Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora [16/04/2015 21:08] – a edivaldo.alvesajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora [15/10/2018 19:22] (atual) – [Preenchimento dos Campos] tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Informar Dados da Agência Reguladora ====== ====== Informar Dados da Agência Reguladora ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é informar os dados do Registro de Atendimento (RA) por parte da agência reguladora. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Agência Reguladora]] > Informar Dados da Agência Reguladora**.
 +</columns>
  
 +Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
  
-O objetivo desta funcionalidade é informar os dados do Registro de Atendimento por parte da agência reguladora, podendo ser acessada no caminho [[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] [[:ajuda:Agência Reguladora]] > Informar Dados da Agencia Reguladora.+==== Observação ==== 
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Verifica existência de dados +<columns> 
-  * Caso não exista a base de dadosserá exibida a mensagem “Tabela <<nome da tabela>> inexistente” cancelar a operação. +Acima, informeobrigatoriamente, o número do RA os demais dados obrigatórios da reclamação (sinalizados na tela por um asterisco <color red>vermelho</color>), para inclusão das informações referentes à agência reguladora. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
-  * Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem “Tabela <<nome da tabela>> sem dados para seleção” e cancelar a operação.+
  
-Verifica fone do reclamante já existente +Depois, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. O quadro **Fones do reclamante** é preenchido mediante botão {{:ajuda:cobranca:adicionar.png?nolink|}} que acessa a tela abaixo para preenchimento das informações: 
-  Caso telefone do reclamante informado já esteja na lista, será exibida a mensagem “Este Telefone já foi informado”.+</columns>
  
-Verifica existência do DDD +<WRAP center round box 100%> 
-  * Caso o código do DDD não exista na tabela MUNICIPIO, será exibida a mensagem “DDD informado não está cadastrado no sistema”.+{{  :ajuda:fones_reclamante_2509.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Verifica preenchimento dos campos +<columns> 
-  Caso o usuário não informe ou selecione conteúdo de algum campo necessário à inclusão da reclamação do RA por parte da agência reguladora, será exibida a mensagem “Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>”.+**Atenção**: para a **CAERN**, o campo **Número do Telefone** pode ser preenchido com até 9 (nove) dígitos. Preencha os demais campos obrigatórios (sinalizados na tela por um asterisco <color red>vermelho</color>) e clique em {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Feito isso, o sistema visualiza a tela com os campos informados: 
 +</columns>
  
-Atualização realizada por outro usuário +<WRAP center round box 100%> 
-  * Caso o usuário esteja tentando atualizar um objeto e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, será exibida a mensagem “Esse registro foi atualizado por outro usuário durante a operação. Realize novamente a operação”.+{{  :ajuda:z_com_numero_ra_iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Verifica sucesso da operação +<columns> 
-  Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zeroserá exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Reclamação do RA de código <<número do RA>> inserido com sucesso”.+Para a **CAERN**, os campos **Data de Previsão Original** e **Data de Previsão Atual** retornam desabilitadosNesse caso, as datas são calculadas pelo sistema da seguinte forma:
  
-Informe os dados necessários para inclusão das informações referentes agência reguladorae clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.+  - A **Data de Previsão Atual** corresponde à data encontradaconsiderando a data corrente //mais// a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento. 
 +    - Para encontrar a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento, considera-se o seguinte critério: 
 +      - Quando o registro de atendimento for informado, o sistema pesquisa o atributo //quantidade de dias para atendimento do tipo da especificação associada ao RA//; 
 +        - Caso não tenha sido cadastrado nenhum valor para este atributo, é considerada a quantidade de dias cadastrada no parâmetro //Quantidade de Dias Padrão para Atendimento das Especificações sem Prazo para Conclusão//.
  
