Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora [15/12/2016 12:54] – [Funcionalidade dos Botões] tadeu.sarmentoajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora [15/10/2018 19:22] (atual) – [Preenchimento dos Campos] tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Informar Dados da Agência Reguladora ====== ====== Informar Dados da Agência Reguladora ======
- +<columns> 
-O objetivo desta funcionalidade é informar os dados do Registro de Atendimento (RA) por parte da agência reguladora. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Agência Reguladora]] > Informar Dados da Agencia Reguladora**.+O objetivo desta funcionalidade é informar os dados do Registro de Atendimento (RA) por parte da agência reguladora. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Agência Reguladora]] > Informar Dados da Agência Reguladora**. 
 +</columns>
  
 Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir: Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
Linha 9: Linha 10:
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:filtrar_dados_ra.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
-Acima, informe, obrigatoriamente, o número do RA e os demais dados da reclamação, para inclusão das informações referentes à agência reguladora. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. Depois, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. O quadro **Fones do reclamante** é preenchido mediante o botão {{:ajuda:cobranca:adicionar.png?nolink|}} que acessa a tela abaixo para preenchimento das informações:+<columns> 
 +Acima, informe, obrigatoriamente, o número do RA e os demais dados obrigatórios da reclamação (sinalizados na tela por um asterisco <color red>vermelho</color>), para inclusão das informações referentes à agência reguladora. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:informar_dados_da_agencia_reguladora#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. 
 + 
 +Depois, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. O quadro **Fones do reclamante** é preenchido mediante o botão {{:ajuda:cobranca:adicionar.png?nolink|}} que acessa a tela abaixo para preenchimento das informações: 
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_fones.png?nolink  |}}+{{  :ajuda:fones_reclamante_2509.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
-Feito isso, o sistema visualiza a tela com os campos informados:+<columns> 
 +**Atenção**: para a **CAERN**, o campo **Número do Telefone** pode ser preenchido com até 9 (nove) dígitos. Preencha os demais campos obrigatórios (sinalizados na tela por um asterisco <color red>vermelho</color>) e clique em {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Feito isso, o sistema visualiza a tela com os campos informados: 
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora.png?nolink  |}}+{{  :ajuda:z_com_numero_ra_iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
-Ao clicar no botão {{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}}o sistema exibe a tela abaixo:+<columns> 
 +Para a **CAERN**, os campos **Data de Previsão Original** e **Data de Previsão Atual** retornam desabilitados. Nesse caso, as datas são calculadas pelo sistema da seguinte forma: 
 + 
 +  - A **Data de Previsão Atual** corresponde à data encontrada, considerando a data corrente //mais// a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento. 
 +    - Para encontrar a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento, considera-se o seguinte critério: 
 +      - Quando o registro de atendimento for informado, o sistema pesquisa o atributo //quantidade de dias para atendimento do tipo da especificação associada ao RA//; 
 +        - Caso não tenha sido cadastrado nenhum valor para este atributo, é considerada a quantidade de dias cadastrada no parâmetro //Quantidade de Dias Padrão para Atendimento das Especificações sem Prazo para Conclusão//
 + 
 +Dito isso, clique no botão {{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}} para que o sistema exiba a tela abaixo: 
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_consultartramite.png?nolink  |}}+{{  :ajuda:consultar_tramites_ra.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Ao clicar no //link// do campo **Data**, referente ao quadro dos **Trâmites**, o sistema exibe a tela a seguir: Ao clicar no //link// do campo **Data**, referente ao quadro dos **Trâmites**, o sistema exibe a tela a seguir:
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_tramite.png?nolink  |}}+{{  :ajuda:llink_data_consultar_tramites_ra.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 39: Linha 57:
 ==== Dados do Registro de Atendimento - Tela Expandida ==== ==== Dados do Registro de Atendimento - Tela Expandida ====
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_telaexpandida.png?nolink  |}}+{{  :ajuda:tela_expandida_com_numero_ra_iinformar_dados_ra_ar_2509.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 45: Linha 63:
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend_-_informardadosraagenciareuladora_-_telasucesso.png?nolink  |}}+{{  :ajuda:final_ts.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Durante o preenchimento dos campos, o sistema executa algumas validações: Durante o preenchimento dos campos, o sistema executa algumas validações:
  
