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ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso

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ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso [05/11/2015 18:58] – a edivaldo.alvesajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso [09/07/2018 16:22] (atual) – [Funcionalidade dos Botões] tadeu.sarmento
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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]]
 ====== Manter Solicitação de Acesso ====== ====== Manter Solicitação de Acesso ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é permitir a manutenção (alteração ou exclusão) dos dados cadastrados dos funcionários da empresa ou prestadores de serviços que solicitaram acesso ao sistema **GSAN**.
  
 +Ela pode ser acessada via **Menu do Sistema** através do caminho:**[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Manter Solicitação de Acesso**. Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:
 +</columns>
  
-Os funcionários da empresa ou prestadores de serviços que solicitaram acesso ao sistema GSAN, e que os dados já se encontram cadastrados no sistema, esses dados poderão ser alterados ou excluídos, através desta funcionalidade, no caminho: [[:Ajuda:pagina_inicial|Gsan]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Manter Solicitação de Acesso. 
  
-A funcionalidade "Manter Solicitação de Acesso" permite que os novos usuários autorizados sejam criados no banco de dados, e que só sejam liberados no sistema quando esses novos usuários estiverem com Login e Senha individuais para acesso (Login e a Senha do banco de dados serão idênticos ao Login e Senha do usuário do sistema).+\\ 
 +==== Observação ==== 
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:seguranca:segurancaacesso_-_filtro_manter3.png?nolink  |}} 
 +</WRAP> 
 +\\ 
 +<columns> 
 +Marque o checkbox do campo **Atualizar** para que o sistema exiba tela **Atualizar Solicitação de Acesso**, caso só exista um registro que atenda aos parâmetros de pesquisa informados. Caso checkbox esteja desmarcado mais de um registro atenda aos parâmetros de pesquisa, será exibida tela **Manter Solicitação de Acesso**, onde será possivel escolher qual o registro deve ser atualizado, clicando no //link// do campo **Usuário**.
  
-Inicialmenteao clicar em "Autorizar Solicitação de Acesso", o sistema exibe uma tela de filtro para seleção dos acessos que serão autorizadosde acordo com a tela abaixo:+Dito issoinforme os campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento clique **[[=ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso#preenchimento_dos_campos_-_filtro|AQUI]]**) e clique no botão {{:ajuda:relatorios:arrecadacao:botao_filtrar.jpg?nolink|}}. Com base nos parâmetros informados nos camposé exibida a tela abaixo, contendo os registros que atenderam ao filtro de pesquisa: 
 +</columns>
  
-{{:ajuda:seguranca:segurancaacesso_-_filtro_manter3.png?nolink|}}+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:seguranca:segurancaacessomantersolicitacaoacessosol.png?nolink  |}} 
 +</WRAP>
 \\ \\
  
-====== Preenchimento dos Campos ======+<columns> 
 +Para excluir um ou mais itens da tela acima, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s) ou selecione todos os itens clicando no //link// **Todos**. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}.
  
 +Para atualizar os dados da solicitação de acesso, clique no //link// correspondente do campo **Usuário**. Feito isso, o sistema acessa a tela para atualização:
 +</columns>
  
-Para selecionar as solicitações serem autorizadasinforme no filtro os dados abaixo:+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:seguranca:segurancaacessoatualizar3.png?nolink  |}} 
 +</WRAP> 
 +\\ 
 +<columns> 
 +Agora, faça as modificações que julgar necessárias (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso#preenchimento_dos_campos_atualizar|AQUI]]**). Em seguida, clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}. O sistema efetua algumas validações: 
 + 
 +Quando o usuário é cadastrado no **GSAN**, ele recebe uma senha padrão chamada //gcom//. Quando o usuário acessar pela primeira vez as funcionalidades do sistema, é necessário mudar senha inicialmente disponibilizada. Quando o novo usuário for autorizado pelo seu superiorele deve receber um e-mail padrão, enviado para o e-mail cadastrado no inserir solicitação de acesso, informando que o acesso já está cadastrado no GSAN. 
 + 
 +Na funcionalidade de **Atualizar Solicitação de Acessos**, o usuário é pesquisado pela matrícula do funcionário. Caso exista, todos os dados cadastrados do usuário aparecem na tela e podem ser alterados, inclusive os campos**Grupo** e **Abrangência**. Quando esses dados do usuário forem atualizados na solicitação de acesso, ele terá a situação alterada para: //Aguardando Autorização//, precisando ser autorizado novamente pelo funcionário responsável (o acesso do cliente permanece o mesmo até a autorização ser confirmada). 
 + 
 +O **Usuário responsável** deve revalidar o acesso de todos os usuários subordinados. Ao clicar no //link// que contém o nome do **Usuário**, o sistema exibe a tela acima, que permite fazer alterações das informações exibidas.
  
