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ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso

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ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso [31/08/2017 01:11] – edição externa 127.0.0.1ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso [09/07/2018 16:22] (atual) – [Funcionalidade dos Botões] tadeu.sarmento
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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-seguranca.png?nolink&200|}}]]
 ====== Manter Solicitação de Acesso ====== ====== Manter Solicitação de Acesso ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é permitir a manutenção (alteração ou exclusão) dos dados cadastrados dos funcionários da empresa ou prestadores de serviços que solicitaram acesso ao sistema **GSAN**.
  
 +Ela pode ser acessada via **Menu do Sistema** através do caminho:**[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Manter Solicitação de Acesso**. Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:
 +</columns>
  
-Os funcionários da empresa ou prestadores de serviços que solicitaram acesso ao sistema GSAN, e que os dados já se encontram cadastrados no sistema, esses dados poderão ser alterados ou excluídos, através desta funcionalidade, no caminho: [[:Ajuda:pagina_inicial|Gsan]] > [[:ajuda:Segurança]] > [[:ajuda:seguranca:Acesso]] > [[:ajuda:seguranca:Solicitação de Acesso]] > Manter Solicitação de Acesso. 
  
-A funcionalidade "Manter Solicitação de Acesso" permite que os novos usuários autorizados sejam criados no banco de dados, e que só sejam liberados no sistema quando esses novos usuários estiverem com o Login e a Senha individuais para acesso (o Login e a Senha do banco de dados serão idênticos ao Login e Senha do usuário do sistema). 
- 
-Inicialmente, ao clicar em "Autorizar Solicitação de Acesso", o sistema exibe uma tela de filtro para seleção dos acessos que serão autorizados, de acordo com a tela abaixo: 
- 
-{{:ajuda:seguranca:segurancaacesso_-_filtro_manter3.png?nolink|}} 
 \\ \\
 +==== Observação ====
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:seguranca:segurancaacesso_-_filtro_manter3.png?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +<columns>
 +Marque o checkbox do campo **Atualizar** para que o sistema exiba a tela **Atualizar Solicitação de Acesso**, caso só exista um registro que atenda aos parâmetros de pesquisa informados. Caso o checkbox esteja desmarcado e mais de um registro atenda aos parâmetros de pesquisa, será exibida a tela **Manter Solicitação de Acesso**, onde será possivel escolher qual o registro deve ser atualizado, clicando no //link// do campo **Usuário**.
  
-====== Preenchimento dos Campos ======+Dito isso, informe os campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento clique **[[=ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso#preenchimento_dos_campos_-_filtro|AQUI]]**) e clique no botão {{:ajuda:relatorios:arrecadacao:botao_filtrar.jpg?nolink|}}. Com base nos parâmetros informados nos campos, é exibida a tela abaixo, contendo os registros que atenderam ao filtro de pesquisa: 
 +</columns>
  
- +<WRAP center round box 100%> 
-Para selecionar as solicitações a serem autorizadas, informe no filtro os dados abaixo: +{{  :ajuda:seguranca:segurancaacessomantersolicitacaoacessosol.png?nolink  |}} 
- +</WRAP>
- +
-^Campo^Preenchimento dos Campos^ +
-|Atualizar|Este checkbox é para controle do fluxo de "Manter Solicitação de Acesso".\\ Quando selecionado e existir apenas um registro a ser atualizado, o sistema direciona para a tela de "Atualizar Solicitação de Acesso". Caso contrário, o sistema exibirá uma lista para seleção do(s) registro(s) a ser(em) atualizado(s).| +
-|**Solicitante:**|  | +
-|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário solicitante do acesso, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +
-|Período de Solicitação|Informe a data de solicitação, no formato dd/mm/aaaa, correspondente a data de inicio e fim do período de solicitação de acesso, ou selecione a data desejada clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]], ao lado do campo.| +
-|**Responsável pela Autorização:**|  +
-|Matrícula do Funcionário|O sistema já exibe a matrícula do funcionário responsável pela autorização, podendo ser alterada pelo usuário.\\ O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.\\ Caso deseje alterar a matrícula exibida pelo sistema, informe a nova matrícula, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado campo e o novo nome será exibido ao lado da matrícula.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +
-|**Dados do Funcionário:**|  | +
-|Empresa|Selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, a empresa a qual o solicitante está vinculado.| +
-|Matrícula do Funcionário|Caso não seja prestador de serviço, informe a matrícula do funcionário, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +
-|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário prestador de serviço.\\ Caso a matrícula do funcionário seja informado este campo não deverá ser preenchido.| +
-|Unidade de Lotação|Informe a unidade administrativa a qual o usuário solicitante estará lotado, ou selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe a unidade de lotação correspondente a código selecionado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +
-|Situação Solicitação de Acesso(*)|Campo obrigatório - Escolha uma das situações exibidas a serem filtradas.| +
-|Abrangência do Acesso|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +
-|Gerência Regional|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +
-|Unidade Negócio|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +
-|Localidade|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]], para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +
-|Login|Informe o "Login" que deverá ser informado no acesso.| +
-|Data de Nascimento|Informe a data de nascimento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]], para selecionar a data desejada.| +
-|Tipo de Usuário|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +
-|Número do CPF|Informe o número do CPF válido.| +
-|Situação do Usuário|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +
-|Nível|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +
-|Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|+
 \\ \\
  
