Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Processo de Acompanhamento de Serviços de Hidrômetro

Gestão de Micromedição é o processo que objetiva acompanhar e controlar os serviços de micromedição, seja para instalação ou substituição de hidrômetros. Esse modelo de gestão possibilita, à empresa de saneamento, contratar uma empresa para execução massiva dos serviços de instalação de hidrômetro.

Informações Gerais

Para implantar a gestão da micromedição é necessário a contratação de uma empresa terceirizada, juntamente com a parametrização dos dados, possibilitando produzir o ambiente necessário para o processo. Uma vez o GSAN tendo recebido toda parametrização necessária, a etapa seguinte será a seleção dos imóveis, objetivando a geração de ordem de serviço de visita prévia para instalação ou substituição de hidrômetro.

Para atender a demanda da Gestão da Micromedição, foram feitas modificaçoes no GSAN, que serão detalhadas ao longo deste documento.

Parâmetros associados à Gestão de Micromedição

Para iniciar o processo de Gestão de Micromedição, é preciso realizar algumas configurações:

REF FUNCIONALIDADE PARÂMETRO FUNÇÃO
P1 Inserir/Manter Empresa Empresa de Gestão de Micromedição? Permite indicar se a empresa a ser cadastrada/ ou atualizada é uma empresa que realiza instalação ou substituição de hidrômetro, quando esses serviços são executados por empresas contratadas.
P2 Inserir/Manter Gerência Regional Empresa Gestão Micromedição Permite indicar a empresa para realização dos serviços de instalação ou substituição de hidrômetros dos imóveis associados à gerência regional.
P3 Inserir/Manter Tipo de Serviço Indicador de visita de instalação de hidrômetro Permite indicar se o tipo de serviço esta associado à uma visita prévia para instalação de hidrômetro, sendo o serviço de instalação executado por uma empresa contratada. Quando indicado a opção 'Sim' o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de Gestão de Micromedição, e quando marcado a opção 'Não, o sistema opera normalmente.
P4 Inserir/Manter Tipo de Serviço Indicador de visita de substituição de hidrômetro Permite indicar se o tipo de serviço esta associado à uma visita prévia para substituição de hidrômetro, sendo o serviço de substituição executado por uma empresa contratada.
P5 Inserir/Manter Tipo de Serviço Retorno da visita de medição Permite indicar que no encerramento da OS de visita, o tipo de serviço gerará possivelmente um retorno, para a execução do serviço de instalação ou substituição de hidrômetro por uma empresa contratada. Quando indicado a opção Sim, o sistema passa a solicitar no encerramento da OS, o motivo de retorno da visita de medição (menu: Atendimento - Ordem de Serviço - Inserir/Manter Motivo de retorno da visita de medição). E quando indicado Não, o sistema não considera esta informação.
P6 Inserir/Manter Atividade Indicador de Serviços Complementares e Medição Permite informar os serviços complementares que foram necessários para a   execução da atividade de instalação ou substituição de hidrômetro de uma empresa terceirizada. É importante dizer que estas informações somente serão descrita no encerramento da OS.
P7 Inserir/Manter Atividade Campo Unidade de Medida   Permite Informar a unidade de medida que será utilizada na atividade.
P8Inserir/Manter Motivo de Retorno da Visita de Medição Link para Remoção de Hidrômetro Indicar se será exibido o link ou não, para a efetivação da remoção do hidrômetro, no momento do encerramento da Ordem de serviço.
P9 Inserir/Manter Motivo de Retorno da Visita de Medição Link para Instalação de Hidrômetro Indicar se será exibido o link ou não, para a efetivação da instalação do hidrômetro, no momento do encerramento da ordem de serviço.
P10Inserir/Manter Motivo da Não Aceitação de Enc. Ordem de Serviço. Informar valor do hidrômetro   Permite indicar o valor do hidrômetro no motivo da não aceitação no encerramento OS, ou seja,  é quando ocorre a situação em que a  substituição do hidrômetro não foi executada e a empresa contratada não devolveu o hidrômetro. Isto quer dizer que o valor será   descontado no boletim, sendo a mesma penalizada com o desconto do valor do hidrômetro informado.
P11 Inserir/Manter Motivo da Não Aceitação de Enc. Ordem de Serviço. Indicador Gestão de Micromedição Indicar se o motivo da não aceitação de uma OS encerrada é de instalação ou substituição de hidrômetro realizada por uma empresa contratada.
P12 Inserir/Manter Motivo de Retorno da Visita de Medição Indicador Informar Valor do Crédito Campo obrigatório - Permite indicar, no motivo da não aceitação da OS, o valor do crédito. Exemplificando isso, é quando uma OS é encerrada por ‘Decurso de prazo’ e mesmo assim foi executada pela empresa contratada, assim esta opção permite que o crédito do serviço executado venha a ser creditado no boletim.
P13 Inserir/Manter Item de Contrato Administração Local Indicar se o item de contrato é considerado uma administração local. Sendo a Administração local um custo do item de contrato, que deverá estar definido no contrato da empresa contratada. E o valor a ser pago deste item é informado a cada boletim gerado, no mesmo percentual que o boletim for calculado em relação ao valor global do contrato. É importante informar que, este campo somente será habilitado quando o cadastro de atividade possuir mais de uma atividade.
P14 Inserir/Manter Item de Contrato Gestão Micromedição Permite informar se o item de contrato a ser cadastrado/ ou atualizado é de uma empresa contratada que realiza instalação ou substituição de hidrômetro.
P15 Informar Itens de Contrato de Serviço de Empresas Percentual mínimo de execução Permite informar o percentual mínimo para execução dos serviços de instalação e substituição de hidrômetro.
P16 Informar Itens de Contrato de Serviço de Empresas Percentual de serviços rejeitados Permite Informar o percentual de serviços rejeitados no contrato, no processo de gestão de micromedição.
P17 Informar Itens de Contrato de Serviço de Empresas Adicionar “Atividade” (lupa + borracha) Informar a atividade executada no item de contrato.
P18 Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos Indicador de visita a imóvel de ramal não localizado Permite indicar a geração ou não de OS de visita prévia para imóvel com o ramal não localizado.
P19 Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos Indicador de gerar pagamento Permite indicar se o encerramento do atendimento gera valor a pagar ou não.
P20 Manter parâmetro do Sistema QUANTIDADE DIAS EXECUCAO OS MEDICAO Permite informar a quantidade de dias para a execução da O.S. de instalação/substituição de Hidrômetro.