 +O sistema exibe as informações cadastradas, permitindo que sejam alterados os dados da solicitação de acesso, excetuando os **dados do solicitante** e do **responsável pela autorização**.
  
 +Na funcionalidade de **Inserir/Atualizar** solicitação de acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (por //nível// ou //grupo// especial), aparecem apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado.
 +
 +Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]**, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema faz o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas. 
 +
 +Por exemplo, no e-mail será acrescentada: //O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE//.
 +
 +Será enviado email para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que  o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso. O sistema realiza uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial; sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo **Especial Segurança** e emite email, informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.  
 +  
 +Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial são habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso. O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança; caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.
 +
 +Foi alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 (doze) meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado.
 +
 +Os acessos às funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]** não são limitados, apenas, para funcionário. O solicitante pode ser um usuário do sistema. Foram alteradas para validar se o tipo de usuário que está logado no sistema tem indicação para Inserir e Manter solicitação de acesso.
 +
 +Exemplo: se o tipo de usuário correspondente a **prestador de serviços** for parametrizado com indicador = //Sim//, o sistema disponibiliza as funcionalidades **Inserir** e **Manter** solicitação de acesso para todo usuário do tipo **prestador de serviços**, vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.
 +
 +A funcionalidade **Manter Solicitação de Acesso** permite que os novos usuários autorizados sejam criados no banco de dados, e que só sejam liberados no sistema quando esses novos usuários estiverem com o //Login// e a //Senha// individuais para acesso (o //Login// e a //Senha// do banco de dados são idênticos ao //Login// e //Senha// do usuário do sistema).
 +
 +=== Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso: ===
 +
 +  - Verificar se o funcionário informado como responsável da autorização tem permissão para esse tipo de operação;
 +  - Verificar se o usuário informado para revalidar senha de acesso tem permissão para esse tipo de operação;
 +  - Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA), para os quais só serão exibidos para seleção na solicitação de acesso, quando o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais;
 +  - Solicitar um novo cadastramento de senha, quando o tipo do usuário informado na solicitação de acesso for diferente do tipo existente para o usuário da solicitação de acesso que está sendo atualizada. (Ex. alterar o tipo de estagiário para prestador de serviço).
 +</columns>
 +\\
 +
 +====== Preenchimento dos Campos - Filtro ======
 ^Campo^Preenchimento dos Campos^ ^Campo^Preenchimento dos Campos^
-|Atualizar|Este checkbox é para controle do fluxo de "Manter Solicitação de Acesso".\\ Quando selecionado e existir apenas um registro a ser atualizado, o sistema direciona para a tela de "Atualizar Solicitação de Acesso". Caso contrário, o sistema exibirá uma lista para seleção do(s) registro(s) a ser(em) atualizado(s).|+|Atualizar|Este checkbox é para controle do fluxo de **Manter Solicitação de Acesso**. Quando selecionado e existir apenas um registro a ser atualizado, o sistema direciona para a tela de **Atualizar Solicitação de Acesso**. Caso contrário, o sistema exibe uma lista para seleção do(s) registro(s) a ser(em) atualizado(s).|
 |**Solicitante:**|  | |**Solicitante:**|  |
-|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário solicitante do acesso, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário solicitante do acesso, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Período de Solicitação|Informe a data de solicitação, no formato dd/mm/aaaa, correspondente a data de inicio e fim do período de solicitação de acesso, ou selecione a data desejada clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]], ao lado do campo.|+|Período de Solicitação|Informe a data de solicitação, no formato dd/mm/aaaa, correspondente a data de inicio e fim do período de solicitação de acesso, ou selecione a data desejada clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo.|
 |**Responsável pela Autorização:**|  | |**Responsável pela Autorização:**|  |
-|Matrícula do Funcionário|O sistema já exibe a matrícula do funcionário responsável pela autorização, podendo ser alterada pelo usuário.\\ O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.\\ Caso deseje alterar a matrícula exibida pelo sistema, informe a nova matrícula, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado campo e o novo nome será exibido ao lado da matrícula.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|+|Matrícula do Funcionário|O sistema já exibe a matrícula do funcionário responsável pela autorização, podendo ser alterada pelo usuário. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Caso deseje alterar a matrícula exibida pelo sistema, informe a nova matrícula, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado campo e o novo nome será exibido ao lado da matrícula. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 |**Dados do Funcionário:**|  | |**Dados do Funcionário:**|  |
 |Empresa|Selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, a empresa a qual o solicitante está vinculado.| |Empresa|Selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, a empresa a qual o solicitante está vinculado.|
-|Matrícula do Funcionário|Caso não seja prestador de serviço, informe a matrícula do funcionário, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Matrícula do Funcionário|Caso não seja prestador de serviço, informe a matrícula do funcionário, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário prestador de serviço.\\ Caso a matrícula do funcionário seja informado este campo não deverá ser preenchido.| +|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário prestador de serviço. Caso a matrícula do funcionário seja informado este campo não deverá ser preenchido.| 
-|Unidade de Lotação|Informe a unidade administrativa a qual o usuário solicitante estará lotado, ou selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe a unidade de lotação correspondente a código selecionado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Unidade de Lotação|Informe a unidade administrativa a qual o usuário solicitante estará lotado, ou selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe a unidade de lotação correspondente a código selecionado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Situação Solicitação de Acesso(*)|Campo obrigatório - Escolha uma das situações exibidas a serem filtradas.|+|Situação Solicitação de Acesso|Campo obrigatório - Escolha uma das situações exibidas a serem filtradas.|
 |Abrangência do Acesso|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Abrangência do Acesso|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 |Gerência Regional|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Gerência Regional|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 |Unidade Negócio|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Unidade Negócio|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
-|Localidade|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]], para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Localidade|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Login|Informe o "Loginque deverá ser informado no acesso.| +|Login|Informe o //Login// que deverá ser informado no acesso.| 
-|Data de Nascimento|Informe a data de nascimento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]], para selecionar a data desejada.|+|Data de Nascimento|Informe a data de nascimento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, para selecionar a data desejada.|
 |Tipo de Usuário|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Tipo de Usuário|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 |Número do CPF|Informe o número do CPF válido.| |Número do CPF|Informe o número do CPF válido.|
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 \\ \\
  
