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ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante

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Linha 5: Linha 5:
 </columns> </columns>
  
-Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir. Para a **CAGEPA**, a tela é visualizada com alguns campos diferentes e um novo botão, conforme modelo **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante_cagepa|AQUI]]**.+Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir. Para a **CAGEPA**, a tela é visualizada com alguns campos diferentes e dois novos botões, conforme modelo **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante#inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante_cagepa|AQUI]]**. Um dos botões, o {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}} é visualizado caso o //tipo de solicitação// e a //especificação// selecionadas na aba **[[inserir_registro_de_atendimento|Dados Gerais]]** tenham um tipo de serviço de geração automática com o parâmetro de **Manutenção de Rede** atualizado como //SIM// na **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**.
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 44: Linha 44:
   - Nome do Solicitante   - Nome do Solicitante
   - Endereço do Solicitante   - Endereço do Solicitante
-  - Telefones do Solicitante, com exceção do botão, que fica habilitado para que você informe novos telefones de contato para o solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.+  - Telefones do Solicitante, com exceção do botão {{:ajuda:cobranca:75656_adicionar.jpg?nolink|}}, que fica habilitado para que você informe novos telefones de contato para o solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**.
  
-Para limpar o campo clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. Ao clicar neste botão o sistema limpará os demais campos relacionados ao cliente. +Para limpar o campo clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. Ao clicar neste botão o sistema limpa os demais campos relacionados ao cliente. 
 </columns> </columns>
 \\ \\
 ==== Unidade Solicitante ====  ==== Unidade Solicitante ==== 
 <columns> <columns>
-Informe o código de uma **Unidade Organizacional** e tecle //Enter//, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|pesquisa das Unidades Organizacionais]]** cadastradas. +Informe o código de uma **Unidade Organizacional** e tecle //Enter//, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde é possível efetuar a **[[:ajuda:pesquisar_unidade_organizacional|pesquisa das Unidades Organizacionais]]** cadastradas. 
  
 **Regra associada**: após a informação do código de uma unidade organizacional, ou da seleção de uma unidade organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da **Unidade Organizacional** no campo correspondente. O sistema verifica se a //Unidade Solicitante// informada já é solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Caso seja, o sistema apresenta uma mensagem de erro correspondente. **Regra associada**: após a informação do código de uma unidade organizacional, ou da seleção de uma unidade organizacional na tela de pesquisa, o sistema apresenta a descrição da **Unidade Organizacional** no campo correspondente. O sistema verifica se a //Unidade Solicitante// informada já é solicitante do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Caso seja, o sistema apresenta uma mensagem de erro correspondente.
Linha 70: Linha 70:
 ==== Funcionário Responsável ====  ==== Funcionário Responsável ==== 
 <columns> <columns>
-Informe a matrícula de um funcionário, e tecle //Enter//, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos //Funcionários// cadastrados. +Informe a matrícula de um funcionário, e tecle //Enter//, ou clique no botão Pesquisar {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, que fica ao lado do campo. Neste caso é apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos //Funcionários// cadastrados. 
  
