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ajuda:atendimento:inserir_registro_de_atendimento

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 ====== Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais ====== ====== Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais ======
  
-Esta opção do sistema permite a inserção de um "Registro de Atendimento", podendo ser acessada no caminho [[pagina_inicial|Gsan]] > [[atendimento|Atendimento ao Público]] > [[registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]] > Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais.+Esta opção do sistema permite a inserção de um "Registro de Atendimento", podendo ser acessada no caminho [[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]] > Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais.
  
 Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas: Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas:
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   * **Local Ocorrência**: Para que você informe os dados do local da ocorrência do "Registro de Atendimento".   * **Local Ocorrência**: Para que você informe os dados do local da ocorrência do "Registro de Atendimento".
   * **Solicitante**: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.   * **Solicitante**: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento.
-  * **Anexos**: Contem os anexos correspondentes ao registro de atendimento.  +  * **Anexos**: Contém os anexos correspondentes ao registro de atendimento.  
        
  
 Não será permitida a abertura de RA para um imóvel que esteja associado a **Cliente Usuário Desconhecido**, exceto serviços associados a alterações cadastrais. Não será permitida a abertura de RA para um imóvel que esteja associado a **Cliente Usuário Desconhecido**, exceto serviços associados a alterações cadastrais.
-Na funcionalidade de "INSERIR IMÓVEL" poderá associar um imóvel - que possua tanto a situação da ligação de água quanto à de esgoto, na condição de potencial ou factível - ao cliente cadastrado como "Cliente Usuário Desconhecido", cujo código será informado na tabela de sistema parâmetros. Nas inclusões de imóveis, quando o cliente usuário não for informado, o sistema, automaticamente, associará o imóvel a esse código de cliente. 
  
-Para automatizar o processo de trâmite dos registros de atendimento de esgoto, não ha necessidade da unidade ser informada pelo usuário, o sistema tratará como segue:+Na funcionalidade de "[[:ajuda:Inserir Imóvel]]" poderá associar um imóvel - que possua tanto a situação da ligação de água quanto à de esgoto, na condição de potencial ou factível - ao cliente cadastrado como "Cliente Usuário Desconhecido", cujo código será informado na tabela de sistema parâmetros. Nas inclusões de imóveis, quando o cliente usuário não for informado, o sistema, automaticamente, associará o imóvel a esse código de cliente.
  
- Para tramitação de esgoto:+Para automatizar o processo de trâmite dos registros de atendimento de esgoto, não há necessidade da unidade ser informada pelo usuário, o sistema tratará como segue:
  
-  -     Caso o RA possua a matrícula do imóvel, o sistema verifica se a quadra desta matrícula está associada a uma divisão de esgoto. Caso positivo, será feito o trâmite automático para a unidade desta divisão. Caso negativo, será tramitado para a unidade da divisão associada à localidade desta matrícula; +== Para tramitação de esgoto: ==
-  -     Caso o RA não possua matrícula de imóvel, o sistema tramita para a unidade da divisão associada a localidade do endereço; +
-  -     Caso a unidade de sugestão não permita tramitação, o sistema informará uma mensagem "Abertura de RA não foi permitida para unidade de sugestão (Unidade Selecionada)".+
  
-Na funcionalidade "Informar Parâmetros do Sistema" foi criado indicador "Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro"As funcionalidades "Inserir/Atualizar Registro Atendimento" e "Emissão de Ordens Seletivasforam alteradas para identificar esse parâmetro.+  * Caso o RA possua a matrícula do imóvel, sistema verifica se a quadra desta matrícula está associada a uma divisão de esgotoCaso positivo, será feito o trâmite automático para a unidade desta divisão. Caso negativo, será tramitado para a unidade da divisão associada à localidade desta matrícula; 
 +  * Caso o RA não possua matrícula de imóvel, o sistema tramita para a unidade da divisão associada a localidade do endereço; 
 +  * Caso a unidade de sugestão não permita tramitação, o sistema informará uma mensagem "Abertura de RA não foi permitida para unidade de sugestão (Unidade Selecionada)".
  
-Por solicitação da Compesa, foi desenvolvido um serviço no sistema GSAN, onde atendente no ambiente PROGIS poderá abrir um "Registro de Atendimento" e/ou enviar protocolo de atendimento via SMS, para o celular que enviou a solicitação.+Na funcionalidade "[[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]" foi criado indicador "Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro". As funcionalidades "Inserir/Atualizar Registro Atendimento""Emissão de Ordens Seletivas" foram alteradas para identificar esse parâmetro.
  
