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ajuda:encerrar_registro_de_atendimento

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ajuda:encerrar_registro_de_atendimento [18/03/2015 19:57] edivaldo.alvesajuda:encerrar_registro_de_atendimento [25/09/2018 13:59] (atual) – [Validações] tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 +[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Encerrar Registro de Atendimento ====== ====== Encerrar Registro de Atendimento ======
 +<columns>
 +Esta opção do sistema permite o encerramento de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Sempre é acionada a partir de outras funcionalidades do sistema como, por exemplo, **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**; e recebe como parâmetro o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, que será encerrado:
 +</columns>
  
 +==== Observação ====
 +^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:1025_era.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
  
-Esta opção do sistema permite encerramento de um "[[:ajuda:Registro Atendimento]]"+<columns> 
 +Acima, sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento** que, ao ser clicado, expande a tela, apresentando os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** que será encerrado: 
 +</columns>
  
-Sempre será acionada a partir de outras opções do sistema como, por exemplo, "[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]"; e receberá como parâmetro o "[[:ajuda:Registro Atendimento]]", que será encerrado.+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:acre_era.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-O sistema apresenta um "hyperlink", denominado "Dados Gerais do Registro de Atendimento", que ao ser clicado expandirá a tela, apresentando os dados do "[[:ajuda:Registro Atendimento]]", que será encerrado: +<columns> 
-  * Número do RA +Ao clicar, novamente, no //link//, o sistema omite a consulta aos dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e assim sucessivamente.
-  * Tipo de Solicitação +
-  * Especificação +
-  * Meio de Solicitação +
-  * Matrícula do Imóvel +
-  * Data e Hora do Atendimento +
-  * Data Prevista para o Atendimento +
-  * Data do Encerramento +
-  * Motivo do Encerramento +
- +
-------------------------------------------- +
- +
-  * Cliente Solicitante +
-  * Unidade Solicitante +
-  * Nome do Solicitante +
- +
-------------------------------------------- +
- +
-  * Endereço da Ocorrência +
-  * Ponto de Referência para o Local de Ocorrência +
-  * Bairro do Local de Ocorrência +
-  * Área do Bairro do Local de Ocorrência +
-  * Localidade, Setor Comercial e Quadra do Local de Ocorrência +
-  * Divisão de Esgoto +
- +
------------------------------------------- +
- +
-  * Unidade de Atendimento +
-  * Unidade Atual do Registro de Atendimento +
- +
-Ao clicar, novamente, no "hyperlink" o sistema omitirá a consulta aos dados do "[[:ajuda:Registro Atendimento]]", e assim sucessivamente+
- +
-Você deverá informar os dados do "Encerramento" e clicar no botão {{:ajuda:encerrar.png?nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do "[[:ajuda:Registro Atendimento]]".+
  
 +Informe os dados do Encerramento e clique no botão {{:ajuda:eencerrar.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.
 +</columns>
  
 ===== Validações ===== ===== Validações =====
- +<columns> 
- +O sistema efetua validações em três momentos: 
-O sistema efetuará validações em três momentos: +  Antes de solicitar os dados para encerramento do Registro de Atendimento: 
-  Antes de solicitar os dados para encerramento do "Registro de Atendimento"+    **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** não pode estar Encerrado; 
-    "[[:ajuda:Registro Atendimento]]não poderá estar "Encerrado"+    Não pode existir Ordem de Serviço não encerrada e programada para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
-    Não poderá existir "Ordem de Serviçonão encerrada e programada para o "[[:ajuda:Registro Atendimento]]"+    A Unidade de Lotação do usuário conectado ao sistema deve obedecer uma das condições abaixo: 
-    "Unidade de Lotaçãodo usuário conectado ao sistema deverá obedecer uma das condições abaixo: +      Ser igual a Unidade Atual do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
-      Ser igual a "Unidade Atualdo "[[:ajuda:Registro Atendimento]]"+      Corresponder a um dos dois níveis de Unidade Superior da Unidade Atual do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
-      Corresponder a um dos dois níveis de "Unidade Superiorda "Unidade Atualdo "[[:ajuda:Registro Atendimento]]"+      Corresponder à Unidade Central de Atendimento a Cliente; 
-      Corresponder à "Unidade Central de Atendimento a Cliente"+      Ser autorizada a operar com Tarifa Social; e o Tipo da Solicitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** seja referente a Tarifa Social; 
-      Ser autorizada a operar com "Tarifa Social"; e o "Tipo da Solicitaçãodo "[[:ajuda:Registro Atendimento]]seja referente a "Tarifa Social"+  Durante o preenchimento dos campos: 
-  Durante o preenchimento dos campos: +    Veja no item Preenchimento dos Campos; 
-    Veja no item "Preenchimento dos Campos"+    Após acionar o botão {{:ajuda:eencerrar.jpg?nolink|}}\
-  Após acionar o botão {{:ajuda:encerrar.png?nolink|}}; +      - Verificar se os campos obrigatórios foram preenchidos. 
-    * Verificará se os campos obrigatórios foram preenchidos.+</columns>
  
