Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro [31/07/2017 17:32] tadeu.sarmentoajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro [30/09/2020 17:37] (atual) tadeu.sarmento
Linha 3: Linha 3:
 <columns> <columns>
 Esta funcionalidade tem como objetivo registrar os remanejamentos do cadastro de hidrômetros com base em uma ordem de serviço (OS) para imóveis suprimidos. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação de Água]] > Efetuar Restabelecimento Ligação Água Instalação Hidrômetro**. Esta funcionalidade tem como objetivo registrar os remanejamentos do cadastro de hidrômetros com base em uma ordem de serviço (OS) para imóveis suprimidos. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ligação de Água]] > Efetuar Restabelecimento Ligação Água Instalação Hidrômetro**.
-</columns> 
  
-Feito issoo sistema acessa tela abaixo:+Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos **[[=ajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro#encerrar_ordem_de_servico_paraefetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_de_hidrometro|AQUI]]**. 
 +</columns>
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:z_efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_i_h.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:brocolis_hidrometro.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 54: Linha 54:
     * Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde está sendo instalado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel//.     * Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde está sendo instalado, o sistema exibe a mensagem: //Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel//.
 </columns> </columns>
 +
 +\\
 +
 +===== Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Restabelecimento Ligação Água com Instalação de Hidrômetro =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_de_hidrometro.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o **Valor Sugerido** do serviço tenha sido informada na **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_dados_gerais_cagepa|Inserir Registro de Atendimento]]**, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro **Dados da Geração do Débito** visualizados, com destaque para o campo **Quantidade de Parcelas**, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.
 +</columns>
 +\\
  
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
Linha 59: Linha 71:
  
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
-|Ordem de Serviço|Campo obrigatório Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**, ao lado do campo em exibição. O nome do serviço será exibido ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Ordem de Serviço|<columns>Campo obrigatórioInforme o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**, ao lado do campo em exibição. O nome do serviço será exibido ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. \\ **Regra associada**: caso exista tipo de débito associado ao tipo de serviço da ordem de serviço, o sistema gera o débito da ordem de serviço. Caso não exista a ordem, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso o serviço associado à ordem não corresponda a //Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro//, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a ordem tenha sido informada via **Menu** e sua situação não esteja encerrada por execução, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a RD associada à ordem não tenha um imóvel informado, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso a ordem tenha sido informada via **Menu** e sua situação esteja encerrada sem ser por execução, e o tipo de encerramento da ordem esteja com o indicador diferente de //execução//, o sistema exibe uma mensagem de crítica.</columns>|
 |Matrícula do Imóvel|A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.| |Matrícula do Imóvel|A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.|
 |Cliente Usuário|O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.| |Cliente Usuário|O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.|
Linha 65: Linha 77:
 |Situação da Ligação de Água|A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.| |Situação da Ligação de Água|A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.|
 |Situação da Ligação de Esgoto|A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.| |Situação da Ligação de Esgoto|A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.|
-|Data do Restabelecimento|Campo obrigatório -  A data do restabelecimento é recebida da data de execução da Ordem de Serviço. Não é permitida alteração.| +|Data do Restabelecimento|Campo obrigatórioA data do restabelecimento é recebida da data de execução da Ordem de Serviço. Não é permitida alteração.
-|Número do Hidrômetro / Tombamento do Hidrômetro|Campo obrigatório Caso seja //Micromedidor//, deverá ser informado o número do hidrômetro, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} ao lado campo.\\ Caso seja //Macromedidor//, informe o número do tombamento do hidrômetro, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|  +|Matrícula Funcionário|<columns>Informe o número da matrícula do funcionário responsável pelo restabelecimento ou clique no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_funcionario|Pesquisar Funcionário]]**, ao lado do campo para selecionar a matrícula desejada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.</columns>
-|Data da Instalação|Campo obrigatório Esta data é a de execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.| +|Número do Hidrômetro / Tombamento do Hidrômetro|Campo obrigatórioCaso seja //Micromedidor//, deverá ser informado o número do hidrômetro, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} ao lado campo. Caso seja //Macromedidor//, informe o número do tombamento do hidrômetro, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:Lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão {{:ajuda:Borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|  
-|Local de Instalação|Campo obrigatório Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Data da Instalação|Campo obrigatórioEsta data é a de execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.| 
-|Proteção|Campo obrigatório Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Local de Instalação|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Proteção|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 |Leitura Instalação|Informe a leitura registrada no hidrômetro na instalação. Campo numérico. | |Leitura Instalação|Informe a leitura registrada no hidrômetro na instalação. Campo numérico. |
 |Número do Selo|Informe o número do selo. Campo alfanumérico.| |Número do Selo|Informe o número do selo. Campo alfanumérico.|
-|Cavalete|Campo obrigatório Selecione a opção COM que indica o hidrômetro instalado em cavalete, caso contrário, informe SEM.| +|Número do Lacre|Campo obrigatório. Informe o número do lacre. Campo alfanumérico.| 
 +|Cavalete|Campo obrigatórioSelecione a opção COM que indica o hidrômetro instalado em cavalete, caso contrário, informe SEM.| 
 |Telemedido|Campo obrigatório, visualizado conforme parametrização - Informe a opção //Sim// para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção //Não//. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.| |Telemedido|Campo obrigatório, visualizado conforme parametrização - Informe a opção //Sim// para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção //Não//. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.|
 +|**Quadro Dados da Geração do Débito**:| |
 +|Tipo do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor do Débito|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Motivo da Não Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.|
 +|Percentual de Cobrança|Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.|
 +|Quantidade de Parcelas|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Taxa de Juros|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor Total|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 +|Valor da Parcela|Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.|
 \\ \\
  
Linha 87: Linha 110:
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1893|Efetuar Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro]]**
  
 **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0368|Atualizar Instalação do Hidrômetro]]** **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0368|Atualizar Instalação do Hidrômetro]]**
Linha 104: Linha 128:
 \\ \\
 \\ \\
-\\ +Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN 
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+ 
 + 
 + 
 +~~ODT~~
ajuda/efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro.1501522328.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)