-====== Manter Solicitação de Acesso ======+<columns> 
 +Para excluir um ou mais itens da tela acima, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s) ou selecione todos os itens clicando no //link// **Todos**. Em seguida, clique no botão {{:ajuda:botao_remover.jpg?nolink|}}.
  
 +Para atualizar os dados da solicitação de acesso, clique no //link// correspondente do campo **Usuário**. Feito isso, o sistema acessa a tela para atualização:
 +</columns>
  
-Realizado o filtro, o sistema exibirá na tela apresentada abaixo uma lista de solicitações e, duas ações podem ser tomadas: +<WRAP center round box 100%> 
- +{{  :ajuda:seguranca:segurancaacessoatualizar3.png?nolink  |}} 
-  * Para a solicitação de acesso que estiver cadastrada será possível a remoção - selecione o(s) checkbox(s) da(s) solicitação(ões) desejada(s) para remoção, ou "__**Todos**__", e clique no botão {{:ajuda:remover.png?nolink|}}; +</WRAP>
- +
-  * Caso deseje atualizar a solicitação, clique no hiperlink que contém o nome do **Usuário**. +
- +
-{{:ajuda:seguranca:segurancaacessomantersolicitacaoacessosol.png?nolink|}}+
 \\ \\
 +<columns>
 +Agora, faça as modificações que julgar necessárias (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso#preenchimento_dos_campos_atualizar|AQUI]]**). Em seguida, clique no botão {{:ajuda:mobile:botao_atualizar.jpg?nolink|}}. O sistema efetua algumas validações:
  
-Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:+Quando o usuário é cadastrado no **GSAN**, ele recebe uma senha padrão chamada //gcom//. Quando o usuário acessar pela primeira vez as funcionalidades do sistema, é necessário mudar a senha inicialmente disponibilizada. Quando o novo usuário for autorizado pelo seu superior, ele deve receber um e-mail padrão, enviado para o e-mail cadastrado no inserir solicitação de acesso, informando que o acesso já está cadastrado no GSAN.
  
-  Verificar se o funcionário, que foi informado como responsável da autorização, têm permissão para esse tipo de operação; +Na funcionalidade de **Atualizar Solicitação de Acessos**o usuário é pesquisado pela matrícula do funcionário. Caso existatodos os dados cadastrados do usuário aparecem na tela e podem ser alteradosinclusive os campos: **Grupo** e **Abrangência**. Quando esses dados do usuário forem atualizados na solicitação de acesso, ele terá a situação alterada para: //Aguardando Autorização//precisando ser autorizado novamente pelo funcionário responsável (o acesso do cliente permanece mesmo até a autorização ser confirmada).
-  Verificar se o usuário, que foi informado para revalidar senha de acessotêm permissão para esse tipo de operação; +
-  Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR ESPECIAL SEGURANÇA), onde esses grupos só serão exibidos para seleção na solicitação de acesso, quando  o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais; +
-  * Solicitar um novo cadastramento de senhaquando tipo do usuário informado na solicitação de acesso for diferente do tipo existente para usuário da solicitação de acesso que está sendo atualizada. (Ex. Alterar o tipo de estagiário para prestador de serviço).+
  
 +O **Usuário responsável** deve revalidar o acesso de todos os usuários subordinados. Ao clicar no //link// que contém o nome do **Usuário**, o sistema exibe a tela acima, que permite fazer alterações das informações exibidas.
  
-====== Atualizar Solicitação de Acesso ======+O sistema exibe as informações cadastradas, permitindo que sejam alterados os dados da solicitação de acesso, excetuando os **dados do solicitante** e do **responsável pela autorização**.
  
 +Na funcionalidade de **Inserir/Atualizar** solicitação de acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (por //nível// ou //grupo// especial), aparecem apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado.
  
