Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:atualizar_cliente

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:atualizar_cliente [01/06/2015 21:05] – a edivaldo.alvesajuda:atualizar_cliente [17/01/2022 11:37] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]]
 ====== Atualizar Cliente ====== ====== Atualizar Cliente ======
 +<columns>
  
 +Esta tela faz parte do processo **[[:ajuda:Manter Cliente]]**, e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente.
  
-Esta tela faz parte do processo "[[:ajuda:Manter Cliente]]", e permite que você atualize as informações do cliente.+O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o cliente correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
  
-O campo código do cliente não pode ser alteradoporque é chave de identificação do cliente.+Se você selecionou o cliente corretoefetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema atualização das informações na base de dados.
  
-sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados.+Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //Pendente//, e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:ajuda:Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
  
-Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração.+Em função da quantidade de informações a serem cadastradasa tela foi dividida em cinco abas:
  
-Se você selecionou o cliente errado, então deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. +  - **[[:ajuda:Nome e Tipo]]**para identificação do cliente 
- +  - **[[:ajuda:Pessoa]]**para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica) 
-Se você selecionou o cliente correto, então efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:ajuda:concluir.jpg?nolink}}, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. +  - **[[:ajuda:Endereço]]**para informar os endereços do cliente 
- +  - **[[ajuda:Sócio]]**: para informar os sócios do cliente. (Exclusivo para Pessoa Jurídica) 
-Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas: +  - **[[=ajuda:telefone|Contatos]]**para informar os telefones do cliente 
- +\\
-  * [[:ajuda:Nome e Tipo]]: Para identificação do cliente +
-  * [[:ajuda:Pessoa]]: Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica) +
-  * [[:ajuda:Endereço]]: Para informar os endereços do cliente +
-  * [[:ajuda:Telefone]]: Para informar os telefones do cliente+
  
-As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em [[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]] para obter uma explicação mais detalhada.+As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada. 
 +</columns>
  
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
  
ajuda/atualizar_cliente.1433192759.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)