Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:adicionar_novo_solicitante_ao_registro_de_atendimento

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:adicionar_novo_solicitante_ao_registro_de_atendimento [23/03/2017 13:33] – [Funcionalidade dos Botões] tadeu.sarmentoajuda:adicionar_novo_solicitante_ao_registro_de_atendimento [14/09/2017 14:04] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Adicionar Solicitante a um Registro de Atendimento ====== ====== Adicionar Solicitante a um Registro de Atendimento ======
- +<columns> 
-Esta opção do sistema permite a adição de um novo solicitante para um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** existente. Sempre será acionada a partir de outras opções do sistema como, por exemplo, **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**;receberá como parâmetro o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, para o qual, se deseja efetuar a adição de solicitante:+Esta opção do sistema permite a adição de um novo solicitante para um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** existente. Sempre é acionada a partir de outras opções do sistema como, por exemplo, **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**;recebe como parâmetro o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, para o qual, se deseja efetuar a adição de solicitante: 
 +</columns>
  
 ===== Observação ===== ===== Observação =====
Linha 10: Linha 11:
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 O sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento**. Clique sobre ele para expandir a tela, apresentando os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, para o qual se deseja efetuar a adição de mais um solicitante, contendo os seguintes dados: O sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento**. Clique sobre ele para expandir a tela, apresentando os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, para o qual se deseja efetuar a adição de mais um solicitante, contendo os seguintes dados:
   * Número;   * Número;
Linha 31: Linha 33:
  
 Informe os dados do solicitante e clicar no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema sua adição ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Informe os dados do solicitante e clicar no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema sua adição ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.
 +</columns>
  
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
  
 +<columns>
 +A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}} e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.
  
