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ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso

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ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso [04/11/2015 19:52] – a edivaldo.alvesajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso [09/07/2018 14:19] (atual) tadeu.sarmento
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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]]
 ====== Inserir Solicitação de Acesso ====== ====== Inserir Solicitação de Acesso ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é incluir uma nova solicitação de acesso ao **GSAN**, para funcionários da empresa ou prestadores de serviços, informando  o superior hierárquico responsável pela autorização do acesso.
  
 +Ela pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Inserir Solicitação de Acesso**. Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
 +</columns>
  
-O objetivo desta funcionalidade é incluir uma nova solicitação de acesso ao GSANpara funcionários da empresa ou prestadores de serviçosinformando  superior hierárquico responsável pela autorização do acesso.+\\ 
 +===== Observação ===== 
 +^Informamos que os dados exibidos na tela a seguir são fictíciose não retratam informações de clientes.^ 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:seguranca:segurancaacessoinserirsolicitacaoacesso3.png?nolink  |}} 
 +</WRAP> 
 +\\ 
 +<columns> 
 +Acima, o sistema exibe a **Matrícula** e o nome do usuário que efetuou o //login//. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
  
-A funcionalidade pode ser acessada no Caminho: [[:Ajuda:pagina_inicial|Gsan]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Inserir Solicitação de Acesso.+Na funcionalidade de **Inserir/Atualizar Solicitação de Acesso**, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (por //nível// ou por //grupo especial//), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado. A funcionalidade contempla ainda a abrangência dos usuários e a verificação se o usuário tem apenas um grupo de acesso. Antes da inserção, o sistema efetua algumas **[[=ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso#validacoes_do_sistema|validações]]**:
  
-sistema exibirá a **Matrícula** e nome do usuário que efetuou o "login" (na tela Inserir Solicitação de Acesso).+campo **Competência para Retificação** foi incluído na funcionalidade de Inserir/Atualizar/Autorizar solicitação de acesso.
  
-Verifica existência de dados +A funcionalidade de **Retificar Contas** foi alterada para verificar se o usuário logado no sistema tem competência para retificar conta. Caso não possua, a retificação só é permitida se o grupo ao qual o usuário pertence tiver essa competência.
-  * Caso não exista a tabela na base de dadosserá exibida a mensagem "Tabela << nome da tabela >> inexistente" e cancela a operação. +
-  * Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem "Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção" e cancela operação.+
  
-Verifica preenchimento dos campos +A funcionalidade de **Inserir/Atualizar** solicitação de acesso deve ter uma permissão especial para preencher esse campo (competência de retificação).
-  Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da Solicitação de Acesso, será exibida a mensagem "Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>".+
  
-Verifica sucesso da operação +Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:
-  * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem "Solicitação de Acesso inserida com sucesso.+
  
-Verifica existência da Unidade Organizacional +  * Verificar se o funcionário informado como responsável da autorização tem permissão para esse tipo de operação; 
-  * Caso código da unidade organizacional não exista no sistema, será exibida mensagem "Unidade Organizacional inexistente".+  * Verificar se usuário informado para revalidar senha de acesso tem permissão para esse tipo de operação; 
 +  * Restringir visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA) para que esses grupos só sejam exibidos para seleção na solicitação de acesso quando  o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais.
  
-Valida CPF +Foi alterada a descrição do e-mail enviado para usuárioautorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]**, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema faz controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas
-  * Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, ou número do CPF estejam com todos os dígitos repetidosserá exibida a mensagem "CPF inválido"+
-  Caso exista outro usuário cadastrado com o mesmo número do CPF: +
-    Caso a solicitação de acesso esteja AUTORIZADA: +
-      Caso o usuário cadastrado para este CPF tenha situação igual a "INATIVO", o sistema guarda a solicitação anterior. +
-      * Caso contrário, exibe a mensagem "Usuário com CPF << CPF informado >> já cadastrado."+
-    * Caso contrário, exibe a mensagem "Já existe uma Solicitação Acesso cadastrada para este CPF aguardando autorização.".+
  
-Valida Data +Por exemplono e-mail será acrescentada: //O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTROACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVOPARCELAR - PLANOS ESPECIAISVALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE//.
-  * Caso a data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem "Data de nascimento informada inválida."+
-  * Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 18 anos de idadeserá exibida mensagem "O funcionário terá que possuirno mínimo18 anos de idade".+
  