 \\ \\
  
-==== Ajustes na funcionalidade "Encerrar Registro de Atendimento====+==== Ajustes na funcionalidade Encerrar Registro de Atendimento ==== 
 +<columns> 
 +Criado o Meio de Solicitação o tipo CELULAR. Quando do encerramento da RA e o atendimento com sucesso da requisição, caso o Meio de Solicitação seja CELULAR, é enviado para o celular do reclamante uma mensagem informando que a solicitação foi atendida.
  
 +Caso o e-mail do reclamante tenha sido informado na abertura da RA, é enviada uma avaliação do atendimento para o e-mail informado e, na mensagem enviada para o celular, é acrescentado que foi encaminhada uma avaliação do atendimento para o citado e-mail.
 +</columns>
  
-Criado o Meio de Solicitação o tipo "CELULAR".+\\
  
-Quando do encerramento da RA e o atendimento com sucesso da requisição, caso o Meio de Solicitação seja "CELULAR", será enviado para o celular do reclamante uma mensagem informando que a solicitação foi atendida.+====== Preenchimento dos campos ======
  
-Caso o e-mail do reclamante tenha sido informado na abertura da RA, será enviada uma avaliação do atendimento para o e-mail informado ena mensagem enviada para celularserá acrescentado que foi encaminhada uma avaliação do atendimento para o citado e-mail. +^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
- +|Motivo do Encerramento|<columns>Campo obrigatório. Selecione na lista apresentada ao lado do campo, o motivo do encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ **Regra associada**: Caso o Motivo do Encerramento selecionado seja relativo à //Duplicidade//, o sistema habilita o campo **Número do RA de Referência** para que você informe o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência.\\ Caso contrárioo campo Número do RA de Referência fica desabilitado. \\ Caso o **Motivo do Encerramento** não seja correspondente à execução, o sistema encerra as ordens de serviço em aberto para o registro de atendimento, passando as ordens de serviço em aberto para o registro de atendimento, o registro de atendimento que está sendo encerrado o motivo de encerramento selecionado.</columns>
-{{:ajuda:atend-encerrarregatendimento.png?nolink|}}+|Número do RA de Referência|<columns>**Regra associada**: Campo habilitado caso o **Motivo do Encerramento** seja relativo à //Duplicidade//. Neste caso, é obrigatório informá-lo. Para issoinforme número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo, para ativar a opção de **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]** cadastrados.\\ Após a informação do número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, ou da seleção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** na tela de pesquisa, sistema apresenta a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** no campo correspondente.\\ O **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência não pode estar na situação de //Encerrado// deve ser diferente do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** que está sendo encerrado.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.</columns>
 +|Data do Encerramento|<columns>Campo obrigatório. **Regra associada**: Campo já preenchido com a data corrente, podendo ser modificado, caso a sua //Unidade de Lotação// corresponda à //Unidade Central de Atendimento ao Cliente//. Caso contrário, não pode ser modificado.\\ Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:\\ A data informada deve ser uma inferior, ou igual à data corrente, e posterior, ou igual à Data de Atendimento;\\ Caso existam Ordens de Serviço já encerradas para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, então a Data de Encerramento deve ser posterior, ou igual, à maior data de encerramento das Ordens de Serviço.\\ Ao digitar a data, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.\\ A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.\\ O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo; e selecione a data a partir do calendário. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter informações mais detalhadas.</columns>
 +|Hora do Encerramento|<columns>Campo obrigatório. **Regra associada**: Campo já preenchido com a hora corrente, podendo ser modificado, caso a sua //Unidade de Lotação// corresponda à //Unidade Central// de Atendimento ao Cliente. Caso contrário, não pode ser modificado.\\ Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:\\ A hora informada deve ser posterior à hora do atendimento, caso a Data do Encerramento seja igual à Data de Atendimento.\\ Caso existam Ordens de Serviço já encerradas para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e a Data de Encerramento seja igual a maior Data de Encerramento das Ordens de Serviço, então a Hora do Encerramento deve ser posterior à hora da Ordem de Serviço com a maior Data de Encerramento.\\ Ao digitar a hora, você não precisa preocupar-se com o ponto de separação, pois o sistema o coloca automaticamente.\\ A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH corresponde à hora, e MM corresponde aos minutos.\\ A hora e os minutos deverão ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos.</columns>
 +|Parecer do Encerramento|<columns>Informe um parecer para o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.\\ **Regra associada**: Campo é obrigatório caso a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** exija parecer no encerramento. Caso contrário, opcional.</columns>
  
