Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_remanejamento_de_hidrometro

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:efetuar_remanejamento_de_hidrometro [07/10/2016 20:48] tadeu.sarmentoajuda:efetuar_remanejamento_de_hidrometro [30/09/2020 17:36] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 +[[:ajuda|{{:ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 +[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-micromedicao.png?nolink&200|}}]]
 +====== Efetuar Remanejamento de Hidrômetro ======
 +<columns>
 +Esta funcionalidade tem como objetivo registrar no sistema os remanejamentos do cadastro de hidrômetros com base em uma Ordem de Serviço (OS). A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema** por dois caminhos:
 +  - **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Hidrômetro]] > Efetuar Remanejamento de Hidrômetro**.
 +  - **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Micromedição]] > [[:ajuda:Hidrômetro]] > Efetuar Remanejamento de Hidrômetro**.
 +\\
 +Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_remanejamento_de_hidrometro#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_remanejamento_de_hidrometro|AQUI]]**. Já para a **MANAM**, a tela é visualizada com campos diferentes, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_remanejamento_de_hidrometro#efetuar_remanejamento_de_hidrometro_-_manam|AQUI]]**.
 +</columns>
 +
 +
 +
 +===== Observação =====
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.^
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:e86767_re_hi.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Acima, informe obrigatoriamente o número da ordem de serviço. Feito isso, os campos do quadro **Dados do Imóvel** são preenchidos automaticamente, bem como os campos **Número do Hidrômetro** e **Data do Remanejamento**. Por solicitação da **Casal**, os hidrômetros cadastrados possuem um novo formato de numeração: **5×7**.
 +
 +Preencha os demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento clique **[[=ajuda:efetuar_remanejamento_de_hidrometro#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**) e clique em {{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}}. Antes de o sistema comandar o processo de remanejamento do hidrômetro na base de dados, são efetuadas algumas validações:
 +
 +  * Validar Ordem de Serviço:
 +    * Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//.
 +    * Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a **Remanejamento de Hidrômetro**, o sistema exibe a mensagem: //Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Remanejamento de Hidrômetro//.
 +    * Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está <xxxxx>//.
 +    * Caso a resolução da diretoria (RD) associada à Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: //A RD <xxxxx> associado à ordem de serviço informada não tem imóvel associado//.
 +    * Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada, sem ser por execução, e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução **Sim**, o sistema exibe a mensagem: //Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada//.
 +  * Verificar situação do imóvel:
 +    * Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: //Imóvel <xxxxx> associado à ordem de serviço não está ativo//.
 +  * Verificar a Existência de Hidrômetro no Imóvel/Ligação de água:
 +    * Caso o tipo de medição seja **Poço**, o sistema verifica se não existe hidrômetro instalado no imóvel, exibindo a mensagem: //Não existe hidrômetro instalado no Poço para este imóvel//.
 +    * Caso o tipo de medição seja **Ligação de Água**, o sistema verifica se não existe hidrômetro instalado na ligação de água, exibindo a mensagem: //Não existe hidrômetro instalado na Ligação de Água para este imóvel//.
 +  * Verificar Sucesso da Transação:
 +    * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Remanejamento do Hidrômetro para <xxxx> no imóvel <xxxx> efetuada com sucesso//.
 +  * Atualização realizada por outro usuário:
 +    * Caso o usuário esteja tentando atualizar uma instalação de hidrômetro ou ligação de água e ambas já tenham sido atualizadas durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção//.
 +  * Verificar Existência do Tipo de Débito:
 +    * Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
 +  * Validar Motivo da Não Cobrança:
 +    * Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado//.
 +  * Validar Percentual de Cobrança:
 +    * Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de **100%** e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%//.
 +  * Validar Quantidade de Parcelas:
 +    * Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a << xxxxx >>//.
 +
 +A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial **Alterar Dados da Cobrança de Serviços**.
 +
 +O procedimento pode ser chamado pela funcionalidade que encerra Ordem de Serviço. Neste caso, o número da OS é exibido e não é permitida alteração.
 +
 +Por solicitação da **Caern**, a funcionalidade de **Efetuar Remanejamento de Hidrômetro** foi alterada, para ser incluída a possibilidade de remanejar o hidrômetro para medir esgoto, e as regras necessárias para este fim. O sistema valida qual o tipo de referência do registro de atendimento para o hidrômetro a ser remanejado.