-Verifica existência do funcionário  +Será enviado e-mail para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que  o usuário para o qual está sendo registrada solicitação de acessofará parte de um grupo especial de acesso
-  * Caso matrícula do funcionário não exista no sistemaserá exibida a mensagem "Funcionário inexistente".+
  
-Valida Período +O sistema realiza uma pesquisa para verificar se grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial esendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança  e emite email informando sobre solicitação de acesso de usuário para um grupo especial  
-  * Caso Inicio do período seja maior que o Fim do Períodoserá exibida mensagem "Período Inválido"+   
-  * Caso diferença de meses entre o período inicial e o final seja superior 12 meses, exibir a mensagem "Período de cadastramento não pode ser superior a 12 meses" e retornar para o passo correspondente no fluxo principal.+Será restringida visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais da solicitação de acesso
  
 +O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança; caso encontre,  o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.  
  
-{image:SegurancaAcessoInserirSolicitacaoAcesso3.png} +Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado.
-\\+
  
-Na funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (podendo ser por nível ou por grupo especial)aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, tambémas permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado.+O acesso às funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]** não será mais limitado, apenas, para funcionário. O solicitante pode ser um usuário do sistema. A funcionalidade foi alterada para validar se tipo de usuárioque está logado no sistema, tem indicação para **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]**
  
-A funcionalidade contempla abrangência dos usuários a verificação se o usuário terá apenas um grupo de acesso.  +Exemplo: se o tipo de usuário correspondente prestador de serviços for parametrizado com indicador = //Sim//, o sistema disponibiliza as funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]** para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.   
-\\+</columns>
  
-1 Preenchimento dos Campos+\\ 
 +===== Validações do Sistema ===== 
 +<columns> 
 +  - Verificar existência de dados: 
 +    - Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela << nome da tabela >> inexistente// e cancela a operação. 
 +    - Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção// e cancela a operação. 
 +  - Verificar preenchimento dos campos: 
 +    - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da solicitação de acesso, o sistema exibe a mensagem: //Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>//
 +  - Verificar sucesso da operação: 
 +    - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Solicitação de Acesso inserida com sucesso//
 +  - Verificar existência da Unidade Organizacional: 
 +    - Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: //Unidade Organizacional inexistente//
 +  - Validar CPF: 
 +    - Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, ou o número do CPF esteja com todos os dígitos repetidos, o sistema exibe a mensagem: //CPF inválido//
 +    - Caso exista outro usuário cadastrado com o mesmo número do CPF: 
 +      - Caso a solicitação de acesso esteja AUTORIZADA: 
 +        - Caso o usuário cadastrado para este CPF tenha situação igual a //INATIVO//, o sistema guarda a solicitação anterior. 
 +        - Caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Usuário com CPF << CPF informado >> já cadastrado//
 +        - Caso contrário, exibe a mensagem: //Já existe uma Solicitação Acesso cadastrada para este CPF aguardando autorização//
 +  - Validar Data: 
 +    - Caso a data informada não seja uma data válida, o sistema exibe a mensagem: //Data de nascimento informada inválida//
 +    - Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 18 anos de idade, o sistema exibe a mensagem: //O funcionário terá que possuir, no mínimo, 18 anos de idade//. 
 +  - Verificar existência do funcionário: 
 +    - Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: //Funcionário inexistente//
 +  - Validar Período: 
 +    - Caso o inicio do período seja maior que o fim do período, o sistema exibe a mensagem: //Período Inválido//
 +    - Caso a diferença de meses entre o período inicial e o final seja superior a 12 meses, o sistema exibe a mensagem: //Período de cadastramento não pode ser superior a 12 meses// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. 
 +</columns>
  