 \\ \\
  
-1.1 Preenchimento dos campos+====== Tela de Sucesso ====== 
 +<columns> 
 +A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:ajuda:eencerrar.jpg?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.
  
-1.1.1 Motivo do Encerramento(&#42;)+O sistema efetua o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e apresenta a tela abaixo, quando o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** tiver sido realizada com sucesso. 
 +</columns>
  
-Selecione na lista apresentada ao lado do campo, o motivo do encerramento do "Registro de Atendimento".+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:xing_ts.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Caso o "Motivo do Encerramento" selecionado seja relativo a "Duplicidade", então o sistema habilitará campo "*Número do RA de Referência*, para que você informe o "Registro de Atendimento" de referência.+<columns> 
 +sistema apresenta três opções após encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
  
-Caso contrário, o campo "*Número do RA de Referência*" ficará desabilitado.+Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: 
 +  Menu Principal - Para ir para a tela principal do sistema. 
 +  * **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]** - Para ativar a opção de manutenção de **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. 
 +  * Voltar - Para voltar para a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, posicionada com os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]*recentemente atualizado. 
 +</columns>
  
-1.1.1 Número do RA de Referência+\\
  
-Este campo só será habilitado caso o "Motivo do Encerramento" seja relativo a "Duplicidade". Neste caso, será obrigatório informá-lo. Para isso informe o número do "Registro de Atendimento" de referência e tecle "Enter", ou clique no botão "Pesquisar" {image:pesquisa.gif}, que fica ao lado do campo, para ativar a opção de [pesquisa de "Registros de Atendimento">AjudaGSAN.atendimentoRegistroPesquisar] cadastrados. +====== Funcionalidade dos botões ======
  
-Após a informação do número do "Registro de Atendimento", ou da seleção do "Registro de Atendimento" na tela de pesquisa, o sistema apresentará a "Especificação" do "Registro de Atendimento" no campo correspondente. 
  
-O "Registro de Atendimento" de referência não pode estar na situação de "Encerrado" e deve ser diferente do "Registro de Atendimentoque está sendo encerrado.+^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize o botão para ativar a funcionalidade **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o número do Registro de Atendimento de referência a ser informado.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresenta a respectiva tela de pesquisa.\\ Botão habilitado caso o Motivo de Encerramento seja relativo à Duplicidade.| 
 +|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize o botão para limpar as informações relacionadas ao campo Número do RA de Referência.| 
 +|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar o botão, o sistema abre uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.\\ Botão habilitado caso a sua Unidade de Lotação corresponda à Unidade Central de Atendimento ao Cliente.| 
 +|{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Utilize o botão para voltar para a tela anterior: **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**.| 
 +|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Utilize o botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| 
 +|{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Utilize o botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
 +|{{:ajuda:botao_encerrar.jpg?nolink|}}|Utilize o botão para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do Registro de Atendimento.\\ Ao ser acionado, o sistema efetua um conjunto de validações para verificar se o encerramento esta sendo realizado corretamente.|
  
-Para limpar o campo, clique no botão {image:limparcampo.gif}.+===== Referências =====
  
-1.1.1 Data do Encerramento(&#42;)+**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0435|Encerrar Registro de Atendimento]]**
  
-Este campo já vem preenchido com a data corrente, e poderá ser modificado, caso a sua "Unidade de Lotação" corresponda à "Unidade Central de Atendimento ao Cliente"+==== Termos Principais ====
  
-Caso contrário, não poderá ser modificado.+**[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
  
-Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:  +\\ 
- +\\ 
-* A data informada deverá ser uma inferior, ou igual à data corrente, e posterior, ou igual à "Data de Atendimento" +Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
-* Caso existam "Ordens de Serviço" já encerradas para o "Registro de Atendimento", então a "Data de Encerramento" deverá ser posterior, ou igual, à maior data de encerramento das "Ordens de Serviço"+
-* Ao digitar a data, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente. +
-* A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano. +
-* O dia e o mês devem ser informados, *obrigatoriamente*, com dois dígitos e o ano com quatro. +
-* Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão {image:calendario.gif}, que fica ao lado do campo; e selecione a data a partir do calendário. +
-* [Clique aqui para obter informações mais detalhadas sobre a tela do calendário>AjudaGSAN.calendario]. +
- +
-1.1.1 Hora do Encerramento(&#42;+
- +
-Este campo já vem preenchido com a hora corrente, e poderá ser modificado, caso a sua "Unidade de Lotação" corresponda à "Unidade Central de Atendimento ao Cliente".  +
- +
-Caso contrário, não poderá ser modificado. +
- +
-Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:  +
- +
-A hora informada deverá ser posterior à hora do atendimento, caso a "Data do Encerramento" seja igual à "Data de Atendimento"+
-Caso existam "Ordens de Serviço" já encerradas para o "Registro de Atendimento", e a "Data de Encerramento" seja igual à maior "Data de Encerramento" das "Ordens de Serviço", então a "Hora do Encerramento" deverá ser posterior à hora da "Ordem de Serviço" com a maior "Data de Encerramento"+
-* Ao digitar a hora, você não precisa preocupar-se com o ponto de separação, pois o sistema o coloca automaticamente. +
-* A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH corresponde à hora, e MM corresponde aos minutos. +
-* A hora e os minutos deverão ser informados, *obrigatoriamente*, com dois dígitos. +
- +
-1.1.1 Parecer do Encerramento +
- +
-Informe um parecer para o encerramento do "Registro de Atendimento", com, no máximo, 400 caracteres.  +
- +
-Este campo será obrigatório, caso a "Especificação" do "Registro de Atendimento" exija parecer no encerramento.  +
- +
-Caso contrário, será opcional.  +
- +
-#info("Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (&#42;)"+
- +
-1.1 Funcionalidade dos botões: +
- +
-{table} +
-Botão|Descrição da Funcionalidade +
-{image:pesquisa.gif}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade "[Pesquisar Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroPesquisar]".\\Deve ser utilizado quando você não souber qual é o número do "Registro de Atendimento" de referência a ser informado.\\Ao clicar no botão, o sistema apresentará a respectiva tela de pesquisa.\\Este botão só estará habilitado, caso o "Motivo de Encerramento" seja relativo a "Duplicidade"+
-{image:limparcampo.gif}|Utilize este botão para limpar as informações relacionadas ao campo "Número do RA de Referência"+
-{image:calendario.gif}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\[Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário>AjudaGSAN.calendario].\\Este botão só estará habilitado, caso a sua "Unidade de Lotação" corresponda à "Unidade Central de Atendimento ao Cliente"+
-{image:voltar.jpg}|Utilize este botão para voltar para a tela anterior: "Consultar Registro de Atendimento".  +
-{image:desfazer.jpg}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. +
-{image:cancelar.jpg}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. +
-{image:encerrar.jpg}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do "Registro de Atendimento".\\Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se o encerramento esta sendo realizado corretamente.  +
-{table} +
- +
-1.1 Tela de Sucesso: +
- +
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {image:encerrar.jpg}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. +
- +
-O sistema efetuará o encerramento do "Registro de Atendimento", e apresentará a  mensagem abaixo, quando o encerramento do "Registro de Atendimento" tiver sido realizada com sucesso.      +
- +
-"Registro de Atendimento ~~(código do Registro de Atendimento)~~ encerrado com sucesso." +
- +
-O sistema apresentará três opções após o encerramento do "Registro de Atendimento".  +
- +
-Escolha a opção desejada clicando em algum dos "~~hyperlinks~~" existentes na tela de sucesso: +
- +
-Menu Principal \-\-\> Para ir para a tela principal do sistema. +
-* Manter Registro de Atendimento \-\-\> Para ativar a opção de manutenção de "Registro de Atendimento"+
-* Voltar \-\-\> Para voltar para a tela "[Consultar Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroConsultar]", posicionada com os dados do "Registro de Atendimento" recentemente atualizado. +
- +
-1.1 Tópicos Relacionados: +
- +
-* [Atendimento ao Público>AjudaGSAN.atendimento] +
-** [Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistro] +
-*** [Inserir Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroInserirAbaDadosGerais] +
-*** [Manter Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroManter] +
-*** [Pesquisar Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroPesquisar] +
-*** [Consultar Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroConsultar] +
-* [Pesquisar Data no Calendário>AjudaGSAN.calendario] +
-* [Layout padrão das telas do sistema>AjudaGSAN.layoutTelaSistema]+
ajuda/encerrar_registro_de_atendimento.1426708636.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)