-Parâmetros passados do ambiente PROGIS para o GSAN para preenchimento dos campos no Registro de Atendimento:+Por solicitação da Compesa, foi desenvolvido um serviço no sistema GSAN, onde o atendente no ambiente PROGIS poderá abrir um "Registro de Atendimento" e/ou enviar protocolo de atendimento via SMS, para o celular que enviou a solicitação.
  
 +Parâmetros passados do ambiente PROGIS para o GSAN para preenchimento dos campos no [[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]:
  
   * Tipo de Atendimento (Deve ser sempre On-line);   * Tipo de Atendimento (Deve ser sempre On-line);
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   * Celular do Reclamante.   * Celular do Reclamante.
  
-Caso o Registro de Atendimento não seja inserido, pela ausência de parâmetro(s), ou por parâmetro inválido, o GSAN envia esse motivo para ser tratado pelo WebService. Caso o motivo seja a falta de algum parâmetro, o sistema envia a mensagem para o webservice: "Não foi enviado para o Gsan o parâmetro , o qual é obrigatório". Caso o motivo seja por algum parâmetro inválido, o sistema envia a mensagem para o webservice: " inválido (a)".+Caso o [[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]] não seja inserido, pela ausência de parâmetro(s), ou por parâmetro inválido, o GSAN envia esse motivo para ser tratado pelo "WebService". Caso o motivo seja a falta de algum parâmetro, o sistema envia a mensagem para o "Webservice": "Não foi enviado para o Gsan o parâmetro , o qual é obrigatório". Caso o motivo seja por algum parâmetro inválido, o sistema envia a mensagem para o "Webservice": " inválido (a)".
  
-O número do CPF do solicitante e a informação de OBSERVAÇÃO são dois novos parâmetros que serão repassados pelo ambiente WEBSERVICE+O número do CPF do solicitante e a informação de OBSERVAÇÃO são dois novos parâmetros que serão repassados pelo ambiente WEBSERVICE.
  
-O número do PROTOCOLO do Registro de Atendimento será retornado para o WebService quando o mesmo for incluído com sucesso (o referido número possibilita ao usuário do PROGIS informar a data prevista de atendimento da solicitação realizada).+O número do PROTOCOLO do "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" será retornado para o "Webservice" quando o mesmo for incluído com sucesso (o referido número possibilita ao usuário do PROGIS informar a data prevista de atendimento da solicitação realizada).
  
-Quando a solicitação enviada através do PROGIS já existir Registro de Atendimento, do mesmo tipo para o mesmo local de ocorrência, o sistema GSAN realiza o procedimento de REITERAÇÃO para o Registro de Atendimento existente e retorna para o WebService o número do protocolo de reiteração gerado.+Quando a solicitação enviada através do PROGIS já existir "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]", do mesmo tipo para o mesmo local de ocorrência, o sistema GSAN realiza o procedimento de REITERAÇÃO para o "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" existente e retorna para o "Webservice" o número do protocolo de reiteração gerado.
  
-O processo de geração de RA através do PROGIS possibilita que a solicitação seja, apenas, de uma REITERAÇÃO para um Registro de Atendimento existente. Caso o Registro de Atendimento esteja na situação PENDENTE, o sistema fará a reiteração e retornará para o usuário o número do protocolo referente à reiteração registrada. Caso a situação do Registro de Atendimento esteja na situação ENCERRADO, o sistema retorna a informação de que o Registro de Atendimento associado ao protocolo informado já foi atendido. Caso não exista Registro de Atendimento para o número de protocolo recebido como parâmetro de pesquisa, o sistema retorna a informação de que não existe Registro de Atendimento para o número de protocolo informado.+O processo de geração de RA através do PROGIS possibilita que a solicitação seja, apenas, de uma REITERAÇÃO para um "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" existente. Caso o "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" esteja na situação PENDENTE, o sistema fará a reiteração e retornará para o usuário o número do protocolo referente à reiteração registrada. Caso a situação do "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" esteja na situação ENCERRADO, o sistema retorna a informação de que o "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" associado ao protocolo informado já foi atendido. Caso não exista "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" para o número de protocolo recebido como parâmetro de pesquisa, o sistema retorna a informação de que não existe "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" para o número de protocolo informado.
  