-  Verificar a existência de dados: +  Verificar a existência de dados: 
-    Caso as informações digitadas não constem na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <<nome da tabela>> inexistente// e cancela a operação. +    Caso as informações digitadas não constem na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <<nome da tabela>> inexistente// e cancela a operação. 
-    Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <<nome da tabela>> sem dados para seleção// e cancela a operação. +    Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <<nome da tabela>> sem dados para seleção// e cancela a operação. 
-  Verificar fone do reclamante já existente: +  Verificar fone do reclamante já existente: 
-    Caso o telefone do reclamante informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Este Telefone já foi informado//+    Caso o telefone do reclamante informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: //Este Telefone já foi informado//
-  Verificar existência do DDD: +  Verificar existência do DDD: 
-    Caso o código do DDD não exista na tabela MUNICIPIO, o sistema exibe a mensagem: //DDD informado não está cadastrado no sistema//+    Caso o código do DDD não exista na tabela MUNICIPIO, o sistema exibe a mensagem: //DDD informado não está cadastrado no sistema//
-  Verificar preenchimento dos campos: +  Verificar preenchimento dos campos: 
-    Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da reclamação do RA por parte da agência reguladora, o sistema exibe a mensagem: //Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>//+    Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da reclamação do RA por parte da agência reguladora, o sistema exibe a mensagem: //Informe <<nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>//
-  Atualização realizada por outro usuário: +  Atualização realizada por outro usuário: 
-    Caso o usuário esteja tentando atualizar um objeto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse registro foi atualizado por outro usuário durante a operação. Realize novamente a operação//+    Caso o usuário esteja tentando atualizar um objeto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //Esse registro foi atualizado por outro usuário durante a operação. Realize novamente a operação//
-  Verificar sucesso da operação: +  Verificar sucesso da operação: 
-    Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Reclamação do RA de código <<número do RA>> inserido com sucesso//.+    Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Reclamação do RA de código <<número do RA>> inserido com sucesso//. 
 +</columns>
  
