Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:exibir_ordens_em_processo_de_repavimentacao

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:exibir_ordens_em_processo_de_repavimentacao [02/02/2017 20:12] – [Funcionalidade dos Botões] tadeu.sarmentoajuda:exibir_ordens_em_processo_de_repavimentacao [19/11/2018 20:27] (atual) – [Preenchimento dos Campos] tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Exibir Ordens em Processo de Repavimentação ====== ====== Exibir Ordens em Processo de Repavimentação ======
- +<columns> 
-O objeto desta funcionalidade consiste em atualizar e exibir ordens em processo de repavimentação. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Exibir Ordens em Processo de Repavimentação**.+O objeto desta funcionalidade é atualizar e exibir ordens em processo de repavimentação. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, através do caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Exibir Ordens em Processo de Repavimentação**. 
 +</columns>
  
 Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir: Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:
Linha 13: Linha 14:
 </WRAP> </WRAP>
  
-Inicialmente será apresentada a tela de filtro acima. Informe os campos obrigatórios **Unidade Responsável** e **Situação do Retorno** e clique no botão {{:ajuda:consultar.png?nolink|}}. +<columns> 
- +Inicialmente, é apresentada a tela de filtro acima. Informe os campos obrigatórios **Unidade Responsável** e **Situação do Retorno** e clique no botão {{:ajuda:consultar.png?nolink|}}. O resultado do filtro será exibido na tela abaixo: 
-O resultado do filtro será exibido na tela abaixo:+</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 22: Linha 23:
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Para selecionar uma ordem de serviço, marque no checkbox correspondente. Caso deseje selecionar todas, clique no //link// __**Todos**__. Para exibir a ordem de serviço que ainda não houve retorno, clique no //link// do campo **O.S.** e o sistema exibe a tela a seguir: Para selecionar uma ordem de serviço, marque no checkbox correspondente. Caso deseje selecionar todas, clique no //link// __**Todos**__. Para exibir a ordem de serviço que ainda não houve retorno, clique no //link// do campo **O.S.** e o sistema exibe a tela a seguir:
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 29: Linha 32:
 </WRAP> </WRAP>
  
- +<columns> 
-Para consultar a ordem de serviço, clique no //link// do campo **Endereço** da **Tela 2**. Ao passar o mouse sobre o conteúdo do campo **Pvt.Rua T/(m2)**, o sistema exibe um //Hint// com o tipo de pavimento da rua. +Para consultar a ordem de serviço, clique no //link// do campo **Endereço** da **Tela 2**. Ao passar o mouse sobre o conteúdo do campo **Pvt.Rua T/(m2)**, o sistema exibe um //Hint// com o tipo de pavimento da rua. Para confirmar uma demanda, marque no checkbox da ordem de serviço desejada e clique no botão {{:ajuda:confirmardemanda.png?nolink|}}, sendo necessário que o usuário tenha permissão para realizar essa operação.
- +
-Para confirmar uma demanda, marque no checkbox da ordem de serviço desejada e clique no botão {{:ajuda:confirmardemanda.png?nolink|}}, sendo necessário que o usuário tenha permissão para realizar essa operação.+
  
 Caso existam  fotos cadastradas, marque no checkbox do campo **O.S.**, da ordem de serviço desejada, **Tela 2**, e clique no botão {{:ajuda:exibirfotososoriginal.png?nolink|}}. Caso existam  fotos cadastradas, marque no checkbox do campo **O.S.**, da ordem de serviço desejada, **Tela 2**, e clique no botão {{:ajuda:exibirfotososoriginal.png?nolink|}}.
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 41: Linha 43:
 </WRAP> </WRAP>
  
-Para imprimir a ordem de serviço marque no checkbox correspondente e clique no botão {{:ajuda:imprimirosbt.png?nolink|}}. +<columns> 
- +Para imprimir a ordem de serviço marque no checkbox correspondente e clique no botão {{:ajuda:imprimirosbt.png?nolink|}}. Para gerar o relatório das ordens de serviços, clique no botão {{:ajuda:imprimirrelacao.png?nolink|}}. Em seguida, será exibida a tela abaixo: 
-Para gerar o relatório das ordens de serviços, clique no botão {{:ajuda:imprimirrelacao.png?nolink|}}. Em seguida, será exibida a tela abaixo:+</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 50: Linha 52:
 </WRAP> </WRAP>
  
-A tela  acima permite selecionar o tipo de relatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, no campo **Relatório** e marque uma das opções //SIM// ou //NÃO//, referente a **Apenas OS's com observação de retorno?**. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:imprimirrelacao.png?nolink|}}.+<columns> 
 +A tela  acima permite selecionar o tipo de relatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, no campo **Relatório** e marque uma das opções //SIM// ou //NÃO//, referente a **Apenas OS's com observação de retorno?**. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:imprimirrelacao.png?nolink|}}.
  