-{table} 
-Campo \\ |Orientações para Preenchimento \\  
- *Funcionário Solicitante:*|  
- *Matrícula(&#42;)*|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão {image:Lupa.gif} ao lado do campo. \\O sistema trará o nome correspondente a matrícula informado.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo em exibição.\\  
-*Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:*|  
-*Matrícula(&#42;)*|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão {image:Lupa.gif} ao lado do campo. \\O sistema trará o nome correspondente a matrícula informado.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo em exibição. \\  
- *Notificar Responsável por E-mail*|Caso a opção informada seja "Sim", o sistema encaminhará um e-mail automático para o autorizador, caso seja "Não", o e-mail não será encaminhado. 
- *Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido:\\*|  
- *Matrícula/CPF(&#42;)*|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {image:Lupa.gif} ao lado do campo. \\O sistema exibirá o nome correspondente a matrícula informada.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo em exibição.\\  
-*Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos\\*|  
-*Matrícula/CPF*|Informe a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão {image:Lupa.gif} ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema trará o nome correspondente a matrícula informado.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo em exibição. 
-{table} 
-  
-{table} 
- |  
- *Dados do Usuário\\*|  
- *Tipo de usuário(&#42;)*|Campo obrigatório - Deverá ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema.\\Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = "Sim", e o tipo de usuário seja *Prestador de Serviço,* o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação de acesso para o grupo de acesso solicitado. Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem será dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.  
- *Empresa*|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e estará disponível para seleção quando o *Tipo de Usuário* for Prestador de Serviço.\\Quando o usuário for funcionário, o campo será exibido, mas não permite alteração.  
-*Matrícula do Funcionário\\*|Informe a matrícula do funcionário caso o *Tipo de Usuário* não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {image:Lupa.gif} ao lado do campo.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo em exibição. 
-*Nome do Usuário\\*|Informe o nome do usuário quando o *Tipo de Usuário* for prestador de serviço. Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo ficará indisponível. 
-*Número do CPF(&#42;)\\*|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário. 
-*Data de Nascimento(&#42;)\\*|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão {image:Calendario.gif}, link [Pesquisar Datas>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario],  ao lado do campo. 
-*Unidade de Lotação(&#42;)\\*|Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão {image:Lupa.gif} ao lado do campo.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo em exibição.\\Este campo poderá ser modificado pelo usuário.\\  
-*Login(&#42;)*|Campo obrigatório - Caso o *Tipo de Usuário* seja Prestador de Serviço deverá ser preenchido com o *CPF do solicitante de acesso*. Caso seja funcionário, deverá ser preenchido com a matrícula. 
-*E-mail(&#42;)*|Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com um e-mail válido.\\Este campo poderá ser modificado pelo usuário.\\  
-*Período de Cadastramento(&#42;)\\*|Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com as datas de *inicio* e *fim* do período de cadastramento. O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano). \\Opcionalmente poderá ser escolhida a data clicando no botão {image:Calendario.gif}, link [Pesquisar Datas>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario],  ao lado do campo.\\Este campo poderá ser modificado pelo usuário.\\  
-*Competência para Retificação*| Este campo deverá ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo\\  
-*Acesso do Usuário:\\*|  
-*Abrangência do Acesso(&#42;)* |Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema. 
-*Gerência Regional\\*|Caso a "Abrangência do Acesso" selecionada seja *GERÊNCIA REGIONAL,* este campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.  
-*Unidade de Negócio\\*|Caso a "Abrangência de Acesso" selecionada seja *UNIDADE DE NEGÓCIO,* este campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.  
-*Localidade*|Caso a "Abrangência do Acesso" selecionada seja *LOCALIDADE,* este campo será disponibilizado. \\Informar o código da localidade ou selecionar clicando no botão {image:Lupa.gif}, link [Pesquisar Localidade>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/cadastroLocalizacaoLocalidadePesquisar],  ao lado do campo. \\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo em exibição.\\  
-*Nível*|Selecionar uma das opções de *Grupo de Acesso* ao qual o solicitante ficará vinculado. 
-*Especial* \\ |Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\  
-*Permissões Especiais* \\ |Neste quadro são disponibilizadas as permissões especiais, que poderão ser liberadas para o solicitante. Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).\\  
-{table} 
  