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}} e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. +O sistema efetua a adição do Solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e volta para a tela que originou a chamada. 
- +</columns>
-O sistema efetua a adição do Solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e volta para a tela que originou a chamada. +
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|Cliente|Informe o código de um Cliente, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível  **[[:ajuda:pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]** cadastrado.\\ Após a informação do código de um Cliente, ou da seleção de um Cliente na tela de pesquisa, o sistema atualiza os seguintes campos na tela:\\ Nome do Cliente;\\ Endereço do Solicitante, com todos os endereços cadastrados para o cliente;\\ Telefones do Solicitante.\\ Este campo será obrigatório, caso a Especificação do Tipo de Solicitação exija o Cliente. Caso contrário, será opcional.\\ Caso tenha informado o imóvel na aba Local de Ocorrência, o cliente deve ser um dos clientes do imóvel.\\ O sistema verificará se o cliente já é um solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Caso não seja, é apresentada uma mensagem de erro correspondente.\\ Após informar o Cliente, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:\\ Unidade Solicitante;\\ Funcionário Responsável;\\ Nome do Solicitante;\\ Endereço do Solicitante;\\ Telefones do Solicitante, com exceção do botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, que ficará habilitado para que você informe novos telefones de contato para o solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. Ao clicar neste botão, o sistema limpa os demais campos relacionados ao cliente.|  +|Cliente|Informe o código de um Cliente, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de //popup//, onde é possível  **[[:ajuda:pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]** cadastrado.\\ Após a informação do código de um Cliente, ou da seleção de um Cliente na tela de pesquisa, o sistema atualiza os seguintes campos na tela:\\ Nome do Cliente;\\ Endereço do Solicitante, com todos os endereços cadastrados para o cliente;\\ Telefones do Solicitante.\\ Este campo é obrigatório, caso a Especificação do Tipo de Solicitação exija o Cliente. Caso contrário, é opcional.\\ Caso tenha informado o imóvel na aba Local de Ocorrência, o cliente deve ser um dos clientes do imóvel.\\ O sistema verifica se o cliente já é um solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Caso não seja, é apresentada uma mensagem de erro correspondente.\\ Após informar o Cliente, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:\\ Unidade Solicitante;\\ Funcionário Responsável;\\ Nome do Solicitante;\\ Endereço do Solicitante;\\ Telefones do Solicitante, com exceção do botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, que fica habilitado para que você informe novos telefones de contato para o solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. Ao clicar neste botão, o sistema limpa os demais campos relacionados ao cliente.|  
-|Unidade Solicitante|Informe o código de uma Unidade Organizacional, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastrada.\\ Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ O sistema verifica se a Unidade Solicitante informada já é solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Caso seja, o sistema apresenta uma mensagem de erro correspondente.\\ Após informar a Unidade Solicitante, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:\\ Cliente;\\ Nome do Solicitante.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Unidade Solicitante|Informe o código de uma Unidade Organizacional, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de //popup//, onde é possível **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]** cadastrada.\\ Após a informação do código de uma Unidade Organizacional, ou da seleção de uma Unidade Organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da Unidade Organizacional no campo correspondente.\\ O sistema verifica se a Unidade Solicitante informada já é solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Caso seja, o sistema apresenta uma mensagem de erro correspondente.\\ Após informar a Unidade Solicitante, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:\\ Cliente;\\ Nome do Solicitante.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Funcionário Responsável|Informe a matrícula de um Funcionário, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso, será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível **[[:ajuda:Pesquisar Usuário|Pesquisar Funcionários]]** cadastrados.\\ Após a informação da matrícula de um Funcionário, ou da seleção de um Funcionário na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do Funcionário no campo correspondente.\\ Caso este campo esteja habilitado, será obrigatório informá-lo.\\ Para informar o Funcionário é obrigatório que a Unidade Solicitante já tenha sido informada.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Funcionário Responsável|Informe a matrícula de um Funcionário, e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso, é apresentada uma tela de //popup//, onde é possível **[[:ajuda:Pesquisar Usuário|Pesquisar Funcionários]]** cadastrados.\\ Após a informação da matrícula de um Funcionário, ou da seleção de um Funcionário na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do Funcionário no campo correspondente.\\ Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.\\ Para informar o Funcionário é obrigatório que a Unidade Solicitante já tenha sido informada.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Nome do Solicitante|Informe o nome do responsável pela solicitação.\\ Caso este campo esteja habilitado, será obrigatório informá-lo.\\ Após informar o Nome do Solicitante, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:\\ Cliente;\\ Unidade Solicitante;\\ Funcionário Responsável.| +|Nome do Solicitante|Informe o nome do responsável pela solicitação.\\ Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo.\\ Após informar o Nome do Solicitante, o sistema desabilita os seguintes campos da tela:\\ Cliente;\\ Unidade Solicitante;\\ Funcionário Responsável.| 
-|Endereço do Solicitante|Este campo será obrigatório, caso o botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} esteja habilitado.\\ Veja, abaixo, os procedimentos para //Inserir//, //Atualizar// e //Remover// o endereço, caso o campo esteja habilitado:\\ Para **inserir** um endereço clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, que será aberta a tela **[[:ajuda:Informar Endereço]]**, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, ...).\\ Após informar os dados do endereço, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para voltar à tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** com o endereço informado.\\ Caso deseje fechar a tela **[[:ajuda:Informar Endereço]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.\\ Para **atualizar** as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que será aberta a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro etc.).\\ Após a atualização do endereço, clique no botão {{:ajuda:atualizar.png?nolink|}} para voltar à tela "**[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** com as informações atualizadas.\\ Caso deseje fechar a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.\\ Para **remover** um endereço, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.\\ Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.\\ Clique no botão {{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão //OK// para confirmar a remoção do endereço.\\ Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** sem efetuar nenhuma modificação na tabela.\\ Ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]**, efetuando a remoção do endereço na tabela.| +|Endereço do Solicitante|Este campo é obrigatório, caso o botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} esteja habilitado.\\ Veja, abaixo, os procedimentos para //Inserir//, //Atualizar// e //Remover// o endereço, caso o campo esteja habilitado:\\ Para **inserir** um endereço clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, que é aberta a tela **[[:ajuda:Informar Endereço]]**, para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, ...).\\ Após informar os dados do endereço, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}} para voltar à tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** com o endereço informado.\\ Caso deseje fechar a tela **[[:ajuda:Informar Endereço]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.\\ Para **atualizar** as informações de um endereço, clique sobre o link existente na descrição do endereço, que é aberta a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**, para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro etc.).\\ Após a atualização do endereço, clique no botão {{:ajuda:atualizar.png?nolink|}} para voltar à tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** com as informações atualizadas.\\ Caso deseje fechar a tela **[[:ajuda:Atualizar Endereço]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.\\ Para **remover** um endereço, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.\\ Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.\\ Clique no botão {{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão //OK// para confirmar a remoção do endereço.\\ Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** sem efetuar nenhuma modificação na tabela.\\ Ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]**, efetuando a remoção do endereço na tabela.| 
-|Ponto de Referência|Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização do solicitante.\\ Este campo só será apresentado, caso o campo Endereço do Solicitante esteja informado.| +|Ponto de Referência|Caso seja necessário, informe a descrição de um ponto de referência para localização do solicitante.\\ Este campo só é apresentado, caso o campo Endereço do Solicitante esteja informado.| 
-|Telefones do Solicitante|Informe os telefones de contato do solicitante. Você pode informar mais de um telefone.\\ Veja, abaixo, os procedimentos para //Inserir// e //Remover// o telefone:\\ Para **inserir** um telefone clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, que será aberta a tela (Fones do Solicitante) para você informar os dados referentes ao telefone que deseja adicionar (Tipo do Telefone, DDD, Número do Telefone e Ramal).\\ Após informar os dados do telefone, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} da tela Fones do Solicitante para voltar à tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** com o telefone informado.\\ Caso deseje voltar para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}.\\ Para **remover** um telefone, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela.\\ Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.\\ Clique no botão {{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do telefone.\\ Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** sem efetuar nenhuma modificação na tabela.\\ Ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]**, efetuando a remoção do telefone na tabela.|+|Telefones do Solicitante|Informe os telefones de contato do solicitante. Você pode informar mais de um telefone.\\ Veja, abaixo, os procedimentos para //Inserir// e //Remover// o telefone:\\ Para **inserir** um telefone clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, que é aberta a tela (Fones do Solicitante) para você informar os dados referentes ao telefone que deseja adicionar (Tipo do Telefone, DDD, Número do Telefone e Ramal).\\ Após informar os dados do telefone, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}} da tela Fones do Solicitante para voltar à tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** com o telefone informado.\\ Caso deseje voltar para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]**, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}.\\ Para **remover** um telefone, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela.\\ Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.\\ Clique no botão {{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do telefone.\\ Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]** sem efetuar nenhuma modificação na tabela.\\ Ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **[[:ajuda:Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento]]**, efetuando a remoção do telefone na tabela.|
  
