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ajuda:encerrar_registro_de_atendimento

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ajuda:encerrar_registro_de_atendimento [31/08/2017 01:11] – edição externa 127.0.0.1ajuda:encerrar_registro_de_atendimento [25/09/2018 13:59] (atual) – [Validações] tadeu.sarmento
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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Encerrar Registro de Atendimento ====== ====== Encerrar Registro de Atendimento ======
- +<columns> 
- +Esta opção do sistema permite o encerramento de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Sempre é acionada a partir de outras funcionalidades do sistema como, por exemplo, **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**;recebe como parâmetro o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, que será encerrado: 
-Esta opção do sistema permite o encerramento de um **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Sempre será acionada a partir de outras funcionalidades do sistema como, por exemplo, **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**;receberá como parâmetro o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, que será encerrado:+</columns>
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend-encerrarregatendimento.png?nolink  |}}+{{  :ajuda:1025_era.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
-sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento** que, ao ser clicado, expande a tela, apresentando os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** que será encerrado: +<columns> 
-  * Número do RA; +Acima, o sistema apresenta um //link//, denominado **Dados Gerais do Registro de Atendimento** que, ao ser clicado, expande a tela, apresentando os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** que será encerrado: 
-  * Tipo de Solicitação; +</columns>
-  * Especificação; +
-  * Meio de Solicitação; +
-  * Matrícula do Imóvel; +
-  * Data e Hora do Atendimento; +
-  * Data Prevista para o Atendimento; +
-  * Data do Encerramento; +
-  * Motivo do Encerramento.+
  
-------------------------------------------- +<WRAP center round box 100%> 
- +{{  :ajuda:acre_era.jpg?nolink  |}} 
-  * Cliente Solicitante; +</WRAP>
-  * Unidade Solicitante; +
-  * Nome do Solicitante. +
- +
-------------------------------------------- +
- +
-  * Endereço da Ocorrência; +
-  * Ponto de Referência para o Local de Ocorrência; +
-  * Bairro do Local de Ocorrência; +
-  * Área do Bairro do Local de Ocorrência; +
-  * Localidade, Setor Comercial e Quadra do Local de Ocorrência; +
-  * Divisão de Esgoto. +
- +
------------------------------------------- +
- +
-  * Unidade de Atendimento; +
-  * Unidade Atual do Registro de Atendimento.+
  
 +<columns>
 Ao clicar, novamente, no //link//, o sistema omite a consulta aos dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e assim sucessivamente. Ao clicar, novamente, no //link//, o sistema omite a consulta aos dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e assim sucessivamente.
  
-Informe os dados do Encerramento e clique no botão {{:ajuda:encerrar.png?nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. +Informe os dados do Encerramento e clique no botão {{:ajuda:eencerrar.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. 
 +</columns>
  
 ===== Validações ===== ===== Validações =====
- +<columns> 
- +O sistema efetua validações em três momentos: 
-O sistema efetuará validações em três momentos: +  Antes de solicitar os dados para encerramento do Registro de Atendimento: 
-  Antes de solicitar os dados para encerramento do Registro de Atendimento: +    O **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** não pode estar Encerrado; 
-    O **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** não poderá estar Encerrado; +    Não pode existir Ordem de Serviço não encerrada e programada para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; 
-    Não poderá existir Ordem de Serviço não encerrada e programada para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; +    A Unidade de Lotação do usuário conectado ao sistema deve obedecer uma das condições abaixo: 
-    A Unidade de Lotação do usuário conectado ao sistema deverá obedecer uma das condições abaixo: +      Ser igual a Unidade Atual do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; 
-      Ser igual a Unidade Atual do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; +      Corresponder a um dos dois níveis de Unidade Superior da Unidade Atual do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; 
-      Corresponder a um dos dois níveis de Unidade Superior da Unidade Atual do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**; +      Corresponder à Unidade Central de Atendimento a Cliente; 
-      Corresponder à Unidade Central de Atendimento a Cliente; +      Ser autorizada a operar com Tarifa Social; e o Tipo da Solicitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** seja referente a Tarifa Social; 
-      Ser autorizada a operar com Tarifa Social; e o Tipo da Solicitação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** seja referente a Tarifa Social; +  Durante o preenchimento dos campos: 
-  Durante o preenchimento dos campos: +    Veja no item Preenchimento dos Campos; 
-    Veja no item Preenchimento dos Campos; +    Após acionar o botão {{:ajuda:eencerrar.jpg?nolink|}}\
-  Após acionar o botão {{:ajuda:encerrar.png?nolink|}}; +      Verificar se os campos obrigatórios foram preenchidos. 
-    Verificar se os campos obrigatórios foram preenchidos.+</columns>
  
 \\ \\
  
 ==== Ajustes na funcionalidade Encerrar Registro de Atendimento ==== ==== Ajustes na funcionalidade Encerrar Registro de Atendimento ====
 +<columns>
 +Criado o Meio de Solicitação o tipo CELULAR. Quando do encerramento da RA e o atendimento com sucesso da requisição, caso o Meio de Solicitação seja CELULAR, é enviado para o celular do reclamante uma mensagem informando que a solicitação foi atendida.
  