Processo de Gestão de Micromedição

Para que os usuários utilizem a funcionalidade de Gestão de Micromedição é necessário configurar o GSAN para que este opere de acordo com o processo da empresa. Abaixo, temos o fluxo de todo o processo de Gestão de Micromedição.

  • Clique na imagem para ampliar.


Detalhamento do Processo

PAPEL DO USUÁRIO ATIVIDADE
Atendimento ao Público Gerar OS Seletivas - Realizar o filtro para obter uma coleção de imóveis que serão visitados para as possíveis instalações ou substituições de hidrômetro. Para isto é preciso selecionar uma das opções do tipo da ordem de serviço: Visita Prévia – Instalação de Hidrômetro ou Visita Prévia – Substituição de Hidrômetro, na tela ‘Emissão de OS Seletiva’ (menu: Atendimento ao Público – Ordem de Serviço – Emissão de Ordens Seletivas).
Batch Relatório - A geração das ordens de serviço tanto pode ser realizada de forma on line, quanto em Batch, isto vai depender da quantidade gerada. Quando gerada em Batch, o usuário poderá emitir o resumo desta, por meio da tela ‘Exibir Status de Relatório’ (menu: Batch – Exibir Status de Relatório).
Operacional da Empresa de Saneamento Realizar as Visitas – O agente da empresa de saneamento realiza a visita aos imóveis, para obter informações que indicará ou não, o serviço de instalação ou substituição de hidrômetro.
Atendimento ao Público Retornar (Encerrar) as Ordens de Visita - Com a atividade do operacional concluída é preciso encerrar as ordens por meio da funcionalidade ‘Manter Ordem de Serviço' (menu: Atendimento – Ordem de Serviço – Manter Ordem de Serviço). É importante informar que para o sucesso desta operação o ‘Motivo de Retorno da Visita’, deve está previamente cadastrado no GSAN, por meio da funcionalidade Inserir/Manter Motivo de Retorno de Visita de Medição (Ver tabela 'Parâmetro Associado à Gestão de Micromedição - P8, P9 e P12).
Atendimento ao Público Encerrar OS por Decurso de Prazo - O sistema de forma eventual realiza verificações (BATCH ENCERRAR OS DECURSO PRAZO- 376) para encerrar as OS’s de visita prévia que tiveram seus prazos vencidos por meio do parâmetro ‘QUANTIDADE DIAS EXECUCAO OS MEDICAO’, indicado na tela Manter Novos Parâmetros do Sistema (menu: Segurança – Parâmetro do Sistema – Manter Parâmetro do Sistema).
Atendimento ao Público Gerar Os de Medição? - O parâmetro ‘Retorno da Visita de Medição’ no cadastro Tipo de Serviço’ indicará ou não a geração de uma OS de Instalação ou Substituição de Hidrômetro Serviço (ver tabela 'Parâmetros associados à Gestão de Micromedição'- P5).
  Atendimento ao Público Está com a data válida? - Esta pergunta permite que, o sistema verifique se data da ordem de serviço está válida para gerar a OS que pode ser tanto para Instalação quanto para Substituição de Hidrômetro. Está informação é configurada no cadastro do Tipo de Serviço (menu: Atendimento - Ordem de Serviço - Inserir/Manter Tipo de Serviço).
Atendimento ao Público Gerar OS de Medição de Instalação ou Substituição de Hidrômetro - Por meio da funcionalidade ‘Gerar Ordem de Serviço de Medição’ - (menu: Atendimento ao Público – Ordem de Serviço - Gerar Ordem de Serviço de Medição), o usuário poderá emitir as ordens de serviços geradas para Instalação ou Substituição, isso somente para aquelas cujo tipo é de ‘Visita de Medição’.
Empresa do Contrato Executar Instalação/ substituição de Hidrômetro - A empresa contratada deve executar o processo operacional de instalar ou substituir os hidrômetros das OSs geradas, na atividade anterior.