-Quando o usuário é cadastrado no GSANrecebe uma senha padrão chamada "gcom".+Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]**, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema faz o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas
  
-Quando o usuário acessar pela primeira vez as funcionalidades do sistema será necessário mudar senha inicialmente disponibilizada.+Por exemplo, no e-mail será acrescentada: //O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE//.
  
-Quando o novo usuário for autorizado pelo seu superior, ele deve receber um e-mail padrão, enviado para o e-mail cadastrado no inserir solicitação de acesso, +Será enviado email para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que  o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso. O sistema realiza uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especialsendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo **Especial Segurança** e emite emailinformando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.  
- +
-informando que o acesso já está cadastrado no GSAN. +
- +
-Na funcionalidade de "Atualizar Solicitação de Acessos", o usuário será pesquisado pela matrícula do funcionário. Caso exista, todos os dados cadastrados do usuário aparecerão na tela podendo ser alterados, inclusive os campos: "Grupo" e "Abrangência". Quando esses dados do usuário forem atualizados na solicitação de acesso, ele terá a situação alterada para "Aguardando +
-Autorização" e precisará ser autorizado novamente pelo funcionário responsável (o acesso do cliente permanece o mesmo até a autorização ser confirmada). +
- +
-O "Usuário responsável" deve revalidar o acesso de todos os usuários subordinados. +
- +
-Ao clicar no hiperlink que contém o nome do **Usuário**, o sistema exibirá a tela "Atualizar Solicitação de Acesso", permitindo fazer alterações das informações exibidas. Para atualizar, clicar no botão {{:ajuda:atualizar.png?nolink|}}|. +
- +
-{{:ajuda:seguranca:segurancaacessoatualizar3.png?nolink|}} +
-\\ +
- +
-O sistema exibirá as informações cadastradas, permitindo que sejam alterados os dados da solicitação de acesso, excetuando os **dados do solicitante** e do **responsável pela autorização**. +
- +
-Na funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (podendo ser por nível ou por grupo especial), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado. +
- +
-Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades "[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]" e "[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]", visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema fará o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas.  +
- +
-Por exemplo, no e-mail será acrescentada: "O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE"+
- +
-Será enviado email para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que  o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso.  +
- +
-O sistema fará uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.  +
      
-Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso. +Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial são habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso. O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança; caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.
  
-O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança, caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema +Foi alterada a crítica que valida data final de cadastro do usuáriopara aceitar ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 (doze) meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado.
  
-Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 (doze) meses, entre a data inicial final do período de cadastramento informado.+Os acessos às funcionalidades **[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]** e **[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]** não são limitados, apenas, para funcionário. O solicitante pode ser um usuário do sistema. Foram alteradas para validar se tipo de usuário que está logado no sistema tem indicação para Inserir Manter solicitação de acesso.
  
-Os acessos às funcionalidades "[[:ajuda:seguranca:Inserir Solicitação de Acesso]]" "[[:ajuda:seguranca:Manter Solicitação de Acesso]]" não serão limitados, apenas, para funcionário. O solicitante poderá ser um usuário do sistemaForam alteradas para validar se o tipo de usuário que está logado no sistema tem indicação para Inserir e Manter solicitação de acesso. +Exemplose o tipo de usuário correspondente a **prestador de serviços** for parametrizado com indicador = //Sim//, o sistema disponibiliza as funcionalidades **Inserir** **Manter** solicitação de acesso para todo usuário do tipo **prestador de serviços**, vinculado ao grupo especial de segurançaO sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.
  
-Exemplo: Se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = "Sim", sistema disponibilizará as funcionalidades Inserir Manter solicitação de acesso para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.+A funcionalidade **Manter Solicitação de Acesso** permite que os novos usuários autorizados sejam criados no banco de dados, e que só sejam liberados no sistema quando esses novos usuários estiverem com o //Login// a //Senha// individuais para acesso (o //Login// e a //Senha// do banco de dados são idênticos ao //Login// e //Senha// do usuário do sistema).
  
 +=== Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso: ===
  
-====== Preenchimento dos Campos ======+  - Verificar se o funcionário informado como responsável da autorização tem permissão para esse tipo de operação; 
 +  - Verificar se o usuário informado para revalidar senha de acesso tem permissão para esse tipo de operação; 
 +  - Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA), para os quais só serão exibidos para seleção na solicitação de acesso, quando o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais; 
 +  - Solicitar um novo cadastramento de senha, quando o tipo do usuário informado na solicitação de acesso for diferente do tipo existente para o usuário da solicitação de acesso que está sendo atualizada. (Ex. alterar o tipo de estagiário para prestador de serviço). 
 +</columns> 
 +\\
  
