Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:manter_motivo_de_nao_execucao_do_servico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:manter_motivo_de_nao_execucao_do_servico [15/04/2015 14:29] – criada edivaldo.alvesajuda:manter_motivo_de_nao_execucao_do_servico [31/08/2017 01:11] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Manter Motivo de Não Execução do Serviço ====== ====== Manter Motivo de Não Execução do Serviço ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é manter os motivos de não execução de serviços vinculados às unidades repavimentadoras, permitindo vinculá-los às unidades repavimentadoras. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Manter Motivo de Não Execução do Serviço**.
 +</columns>
  
 +Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
  
-O objetivo desta funcionalidade é manter os motivos de não execução de serviço e permitir vincular às unidades repavimentadoras, podendo ser acessada no caminho [[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > Manter Motivo de Não Execução do Serviço.+===== Observação ===== 
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.^ 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:atend_-_mantermotivonaoexecucaoservico_-_filtro.png?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-A ordem de serviço gerada deve entrar na programação da empresa repavimentadora conveniada, de acordo com município do bairro associado ao endereço da ordem de serviço+<columns> 
 +Acimacaso o checkbox do campo **Atualizar** esteja marcado e só exista um registro que atenda aos parâmetros informados, o sistema exibe a tela **Atualizar Motivo de Não Execução do Serviço de Repavimentação**. Caso checkbox esteja desmarcado, é exibida a tela **Manter Motivo de Não Execução do Serviço de Repavimentação**, onde será possível escolher qual registro deve ser atualizado, clicando no //link// do campo **Código**.
  
-Na funcionalidade que será executada no dispositivo móveldas equipes cadastradas na unidade organizacional que representa a empresa repavimentadora conveniada do município e bairro do local da ocorrência, serão exibidas as fotos da ordem de serviço original, se existir, o tipo de pavimento informado pela Companhia e a área informada. O usuário do sistema do dispositivo móvel da empresa conveniada pode informar área diferente da área enviada, pavimento diferente do informado e outros serviços, caso existam, e também anexar fotos.+Dito isso, informe os campos que julgar necessários e clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_filtrar.jpg?nolink|}}. Com base nos parâmetros informadosserá exibida a tela com os registros que atenderam ao filtro de pesquisa: 
 +</columns>
  
-O sistema envia para a funcionalidade do dispositivo móvel as fotos geradas na ordem de serviço que deu origem a repavimentação, o pavimento da via, a área de pavimentação, a coleção dos serviços da repavimentadora (levando em consideração a empresa repavimentadora), o tipo de pavimento, a área informada, a coleção dos motivos de não execução (levando em consideração a empresa repavimentadora), o endereço da ocorrência, o ponto de referência, caso exista, a matrícula e a inscrição do imóvel.+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:atend_-_mantermotivonaoexecucaoservico_-_manter.png?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Os motivos de não execução, para cada uma das unidades repavimentadorasdeverão ser cadastradosconforme instruções de preenchimentos na tabela abaixo.+<columns> 
 +Agora, para excluir um ou mais itensmarque no(s) checkbox(s) correspondente(s) e clique em seguida no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}. Para remover todos os itensclique no //link// **Todos** e repita o procedimento
  
-Caso a área repavimentada e o pavimento informado sejam iguais aos enviados e ainda não existam outros serviços informados no retorno da ordem de serviço, o sistema encerra a ordem de serviço automaticamente. Caso o registro de atendimento não tenha outra ordem de serviço pendente também encerra ordem de serviço.+Clicando no //link// do campo **Código** será exibida tela para atualização: 
 +</columns>
  
-Caso a área repavimentada ou o pavimento informado sejam diferentes dos enviados, ou existam outros serviços associados, o sistema não encerra automaticamente a ordem de serviço enviada, devendo acontecer no retorno com a autorização de um operador da companhia.+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:atend_-_mantermotivonaoexecucaoservico_-_atualiza.png?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Casoapós "aceite" ainda haja ordens de serviço pendentes associadas ao registro de atendimentoas ordens de serviço devem ficar disponíveis com as consultas das fotos de todas as ordens associadas ao registro de atendimento. Para que possa ser aprovado o encerramento.+<columns> 
 +Acimafaça as modificações que julgar necessárias (para detalhes sobre preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:manter_motivo_de_nao_execucao_do_servico&#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). Em seguidaclique no botão {{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}. O sistema visualiza a **[[=ajuda:manter_motivo_de_nao_execucao_do_servico#tela_de_sucesso|Tela de Sucessos]]**.
  
-Caso a ordem de serviço não tenha sido encerrada com "execução"ou seja, algum motivo de "não execução" tenha sido informado, sistema não encerra automaticamente a ordem de serviço, ficando disponível para que possa ser verificado reenvidado, se desejar.+ordem de serviço gerada deve entrar na programação da empresa repavimentadora conveniada, de acordo com município do bairro associado ao endereço da ordem de serviço. Na funcionalidade que será executada no dispositivo móveldas equipes cadastradas na unidade organizacional que representa a empresa repavimentadora conveniada do município bairro do local da ocorrênciaserão exibidas as fotos da ordem de serviço original (se existir), o tipo de pavimento informado pela companhia e a área informada. O usuário do sistema do dispositivo móvel da empresa conveniada pode informar área diferente da área enviada, pavimento diferente do informado e outros serviços, caso existam, e também anexar fotos.
  