 +</columns>
 +
 +===== Efetuar Remanejamento de Hidrômetro - MANAM =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:ghdfrere_efetuar_remaneja_h.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Acima, temos a funcionalidade para a **MANAM**, com o acréscimo dos campos:
 +
 +  - **Número do Selo de Hidrômetro**: Informe o selo, com até doze dígitos.
 +  - **Existe Lacre**: Informe, entre //Sim// ou //Não//.
 +  - **Número do Lacre da Ligação**: Caso selecione //Sim//, informe o número do lacre, com até doze dígitos.
 +\\
 +**Atenção**: Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita campos obrigatórios para inclusão do débito a cobrar: **Tipo de Débito**, **Valor do Débito**, **Motivo da Não Cobrança**, **Percentual de Cobrança**, **Quantidade de Parcelas** e **Valor da Parcela**.
 +</columns>
 +\\
 +
 +===== Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Remanejamento de Hidrômetro =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:efetuar_remanejamento_hidrometro.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o **Valor Sugerido** do serviço tenha sido informada na **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_dados_gerais_cagepa|Inserir Registro de Atendimento]]**, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro **Dados da Geração do Débito** visualizados, com destaque para o campo **Quantidade de Parcelas**, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.
 +</columns>
 +\\
 +
 +====== Preenchimento dos Campos ======
 +^Campo^Orientações para Preenchimento^ 
 +|Ordem de Serviço|Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[Pesquisar Ordem de Serviço]]**, ao lado do campo. O nome do serviço será exibido ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Ao ser informada a ordem de serviço, os campos do quadro **Dados do Imóvel** são preenchidos automaticamente. Além deles, são preenchidos automaticamente os campos **Número do Hidrômetro** e **Data do Remanejamento**.| 
 +|Matrícula do Imóvel|A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.| 
 +|Cliente Usuário|O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.|
 +|CPF ou CNPJ|O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.|
 +|Situação da Ligação de Água|A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.|
 +|Situação da Ligação de Esgoto|A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.|
 +|Tombamento do Hidrômetro|Campo visualizado dependendo da empresa. \\ Caso seja **Micromedidor**, será exibido o número do hidrômetro e não é permitida alteração.\\ Caso seja **Macromedidor**, será exibido o tombamento do hidrômetro e não é permitida alteração.|
 +|Número do Hidrômetro|Este número corresponde ao hidrômetro tratado na execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.| 
 +|Data do Remanejamento|Esta data é a de execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.| 
 +|Tipo de Medição|O sistema seleciona o tipo de medição para instalação do hidrômetro de acordo com o indicativo da especificação do registro de atendimento - RA, associado à OS - Ordem de Serviço (Ligação de Água, ou Poço, ou Ligação de Esgoto).| 
 +|Local de Instalação|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Proteção|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Cavalete| Campo obrigatório - Selecione a opção **COM** que indica que o hidrômetro está instalado em cavalete, caso contrário, informe **SEM**.|
 +|Número Lacre| Campo obrigatório - Informe, com até 10 dígitos.|
 +|**Quadro Dados da Geração do Débito**:| |
 +|Tipo do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Motivo da Não Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.|
 +|Percentual de Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.|
 +|Quantidade de Parcelas|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Taxa de Juros|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor Total|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor da Parcela|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +\\
 +
 +====== Funcionalidade dos Botões ======
 +^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo, link **[[Pesquisar Ordem de Serviço]]**.|  
 +|{{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.| 
 +|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os últimos procedimentos de remanejamento do hidrômetro.| 
 +|{{:ajuda:seguranca:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
 +|{{:ajuda:Efetuar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo para remanejamento do hidrômetro na base de dados.|
 +
 +===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0365|Efetuar Remanejamento de Hidrômetro]]**
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**
 +
 +==== Termos Principais ====
 +
 +**[[=ajuda:h#hidrometro|Hidrômetro]]**
 +
 +**[[=ajuda:m#macromedidor|Macromedidor]]**
 +
 +**[[=ajuda:m#micromedidor|Micromedidor]]**
 +
 +**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
 +
 +
 +\\
 +~~ODT~~
 +\\
 +\\
 +Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
 +