalização · Penalizadas por Decurso de Prazo.
Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Caso a opção Pesquisar OS Associadas a Nenhum Grupo seja Não, e o campo Contrato de Cobrança tenha sido informado, este campo fica indisponível.
Gerência Regional O sistema disponibiliza as Gerências regionais ativas. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Unidade de Negócio O sistema disponibiliza as Gerências regionais ativas. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Localidade Polo Informe o código da localidade, ou clique no botão para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. Verifica existência da localidade · Caso a localidade informada não exista no sistema, será exibida a mensagem Localidade inexistente. Verifica existência da localidade polo · Caso a localidade informada não exista no sistema, será exibida a mensagem Localidade polo inexistente.
Localidade Informe o código da localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Setor Comercial Informe o código do setor comercial, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão , para selecionar o setor desejado. O nome do setor será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Quadra Informe o número da quadra válido, com no máximo 4 (quatro) dígitos.
Verifica existência da localidade · Caso a localidade informada não exista no sistema, será exibida a mensagem Localidade inexistente.
O.S. Não Cobradas Automaticamente O usuário deve informar uma das opções abaixo:
Todas; · Apenas O.S. Não Cobradas Automaticamente.
Tipo de Serviço Informe o código do Tipo de Serviço, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão para selecionar o tipo desejado. O nome do tipo de serviço será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Motivo de Encerramento Selecione uma opção clicando sobre o item desejado. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada, e clique sobre as demais opções desejadas.
Retorno da Fiscalização Este campo só será habilitado após a seleção do Motivo de Encerramento, no item acima. Selecione uma opção clicando sobre o item desejado. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla Ctrl pressionada, e clique sobre as demais opções desejadas.
Seleciona Abaixo o Grupo de Imóvel Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Para todos os casos, o sistema retorna, apenas, as OS’s geradas no período informado.


2.7 Restrições

  1. Devem ser cadastrados os Tipos de Serviços com as devidas parametrizações para informação de com ou sem pavimentação ou nicho, e as reposições de asfalto, paralelepípedo, ou calçada. Estes serviços devem ser associados aos itens de contrato. No encerramento das Ordens de Serviço, as informações são importantes para o cálculo correto do boletim de medição. Estes serviços deverão ser usados para todos os serviços de Corte, Religação, Supressão, Restabelecimento e Nova Ligação.
  2. Devem ser revisadas todas as atividades de uma ação de cobrança, inserir a nova ação de encerramento de Ordem de Serviço por Decurso de Prazo, e também parametrizado os prazos de execução entre uma atividade e outra. A atividade de Encerrar a ação de cobrança deve ser desvinculada de todas as ações do cronograma. (Processo da atividade de encerrar OS é o 242).


2.8 Modelo do Processo – Nova Sistemática de Cobrança

Para finalizar, e visando auxiliar o usuário quanto à operacionalização do processo da Nova Sistemática de Cobrança da Caern, Versão 2.1, será apresentado abaixo o conjunto de diagramas:

  1. Parametrização e Cadastramento;
  2. Parametrização e Operacionalização da Cobrança;
  3. Ação de Cobrança;
  4. Encerramento de Ordem de Serviço - O.S.;
  5. Parametrização e Operacionalização do Boletim de Medição - BM; e
  6. Gerar e Emitir Boletim de Medição - BM.


2.8.1 Parametrização e Cadastramento


2.8.2 Parametrização e Operacionalização da Cobrança


2.8.3 Ação de Cobrança


2.8.4 Encerramento de Ordem de Serviço – O.S.


2.8.5 Parametrização e Operacionalização do Boletim de Medição - BM


2.8.6 Gerar e Emitir Boletim de Medição - BM

treinamentos/livre/processos/cobranca/manual_nova_sistematica_de_cobranca.txt · Última modificação: 12/01/2018 01:22 por moises.simoes