-====== Manter Solicitação de Acesso ====== +====== Preenchimento dos Campos Atualizar ====== 
- +^Campo^Preenchimento dos Campos^ 
- +|**Funcionário Solicitante:**|  | 
-Realizado filtro, o sistema exibirá na tela apresentada abaixo uma lista de solicitações e, duas ações podem ser tomadas+|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
- +|**Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:**|  | 
-  * Para a solicitação de acesso que estiver cadastrada será possível remoção - selecione o(s) checkbox(sda(s) solicitação(ões) desejada(s) para remoção, ou "__**Todos**__"clique no botão {{:ajuda:remover.png?nolink|}}; +|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
- +|Notificar Responsável por E-mail|Caso a opção informada seja //Sim//, o sistema encaminha um e-mail automático para o autorizadorcaso seja //Não//, o e-mail não é encaminhado.| 
-  * Caso deseje atualizar solicitaçãoclique no hiperlink que contém o nome do **Usuário**. +|**Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido:**|  | 
- +|Matrícula/CPF|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-{{:ajuda:seguranca:segurancaacessomantersolicitacaoacessosol.png?nolink|}}+|**Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos**|  | 
 +|Matrícula/CPF|Informe a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|**Dados do Usuário**|  | 
 +|Tipo de usuário|Campo obrigatório - Deve ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema. Caso tenha sido escolhida opção de notificar responsável por e-mail = //Sim//, e o tipo de usuário seja **Prestador de Serviço**, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado. Caso solicitação seja para funcionário, a mensagem é dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.| 
 +|Empresa|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e fica disponível para seleção quando o **Tipo de Usuário** for //Prestador de Serviço//. Quando o usuário for **funcionário**, o campo é exibido, mas não permite alteração.| 
 +|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário, caso o **Tipo de Usuário** não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário quando o **Tipo de Usuário** for prestador de serviço. Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo fica indisponível.| 
 +|Número do CPF|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.| 
 +|Data de Nascimento|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo.| 
 +|Unidade de Lotação|Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
 +|Login|Campo obrigatório - Caso o **Tipo de Usuário** seja //Prestador de Serviço// deve ser preenchido com o **CPF do solicitante de acesso**. Caso seja funcionário, deve ser preenchido com matrícula.| 
 +|E-mail|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com um e-mail válido. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
 +|Período de Cadastramento|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com as datas de **inicio** e **fim** do período de cadastramento. O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (diamês, ano). Opcionalmente pode ser escolhida a data clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
 +|Competência para Retificação|Este campo deve ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo.| 
 +|**Acesso do Usuário:**|  | 
 +|Abrangência do Acesso|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Gerência Regional|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **GERÊNCIA REGIONAL** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Unidade de Negócio|Caso a //Abrangência de Acesso// selecionada seja **UNIDADE DE NEGÓCIO** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Localidade|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **LOCALIDADE** este campo é habilitado. Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, ao lado do campoPara apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Nível|Selecionar uma das opções de **Grupo de Acesso** ao qual o solicitante fica vinculado.| 
 +|Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Permissões Especiais|Neste quadro são disponibilizadas as permissões especiais que podem ser liberadas para o solicitante. Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).|
 \\ \\
  
-Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:+====== Funcionalidade dos Botões ======
  
-  * Verificar se o funcionário, que foi informado como responsável da autorização, têm permissão para esse tipo de operação; 
-  * Verificar se o usuário, que foi informado para revalidar senha de acesso, têm permissão para esse tipo de operação; 
-  * Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA), onde esses grupos só serão exibidos para seleção na solicitação de acesso, quando  o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais; 
-  * Solicitar um novo cadastramento de senha, quando o tipo do usuário informado na solicitação de acesso for diferente do tipo existente para o usuário da solicitação de acesso que está sendo atualizada. (Ex. Alterar o tipo de estagiário para prestador de serviço). 
  
 +^Botão^Descrição da Funcionalidade^
 +|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.|
 +|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.|
 +|{{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.|
 +|{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.|
 +|{{:ajuda:arrecadacao:b_cancelar_.jpg?100|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
 +|{{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.|
 +|{{:ajuda:arrecadacao:remover_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) item(ns) selecionado(s) da base de dados.|
 +|{{:ajuda:arrecadacao:voltar_f_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.|
 +|{{:ajuda:arrecadacao:xb_voltar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.|
 +|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
 +|{{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.|
  
-====== Atualizar Solicitação de Acesso ====== 
- 
- 
-Quando o usuário é cadastrado no GSAN, recebe uma senha padrão chamada "gcom". 
- 
-Quando o usuário acessar pela primeira vez as funcionalidades do sistema será necessário mudar a senha inicialmente disponibilizada. 
- 
-Quando o novo usuário for autorizado pelo seu superior, ele deve receber um e-mail padrão, enviado para o e-mail cadastrado no inserir solicitação de acesso, 
- 
-informando que o acesso já está cadastrado no GSAN. 
- 
-Na funcionalidade de "Atualizar Solicitação de Acessos", o usuário será pesquisado pela matrícula do funcionário. Caso exista, todos os dados cadastrados do usuário aparecerão na tela podendo ser alterados, inclusive os campos: "Grupo" e "Abrangência". Quando esses dados do usuário forem atualizados na solicitação de acesso, ele terá a situação alterada para "Aguardando 
-Autorização" e precisará ser autorizado novamente pelo funcionário responsável (o acesso do cliente permanece o mesmo até a autorização ser confirmada). 
- 
-O "Usuário responsável" deve revalidar o acesso de todos os usuários subordinados. 
- 
-Ao clicar no hiperlink que contém o nome do **Usuário**, o sistema exibirá a tela "Atualizar Solicitação de Acesso", permitindo fazer alterações das informações exibidas. Para atualizar, clicar no botão {{:ajuda:atualizar.png?nolink|}}|. 
- 
-{{:ajuda:seguranca:segurancaacessoatualizar3.png?nolink|}} 
 \\ \\
 +===== Referências =====
  
-O sistema exibirá as informações cadastradas, permitindo que sejam alterados os dados da solicitação de acesso, excetuando os **dados do solicitante** e do **responsável pela autorização**.+**[[=postgres:seguranca:uc1093|Manter Solicitação de Acesso]]**
  
-Na funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (podendo ser por nível ou por grupo especial), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado.+==== Termos Principais ====
  
-Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades "[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]" e "[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]", visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema fará o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas. +**[[=ajuda:seguranca:solicitacao_de_acesso|Solicitação de Acesso]]**
  
-Por exemplo, no e-mail será acrescentada: "O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE". 
  