- +Caso o e-mail do reclamante tenha sido informado na abertura da RA, é enviada uma avaliação do atendimento para o e-mail informado e, na mensagem enviada para o celular, é acrescentado que foi encaminhada uma avaliação do atendimento para o citado e-mail. 
-Criado o Meio de Solicitação o tipo CELULAR. +</columns>
- +
-Quando do encerramento da RA e o atendimento com sucesso da requisição, caso o Meio de Solicitação seja CELULAR, será enviado para o celular do reclamante uma mensagem informando que a solicitação foi atendida. +
- +
-Caso o e-mail do reclamante tenha sido informado na abertura da RA, será enviada uma avaliação do atendimento para o e-mail informado e, na mensagem enviada para o celular, será acrescentado que foi encaminhada uma avaliação do atendimento para o citado e-mail. +
  
 \\ \\
Linha 81: Linha 56:
  
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|Motivo do Encerramento|Campo obrigatório Selecione na lista apresentada ao lado do campo, o motivo do encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ Caso o Motivo do Encerramento selecionado seja relativo Duplicidade, então o sistema habilitará o campo Número do RA de Referênciapara que você informe o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência.\\ Caso contrário, o campo Número do RA de Referência ficará desabilitado.| +|Motivo do Encerramento|<columns>Campo obrigatórioSelecione na lista apresentada ao lado do campo, o motivo do encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.\\ **Regra associada**: Caso o Motivo do Encerramento selecionado seja relativo à //Duplicidade//, o sistema habilita o campo **Número do RA de Referência** para que você informe o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência.\\ Caso contrário, o campo Número do RA de Referência fica desabilitado. \\ Caso o **Motivo do Encerramento** não seja correspondente à execução, o sistema encerra as ordens de serviço em aberto para o registro de atendimento, passando as ordens de serviço em aberto para o registro de atendimento, o registro de atendimento que está sendo encerrado e o motivo de encerramento selecionado.</columns>
-|Número do RA de Referência|Este campo só será habilitado caso o Motivo do Encerramento seja relativo à Duplicidade. Neste caso, será obrigatório informá-lo. Para isso informe o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo, para ativar a opção de **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]** cadastrados.\\ Após a informação do número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, ou da seleção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** na tela de pesquisa, o sistema apresentará a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** no campo correspondente.\\ O **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência não pode estar na situação de Encerrado e deve ser diferente do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** que está sendo encerrado.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Número do RA de Referência|<columns>**Regra associada**: Campo habilitado caso o **Motivo do Encerramento** seja relativo à //Duplicidade//. Neste caso, é obrigatório informá-lo. Para issoinforme o número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência e tecle Enter, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo, para ativar a opção de **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]** cadastrados.\\ Após a informação do número do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, ou da seleção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** na tela de pesquisa, o sistema apresenta a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** no campo correspondente.\\ O **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** de referência não pode estar na situação de //Encerrado// e deve ser diferente do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** que está sendo encerrado.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.</columns>
-|Data do Encerramento|Campo obrigatório - Este campo já vem preenchido com a data corrente, e poderá ser modificado, caso a sua Unidade de Lotação corresponda à Unidade Central de Atendimento ao Cliente. Caso contrário, não poderá ser modificado.\\ Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:\\ A data informada deverá ser uma inferior, ou igual à data corrente, e posterior, ou igual à Data de Atendimento;\\ Caso existam Ordens de Serviço já encerradas para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, então a Data de Encerramento deverá ser posterior, ou igual, à maior data de encerramento das Ordens de Serviço.\\ Ao digitar a data, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.\\ A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.\\ O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo; e selecione a data a partir do calendário. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter informações mais detalhadas.| +|Data do Encerramento|<columns>Campo obrigatório. **Regra associada**: Campo já preenchido com a data corrente, podendo ser modificado, caso a sua //Unidade de Lotação// corresponda à //Unidade Central de Atendimento ao Cliente//. Caso contrário, não pode ser modificado.\\ Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:\\ A data informada deve ser uma inferior, ou igual à data corrente, e posterior, ou igual à Data de Atendimento;\\ Caso existam Ordens de Serviço já encerradas para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, então a Data de Encerramento deve ser posterior, ou igual, à maior data de encerramento das Ordens de Serviço.\\ Ao digitar a data, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.\\ A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.\\ O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.\\ Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo; e selecione a data a partir do calendário. Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter informações mais detalhadas.</columns>
-|Hora do Encerramento|Campo obrigatório - Este campo já vem preenchido com a hora corrente, e poderá ser modificado, caso a sua Unidade de Lotação corresponda à Unidade Central de Atendimento ao Cliente. Caso contrário, não poderá ser modificado.\\ Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:\\ A hora informada deverá ser posterior à hora do atendimento, caso a Data do Encerramento seja igual à Data de Atendimento.\\ Caso existam Ordens de Serviço já encerradas para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e a Data de Encerramento seja igual a maior Data de Encerramento das Ordens de Serviço, então a Hora do Encerramento deverá ser posterior à hora da Ordem de Serviço com a maior Data de Encerramento.\\ Ao digitar a hora, você não precisa preocupar-se com o ponto de separação, pois o sistema o coloca automaticamente.\\ A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH corresponde à hora, e MM corresponde aos minutos.\\ A hora e os minutos deverão ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos.| +|Hora do Encerramento|<columns>Campo obrigatório. **Regra associada**: Campo já preenchido com a hora corrente, podendo ser modificado, caso a sua //Unidade de Lotação// corresponda à //Unidade Central// de Atendimento ao Cliente. Caso contrário, não pode ser modificado.\\ Caso o campo esteja habilitado para modificação, então:\\ A hora informada deve ser posterior à hora do atendimento, caso a Data do Encerramento seja igual à Data de Atendimento.\\ Caso existam Ordens de Serviço já encerradas para o **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e a Data de Encerramento seja igual a maior Data de Encerramento das Ordens de Serviço, então a Hora do Encerramento deve ser posterior à hora da Ordem de Serviço com a maior Data de Encerramento.\\ Ao digitar a hora, você não precisa preocupar-se com o ponto de separação, pois o sistema o coloca automaticamente.\\ A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH corresponde à hora, e MM corresponde aos minutos.\\ A hora e os minutos deverão ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos.</columns>
-|Parecer do Encerramento|Informe um parecer para o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.\\ Este campo será obrigatóriocaso a Especificação do [[:ajuda:Registro Atendimento]] exija parecer no encerramento. Caso contrário, será opcional.| +|Parecer do Encerramento|<columns>Informe um parecer para o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.\\ **Regra associada**: Campo é obrigatório caso a Especificação do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** exija parecer no encerramento. Caso contrário, opcional.</columns>
  
