Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:alterar_situacao_da_ligacao

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:alterar_situacao_da_ligacao [09/01/2017 18:39] tadeu.sarmentoajuda:alterar_situacao_da_ligacao [30/04/2020 12:53] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Alterar Situação de Ligação ====== ====== Alterar Situação de Ligação ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto, de acordo com o indicador de rede na quadra e ordem de serviço gerada. Porém, para a **CAERN**, é possível alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto informando apenas a **matrícula** do imóvel, desde que você tenha //permissão especial//
 +</columns>
  
-O objetivo desta funcionalidade é alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto, de acordo com o indicador de rede na quadra e ordem de serviço gerada. A opção pode ser acessada via **Menu de sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação]] >  Alterar Situacao de Ligacao**.+<columns> 
 +A opção pode ser acessada via **Menu de sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação]] >  Alterar Situação de Ligação**. Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo: 
 +</columns> 
 +\\
  
-Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo: 
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:asl.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:maticula_atualizada.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
-Acima, informe obrigatoriamente o número da ordem de serviço e demais dados para alteração. Ao clicar no botão {{:ajuda:alterar.png?nolink|}}, o sistema:+<columns> 
 +Acima, informe obrigatoriamente o número da ordem de serviço e demais dados para alteração (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:alterar_situacao_da_ligacao#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). Caso seja usuário da **CAERN** com //permissão especial//preencha campo obrigatório **Matrícula do Imóvel**: 
 +</columns> 
 +\\
  
-  * Atualiza a situação da ligação do imóvel; +<WRAP center round box 100%> 
-  * Verifica Existência de Débitos; +{{  :ajuda:potencia.jpg?nolink  |}} 
-  * Verifica Existência de Hidrômetro; +</WRAP>
-  * Atualiza Situação do Imóvel; +
-  * Atualiza Ordem de Serviço; +
-  * Verifica o preenchimento dos campos; +
-  * Verifica o sucesso da transação; +
-  * Verifica se atualização está sendo realizada por outro usuário e, +
-  * Registra a transação de alteração da situação da ligação.+
  
 +
 +<columns>
 +Ao clicar no botão {{:ajuda:alterar.png?nolink|}}, o sistema:
 +
 +  - Atualiza a situação da ligação do imóvel;
 +  - Verifica a existência de débitos;
 +  - Verifica a existência de hidrômetro;
 +  - Atualiza a situação do imóvel;
 +  - Atualiza a ordem de serviço;
 +  - Verifica o preenchimento dos campos;
 +  - Verifica o sucesso da transação;
 +  - Verifica se atualização está sendo realizada por outro usuário e,
 +  - Registra a transação de alteração da situação da ligação.
 +  - Apresenta a tela de sucesso **AQUI**.
 +\\
 + 
 Antes de concluir a alteração da situação da ligação, o sistema executa algumas validações: Antes de concluir a alteração da situação da ligação, o sistema executa algumas validações:
  