 \\ \\
-O campo "Competência para Retificação" foi incluído na funcionalidade de Inserir/Atualizar/Autorizar solicitação de acesso.+====== Preenchimento dos Campos ====== 
 +^Campo^Preenchimento dos Campos^ 
 +|**Funcionário Solicitante:**|  | 
 +|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|**Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:**|  | 
 +|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Notificar Responsável por E-mail|Caso a opção informada seja //Sim//, o sistema encaminha um e-mail automático para o autorizador, caso seja //Não//, o e-mail não é encaminhado.| 
 +|**Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido:**|  | 
 +|Matrícula/CPF|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|**Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos**|  | 
 +|Matrícula/CPF|Informe a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|**Dados do Usuário**|  | 
 +|Tipo de usuário|Campo obrigatório - Deve ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema. Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = //Sim//, e o tipo de usuário seja **Prestador de Serviço**, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado. Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem é dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.| 
 +|Empresa|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e fica disponível para seleção quando o **Tipo de Usuário** for //Prestador de Serviço//. Quando o usuário for **funcionário**, o campo é exibido, mas não permite alteração.| 
 +|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário, caso o **Tipo de Usuário** não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário quando o **Tipo de Usuário** for prestador de serviço. Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo fica indisponível.| 
 +|Número do CPF|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.| 
 +|Data de Nascimento|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo.| 
 +|Unidade de Lotação|Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
 +|Login|Campo obrigatório - Caso o **Tipo de Usuário** seja //Prestador de Serviço// deve ser preenchido com o **CPF do solicitante de acesso**. Caso seja funcionário, deve ser preenchido com a matrícula.| 
 +|E-mail|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com um e-mail válido. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
 +|Período de Cadastramento|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com as datas de **inicio** e **fim** do período de cadastramento. O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano). Opcionalmente pode ser escolhida a data clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
 +|Competência para Retificação|Este campo deve ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo.| 
 +|**Acesso do Usuário:**|  | 
 +|Abrangência do Acesso|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Gerência Regional|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **GERÊNCIA REGIONAL** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Unidade de Negócio|Caso a //Abrangência de Acesso// selecionada seja **UNIDADE DE NEGÓCIO** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Localidade|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **LOCALIDADE** este campo é habilitado. Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Nível|Selecionar uma das opções de **Grupo de Acesso** ao qual o solicitante fica vinculado.| 
 +|Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Permissões Especiais|Neste quadro são disponibilizadas as permissões especiais que podem ser liberadas para o solicitante. Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).
 +\\
  
-A funcionalidade de Retificar Contas foi alterada para verificar se o usuário logado no sistema tem competência para retificar conta. Caso não possua, a retificação só será permitida se o grupo ao qual o usuário pertence tiver essa competência.+====== Funcionalidade dos Botões ======
  
-A funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso deverá ter uma permissão especial para preencher esse campo (competência de retificação). 
  
-Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso: +^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
- +|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botãoo sistema apresenta uma tela de pesquisa para domínio do campo.| 
-* Verificar se o funcionário, que foi informado como responsável da autorizaçãotêm permissão para esse tipo de operação; +|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.| 
-* Verificar se usuário, que foi informado para revalidar senha de acessotêm permissão para esse tipo de operação; +|{{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}|Ao acionar este botãoo sistema abre uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter ajuda da tela do calendário.| 
-Restringir visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA)onde esses grupos só serão exibidos para seleção na solicitação de acessoquando  solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais.+|{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botãoo sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.| 
 +|{{:ajuda:seguranca:botao_cancelar.jpg?100|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
 +|{{:ajuda:seguranca:botao_concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para efetivar a transação.|
  
 \\ \\
-Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades "Inserir Solicitação de Acesso" e "Manter Solicitação de Acesso", visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema fará o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas. +===== Referências =====
  
-Por exemplo, no e-mail será acrescentada"O Prestador de serviços, CPFxxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE".+**[[=postgres:seguranca:uc1094|Inserir Solicitação de Acesso]]**
  
-Será enviado e-mail para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que  o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso. +==== Termos Principais ====
  
-O sistema fará uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança  e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.   +**[[=ajuda:seguranca:solicitacao_de_acesso|Solicitação de Acesso]]**
-   +
-Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso. +
  
-O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança, caso encontre,  o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.   
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-Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado. 
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-O acesso às funcionalidades Inserir e Manter solicitação de acesso não será mais limitada, apenas, para funcionário. O solicitante poderá ser um usuário do sistema. Foram alteradas para validar se o tipo de usuário que está logado no sistema tem indicação para Inserir e Manter solicitação de acesso.  
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-Exemplo: Se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = "Sim", o sistema disponibilizará as funcionalidades Inserir e Manter solicitação de acesso para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.   
  
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 +Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
  
-1.1 Funcionalidade dos botões: +~~ODT~~
- +
-{table} +
-Botão|Descrição da Funcionalidade +
-{image:Lupa.gif}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.  +
-{image:Borracha.gif}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.  +
-{image:Calendario.gif}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\[Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário>AjudaGSAN.calendario]. +
-{image:Limpar.jpg}|Utilize este botão para limpar todos os campos da tela.  +
-{image:cancelar.jpg}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. +
- {image:concluir.jpg}|Utilize este botão para efetivar a transação.\\  +
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-Clique [[:Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+
ajuda/seguranca/inserir_solicitacao_de_acesso.1446666737.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)