 +====== Preenchimento dos Campos - Filtro ======
 +^Campo^Preenchimento dos Campos^
 +|Atualizar|Este checkbox é para controle do fluxo de **Manter Solicitação de Acesso**. Quando selecionado e existir apenas um registro a ser atualizado, o sistema direciona para a tela de **Atualizar Solicitação de Acesso**. Caso contrário, o sistema exibe uma lista para seleção do(s) registro(s) a ser(em) atualizado(s).|
 +|**Solicitante:**|  |
 +|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário solicitante do acesso, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|Período de Solicitação|Informe a data de solicitação, no formato dd/mm/aaaa, correspondente a data de inicio e fim do período de solicitação de acesso, ou selecione a data desejada clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo.|
 +|**Responsável pela Autorização:**|  |
 +|Matrícula do Funcionário|O sistema já exibe a matrícula do funcionário responsável pela autorização, podendo ser alterada pelo usuário. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Caso deseje alterar a matrícula exibida pelo sistema, informe a nova matrícula, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado campo e o novo nome será exibido ao lado da matrícula. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|**Dados do Funcionário:**|  |
 +|Empresa|Selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, a empresa a qual o solicitante está vinculado.|
 +|Matrícula do Funcionário|Caso não seja prestador de serviço, informe a matrícula do funcionário, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário prestador de serviço. Caso a matrícula do funcionário seja informado este campo não deverá ser preenchido.|
 +|Unidade de Lotação|Informe a unidade administrativa a qual o usuário solicitante estará lotado, ou selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe a unidade de lotação correspondente a código selecionado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|Situação Solicitação de Acesso|Campo obrigatório - Escolha uma das situações exibidas a serem filtradas.|
 +|Abrangência do Acesso|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Gerência Regional|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Unidade Negócio|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Localidade|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|Login|Informe o //Login// que deverá ser informado no acesso.|
 +|Data de Nascimento|Informe a data de nascimento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, para selecionar a data desejada.|
 +|Tipo de Usuário|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Número do CPF|Informe o número do CPF válido.|
 +|Situação do Usuário|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Nível|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +\\
  