-{{:ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora.png?nolink|}}+Dito isso, clique no botão {{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}} para que o sistema exiba a tela abaixo: 
 +</columns>
  
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:consultar_tramites_ra.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
  
 +<columns>
 +Ao clicar no //link// do campo **Data**, referente ao quadro dos **Trâmites**, o sistema exibe a tela a seguir:
 +</columns>
  
-====== Preenchimento dos Campos ======+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:llink_data_consultar_tramites_ra.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
  
-^Campo^Orientações para Preenchimento^ +==== Dados do Registro de Atendimento Tela Expandida ==== 
-|Número do RA(*)|Campo obrigatório - Informe o número do registro de atendimento e clique no botão {{:ajuda:pesquisar.png?nolink|}}.| +<WRAP center round box 100%> 
-|__Dados do Registro de Atendimento__|Este é um hiperlink os dados do registro de atendimento ficam no modo recolhido e permite ao usuário expandir/recolher a lista de dados, quando clicado no hiperlink, conforme tela apresentada abaixo.| +{{  :ajuda:tela_expandida_com_numero_ra_iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink  |}} 
-|Motivo da Reclamação(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +</WRAP>
-|Número do Registro na Agência Reguladora(*)|Campo obrigatório - Número da Agência Reguladora com, no máximo, 20 (vinte) caracteres.| +
-|Data de Previsão Original(*)|Campo obrigatório - Data prevista para a Agência Reguladora Original.| +
-|Data de Previsão Atual(*)|Campo obrigatório - Informe a data prevista para a Agência Reguladora Atual, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar a data desejada.\\ Data Prevista = Data corrente + número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]].| +
-|Reclamação|Descrição da reclamação da agência reguladora com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.| +
-|Fones do Reclamante:|Ao clicar no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, o sistema permite adiconar vários telefones do reclamante para futuros contatos. O sistema exibe a tela abaixo, onde deve ser preenchido os seguintes campos:\\ Tipo de Telefone: Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema;\\ Indicador de Fone Padrão: Campo obrigatório - "Sim" indica que este será o principal fone de contato, caso contrário, informe a opção "Não". Apenas um dos telefones informados pode ser o principal.\\ DDD: Campo obrigatório - Informe o código DDD do telefone, com no máximo 2 dígitos.\\ Número do Telefone: Campo obrigatório - Informe o número do telefone, com no máximo 9 (nove) dígitos.\\ Ramal: Informe o número do ramal, com no máximo 4 (quatro) dígitos.\\ Após o preenchimento dos campos sobre os fones do reclamante, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.\\ Vários números de telefones podem ser incluídos\\ É possível remover um telefone que se encontra na lista de incluídos, clicando no botão {{:ajuda:x.png?nolink|}} do item desejado.\\ Para fechar o popup, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.|+
  
  
-{{:ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_fones.png?nolink|}}+====== Tela de Sucesso ====== 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:final_ts.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
 +<columns>
 +Durante o preenchimento dos campos, o sistema executa algumas validações:
  
-Ao clicar no botão {{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}}tela "Informar Dados do RA pela Agência Reguladora", o sistema exibe a tela abaixo:+  - Verificar a existência de dados: 
 +    - Caso as informações digitadas não constem na base de dados, o sistema exibe a mensagem//Tabela <<nome da tabela>> inexistente// e cancela a operação. 
 +    - Caso a tabela esteja sem dadoso sistema exibe a mensagem: //Tabela <<nome da tabela>> sem dados para seleção// e cancela a operação. 
 +  - Verificar fone do reclamante já existente: 
 +    - Caso o telefone do reclamante informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Este Telefone já foi informado//
 +  - Verificar existência do DDD: 
 +    - Caso o código do DDD não exista na tabela MUNICIPIO, o sistema exibe a mensagem: //DDD informado não está cadastrado no sistema//
 +  - Verificar preenchimento dos campos: 
 +    - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da reclamação do RA por parte da agência reguladora, o sistema exibe a mensagem//Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>//
 +  - Atualização realizada por outro usuário: 
 +    - Caso o usuário esteja tentando atualizar um objeto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse registro foi atualizado por outro usuário durante a operação. Realize novamente a operação//
 +  - Verificar sucesso da operação: 
 +    - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Reclamação do RA de código <<número do RA>> inserido com sucesso//
 +</columns>
  