-  Atualizar Situação do Imóvel: +  Atualizar Situação do Imóvel: 
-    Caso o usuário tenha selecionado a opção ÁGUA, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada; +    Caso o usuário tenha selecionado a opção ÁGUA, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada; 
-    Caso o usuário tenha selecionado a opção ESGOTO, o sistema atualiza o registro do imóvel selecionado; +    Caso o usuário tenha selecionado a opção ESGOTO, o sistema atualiza o registro do imóvel selecionado; 
-    Caso o usuário tenha selecionado a opção AMBOS,  o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada e o registro do imóvel selecionado; +    Caso o usuário tenha selecionado a opção AMBOS,  o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada e o registro do imóvel selecionado; 
-    O sistema atualiza o campo a data da última alteração com data e hora correntes. +    O sistema atualiza o campo a data da última alteração com data e hora correntes. 
-  Atualizar Ordem de Serviço: +  Atualizar Ordem de Serviço: 
-    É executado o encerramento da Ordem de Serviço, passando o número da Ordem de Serviço Gerada, a data e hora correntes, e o motivo de conclusão do serviço: **Conclusão do Serviço**. +    É executado o encerramento da Ordem de Serviço, passando o número da Ordem de Serviço Gerada, a data e hora correntes, e o motivo de conclusão do serviço: **Conclusão do Serviço**. 
-  Validar Ordem de Serviço: +  Validar Ordem de Serviço: 
-    Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//; +    Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//; menos para usuário da **CAERN** com //permissão especial// que informou a matrícula do imóvel
-    Caso a constante do serviço  associado à Ordem de Serviço não corresponda a **Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto**, é exibida a mensagem: //Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Alterar Situação da Ligação de Água/Esgoto//; +    Caso a constante do serviço  associado à Ordem de Serviço não corresponda a **Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto**, é exibida a mensagem: //Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Alterar Situação da Ligação de Água/Esgoto//; 
-    Caso a Ordem de Serviço esteja com a situação **Encerrada**, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está Encerrada//+    Caso a Ordem de Serviço esteja com a situação **Encerrada**, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está Encerrada//
-  Verificar preenchimento dos campos: +  Verificar preenchimento dos campos: 
-    Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da situação da ligação, é exibida a mensagem: //Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>//+    Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da situação da ligação, é exibida a mensagem: //Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>//
-  Verificar sucesso da transação: +  Verificar sucesso da transação: 
-    Caso o sistema não tenha retornado nenhum erro, é exibida a mensagem: //A Alteração da Situação da Ligação do Imóvel <<xxx>> efetuada com sucesso//+    Caso o sistema não tenha retornado nenhum erro, é exibida a mensagem: //A Alteração da Situação da Ligação do Imóvel <<xxx>> efetuada com sucesso//
-  Verificar situação do imóvel: +  Verificar situação do imóvel: 
-    Caso a situação do imóvel não seja ativa, é exibida a mensagem: //Imóvel <<xxx>> associado a ordem de serviço não está ativo//. +    Caso a situação do imóvel não seja ativa, é exibida a mensagem: //Imóvel <<xxx>> associado a ordem de serviço não está ativo//. 
-  Atualização realizada por outro usuário: +  Atualização realizada por outro usuário: 
-    Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//+    Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//
-  Verificar existência de hidrômetro: +  Verificar existência de hidrômetro: 
-    Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de água do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: //O imóvel <<xxx>>  possui hidrômetro instalado na ligação de água, não é possível alterar a situação da ligação de água//. A execução é cancelada; +    Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de água do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: //O imóvel <<xxx>>  possui hidrômetro instalado na ligação de água, não é possível alterar a situação da ligação de água//. A execução é cancelada; 
-    Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de esgoto do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: //O imóvel <<xxx>>  possui hidrômetro instalado para medição de poço, não é possível alterar a situação da ligação de esgoto//. A execução é cancelada. +    Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de esgoto do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: //O imóvel <<xxx>>  possui hidrômetro instalado para medição de poço, não é possível alterar a situação da ligação de esgoto//. A execução é cancelada. 
-  Verificar disponibilidade para situação de água: +  Verificar disponibilidade para situação de água: 
-    Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE AGUA, será exibida a mensagem: //Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de água//. +    Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE AGUA, será exibida a mensagem: //Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de água//. 
-  Verificar disponibilidade para situação de esgoto: +  Verificar disponibilidade para situação de esgoto: 
-    Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE ESGOTO, é exibida a mensagem: //Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de esgoto//. +    Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE ESGOTO, é exibida a mensagem: //Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de esgoto//. 
-  Verificar existência de débitos: +  Verificar existência de débitos: 
-    * o sistema verifica se existe débito vencido ou a vencer para o imóvel, passando os seguintes parâmetros: +    - O sistema verifica se existe débito vencido ou a vencer para o imóvel, passando os seguintes parâmetros: 
-      Indicador de débito do imóvel ou cliente; +      Indicador de débito do imóvel ou cliente; 
-      Matrícula do Imóvel; +      Matrícula do Imóvel; 
-      Código do cliente; +      Código do cliente; 
-      Tipo de relação do cliente com o imóvel; +      Tipo de relação do cliente com o imóvel; 
-      Período de referência do débito (referência inicial=190101 e referência final=999912); +      Período de referência do débito (referência inicial=190101 e referência final=999912); 
-      Período de vencimento do débito (data de vencimento inicial=01/01/1901 e data de vencimento final=31/12/9999); +      Período de vencimento do débito (data de vencimento inicial=01/01/1901 e data de vencimento final=31/12/9999); 
-      Indicador de pagamento; +      Indicador de pagamento; 
-      Indicador de conta em revisão; +      Indicador de conta em revisão; 
-      Indicador de débito a cobrar; +      Indicador de débito a cobrar; 
-      Indicador de crédito a realizar; +      Indicador de crédito a realizar; 
-    Indicador de notas promissórias; +      Indicador de notas promissórias; 
-    Indicador de guias de pagamento; +      Indicador de guias de pagamento; 
-    Indicador de calcular acréscimos por impontualidade; +      Indicador de calcular acréscimos por impontualidade; 
-    Caso haja retorno não nulo, será exibida a mensagem Não é possível alterar a situação da ligação devido a existência de débito. A execução é cancelada.+  Caso haja retorno não nulo, é exibida a mensagem: //Não é possível alterar a situação da ligação devido a existência de débito//. A execução é cancelada. 
 +</columns>
  
