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ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso

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ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso [31/08/2017 01:11] – edição externa 127.0.0.1ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso [09/07/2018 14:19] (atual) tadeu.sarmento
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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]]
 ====== Inserir Solicitação de Acesso ====== ====== Inserir Solicitação de Acesso ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é incluir uma nova solicitação de acesso ao **GSAN**, para funcionários da empresa ou prestadores de serviços, informando  o superior hierárquico responsável pela autorização do acesso.
  
 +Ela pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Inserir Solicitação de Acesso**. Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
 +</columns>
  
-O objetivo desta funcionalidade é incluir uma nova solicitação de acesso ao GSANpara funcionários da empresa ou prestadores de serviçosinformando  superior hierárquico responsável pela autorização do acesso.+\\ 
 +===== Observação ===== 
 +^Informamos que os dados exibidos na tela a seguir são fictíciose não retratam informações de clientes.^ 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:seguranca:segurancaacessoinserirsolicitacaoacesso3.png?nolink  |}} 
 +</WRAP> 
 +\\ 
 +<columns> 
 +Acima, o sistema exibe a **Matrícula** e o nome do usuário que efetuou o //login//. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
  
-A funcionalidade pode ser acessada no Caminho: [[:Ajuda:pagina_inicial|Gsan]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Inserir Solicitação de Acesso.+Na funcionalidade de **Inserir/Atualizar Solicitação de Acesso**, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (por //nível// ou por //grupo especial//), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado. A funcionalidade contempla ainda a abrangência dos usuários e a verificação se o usuário tem apenas um grupo de acesso. Antes da inserção, o sistema efetua algumas **[[=ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso#validacoes_do_sistema|validações]]**:
  
-sistema exibirá a **Matrícula** e nome do usuário que efetuou o "login" (na tela Inserir Solicitação de Acesso).+campo **Competência para Retificação** foi incluído na funcionalidade de Inserir/Atualizar/Autorizar solicitação de acesso.
  
-Verifica existência de dados +A funcionalidade de **Retificar Contas** foi alterada para verificar se o usuário logado no sistema tem competência para retificar conta. Caso não possua, a retificação só é permitida se o grupo ao qual o usuário pertence tiver essa competência.
-  * Caso não exista a tabela na base de dadosserá exibida a mensagem "Tabela << nome da tabela >> inexistente" e cancela a operação. +
-  * Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem "Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção" e cancela operação.+
  
-Verifica preenchimento dos campos +A funcionalidade de **Inserir/Atualizar** solicitação de acesso deve ter uma permissão especial para preencher esse campo (competência de retificação).
-  Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da Solicitação de Acesso, será exibida a mensagem "Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>".+
  
-Verifica sucesso da operação +Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:
-  * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem "Solicitação de Acesso inserida com sucesso.+
  
-Verifica existência da Unidade Organizacional +  * Verificar se o funcionário informado como responsável da autorização tem permissão para esse tipo de operação; 
-  * Caso código da unidade organizacional não exista no sistema, será exibida mensagem "Unidade Organizacional inexistente".+  * Verificar se usuário informado para revalidar senha de acesso tem permissão para esse tipo de operação; 
 +  * Restringir visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA) para que esses grupos só sejam exibidos para seleção na solicitação de acesso quando  o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais.
  
-Valida CPF +Foi alterada a descrição do e-mail enviado para usuárioautorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]**, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema faz controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas
-  * Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, ou número do CPF estejam com todos os dígitos repetidosserá exibida a mensagem "CPF inválido"+
-  Caso exista outro usuário cadastrado com o mesmo número do CPF: +
-    Caso a solicitação de acesso esteja AUTORIZADA: +
-      Caso o usuário cadastrado para este CPF tenha situação igual a "INATIVO", o sistema guarda a solicitação anterior. +
-      * Caso contrário, exibe a mensagem "Usuário com CPF << CPF informado >> já cadastrado."+
-    * Caso contrário, exibe a mensagem "Já existe uma Solicitação Acesso cadastrada para este CPF aguardando autorização.".+
  
