Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:inserir_motivo_de_nao_execucao_do_servico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:inserir_motivo_de_nao_execucao_do_servico [15/04/2015 14:04] – a edivaldo.alvesajuda:inserir_motivo_de_nao_execucao_do_servico [31/08/2017 01:11] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
-====== Inserir Motivo de Não Execução do Serviço ======+====== Inserir Motivo de Não Execução do Serviço de Repavimentação ====== 
 +<columns> 
 +O objetivo desta funcionalidade é cadastrar os motivos de não execução de serviços vinculados às unidades repavimentadoras. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Inserir Motivo de Não Execução do Serviço de Repavimentação**. 
 +</columns>
  
 +Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
 +==== Observação ====
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:atend_-_inserirmotivonaoexecucaoservico_-_telainicial.png?nolink  |}}
 +</WRAP>
  
-O objetivo desta funcionalidade é cadastrar os motivos de não execução de serviçovinculando às unidades repavimentadoras, podendo ser acessada no caminho [[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Inserir Motivo de Não Execução do Serviço.+<columns> 
 +Inicialmente, o sistema exibe a tela acima, para que sejam informados os campos necessários (sinalizados por um <color red>asterisco</color>) para realizar a inclusão do motivo de não execução do serviço de repavimentaçãoconforme as instruções para preenchimento dos campos **[[=ajuda:inserir_motivo_de_nao_execucao_do_servico#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**. Preencha os campos e clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}:
  
-A ordem de serviço gerada deve entrar na programação da empresa repavimentadora conveniadade acordo com município do bairro associado ao endereço da ordem de serviço+Em seguida, o sistema exibe a tela com a vinculação realizada. 
 +</columns>
  
-Na funcionalidade que será executada no dispositivo móvel, das equipes cadastradas na unidade organizacional que representa a empresa repavimentadora conveniada do município e bairro do local da ocorrência, serão exibidas as fotos da ordem de serviço original, se existir, o tipo de pavimento informado pela Companhia e a área informada. O usuário do sistema do dispositivo móvel da empresa conveniada pode informar área diferente da área enviada, pavimento diferente do informado e outros serviços, caso existam, e também anexar fotos.+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:atend_-_inserirmotivonaoexecucaoservico_-_telainserir.png?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-O sistema envia para a funcionalidade do dispositivo móvel as fotos geradas na ordem de serviço que deu origem a repavimentaçãoo pavimento da via, a área de pavimentação, a coleção dos serviços da repavimentadora (levando em consideração a empresa repavimentadora), o tipo de pavimento, a área informada, a coleção dos motivos de não execução (levando em consideração a empresa repavimentadora), o endereço da ocorrência, o ponto de referência, caso exista, a matrícula e a inscrição do imóvel.+<columns> 
 +Caso deseje remover uma unidade vinculadaclique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}.
  
-Os motivos de não execuçãopara cada uma das unidades repavimentadorasdeverão ser cadastradosconforme instruções de preenchimentos na tabela abaixo.+A ordem de serviço gerada deve entrar na programação da empresa repavimentadora conveniada, de acordo com o município do bairro associado ao endereço da ordem de serviço. Na funcionalidade que será executada no dispositivo móvel, das equipes cadastradas na unidade organizacional que representa a empresa repavimentadora conveniada do município e bairro do local da ocorrênciaserão exibidas as fotos da ordem de serviço originalse existir, e o tipo de pavimento informado pela companhia e a área informada. O usuário do sistema do dispositivo móvel da empresa conveniada pode informar área diferente da área enviada, pavimento diferente do informado e outros serviços, caso existam, e também anexar fotos.
  
-Caso área repavimentada e o pavimento informado sejam iguais aos enviados e ainda não existam outros serviços informados no retorno da ordem de serviço, o sistema encerra ordem de serviço automaticamente. Caso registro de atendimento não tenha outra ordem de serviço pendente também encerra ordem de serviço.+O sistema envia para funcionalidade do dispositivo móvel as fotos geradas na ordem de serviço que deu origem à repavimentação, o pavimento da via, área de pavimentação, a coleção dos serviços da repavimentadora (levando em consideração a empresa repavimentadora), tipo de pavimento, a área informada, a coleção dos motivos de não execução (levando em consideração empresa repavimentadora), o endereço da ocorrência, o ponto de referência, caso exista, a matrícula e a inscrição do imóvel.
  
-Caso a área repavimentada ou o pavimento informado sejam diferentes dos enviados, ou existam outros serviços associados, o sistema não encerra automaticamente a ordem de serviço enviadadevendo acontecer no retorno com autorização de um operador da companhia.+Os motivos de não execução, para cada uma das unidades repavimentadoras, deverão ser cadastrados, conforme instruções de preenchimentos na tabela abaixo. Caso a área repavimentada o pavimento informado sejam iguais aos enviados e ainda não existam outros serviços informados no retorno da ordem de serviço, o sistema encerra a ordem de serviço automaticamente. Caso o registro de atendimento não tenha outra ordem de serviço pendenteo sistema também encerra ordem de serviço.
  
-Caso, após o "aceiteainda haja ordens de serviço pendentes associadas ao registro de atendimento, as ordens de serviço devem ficar disponíveis com as consultas das fotos de todas as ordens associadas ao registro de atendimento. Para que possa ser aprovado o encerramento.+Caso a área repavimentada ou o pavimento informado sejam diferentes dos enviados, ou existam outros serviços associados, o sistema não encerra automaticamente a ordem de serviço enviada, devendo acontecer no retorno com a autorização de um operador da companhia. Caso, após o //aceite// ainda haja ordens de serviço pendentes associadas ao registro de atendimento, as ordens de serviço devem ficar disponíveis com as consultas das fotos de todas as ordens associadas ao registro de atendimento. Para que possa ser aprovado o encerramento.
  