-O sistema gera o trâmite automático para a unidade organizacional correspondente a "ATENDIMENTO INTERNET", quando o tipo de solicitação do Registro de Atendimento gerado não for referente a serviços na rede de esgoto. Para solicitações de serviços na rede de esgoto, o trâmite automático será para a unidade da divisão de esgoto responsável pela localidade de ocorrência da solicitação.+O sistema gera o trâmite automático para a unidade organizacional correspondente a "ATENDIMENTO INTERNET", quando o tipo de solicitação do "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" gerado não for referente a serviços na rede de esgoto. Para solicitações de serviços na rede de esgoto, o trâmite automático será para a unidade da divisão de esgoto responsável pela localidade de ocorrência da solicitação.
  
 Os campos que são obrigatórios e que não foram passados nos parâmetros, devem ser preenchidos pelo atendente: Os campos que são obrigatórios e que não foram passados nos parâmetros, devem ser preenchidos pelo atendente:
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 Caso já exista o RA, será gerado o protocolo de atendimento e enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento. Caso já exista o RA, será gerado o protocolo de atendimento e enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento.
  
-Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO.+Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" X GEO.
  
 A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessário ajustes para que seja realizada uma integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS. A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessário ajustes para que seja realizada uma integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS.
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   * O GSAN está apagando as especificações quando o GISComp é chamado.   * O GSAN está apagando as especificações quando o GISComp é chamado.
  
-Para os ajustes supracitados foi necessário alterar o "Inserir Registro Atendimento" para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp.+Para os ajustes supracitados foi necessário alterar o "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp.
  
 Nos hiperlinks abaixo teremos o detalhe das abas:  Nos hiperlinks abaixo teremos o detalhe das abas: 
  
-  * [[inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais]] +  * [[:ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais]] 
-  * [[Inserir Registro de Atendimento - Aba Local Ocorrência]] +  * [[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento - Aba Local Ocorrência]] 
-  * [[Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante]] +  * [[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante]] 
-  * [[Inserir Registro de Atendimento - Aba Anexo]]+  * [[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento - Aba Anexo]]
  
 As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.
  
-[[aqui|Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba]].+Clique em [[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]] para obter uma explicação mais detalhada.
  
  
 ==== DEVOLUÇÃO DE VALORES ==== ==== DEVOLUÇÃO DE VALORES ====
  
-Para ter acesso aos detalhes das alterações referentes à "Devolução de Pagamentos em Duplicidade"; "Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento"; e "Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago", clique em [[Devolução de Valores]].+Para ter acesso aos detalhes das alterações referentes à "Devolução de Pagamentos em Duplicidade"; "Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento"; e "Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago", clique em [[:ajuda:Devolução de Valores]].
  
 O sistema permite a devolução de valores a menor para "DEVOLUCAO PAGAMENTO NAO CONFORME. Valor Pagamento - Valor Corrigido = Valor da devolução): O sistema permite a devolução de valores a menor para "DEVOLUCAO PAGAMENTO NAO CONFORME. Valor Pagamento - Valor Corrigido = Valor da devolução):
  
-  *     Caso o valor seja negativo, será exibido com o sinal negativo e na cor vermelha; +  * Caso o valor seja negativo, será exibido com o sinal negativo e na cor vermelha; 
-  *     Caso contrário, será exibida sem sinal e na cor preta; +  * Caso contrário, será exibida sem sinal e na cor preta; 
-  *     Valor Total = Somatório Valor Devolução+  * Valor Total = Somatório Valor Devolução
  
 Verifica Valor Total da Devolução Verifica Valor Total da Devolução
  
-  *     Caso o valor total da devolução seja o valor negativo, será exibida a mensagem "Necessário informar um valor válido para devolução.".+  * Caso o valor total da devolução seja o valor negativo, será exibida a mensagem "Necessário informar um valor válido para devolução.".
  
 Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO. Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO.
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 A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessária a integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS. A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessária a integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS.
  
-Foi alterada a funcionalidade "Inserir Registro Atendimento" para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp.+Foi alterada a funcionalidade "[[:inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento]]" para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp.
  
 O pressuposto da integração é manter para o GISComp, os mesmos parâmetros que já são utilizados pelo PROGIS. O pressuposto da integração é manter para o GISComp, os mesmos parâmetros que já são utilizados pelo PROGIS.
  
-Agora nós vamos ver a ajuda para a aba "Dados Gerais".+== Aba "Dados Gerais" == 
  
 +{{:ajuda:atend-inserirregistroatendimento-abadadosgerais.png?nolink|}}
  
-{{:atend-inserirregistroatendimento-abadadosgerais.png|}} 
  
 +\\
 +Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
  
ajuda/atendimento/inserir_registro_de_atendimento.1424360657.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)