-Valida Data +Por exemplono e-mail será acrescentada: //O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTROACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVOPARCELAR - PLANOS ESPECIAISVALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE//.
-  * Caso a data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem "Data de nascimento informada inválida."+
-  * Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 18 anos de idadeserá exibida mensagem "O funcionário terá que possuirno mínimo18 anos de idade".+
  
-Verifica existência do funcionário  +Será enviado e-mail para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que  o usuário para o qual está sendo registrada solicitação de acessofará parte de um grupo especial de acesso
-  * Caso matrícula do funcionário não exista no sistemaserá exibida a mensagem "Funcionário inexistente".+
  
-Valida Período +O sistema realiza uma pesquisa para verificar se grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial esendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança  e emite email informando sobre solicitação de acesso de usuário para um grupo especial  
-  * Caso Inicio do período seja maior que o Fim do Períodoserá exibida mensagem "Período Inválido"+   
-  * Caso diferença de meses entre o período inicial e o final seja superior 12 meses, exibir a mensagem "Período de cadastramento não pode ser superior a 12 meses" e retornar para o passo correspondente no fluxo principal.+Será restringida visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais da solicitação de acesso
  
-{{:ajuda:seguranca:segurancaacessoinserirsolicitacaoacesso3.png?nolink|}} +O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança; caso encontre,  o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema 
-\\+
  
-Na funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acessoquando usuário selecionar grupo de acesso (podendo ser por nível ou por grupo especial)aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado.+Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuáriopara aceitar ano do período final maior que ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 mesesentre a data inicial e final do período de cadastramento informado.
  
-A funcionalidade contempla a abrangência dos usuários e a verificação se o usuário terá apenas um grupo de acesso+O acesso às funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]** não será mais limitado, apenas, para funcionário. O solicitante pode ser um usuário do sistema. A funcionalidade foi alterada para validar se o tipo de usuário, que está logado no sistema, tem indicação para **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]**
  
 +Exemplo: se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = //Sim//, o sistema disponibiliza as funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]** para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.  
 +</columns>
  
-====== Preenchimento dos Campos ======+\\ 
 +===== Validações do Sistema ===== 
 +<columns> 
 +  - Verificar existência de dados: 
 +    - Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela << nome da tabela >> inexistente// e cancela a operação. 
 +    - Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção// e cancela a operação. 
 +  - Verificar preenchimento dos campos: 
 +    - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da solicitação de acesso, o sistema exibe a mensagem: //Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>//
 +  - Verificar sucesso da operação: 
 +    - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //Solicitação de Acesso inserida com sucesso//
 +  - Verificar existência da Unidade Organizacional: 
 +    - Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: //Unidade Organizacional inexistente//
 +  - Validar CPF: 
 +    - Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, ou o número do CPF esteja com todos os dígitos repetidos, o sistema exibe a mensagem: //CPF inválido//
 +    - Caso exista outro usuário cadastrado com o mesmo número do CPF: 
 +      - Caso a solicitação de acesso esteja AUTORIZADA: 
 +        - Caso o usuário cadastrado para este CPF tenha situação igual a //INATIVO//, o sistema guarda a solicitação anterior. 
 +        - Caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //Usuário com CPF << CPF informado >> já cadastrado//
 +        - Caso contrário, exibe a mensagem: //Já existe uma Solicitação Acesso cadastrada para este CPF aguardando autorização//
 +  - Validar Data: 
 +    - Caso a data informada não seja uma data válida, o sistema exibe a mensagem: //Data de nascimento informada inválida//
 +    - Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 18 anos de idade, o sistema exibe a mensagem: //O funcionário terá que possuir, no mínimo, 18 anos de idade//. 
 +  - Verificar existência do funcionário: 
 +    - Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: //Funcionário inexistente//
 +  - Validar Período: 
 +    - Caso o inicio do período seja maior que o fim do período, o sistema exibe a mensagem: //Período Inválido//
 +    - Caso a diferença de meses entre o período inicial e o final seja superior a 12 meses, o sistema exibe a mensagem: //Período de cadastramento não pode ser superior a 12 meses// e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. 
 +</columns>
  