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
-|Número do RA|Campo obrigatório Informe o número do registro de atendimento e clique no botão {{:ajuda:pesquisar.png?nolink|}}.| +|Número do RA|Campo obrigatórioInforme o número do registro de atendimento e clique em {{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}. \\ **Regra associada**: O sistema visualiza os dados do registro de atendimento selecionado no modo recolhido, permitindo ao usuário expandir/recolher a lista de dados. Caso já exista reclamação para o RA informado, o sistema exibe uma mensagem de crítica.| 
-|__Dados do Registro de Atendimento__|Este é um //link// que permite ao usuário expandir ou recolher a lista de dados do registro de atendimento, que ficam no modo recolhido.| +|**Dados do Registro de Atendimento**|Este é um //link// que permite ao usuário expandir ou recolher a lista de dados do registro de atendimento, que ficam no modo recolhido.| 
-|Motivo da Reclamação|Campo obrigatório Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Motivo da Reclamação|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, com o motivo da reclamação cadastrado para a agência reguladora.| 
-|Número do Registro na Agência Reguladora|Campo obrigatório Número da Agência Reguladora com, no máximo, 20 (vinte) caracteres.| +|Número do Registro na Agência Reguladora|Campo obrigatórioNúmero da Agência Reguladora com, no máximo, 20 (vinte) caracteres.| 
-|Data de Previsão Original|Campo obrigatório Data prevista para a Agência Reguladora Original.| +|Data de Previsão Original|Campo obrigatórioData prevista para a Agência Reguladora Original. \\ **Regra associada**: Composta de uma data válida obtida a partir da Data corrente //mais// o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação, caso o número de dias previstos para atendimento da solicitação/especificação esteja definido. Caso não esteja definido, será composta da data válida obtida a partir da //data corrente// **mais** o número padrão de dias previstos para atendimento das especificações sem prazo de conclusão, considerando o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação como dias corridos.| 
-|Data de Previsão Atual|Campo obrigatório Informe a data prevista para a Agência Reguladora Atual, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar a data desejada.\\ Data Prevista = Data corrente + número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|+|Data de Previsão Atual|Campo obrigatórioInforme a data prevista para a Agência Reguladora Atual, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:calendario.gif?nolink|}} para selecionar a data desejada.\\ **Regra associada**: Data Prevista = Data corrente + número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
 |Reclamação|Descrição da reclamação da agência reguladora com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.| |Reclamação|Descrição da reclamação da agência reguladora com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.|
-|Fones do Reclamante:|Ao clicar no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}, o sistema permite adiconar vários telefones do reclamante para futuros contatos. A tela acionada possui os seguintes campos:\\ Tipo de Telefone: Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema;\\ Indicador de Fone Padrão: Campo obrigatório - //Sim// indica que este será o principal fone de contato; caso contrário, informe a opção //Não//. Apenas um dos telefones informados pode ser o principal.\\ DDD: Campo obrigatório - Informe o código DDD do telefone, com no máximo 2 dígitos.\\ Número do Telefone: Campo obrigatório - Informe o número do telefone, com no máximo 9 (nove) dígitos.\\ Ramal: Informe o número do ramal, com no máximo 4 (quatro) dígitos.\\ Após o preenchimento dos campos sobre os fones do reclamante, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.\\ Vários números de telefones podem ser incluídos\\ É possível remover um telefone que se encontra na lista de incluídos, clicando no botão {{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}} do item desejado.\\ Para fechar o popup, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.|+|Fones do Reclamante:|Ao clicar em {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}, o sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos. A tela acionada possui os seguintes campos:\\ Tipo de Telefone: Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema;\\ Indicador de Fone Padrão: Campo obrigatório - //Sim// indica que este será o principal fone de contato; caso contrário, informe a opção //Não//. Apenas um dos telefones informados pode ser o principal.\\ DDD: Campo obrigatório - Informe o código DDD do telefone, com no máximo 2 dígitos.\\ Número do Telefone: Campo obrigatório - Informe o número do telefone, com no máximo 9 (nove) dígitos.\\ Ramal: Informe o número do ramal, com no máximo 4 (quatro) dígitos.\\ Após o preenchimento dos campos sobre os fones do reclamante, clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.\\ Vários números de telefones podem ser incluídosÉ possível remover um telefone que se encontra na lista de incluídos, clicando no botão {{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}} do item desejado. Para fechar o popup, clique no botão {{:ajuda:fechar.png?nolink|}}.|
  
  
Linha 79: Linha 99:
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|{{:ajuda:pesquisar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da pesquisa dos dados referentes ao Registro de Atendimento - RA.|+|{{:ajuda:consultartramite.png?180|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a movimentação do Registro de Atendimento nos diversos setores da empresa para atender à solicitação do cliente.| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:b_1509_pesquisar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da pesquisa dos dados referentes ao Registro de Atendimento - RA.|
 |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| |{{:ajuda:calendario.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.|
-|{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite adiconar vários telefones do reclamante para futuros contatos.| +|{{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos.| 
-|{{:ajuda:x.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite remover um telefone que se encontra na lista de incluídos.|+|{{:ajuda:relatorios:botao_remover_faixa.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove um telefone que se encontra na lista de incluídos.|
 |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.| |{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.|
 |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
-|{{:ajuda:consultartramite.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a movimentação do Registro de Atendimento nos diversos setores da empresa para atender a solicitação do cliente.| 
 |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela do popup.| |{{:ajuda:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela do popup.|
 |{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema à tela anterior.| |{{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema à tela anterior.|
 |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.|
 +
 +===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0537|Consultar RAs Acompanhadas pela Agência Reguladora]]**
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0459|Informar Dados da Agência Reguladora]]**
 +
 +==== Termos Principais ====
 +
 +**[[http://www.brasil.gov.br/governo/2009/11/agencias-reguladoras|Agências Reguladoras]]**
 +
 +**[[=ajuda:r#registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]**
 +
  
 \\ \\
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/informar_dados_da_agencia_reguladora.1481806467.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)