-registro de atendimento só será encerradoautomaticamentese houver aceite automático (no retorno), ou no aceite manual (através da funcionalidade).+sistema envia para a funcionalidade do dispositivo móvel as fotos geradas na ordem de serviço que deu origem à repavimentaçãoo pavimento da viaa área de pavimentação, a coleção dos serviços da repavimentadora (levando em consideração a empresa repavimentadora), o tipo de pavimento, a área informada, a coleção dos motivos de não execução (levando em consideração a empresa repavimentadora), o endereço da ocorrência, o ponto de referência, caso exista, a matrícula e a inscrição do imóvel.
  
-Verifica preenchimento dos campos +Para cada uma das unidades repavimentadoras, os motivos de não execução deverão ser cadastrados conforme instruções de preenchimentos na tabela. Caso a área repavimentada e pavimento informado sejam iguais aos enviados, e ainda não existam outros serviços informados no retorno da ordem de serviço, o sistema encerra a ordem de serviço automaticamente. Caso o registro de atendimento não tenha outra ordem de serviço pendenteo sistema também encerra ordem de serviço.
-  * Caso o usuário não informe algum campo necessário à atualização do motivo de não execução de serviço, será exibida mensagem “Informe <<nome do campo que não foi preenchido>>.+
  
-Verifica existência do motivo +Caso a área repavimentada ou o pavimento informado sejam diferentes dos enviados, ou existam outros serviços associados, o sistema não encerra automaticamente a ordem de serviço enviada, devendo acontecer no retornocom autorização de um operador da companhia. Caso, após o //aceite// ainda haja ordens de serviço pendentes associadas ao registro de atendimento, as ordens de serviço devem ficar disponíveis com as consultas das fotos de todas as ordens associadas ao registro de atendimento, para que possa ser aprovado o encerramento.
-  * Caso a descrição do motivo de não execução do serviço já exista no sistemaserá exibida mensagem “Motivo de Não Execução de Serviço já existe no cadastro”.+
  
-Verifica sucesso da transação +Caso a ordem de serviço não tenha sido encerrada com //execução//, ou seja, algum motivo de //não execução// tenha sido informado, o sistema não encerra automaticamente a ordem de serviço, ficando disponível para que possa ser verificado e reenvidado, se desejar. O registro de atendimento só será encerrado, automaticamente, se houver aceite automático (no retorno), ou no aceite manual (através da funcionalidade).
-  * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zeroserá exibida a mensagem conforme código.+
  
-Valida Unidade +Durante o preenchimento dos camposo sistema executa algumas validações:
-  * Caso a unidade repavimentadora adicionada já tenha sido vinculada ao motivo de não execuçãoserá exibida a mensagem ‘Unidade repavimentadora já foi vinculada ao motivo de não execução’.+
  
-Informe os parâmetros desejados e clique no botão {{:ajuda:filtrar.jpg?nolink|}}.+  * Verificar preenchimento dos campos: 
 +    * Caso o usuário não informe algum campo necessário à atualização do motivo de não execução de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Informe <<nome do campo que não foi preenchido>>//
 +  * Verificar existência do motivo: 
 +    * Caso a descrição do motivo de não execução do serviço já exista no sistema, o sistema exibe a mensagem//Motivo de Não Execução de Serviço já existe no cadastro//
 +  * Verificar sucesso da transação: 
 +    * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código. 
 +  * Validar Unidade: 
 +    * Caso a unidade repavimentadora adicionada já tenha sido vinculada ao motivo de não execução, o sistema exibe a mensagem: //Unidade repavimentadora já foi vinculada ao motivo de não execução//. 
 +</columns>
  
-{{:ajuda:atend_-_mantermotivonaoexecucaoservico_-_filtro.png?nolink|}} 
  
  
 +====== Tela de Sucesso ======
  
-Com base nos parâmetros informados, será exibida a tela com os registros que atendem ao filtro, e ficam disponíveis para manter (atualizar), clicando no hiperlink do campo "Código" será exibida a tela para atualização. +<WRAP center round box 100%> 
- +{{  :ajuda:atend_-_mantermotivonaoexecucaoservico_-_telasucesso.png?nolink  |}} 
-Para excluir um ou mais itens, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para marcar todos os itens, clique no hiperlink "**__Todos__**", e em seguida, clique no botão {{:ajuda:remover.png?nolink|}}. +</WRAP>
- +
-{{:ajuda:atend_-_mantermotivonaoexecucaoservico_-_manter.png?nolink|}} +
- +
- +
- +
-Caso na tela de filtro o checkbox do campo "Atualizar" esteja marcado e só exista um registro que atende aos parâmetros informados, o sistema exibe a tela "Atualizar Motivo de Não Execução do Serviço de Repavimentação". Caso o checkbox esteja desmarcado, será exibida a tela "Manter Motivo de Não Execução do Serviço de Repavimentação", onde será possível escolher qual o registro deve ser atualizado, clicando no hiperlink do campo "Código"+
- +
-Esta tela permite fazer as modificações que julgar necessárias e, em seguida, clique no botão {{:ajuda:atualizar.png?nolink|}}. +
- +
-{{:ajuda:atend_-_mantermotivonaoexecucaoservico_-_atualiza.png?nolink|}} +
- +
  