 **Regra associada**: após a informação da matrícula de um //Funcionário//, ou da seleção de um //Funcionário// na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do //Funcionário// no campo correspondente. Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo. Para informar o //Funcionário// é obrigatório que a **Unidade Solicitante** já tenha sido informada. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}. **Regra associada**: após a informação da matrícula de um //Funcionário//, ou da seleção de um //Funcionário// na tela de pesquisa, o sistema apresenta o nome do //Funcionário// no campo correspondente. Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório informá-lo. Para informar o //Funcionário// é obrigatório que a **Unidade Solicitante** já tenha sido informada. Para limpar o campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}.
Linha 91: Linha 91:
 **Regra associada**: **Regra associada**:
   - Caso o usuário informar //Sim//, indicando que pode ser enviado e-mail para pesquisa, tanto na inclusão quanto na manutenção dos registros de atendimento, o sistema valida o e-mail informado. Se o e-mail não for preenchido, ou seja inválido, o sistema informa a mensagem: **Campo de e-mail para envio da pesquisa de satisfação não preenchido ou inválido. Caso deseje adicioná-lo agora, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione Não**.   - Caso o usuário informar //Sim//, indicando que pode ser enviado e-mail para pesquisa, tanto na inclusão quanto na manutenção dos registros de atendimento, o sistema valida o e-mail informado. Se o e-mail não for preenchido, ou seja inválido, o sistema informa a mensagem: **Campo de e-mail para envio da pesquisa de satisfação não preenchido ou inválido. Caso deseje adicioná-lo agora, selecione a opção Sim. Caso contrário, selecione Não**.
-  - Caso o usuário escolha Sim, o sistema irá posicionar o cursor no campo de e-mail da aba do solicitante, para que seja informado um e-mail válido. Caso contrário, o sistema assumirá que o usuário não deseja informar o e-mail para pesquisa, e prosseguirá o fluxo normal de cadastramento.+  - Caso o usuário escolha Sim, o sistema posiciona o cursor no campo de e-mail da aba do solicitante, para que seja informado um e-mail válido. Caso contrário, o sistema assume que o usuário não deseja informar o e-mail para pesquisa, e prossegue o fluxo normal de cadastramento.
 </columns> </columns>
 \\ \\
Linha 100: Linha 100:
 ==== Endereço de e-mail ==== ==== Endereço de e-mail ====
 <columns> <columns>
-Campo visualizado conforme parâmetro. Preencha este campo com um e-mail válido. Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo será exibido automaticamente pelo sistema.+Campo visualizado conforme parâmetro. Preencha este campo com um e-mail válido. Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo é exibido automaticamente pelo sistema.
 </columns> </columns>
 \\ \\
Linha 114: Linha 114:
   - Caso deseje fechar a tela Atualizar Endereço, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão Fechar.   - Caso deseje fechar a tela Atualizar Endereço, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão Fechar.
   - Para **remover** um endereço, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.   - Para **remover** um endereço, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.
-  - Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.+  - Após clicar no botão o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
   - Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do endereço.   - Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do endereço.
-  - Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento sem efetuar nenhuma modificação na tabela. +  - Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba **Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento** sem efetuar nenhuma modificação na tabela. 
-  - Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba **Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento**, efetuando a remoção do endereço na tabela.+  - Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba **Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento**, efetuando a remoção do endereço na tabela.
 </columns> </columns>
 \\ \\
Linha 135: Linha 135:
   - Caso deseje voltar para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}.   - Caso deseje voltar para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão {{:ajuda:micromedicao:voltar.jpg?nolink|}}.
   - Para remover um telefone, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela.   - Para remover um telefone, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela.
-  - Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.+  - Após clicar no botão o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
     - Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do telefone.     - Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do telefone.
-      - Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento sem efetuar nenhuma modificação na tabela. +      - Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento sem efetuar nenhuma modificação na tabela. 
-    - Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento, efetuando a remoção do telefone na tabela. +    - Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a tela **Adicionar Novo Solicitante ao Registro de Atendimento**, efetuando a remoção do telefone na tabela. 
-  - Após a execução e encerramento da ordem de serviço de origem (a ordem de serviço gerada no Registro de Atendimento), caso tenha celular cadastrado para o cliente, será encaminhada uma mensagem SMS: Prezado cliente: a COMPESA informa que sua Ordem de Serviço xxx, associada ao [[:ajuda:Registro Atendimento]] número YYYY foi concluída e encerrada com sucesso. +  - Após a execução e encerramento da ordem de serviço de origem (a ordem de serviço gerada no Registro de Atendimento), caso tenha celular cadastrado para o cliente, é encaminhada uma mensagem SMS: //Prezado cliente: a COMPESA informa que sua Ordem de Serviço xxx, associada ao [[:ajuda:Registro Atendimento]] número YYYY foi concluída e encerrada com sucesso//
-  - Caso a Ordem de serviço seja encerrada com motivo diferente de Conclusão do Serviço, a mensagem não será encaminhada. +  - Caso a Ordem de serviço seja encerrada com motivo diferente de Conclusão do Serviço, a mensagem não é encaminhada. 
-    - Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo será exibido automaticamente pelo sistema.+    - Caso o cliente solicite um novo serviço, este campo é exibido automaticamente pelo sistema.
 </columns> </columns>
  