 +====== Preenchimento dos Campos ======
 +^Campo^Orientações para Preenchimento^
 +|Número do RA|Campo obrigatório. Informe o número do registro de atendimento e clique em {{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}. \\ **Regra associada**: O sistema visualiza os dados do registro de atendimento selecionado no modo recolhido, permitindo ao usuário expandir/recolher a lista de dados. Caso já exista reclamação para o RA informado, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
 +|**Dados do Registro de Atendimento**|Este é um //link// que permite ao usuário expandir ou recolher a lista de dados do registro de atendimento, que ficam no modo recolhido.|
 +|Motivo da Reclamação|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, com o motivo da reclamação cadastrado para a agência reguladora.|
 +|Número do Registro na Agência Reguladora|Campo obrigatório. Número da Agência Reguladora com, no máximo, 20 (vinte) caracteres.|
 +|Data de Previsão Original|Campo obrigatório. Data prevista para a Agência Reguladora Original. \\ **Regra associada**: Composta de uma data válida obtida a partir da Data corrente //mais// o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação, caso o número de dias previstos para atendimento da solicitação/especificação esteja definido. Caso não esteja definido, será composta da data válida obtida a partir da //data corrente// **mais** o número padrão de dias previstos para atendimento das especificações sem prazo de conclusão, considerando o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação como dias corridos.|
 +|Data de Previsão Atual|Campo obrigatório. Informe a data prevista para a Agência Reguladora Atual, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar a data desejada.\\ **Regra associada**: Data Prevista = Data corrente + número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
 +|Reclamação|Descrição da reclamação da agência reguladora com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.|
 +|Fones do Reclamante:|Ao clicar em {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}, o sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos. A tela acionada possui os seguintes campos:\\ Tipo de Telefone: Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema;\\ Indicador de Fone Padrão: Campo obrigatório - //Sim// indica que este será o principal fone de contato; caso contrário, informe a opção //Não//. Apenas um dos telefones informados pode ser o principal.\\ DDD: Campo obrigatório - Informe o código DDD do telefone, com no máximo 2 dígitos.\\ Número do Telefone: Campo obrigatório - Informe o número do telefone, com no máximo 9 (nove) dígitos.\\ Ramal: Informe o número do ramal, com no máximo 4 (quatro) dígitos.\\ Após o preenchimento dos campos sobre os fones do reclamante, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.\\ Vários números de telefones podem ser incluídos. É possível remover um telefone que se encontra na lista de incluídos, clicando no botão {{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}} do item desejado. Para fechar o popup, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.|
  
-{{:ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_consultartramite.png?nolink|}} 
  
  
-Ao clicar no hiperlink do campo "Data"referente ao quadro dos "Tramites", tela acima, o sistema exibe a tela abaixo:+====== Funcionalidade dos Botões ====== 
 +^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:ajuda:consultartramite.png?180|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a movimentação do Registro de Atendimento nos diversos setores da empresa para atender à solicitação do cliente.| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da pesquisa dos dados referentes ao Registro de Atendimento - RA.| 
 +|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| 
 +|{{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botãoo sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos.| 
 +|{{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botãoo sistema remove um telefone que se encontra na lista de incluídos.| 
 +|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.| 
 +|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
 +|{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela do popup.| 
 +|{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema à tela anterior.| 
 +|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.|
  
-{{:ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_tramite.png?nolink|}}+===== Referências =====
  
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0537|Consultar RAs Acompanhadas pela Agência Reguladora]]**
  
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0459|Informar Dados da Agência Reguladora]]**
  
 +==== Termos Principais ====
  
-==== Dados do Registro de Atendimento Tela Expandida ====+**[[http://www.brasil.gov.br/governo/2009/11/agencias-reguladoras|Agências Reguladoras]]**
  
 +**[[=ajuda:r#registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]**
  
-{{:ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_telaexpandida.png?nolink|}} 
- 
- 
- 
-====== Tela de Sucesso ====== 
- 
-{{:ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_telasucesso.png?nolink|}} 
- 
- 
- 
-====== Funcionalidade dos Botões ====== 
- 
- 
-^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
-|{{:ajuda:pesquisar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da pesquisa dos dados referente ao Registro de Atendimento - RA.| 
-|{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]].| 
-|{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite adiconar vários telefones do reclamante para futuros contatos.| 
-|{{:ajuda:x.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite remover um telefone que se encontra na lista de incluídos.| 
-|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.| 
-|{{:ajuda:cancelar2.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
-|{{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a movimentação do Registro de Atendimento nos diversos setores da empresa para atender a solicitação do cliente.| 
-|{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela do popup.| 
-|{{:ajuda:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema à tela anterior.| 
-|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados nas bases de dados.| 
  
 \\ \\
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/informar_dados_da_agencia_reguladora.1429218505.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)