  
 +\\
 +====== Preenchimento dos Campos ======
 ^Campo^Preenchimento dos Campos^ ^Campo^Preenchimento dos Campos^
 |**Funcionário Solicitante:**|  | |**Funcionário Solicitante:**|  |
-|Matrícula(*)|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo.\\ O sistema trará o nome correspondente a matrícula informado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|+|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 |**Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:**|  | |**Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:**|  |
-|Matrícula(*)|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo.\\ O sistema trará o nome correspondente a matrícula informado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Notificar Responsável por E-mail|Caso a opção informada seja "Sim", o sistema encaminhará um e-mail automático para o autorizador, caso seja "Não", o e-mail não será encaminhado.|+|Notificar Responsável por E-mail|Caso a opção informada seja //Sim//, o sistema encaminha um e-mail automático para o autorizador, caso seja //Não//, o e-mail não é encaminhado.|
 |**Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido:**|  | |**Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido:**|  |
-|Matrícula/CPF(*)|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo.\\ O sistema exibirá o nome correspondente a matrícula informada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|+|Matrícula/CPF|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 |**Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos**|  | |**Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos**|  |
-|Matrícula/CPF|Informe a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema trará o nome correspondente a matrícula informado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Matrícula/CPF|Informe a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
-\\ +
-  +
 |**Dados do Usuário**|  | |**Dados do Usuário**|  |
-|Tipo de usuário(*)|Campo obrigatório - Deverá ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema.\\ Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = "Sim", e o tipo de usuário seja **Prestador de Serviço**, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado.\\ Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem será dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.| +|Tipo de usuário|Campo obrigatório - Deve ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema. Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = //Sim//, e o tipo de usuário seja **Prestador de Serviço**, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado. Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem é dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.| 
-|Empresa|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e estará disponível para seleção quando o **Tipo de Usuário** for "Prestador de Serviço".\\ Quando o usuário for **funcionário**, o campo será exibido, mas não permite alteração.| +|Empresa|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e fica disponível para seleção quando o **Tipo de Usuário** for //Prestador de Serviço//. Quando o usuário for **funcionário**, o campo é exibido, mas não permite alteração.| 
-|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário, caso o **Tipo de Usuário** não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário, caso o **Tipo de Usuário** não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário quando o **Tipo de Usuário** for prestador de serviço.\\ Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo ficará indisponível.| +|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário quando o **Tipo de Usuário** for prestador de serviço. Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo fica indisponível.| 
-|Número do CPF(*)|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.| +|Número do CPF|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.| 
-|Data de Nascimento(*)|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]], ao lado do campo.| +|Data de Nascimento|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo.| 
-|Unidade de Lotação(*)|Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Este campo poderá ser modificado pelo usuário.| +|Unidade de Lotação|Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
-|Login(*)|Campo obrigatório - Caso o **Tipo de Usuário** seja "Prestador de Serviço" deverá ser preenchido com o **CPF do solicitante de acesso**.\\ Caso seja funcionário, deverá ser preenchido com a matrícula.| +|Login|Campo obrigatório - Caso o **Tipo de Usuário** seja //Prestador de Serviço// deve ser preenchido com o **CPF do solicitante de acesso**. Caso seja funcionário, deve ser preenchido com a matrícula.| 
-|E-mail(*)|Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com um e-mail válido.\\ Este campo poderá ser modificado pelo usuário.| +|E-mail|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com um e-mail válido. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
-|Período de Cadastramento(*)|Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com as datas de **inicio** e **fim** do período de cadastramento.\\ O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).\\ Opcionalmente poderá ser escolhida a data clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]], ao lado do campo.\\ Este campo poderá ser modificado pelo usuário.| +|Período de Cadastramento|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com as datas de **inicio** e **fim** do período de cadastramento. O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano). Opcionalmente pode ser escolhida a data clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
-|Competência para Retificação|Este campo deverá ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo.|+|Competência para Retificação|Este campo deve ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo.|
 |**Acesso do Usuário:**|  | |**Acesso do Usuário:**|  |
-|Abrangência do Acesso(*)|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Abrangência do Acesso|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Gerência Regional|Caso a "Abrangência do Acessoselecionada seja **GERÊNCIA REGIONAL** este campo será habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Gerência Regional|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **GERÊNCIA REGIONAL** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Unidade de Negócio|Caso a "Abrangência de Acessoselecionada seja **UNIDADE DE NEGÓCIO** este campo será habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Unidade de Negócio|Caso a //Abrangência de Acesso// selecionada seja **UNIDADE DE NEGÓCIO** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Localidade|Caso a "Abrangência do Acessoselecionada seja **LOCALIDADE** este campo será habilitado.\\ Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]], ao lado do campo.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Localidade|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **LOCALIDADE** este campo é habilitado. Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Nível|Selecionar uma das opções de **Grupo de Acesso** ao qual o solicitante ficará vinculado.|+|Nível|Selecionar uma das opções de **Grupo de Acesso** ao qual o solicitante fica vinculado.|
 |Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
-|Permissões Especiais|Neste quadro são disponibilizadas as permissões especiaisque poderão ser liberadas para o solicitante.\\ Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).|+|Permissões Especiais|Neste quadro são disponibilizadas as permissões especiais que podem ser liberadas para o solicitante. Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).|
 \\ \\
  