-Caso a ordem de serviço não tenha sido encerrada com "execução", ou seja, algum motivo de "não execuçãotenha sido informado, o sistema não encerra automaticamente a ordem de serviço, ficando disponível para que possa ser verificado e reenvidado, se desejar.+Caso a ordem de serviço não tenha sido encerrada com //execução//, ou seja, algum motivo de //não execução// tenha sido informado, o sistema não encerra automaticamente a ordem de serviço, ficando disponível para que possa ser verificado e reenvidado, se desejar. O registro de atendimento só será encerrado, automaticamente, se houver aceite automático (no retorno), ou no aceite manual (através da funcionalidade).
  
-O registro de atendimento só será encerrado, automaticamente, se houver aceite automático (no retorno)ou no aceite manual (através da funcionalidade).+Quanto ao preenchimento dos campos da funcionalidade no **GSAN**o sistema executa algumas validações antes de inserir o motivo:
  
-Verifica preenchimento dos campos +  * Verificar preenchimento dos campos: 
-  * Caso o usuário não informe algum campo necessário à inclusão do motivo de não execução de serviço, o sistema exibe a mensagem Informe <<nome do campo que não foi preenchido>>.+    * Caso o usuário não informe algum campo necessário à inclusão do motivo de não execução de serviço, o sistema exibe a mensagem //Informe <<nome do campo que não foi preenchido>>//. 
 +  * Verificar existência do motivo: 
 +    * Caso a descrição do motivo de não execução do serviço já exista cadastrado, o sistema exibe a mensagem: //Motivo de Não Execução de Serviço já existe no cadastro//
 +  * Verificar sucesso da transação: 
 +    * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno. 
 +  * Validar Unidade: 
 +    * Caso a unidade repavimentadora adicionada já tenha sido vinculada ao motivo de não execução, o sistema exibe a mensagem //Unidade repavimentadora já foi vinculada ao motivo de não execução//
 +</columns>
  
-Verifica existência do motivo +====== Tela de Sucesso ====== 
-  * Caso a descrição do motivo de não execução do serviço já exista no sistema, será exibida a mensagem “Motivo de Não Execução de Serviço já existe no cadastro”. +<WRAP center round box 100%> 
- +{{  :ajuda:atend_-_inserirmotivonaoexecucaoservico_-_telasucesso.png?nolink  |}} 
-Verifica sucesso da transação +</WRAP>
-  * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno. +
- +
-Valida Unidade +
-  * Caso a unidade repavimentadora adicionada já tenha sido vinculada ao motivo de não execução, será exibida a mensagem ‘Unidade repavimentadora já foi vinculada ao motivo de não execução’. +
- +
-Inicialmente, o sistema exibe a tela para que sejam informados os campos necessários para realizar a inclusão do motivo de não execução do serviço de repavimentação, conforme as instruções para preenchimento dos campos. +
- +
-{{:ajuda:atend_-_inserirmotivonaoexecucaoservico_-_telainicial.png?nolink|}}+
  
  
 +\\
  
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
- 
- 
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
-|Descrição(*)|Campo obrigatório - Informe a Descrição do motivo de não execução do serviço, com no máximo 80 (oitenta) caracteres.| +|Descrição|Campo obrigatório - Informe por extensão descrição do motivo de não execução do serviço, com no máximo 80 (oitenta) caracteres.| 
-|Descrição Abreviada|Informe a Descrição abreviada do motivo de não execução do serviço, com no máximo 10 (dez) caracteres.| +|Descrição Abreviada|Informe a descrição por extenso abreviada do motivo de não execução do serviço, com no máximo 10 (dez) caracteres.| 
-|Unidade Repavimentadora(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Unidade Repavimentadora|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Unidade Repavimento|Este quadro permite fazer a vinculação do motivo com à(s) unidade(s) repavimentadora(s) informada(s), clicando no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}.|+|Unidade Repavimento|Este quadro permite fazer a vinculação do motivo com a(s) unidade(s) repavimentadora(s) informada(s), clicando no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}.|
  
 +\\
  
-Em seguida, o sistema exibe a tela com a vinculação realizada. Caso deseje remover uma unidade vinculada, clique no botão {{:ajuda:x.png?nolink|}}.+====== Funcionalidade dos Botões ======
  
-Para comandar a inserção nas bases de dados do "Motivo de Não Execução do Serviço de Repavimentação", clique no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}: 
  
-{{:ajuda:atend_-_inserirmotivonaoexecucaoservico_-_telainserir.png?nolink|}}+^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| 
 +|{{:ajuda:relatorios:botao_cancelar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
 +|{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a vinculação do motivo com à(s) unidade(s) repavimentadora(s) informada(s).| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove a unidade vinculada.| 
 +|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.|
  
 +===== Referências =====
  
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1020|Exibir Ordens de Repavimentação em Processo de Aceite]]**
  
-====== Tela de Sucesso ======+==== Termos Principais ====
  
-{{:ajuda:atend_-_inserirmotivonaoexecucaoservico_-_telasucesso.png?nolink|}}+**[[https://pt.wikipedia.org/wiki/Aceite|Aceite]]**
  
- +**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
- +
- +
-====== Funcionalidade dos Botões ====== +
- +
- +
-^Botão^Descrição da Funcionalidade^ +
-|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, sistema desfaz o último procedimento realizado.| +
-|{{:ajuda:cancelar2.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| +
-|{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a vinculação do motivo com à(s) unidade(s) repavimentadora(s) informada(s).| +
-|{{:ajuda:x.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove a unidade vinculada.| +
-|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados nas bases de dados.|+
  
 \\ \\
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/inserir_motivo_de_nao_execucao_do_servico.1429106662.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)