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
 +^Campo^Orientações para Preenchimento^
 +|Descrição|Campo obrigatório - Informe a descrição do motivo de não execução do serviço, com no máximo 80 (oitenta) caracteres.|
 +|Descrição Abreviada|Informe a descrição abreviada do motivo de não execução do serviço, com no máximo 10 (dez) caracteres.|
 +|Unidade Repavimentadora|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Indicador de Uso|Campo obrigatório - Selecione uma das opções:\\ //Ativo// - Indica que o motivo de não execução do serviço está ativo no sistema.\\ //Inativo// - Indica que o motivo de não execução do serviço está inativo no sistema.\\ //Todos// - Indica que a seleção do motivo de não execução do serviço será realizada considerando os itens //ativos// e //inativos// no sistema.|
 +|Unidade Repavimento|Este quadro permite fazer a vinculação do motivo com a(s) unidade(s) repavimentadora(s) informada(s), clicando no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}.\\ Caso deseje remover uma unidade vinculada, clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}.|
  
  
-^Campo^Orientações para Preenchimento^ 
-|Descrição(*)|Campo obrigatório - Informe a Descrição do motivo de não execução do serviço, com no máximo 80 (oitenta) caracteres.| 
-|Descrição Abreviada|Informe a Descrição abreviada do motivo de não execução do serviço, com no máximo 10 (dez) caracteres.| 
-|Unidade Repavimentadora(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Indicador de Uso(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções:\\ "Ativo" - Indica que o motivo de não execução do serviço está ativo no sistema.\\ "Inativo" - Indica que o motivo de não execução do serviço está inativo no sistema.\\ "Todos" - Indica que a seleção do motivo de não execução do serviço será realizada considerando os itens "ativos" e "inativos" no sistema.| 
-|Unidade Repavimento|Este quadro permite fazer a vinculação do motivo com à(s) unidade(s) repavimentadora(s) informada(s), clicando no botão {{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}.\\ Caso deseje remover uma unidade vinculada, clique no botão {{:ajuda:x.png?nolink|}}.| 
  
 +====== Funcionalidade dos Botões ======
  
-====== Tela de Sucesso ====== 
  
-{{:ajuda:atend_-_mantermotivonaoexecucaoservico_-_telasucesso.png?nolink|}}+^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:ajuda:relatorios:arrecadacao:botao_filtrar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.| 
 +|{{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove um ou mais itens marcados nos checkboxs.| 
 +|{{:ajuda:operacional:voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.| 
 +|{{:ajuda:b_voltar_y.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.| 
 +|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| 
 +|{{:ajuda:relatorios:botaoo_cancelarr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
 +|{{:ajuda:adicionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a vinculação do motivo com a(s) unidade(s) repavimentadora(s) informada(s).| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:x_excluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove a unidade vinculada.| 
 +|{{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados na base de dados.|
  
 +===== Referências =====
  
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1020|Exibir Ordens de Repavimentação em Processo de Aceite]]**
  
-====== Funcionalidade dos Botões ======+==== Termos Principais ====
  
 +**[[https://pt.wikipedia.org/wiki/Aceite|Aceite]]**
  
-^Botão^Descrição da Funcionalidade^ +**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
-|[[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Atendimento/Manter+Material/Filtrar.jpg?width=923||alt="Filtrar.jpg"]]|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados. +
-|[[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Atendimento/Manter+Material/Remover.png?width=923||alt="Remover.png"]]|Ao clicar neste botão, sistema remove um ou mais itens marcados nos checkboxs. +
-|[[image:Voltar_filtro.jpg]]|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro. +
-|[[image:Voltar.jpg]]|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior. +
-|[[image:Desfazer.png]]|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. +
-|[[image:cancelar2.jpg]]|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. +
-|[[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Atendimento/Manter+Motivo+de+Nao+Execucao+do+Servico/Adicionar.png||alt="Adicionar.png"]]|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a vinculação do motivo com à(s) unidade(s) repavimentadora(s) informada(s) +
-|[[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Atendimento/Manter+Motivo+de+Nao+Execucao+do+Servico/X.png||alt="X.png"]]|Ao clicar neste botão, o sistema remove a unidade vinculada. +
-|[[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Atendimento/Manter+Material/Atualizar.png?width=923||alt="Atualizar.png"]]|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados nas bases de dados. +
  
 \\ \\
ajuda/manter_motivo_de_nao_execucao_do_servico.1429108157.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)