Linha 152: Linha 152:
 ===== Tela de Sucesso ===== ===== Tela de Sucesso =====
 <columns> <columns>
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}} e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do Registro de Atendimento tiver sido realizada com sucesso. +A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}} e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento]]**. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a inclusão do Registro de Atendimento tiver sido realizada com sucesso. 
  
 Sem geração da Ordem de Serviço: Sem geração da Ordem de Serviço:
Linha 160: Linha 160:
   - Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) e Ordem de Serviço de código (código da Ordem de Serviço) inseridos com sucesso.   - Registro de Atendimento de código (código do Registro de Atendimento) e Ordem de Serviço de código (código da Ordem de Serviço) inseridos com sucesso.
  
-O sistema irá gerar automaticamente a Ordem de Serviço caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço. O sistema apresentará quatro ou cinco opções após a inserção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:+O sistema gera automaticamente a Ordem de Serviço caso a Especificação esteja associada a um Tipo de Serviço. O sistema apresentará quatro ou cinco opções após a inserção do **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
  
Linha 179: Linha 179:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:qfds_ira_solicitante.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:1nserir_s.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 <columns> <columns>
-Note que, para a **CAGEPA**, a aba traz os novos campos **Cliente**, **Tipo de Pessoa**, **CPF****RG**, **Órgão Expedidor** e **Estado** apenas para a consulta. Além deles, temos o botão {{:ajuda:fgdhdh_manter_c.jpg?nolink|}}. Clicando sobre ele, o sistema acessa a funcionalidade **[[=ajuda:nome_e_tipo|Manter Cliente]]**, para que seja possível atualizar outros dados do cliente, retornando na sequência para a abertura do registro de atendimento sem perder os dados preenchidos.+Note que, para a **CAGEPA**, a aba traz os novos campos **Cliente**, **Tipo de Pessoa**, **CNPJ** (como traria os campos **RG**, **Órgão Expedidor** e **Estado** no caso de pessoa física) apenas para a consulta. Além deles, temos o botão {{:ajuda:fgdhdh_manter_c.jpg?nolink|}}. Clicando sobre ele, o sistema acessa a funcionalidade **[[=ajuda:nome_e_tipo|Manter Cliente]]**, para que seja possível atualizar outros dados do cliente, retornando na sequência para a abertura do registro de atendimento sem perder os dados preenchidos. 
 + 
 +Além dele, temos o botão {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}. Ele é visualizado para a **CAGEPA**, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso o tipo de serviço //associado// ao tipo de especificação do registro de atendimento tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, **Rede de Água** e **Instalação de Registro**), a funcionalidade exibe o botão {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}} para receber os dados de manutenção da rede. 
 + 
 +Clicando nele, é possível informar se haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. Selecionando **SIM**, informe a data prevista de execução, a hora prevista e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em //dias// ou //horas//. Caso não tenha condições de informar os dados, pode deixar em branco. Caso seja possível informá-los, clique em {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}. Feito isso, o sistema envia para o sistema **SIGO**, através de //webservice//, incluindo / atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema **SIGO** e para a programação do serviço no **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**. 
 +</columns> 
 + 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:6ytororro.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP> 
 + 
 +\\ 
 </columns> </columns>
  
Linha 197: Linha 209:
  
 **[[:ajuda:Registro Atendimento]]** **[[:ajuda:Registro Atendimento]]**
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 +===== Vídeos =====
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento]]**
  
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-Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
  
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ajuda/inserir_registro_de_atendimento_-_aba_solicitante.1535135698.txt.gz · Última modificação: 24/08/2018 18:34 por tadeu.sarmento