 \\ \\
  
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
 +<columns>
 +A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:ajuda:eencerrar.jpg?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.
  
 +O sistema efetua o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e apresenta a tela abaixo, quando o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** tiver sido realizada com sucesso.
 +</columns>
  
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:encerrar.png?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. +<WRAP center round box 100%> 
- +{{  :ajuda:xing_ts.jpg?nolink  |}} 
-O sistema efetua o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**, e apresenta a mensagem abaixo, quando o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** tiver sido realizada com sucesso.      +</WRAP>
- +
-**[[:ajuda:Registro Atendimento]]** (código do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**) encerrado com sucesso.+
  
-O sistema apresentará três opções após o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. +<columns> 
 +O sistema apresenta três opções após o encerramento do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. 
  
 Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
Linha 104: Linha 82:
   * **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]** - Para ativar a opção de manutenção de **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.   * **[[:ajuda:Manter Registro de Atendimento]]** - Para ativar a opção de manutenção de **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.
   * Voltar - Para voltar para a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, posicionada com os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** recentemente atualizado.   * Voltar - Para voltar para a tela **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**, posicionada com os dados do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** recentemente atualizado.
 +</columns>
  
 \\ \\
Linha 111: Linha 90:
  
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o número do Registro de Atendimento de referência a ser informado.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresentará a respectiva tela de pesquisa.\\ Este botão só estará habilitadocaso o Motivo de Encerramento seja relativo Duplicidade.| +|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize botão para ativar a funcionalidade **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o número do Registro de Atendimento de referência a ser informado.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresenta a respectiva tela de pesquisa.\\ Botão habilitado caso o Motivo de Encerramento seja relativo à Duplicidade.| 
-|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações relacionadas ao campo Número do RA de Referência.| +|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize botão para limpar as informações relacionadas ao campo Número do RA de Referência.| 
-|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.\\ Este botão só estará habilitadocaso a sua Unidade de Lotação corresponda à Unidade Central de Atendimento ao Cliente.| +|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao acionar botão, o sistema abre uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.\\ Botão habilitado caso a sua Unidade de Lotação corresponda à Unidade Central de Atendimento ao Cliente.| 
-|{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para voltar para a tela anterior: **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**.| +|{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Utilize botão para voltar para a tela anterior: **[[:ajuda:Consultar Registro de Atendimento]]**.| 
-|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| +|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Utilize botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| 
-|{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| +|{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Utilize botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
-|{{:ajuda:botao_encerrar.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do Registro de Atendimento.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se o encerramento esta sendo realizado corretamente.|+|{{:ajuda:botao_encerrar.jpg?nolink|}}|Utilize botão para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do Registro de Atendimento.\\ Ao ser acionadoo sistema efetua um conjunto de validações para verificar se o encerramento esta sendo realizado corretamente.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
  
-**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0424|Consultar Registro de Atendimento]]**+**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0435|Encerrar Registro de Atendimento]]**
  
 ==== Termos Principais ==== ==== Termos Principais ====
Linha 129: Linha 108:
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/encerrar_registro_de_atendimento.1504141869.txt.gz · Última modificação: 14/09/2017 18:28 (edição externa)