 \\ \\
 +====== Tela de Sucesso ======
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:thelonius.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
  
  
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
-|Ordem de Serviço|Campo obrigatório Informe o número da ordem de serviço ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**, para selecionar a OS desejada. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|+|Ordem de Serviço|Campo obrigatórioInforme o número da ordem de serviço ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**, para selecionar a O.S desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. \\ **Regra associada**: Caso não exista ordem de serviço associada, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso o serviço associado à ordem não corresponda a //Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto//, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a ordem esteja com a situação //Encerrada//, o sistema exibe uma mensagem de crítica.| 
 +|Matrícula do Imóvel|Campo obrigatório. Informe o número da matrícula do imóvel ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**, para selecionar o imóvel desejado. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. \\ **Regra associada**: campo passível de preenchimento para usuários da **CAERN** com //permissão especial// para alterar situação da ligação sem ordem de serviço.|
 |**Dados do Imóvel:**| | |**Dados do Imóvel:**| |
 |Matrícula do Imóvel|O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.| |Matrícula do Imóvel|O sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.|
Linha 82: Linha 109:
 |**Ligação de Água:**| | |**Ligação de Água:**| |
 |Situação Atual|Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.| |Situação Atual|Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.|
-|Nova Situação|Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo //Ligação a Ser Alterada// for igual a //Água// ou //Ambos//, torna o preenchimento deste campo obrigatório.|+|Nova Situação|Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo //Ligação a Ser Alterada// for igual a //Água// ou //Ambos//, o que torna o preenchimento deste campo obrigatório.|
 |**Ligação de Esgoto:**| | |**Ligação de Esgoto:**| |
 |Situação Atual|Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.| |Situação Atual|Este campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.|
-|Nova Situação|Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo //Ligação a Ser Alterada// for igual a //Esgoto// ou //Ambos//, torna o preenchimento deste campo obrigatório.|+|Nova Situação|Selecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo //Ligação a Ser Alterada// for igual a //Esgoto// ou //Ambos//, o que torna o preenchimento deste campo obrigatório.|
 \\ \\
  
Linha 95: Linha 122:
 |{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
 |{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| |{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
-|{{:ajuda:cancelar.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|+|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
 |{{:ajuda:alterar.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel.| |{{:ajuda:alterar.png?nolink|}}| Ao clicar neste botão, o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
  
-**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**+**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0555|Alterar Situação da Ligação]]**
  
 ==== Termos Principais ==== ==== Termos Principais ====
Linha 107: Linha 134:
  
 \\ \\
 +~~ODT~~
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/alterar_situacao_da_ligacao.1483987170.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)