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
Linha 53: Linha 57:
  
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades:\\ **[[:ajuda:pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**,\\ **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]**,\\ **[[:ajuda:Pesquisar Usuário|Pesquisar Funcionário]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da informação que deseja informar.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresentará a respectiva tela de pesquisa.| +|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades:\\ **[[:ajuda:pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**,\\ **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]]**,\\ **[[:ajuda:Pesquisar Usuário|Pesquisar Funcionário]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da informação que deseja informar.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresenta a respectiva tela de pesquisa.| 
-|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes relacionadas aos campos "Cliente, "Unidade Solicitante"Funcionário Responsável".| +|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes relacionadas aos campos Cliente, Unidade Solicitante e Funcionário Responsável.| 
-|{{:ajuda:relatorios:botao_adicionar.jpg?90|}}|Utilize este botão para informar os dados do "Endereço do Solicitante", ou dos "Telefones do Solicitante".\\ Ao ser acionado será apresentada a respectiva tela.|+|{{:ajuda:relatorios:botao_adicionar.jpg?90|}}|Utilize este botão para informar os dados do Endereço do Solicitante, ou dos Telefones do Solicitante.\\ Ao ser acionado é apresentada a respectiva tela.|
 |{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Clique neste botão efetuar a remoção do Endereço do Solicitante, ou do Telefone do Solicitante.\\ Ao ser acionado, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.|  |{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Clique neste botão efetuar a remoção do Endereço do Solicitante, ou do Telefone do Solicitante.\\ Ao ser acionado, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.| 
 |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Utilize este botão para fechar a tela sem adicionar um novo solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.| |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Utilize este botão para fechar a tela sem adicionar um novo solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.|
-|{{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da adição do solicitante ao "[[:ajuda:Registro Atendimento]]".|+|{{:ajuda:relatorios:concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da adição do solicitante ao **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
Linha 71: Linha 75:
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/adicionar_novo_solicitante_ao_registro_de_atendimento.1490276031.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)