  
-Ao clicar no hiperlink do campo **Endereço**, correspondente à ordem de serviço, será exibida a tela que permite atualização. Para isso, é necessário que o usuário tenha permissão para {{:ajuda:confirmar.png?nolink|}} ou {{:ajuda:alterar.png?nolink|}} ou {{:ajuda:rejeitar.png?nolink|}}. Para alterar clique no botão {{:ajuda:alterar.png?nolink|}} e será exibido o popup abaixo. Clicando em **OK**, o campo **Observação** será disponibilizado para complementar informações.+Ao clicar no //link// do campo **Endereço**, correspondente à ordem de serviço, é exibida a tela que permite atualização. Para isso, é necessário que o usuário tenha permissão para {{:ajuda:confirmar.png?nolink|}} ou {{:ajuda:alterar.png?nolink|}} ou {{:ajuda:rejeitar.png?nolink|}}. Para alterar clique no botão {{:ajuda:alterar.png?nolink|}} e o popup abaixo é exibido. Clicando em **OK**, o campo **Observação** será disponibilizado para complementar informações. 
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 59: Linha 63:
 </WRAP> </WRAP>
  
- +<columns> 
-Para anexar fotos referentes à ordem de serviço, clique no //link// do campo **O.S.**, **Tela 2**, e, em seguida, no botão {{:ajuda:anexarfotos.png?nolink|}}, **Tela 3**. +Para anexar fotos referentes à ordem de serviço, clique no //link// do campo **O.S.**, **Tela 2**, e, em seguida, no botão {{:ajuda:anexarfotos.png?nolink|}}, **Tela 3**. Para incluir outros serviços, é necessário o usuário ter //Login// e //Senha// da unidade responsável pela repavimentação. Clique no botão {{:ajuda:outrosservicos1.png?nolink|}} e será exibida a tela abaixo: 
- +</columns>
-Para incluir outros serviços, é necessário o usuário ter //Login// e //Senha// da unidade responsável pela repavimentação. Clique no botão {{:ajuda:outrosservicos1.png?nolink|}} e será exibida a tela abaixo:+
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 68: Linha 71:
 </WRAP> </WRAP>
  
-No campo **Serviço**, selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, referente à repavimentadora. Em seguida, informe o campo **Quantidade** e clique no botão {{:ajuda:associar.png?nolink|}}. Para concluir o processo de inserção, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. +<columns> 
- +No campo **Serviço**, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à repavimentadora. Em seguida, informe o campo **Quantidade** e clique no botão {{:ajuda:associar.png?nolink|}}. Para concluir o processo de inserção, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.
-Para remover um serviço cadastrado, clique no botão {{:ajuda:x.png?nolink|}}.+
  
-Para anexar fotos referentes à ordem de serviço, clique no botão {{:ajuda:anexarfotos.png?nolink|}} e será exibida a tela a seguir+Para remover um serviço cadastrado, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}. Para anexar fotos referentes à ordem de serviço, clique no botão {{:ajuda:anexarfotos.png?nolink|}} e será exibida a tela a seguir 
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 78: Linha 81:
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Em seguida, clique no botão {{:ajuda:selecionararquivo.png?nolink|}} para selecionar um dos arquivos exibidos no quadro //Arquivos Informados// e, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. Podem ser anexados vários arquivos. Para concluir a operação, clique no botão  {{:ajuda:salvar.png?nolink|}}. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:selecionararquivo.png?nolink|}} para selecionar um dos arquivos exibidos no quadro //Arquivos Informados// e, clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}. Podem ser anexados vários arquivos. Para concluir a operação, clique no botão  {{:ajuda:salvar.png?nolink|}}.
  
-O sistema permite anexar arquivos com até 200 KB (sem limite de quantidade), nos formatos: DOC, PDF, JPG. Para remover um arquivo do quadro //Arquivos Informados//, clique no botão {{:ajuda:x.png?nolink|}}.+O sistema permite anexar arquivos com até 200 KB (sem limite de quantidade), nos formatos: DOC, PDF, JPG. Para remover um arquivo do quadro //Arquivos Informados//, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}.
  
 **Atenção**: Foi incluído um campo numérico, com duas casas decimais, correspondente aos custos extras, eventualmente demandados pela Prefeitura (título de //Outros custos//). O preenchimento deste campo é opcional, mas caso seja preenchido, o campo de **Observação** terá preenchimento obrigatório. **Atenção**: Foi incluído um campo numérico, com duas casas decimais, correspondente aos custos extras, eventualmente demandados pela Prefeitura (título de //Outros custos//). O preenchimento deste campo é opcional, mas caso seja preenchido, o campo de **Observação** terá preenchimento obrigatório.
  