Atendimento ao Público Encerrar OS de Serviço de Medição- Após o serviço executado de instalação ou substituição, o usuário deverá encerrar a mesma, por meio da tela Manter Ordem de Serviço (menu: Atendimento – Ordem de Serviço – Manter Ordem de Serviço). Ao ser encerrada a OS por ‘Serviço Executado’ é exibida a tela de instalação ou de remoção. Isto de acordo com os parâmetros: Link para Remoção de Hidrômetro e Link para Instalação de Hidrômetro, (ver tabela 'Parâmetros associados à Gestão de Micromedição' - P8 e P9).
Atendimento ao Público Encerrar OS por Decurso de Prazo (Batch) - O sistema de forma eventual realizará verificações (BATCH ENCERRAR OS DECURSO PRAZO- 376) para encerrar as OS’s de instalação ou substituição de hidrômetro, que passaram do prazo determinado. (ver tabela 'Parâmetros associados à Gestão de Micromedição' - ver P20).
 Atendimento ao Público Gerar OS de Fiscalização? - Se sim, o usuário será encaminhado para a atividade seguinte. Caso não precise realizar nenhum tipo de fiscalização, o processo de gestão de micromedição dará continuidade normalmente.
  Atendimento ao Público Gerar OS de Fiscalização - Ao acionar o botão ‘Gerar OS de Fiscalização’ é exibida a tela para executar o processo (menu: Atendimento – Ordem de Serviço – Manter Ordem de Serviço).
Atendimento ao Público  Encerrar as OSs de Fiscalização - Após a execução da fiscalização é necessário encerrar a OS, por meio da tela Manter Ordem de Serviço (menu: Atendimento – Ordem de Serviço – Manter Ordem de Serviço).
Atendimento ao Público   Aceitar o Encerramento da OS ?- Caso não seja aceito, o encerramento da OS de Instalação ou substituição, executada por uma empresa contratada, o usuário da empresa de abastecimento terá a opção de não aceitar. E caso as atividades de Instalação ou substituição de hidrômetro tiverem sido executadas corretamente, o processo de gestão de micromedição poderá ser encerrado ou simulado por meio da tela ‘Gerar/Emitir Boletim de Medição - Gestão de Micromedição’ (menu: Micromedição - Acompanhamento de Serviços de Hidrômetro - Gerar/Emitir Boletim de Medição da Gestão de Micromedição).
Atendimento ao Público  Informar o Motivo do Não Aceite - Por meio da tela ‘Informar não Aceitação de encerramento de OS’ o usuário poderá informar a OS não aceita, para que a mesma seja informada para o boletim (menu: Micromedição - Acompanhamento de Serviços de Hidrômetro - Informar não Aceitação de encerramento de OS).
Atendimento ao Público  Gerar Boletim - Nesta atividade o usuário poderá simular, gerar e emitir o boletim em forma de relatório. Neste conterá os serviços executados de instalação e substituição de hidrômetro, exibindo as quantidades e valores dos serviços, que foram realizados em uma referência (ano/mês), como também as atividades complementares associadas a esses serviços e as penalidades imputadas a empresa contratada, quando da não execução dos serviços contratados (menu: Micromedição - Acompanhamento de Serviços de Hidrômetro - Gerar/Emitir Boletim de Medição da Gestão de Micromedição).


Acompanhamento Gestão de Micromedicão

Fiscalização da Gestão de Micromedição

A gestão de micromedição poderá ser fiscalizada através de ordem de serviço de fiscalização da micromedição:

Acompanhamento Gestão de Micromedicão

Por fim, todo esse processo poderá ser acompanhado por meio do Relatório Acompanhamento Gestão de Micromedicão.
Para maiores informações acesse o link:


Referências

Termos Principais

Micromedição

Atendimento ao Público



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treinamentos/livre/processos/processo_de_gestao_de_micromedicao.txt · Última modificação: 20/05/2021 12:19 por claudio.lira