-O campo "Competência para Retificação" foi incluído na funcionalidade de Inserir/Atualizar/Autorizar solicitação de acesso.+====== Funcionalidade dos Botões ======
  
-A funcionalidade de Retificar Contas foi alterada para verificar se o usuário logado no sistema tem competência para retificar conta. Caso não possua, a retificação só será permitida se o grupo ao qual o usuário pertence tiver essa competência. 
  
-funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso deverá ter uma permissão especial para preencher esse campo (competência de retificação).+^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresenta uma tela de pesquisa para o domínio do campo.| 
 +|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.| 
 +|{{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema abre uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.| 
 +|{{:ajuda:seguranca:bbotao_limparr.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.| 
 +|{{:ajuda:seguranca:botao_cancelar.jpg?100|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
 +|{{:ajuda:seguranca:botao_concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para efetivar a transação.|
  
-Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:+\\ 
 +===== Referências =====
  
-  Verificar se o funcionário, que foi informado como responsável da autorização, têm permissão para esse tipo de operação; +**[[=postgres:seguranca:uc1094|Inserir Solicitação de Acesso]]**
-  Verificar se o usuário, que foi informado para revalidar senha de acesso, têm permissão para esse tipo de operação; +
-  Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA), onde esses grupos só serão exibidos para seleção na solicitação de acesso, quando  o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais.+
  
-Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades "[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]" e "[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]", visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema fará o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas. +==== Termos Principais ====
  
-Por exemplo, no e-mail será acrescentada"O Prestador de serviços, CPFxxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE".+**[[=ajuda:seguranca:solicitacao_de_acesso|Solicitação de Acesso]]**
  
-Será enviado e-mail para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que  o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso.  
- 
-O sistema fará uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança  e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.   
-   
-Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso.  
- 
-O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança, caso encontre,  o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.   
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-Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado. 
- 
-O acesso às funcionalidades [[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]] e [[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]] não será mais limitada, apenas, para funcionário. O solicitante poderá ser um usuário do sistema. A funcionalidade foi alterada para validar se o tipo de usuário, que está logado no sistema, tem indicação para "[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]" e "[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]" 
- 
-Exemplo: Se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = "Sim", o sistema disponibilizará as funcionalidades [[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]] e [[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]] para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.   
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-====== Funcionalidade dos Botões ====== 
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-^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
-|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.| 
-|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.| 
-|{{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]] para obter a ajuda da tela do calendário.| 
-|{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.| 
-|{{:ajuda:cancelar2.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
-|{{:ajuda:seguranca:concluir.jpg?nolink|}}|Utilize este botão para efetivar a transação.| 
  
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-\\ +Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN 
-Clique [[:Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+ 
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ajuda/seguranca/inserir_solicitacao_de_acesso.1504141869.txt.gz · Última modificação: 09/07/2018 13:46 (edição externa)