-Será enviado email para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que  o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso.  
- 
-O sistema fará uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.   
-   
-Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso.  
- 
-O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança, caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.   
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-Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 (doze) meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado. 
- 
-Os acessos às funcionalidades "[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]" e "[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]" não serão limitados, apenas, para funcionário. O solicitante poderá ser um usuário do sistema. Foram alteradas para validar se o tipo de usuário que está logado no sistema tem indicação para Inserir e Manter solicitação de acesso.  
- 
-Exemplo: Se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = "Sim", o sistema disponibilizará as funcionalidades Inserir e Manter solicitação de acesso para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso. 
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-====== Preenchimento dos Campos ====== 
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-^Campo^Preenchimento dos Campos^ 
-|**Funcionário Solicitante:**|  | 
-|Matrícula do Funcionário(*)|Campo obrigatório - O sistema trará a matrícula e nome do funcionário que efetuou o login do sistema.| 
-|**Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:**|  | 
-|Matrícula do Funcionário(*)|Campo obrigatório - O sistema trará a matrícula e nome do superior hierárquico do funcionário solicitante da solicitação do acesso.| 
-|Notificar Responsável por E-mail|Escolha a opção "Sim" para o sistema enviar, automaticamente, e-mail notificando o superior hierárquico da solicitação de acesso a ser autorizada. A opção "Não" o e-mail não será enviado.| 
-|Usuário Responsável por Revalidar as Senhas(*)|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela validação, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibirá o nome correspondente a matrícula inormada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|**Dados do Usuário:**|  | 
-|Tipo de usuário(*)|Campo obrigatório - Deverá ser escolhida uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Empresa|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e estará disponível para seleção quando o **Tipo de Usuário** for "Prestador de Serviço". Quando se tratar de funcionário, apenas será exibido o nome da empresa.| 
-|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário, caso o **Tipo de Usuário** não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Nome do Usuário|O sistema exibe o nome do usuário associado a solicitação de acesso.| 
-|Número do CPF(*)|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.| 
-|Data de Nascimento(*)|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]], ao lado do campo.| 
-|Unidade de Lotação(*)|Campo obrigatório - Informe a unidade administrativa, ou selecione clicando botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome da unidade de lotação correspondente ao código informado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} que se encontra sob o campo unidade de lotação.| 
-|Usuário(*)|Campo obrigatório - Caso o **Tipo de Usuário** seja "Prestador de Serviço" deverá ser preenchido com o CPF do solicitante de acesso.\\ Caso seja funcionário deverá ser preenchido com a matrícula. Este deve ser o "login" de acesso ao sistema.\\  
-*E-mail(&#42;)*| Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com um e-mail válido. 
-*Período de Cadastramento(&#42;)*|Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com uma data válida, no formato dd/mm/aaaa, correspondente ao inicio e fim do período de cadastramento. Opcionalmente poderá ser escolhida a data clicando no botão {image:Calendario.gif}, link [Pesquisar Datas>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario], lado do campo. 
-*Competência para Retificação*\\ |Este campo deverá ser preenchido com o número de vezes a média de consumo do imóvel.\\  
-*Acesso do Usuário*: 
-*Abrangência do Acesso(&#42;)*|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema. 
-*Gerência Regional*|Caso a "Abrangência do Acesso" selecionada seja *GERÊNCIA REGIONAL,* este campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.\\  
- *Unidade de Negócio*|Caso a "Abrangência de Acesso" selecionada seja *UNIDADE DE NEGÓCIO,* este campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. \\  
-*Localidade*|Caso a "Abrangência do Acesso" selecionada seja *LOCALIDADE,* este campo será disponibilizado. \\Informar o código da localidade, ou selecionar a localidade clicando no botão {image:Lupa.gif}, link [Pesquisar Localidade>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/cadastroLocalizacaoLocalidadePesquisar], ao lado do campo. \\O sistema exibe o nome da localidade correspondente.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo.\\  
-*Nível*|Selecionar uma das opções de *grupo de acesso* ao qual o solicitante ficará vinculado. 
-*Especial*|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\  
-{table} 
- 
-1 Funcionalidade dos botões 
- 
-\\ 
-{table} 
-Botão|Descrição da Funcionalidade 
-{image:Lupa.gif}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.  
-{image:Borracha.gif}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.  
-{image:Calendario.gif}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\[Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário>AjudaGSAN.calendario]. 
-{image:Limpar.jpg}|Utilize este botão para limpar todos os campos da tela.  
- {image:Desfazer.png}|Utilize este botão para desfazer o último procedimento realizado. \\  
-{image:cancelar.jpg}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. 
- {image:Filtrar.jpg}|Utilize este botão filtrar a opção escolhida.\\  
- {image:atualizar.jpg}|Utilize este botão para efetivar a atualização das modificações efetuadas.  
- {image:Voltar.jpg}|Utilize este botão para voltar a tela anterior.  
- {image:Remover.png}|Utilize este botão para remover o registro selecionado na lista.  
- {image:Voltarfiltro.jpg}|Utilize este botão para voltar a tela do filtro\\  
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-Clique [[:Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
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