 +====== Preenchimento dos Campos Atualizar ======
 ^Campo^Preenchimento dos Campos^ ^Campo^Preenchimento dos Campos^
 |**Funcionário Solicitante:**|  | |**Funcionário Solicitante:**|  |
-|Matrícula do Funcionário(*)|Campo obrigatório - O sistema trará a matrícula e nome do funcionário que efetuou o login do sistema.| +|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|**Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:**|  | +|**Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:**|  | 
-|Matrícula do Funcionário(*)|Campo obrigatório - O sistema trará a matrícula e nome do superior hierárquico do funcionário solicitante da solicitação do acesso.| +|Matrícula|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Notificar Responsável por E-mail|Escolha a opção "Sim" para o sistema enviar, automaticamente, e-mail notificando superior hierárquico da solicitação de acesso a ser autorizada. A opção "Nãoo e-mail não será enviado.| +|Notificar Responsável por E-mail|Caso a opção informada seja //Sim//, o sistema encaminha um e-mail automático para autorizador, caso seja //Não//, o e-mail não é encaminhado.| 
-|Usuário Responsável por Revalidar as Senhas(*)|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela validação, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibirá o nome correspondente a matrícula inormada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|**Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido:**|  | 
-|**Dados do Usuário:**|  | +|Matrícula/CPF|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome correspondente a matrícula informada. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Tipo de usuário(*)|Campo obrigatório - Deverá ser escolhida uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|**Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos**|  | 
-|Empresa|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e estará disponível para seleção quando o **Tipo de Usuário** for "Prestador de Serviço". Quando se tratar de funcionário, apenas será exibido nome da empresa.| +|Matrícula/CPF|Informe a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema traz o nome correspondente a matrícula informado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário, caso o **Tipo de Usuário** não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|**Dados do Usuário**|  | 
-|Nome do Usuário|O sistema exibe o nome do usuário associado solicitação de acesso.| +|Tipo de usuário|Campo obrigatório - Deve ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema. Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = //Sim//, e o tipo de usuário seja **Prestador de Serviço**, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado. Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem é dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.| 
-|Número do CPF(*)|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.| +|Empresa|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e fica disponível para seleção quando o **Tipo de Usuário** for //Prestador de Serviço//. Quando o usuário for **funcionário**, o campo é exibido, mas não permite alteração.| 
-|Data de Nascimento(*)|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]], ao lado do campo.| +|Matrícula do Funcionário|Informe a matrícula do funcionário, caso o **Tipo de Usuário** não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Unidade de Lotação(*)|Campo obrigatório - Informe unidade administrativa, ou selecione clicando botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. O sistema exibe o nome da unidade de lotação correspondente ao código informado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} que se encontra sob o campo unidade de lotação.| +|Nome do Usuário|Informe o nome do usuário quando o **Tipo de Usuário** for prestador de serviço. Se opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo fica indisponível.| 
-|Usuário(*)|Campo obrigatório - Caso o **Tipo de Usuário** seja "Prestador de Serviço" deverá ser preenchido com o CPF do solicitante de acesso.\\ Caso seja funcionário deverá ser preenchido com a matrícula. Este deve ser o "login" de acesso ao sistema.| +|Número do CPF|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.| 
-|E-mail(*)|Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com um e-mail válido.| +|Data de Nascimento|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**, ao lado do campo.| 
-|Período de Cadastramento(*)|Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com uma data válida, no formato dd/mm/aaaa, correspondente ao inicio e fim do período de cadastramento. Opcionalmente poderá ser escolhida a dataclicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]], lado do campo.| +|Unidade de Lotação|Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
-|Competência para Retificação|Este campo deverá ser preenchido com o número de vezes a média de consumo do imóvel.|+|Login|Campo obrigatório - Caso o **Tipo de Usuário** seja //Prestador de Serviço// deve ser preenchido com o **CPF do solicitante de acesso**. Caso seja funcionário, deve ser preenchido com a matrícula.| 
 +|E-mail|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com um e-mail válido. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
 +|Período de Cadastramento|Campo obrigatório - Deve ser preenchido com as datas de **inicio** e **fim** do período de cadastramento. O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (diamês, ano). Opcionalmente pode ser escolhida a data clicando no botão {{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**ao lado do campo. Este campo pode ser modificado pelo usuário.| 
 +|Competência para Retificação|Este campo deve ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo.|
 |**Acesso do Usuário:**|  | |**Acesso do Usuário:**|  |
-|Abrangência do Acesso(*)|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Abrangência do Acesso|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Gerência Regional|Caso a "Abrangência do Acessoselecionada seja GERÊNCIA REGIONALeste campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Gerência Regional|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **GERÊNCIA REGIONAL** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Unidade de Negócio|Caso a "Abrangência de Acessoselecionada seja UNIDADE DE NEGÓCIOeste campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Unidade de Negócio|Caso a //Abrangência de Acesso// selecionada seja **UNIDADE DE NEGÓCIO** este campo é habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Localidade|Caso a "Abrangência do Acessoselecionada seja LOCALIDADEeste campo será disponibilizado.\\ Informe o código da localidadeou selecionar a localidade clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link [[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]], ao lado do campo. O sistema exibe o nome da localidade correspondente.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo.| +|Localidade|Caso a //Abrangência do Acesso// selecionada seja **LOCALIDADE** este campo é habilitado. Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, //link// **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
-|Nível|Selecionar uma das opções de **grupo de acesso** ao qual o solicitante ficará vinculado.|+|Nível|Selecionar uma das opções de **Grupo de Acesso** ao qual o solicitante fica vinculado.|
 |Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Especial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 +|Permissões Especiais|Neste quadro são disponibilizadas as permissões especiais que podem ser liberadas para o solicitante. Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).|
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Linha 145: Linha 140:
 |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.| |{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.|
 |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.| |{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.|
-|{{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em [[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]] para obter a ajuda da tela do calendário.| +|{{:ajuda:seguranca:calendario.png?nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em **[[:ajuda:pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]** para obter a ajuda da tela do calendário.| 
-|{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.|+|{{:ajuda:limpar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:b_cancelar_.jpg?100|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:filtrar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:remover_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) item(ns) selecionado(s) da base de dados.| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:voltar_f_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:xb_voltar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.|
 |{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| |{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
-|{{:ajuda:cancelar2.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| +|{{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.|
-|{{:ajuda:filtrar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.| +
-|{{:ajuda:atualizar.png?nolink&200|}}|Utilize este botão para efetivar a atualização das modificações efetuadas.| +
-|{{:ajuda:voltar_filtro.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.| +
-|{{:ajuda:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.| +
-|{{:ajuda:remover.png?nolink|}}|Utilize este botão para remover o registro selecionado na lista.|+
  
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 +===== Referências =====
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 +**[[=postgres:seguranca:uc1093|Manter Solicitação de Acesso]]**
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 +==== Termos Principais ====
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 +**[[=ajuda:seguranca:solicitacao_de_acesso|Solicitação de Acesso]]**
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-Clique [[:Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/seguranca/manter_solicitacao_de_acesso.1504141869.txt.gz · Última modificação: 09/07/2018 16:11 (edição externa)