 Além disso, foram alteradas as funcionalidades que geram a ordem de serviço de repavimentação, para que não seja encerrada automaticamente, ficando disponível para ser enviada às unidades repavimentadoras logo após sua geração, com a informação da metragem e tipo do pavimento da repavimentação. A ordem de serviço somente será encerrada no retorno da unidade repavimentadora e, caso não tenha outra ordem de serviço associada, o registro de atendimento será encerrado. Além disso, foram alteradas as funcionalidades que geram a ordem de serviço de repavimentação, para que não seja encerrada automaticamente, ficando disponível para ser enviada às unidades repavimentadoras logo após sua geração, com a informação da metragem e tipo do pavimento da repavimentação. A ordem de serviço somente será encerrada no retorno da unidade repavimentadora e, caso não tenha outra ordem de serviço associada, o registro de atendimento será encerrado.
 +</columns>
  
 === Verificações durante o preenchimento dos campos das telas === === Verificações durante o preenchimento dos campos das telas ===
 +<columns>
   * Verificar preenchimento dos campos:   * Verificar preenchimento dos campos:
     * Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da atualização, o sistema exibe a mensagem: //Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>//.     * Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da atualização, o sistema exibe a mensagem: //Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>//.
Linha 116: Linha 121:
   * Verificar sucesso da transação:   * Verificar sucesso da transação:
     * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.     * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.
 +</columns>
  
 ==== MODELO DE ORDEM DE SERVIÇO ==== ==== MODELO DE ORDEM DE SERVIÇO ====
Linha 137: Linha 143:
  
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
-|Unidade Responsável(*)|Campo obrigatório Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Unidade Responsável|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\ **Regra associada**: você pode INFORMAR os dados de RETORNO da execução da conveniada, //se e somente se// estiver lotado na unidade REPAVIMENTADORA //igual// a unidade responsável.| 
-|Situação do Retorno(*)|Campo obrigatório Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Situação do Retorno|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\ **Regra associada**: Caso a situação do retorno selecionada corresponda a //Rejeitadas//, o sistema exibe o campo //Relatório// com a opção //Completo// selecionada e não permite outra opção; caso contrário, exibe o campo //Relatório// com a opção //Divergente// selecionada, permitindo que se selecione entre //Convergente//, //Divergente// ou //Completo//.| 
-|Envio da OS|Esta opção permite filtrar as ordens de serviços "Encerradas" num determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}  para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]].| +|Envio da O.S|Esta opção permite filtrar as ordens de serviços //Encerradas// em um determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}  para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| 
-|Retorno do Serviço|Esta opção permite filtrar as ordens de serviços pelo "Retornonum determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]].| +|Retorno do Serviço|Esta opção permite filtrar as ordens de serviços pelo //Retorno// num determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| 
-|Rejeição do Serviço|Esta opção permite filtrar as ordens de serviços por "Rejeiçãonum determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]].|+|Rejeição do Serviço|Esta opção permite filtrar as ordens de serviços por //Rejeição// num determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
 |Número da OS|Esta opção permite filtrar pelo número da Ordem de Serviço cadastrada.| |Número da OS|Esta opção permite filtrar pelo número da Ordem de Serviço cadastrada.|
 |Município|Esta opção permite filtrar por município. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Município|Esta opção permite filtrar por município. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 |Bairro|Esta opção permite filtrar por bairro. Informe o código do bairro, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_bairro|Pesquisar Bairro]], para selecionar o bairro desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Bairro|Esta opção permite filtrar por bairro. Informe o código do bairro, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_bairro|Pesquisar Bairro]], para selecionar o bairro desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
-|Logradouro|Esta opção permite filtrar por logradouro. Informe o código do logradouro, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_logradouro|Pesquisar Logradouro]], para selecionar o logradouro desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|+|Logradouro|Esta opção permite filtrar por logradouro. Informe o código do logradouro, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_logradouro|Pesquisar Logradouro]]**, para selecionar o logradouro desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
  
  
Linha 152: Linha 158:
  
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]].|+|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
 |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.| |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.|
 |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.|
-|{{:ajuda:cancelar2.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|+|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
 |{{:ajuda:consultar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.| |{{:ajuda:consultar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.|
 |{{:ajuda:confirmardemanda.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema confirma a demanda da ordem de serviço selecionada no checkbox.| |{{:ajuda:confirmardemanda.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema confirma a demanda da ordem de serviço selecionada no checkbox.|
Linha 169: Linha 175:
 |{{:ajuda:rejeitar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema rejeita o processo de repavimentação.| |{{:ajuda:rejeitar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema rejeita o processo de repavimentação.|
 |{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo da tela.| |{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo da tela.|
-|{{:ajuda:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.|+|{{:ajuda:relatorios:2botao_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.|
 |{{:ajuda:anexarfotos.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite anexar fotos no sistema.| |{{:ajuda:anexarfotos.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite anexar fotos no sistema.|
 |{{:ajuda:selecionararquivo.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo para ser anexado ao sistema.| |{{:ajuda:selecionararquivo.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo para ser anexado ao sistema.|
Linha 177: Linha 183:
 |{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema adiciona o aquivo para ser cadastrado no sistema.| |{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema adiciona o aquivo para ser cadastrado no sistema.|
 |{{:ajuda:salvar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do cadastramento dos arquivos selecionados.| |{{:ajuda:salvar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do cadastramento dos arquivos selecionados.|
 +
 +===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0648|Exibir Acompanhamento Processo Repavimentação]]**
 +
 +==== Termos Principais ====
 +
 +**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
  
 \\ \\
ajuda/exibir_ordens_em_processo_de_repavimentacao.1486066362.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)