Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


casos_de_uso:conceitos-uc

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
casos_de_uso:conceitos-uc [02/06/2015 20:42] – [Regra Geral] moises.simoescasos_de_uso:conceitos-uc [31/08/2017 01:11] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 +[[:casos_de_uso|{{casos_de_uso:uc-icon.png?nolink&80 |}}]]
 +\\ \\ \\
 ====== Premissas para Especificação e Estimativas de UC ====== ====== Premissas para Especificação e Estimativas de UC ======
  
Linha 4: Linha 6:
  
  **Casos de Uso:**   **Casos de Uso:** 
-  * Trata-se do tipo mais comum de representação de cenários na na fase de elicitação de requisitos, deve descrever o comportamento do sistema em termos de sequência de ações. +  * Trata-se do tipo mais comum de representação de cenários na fase de elicitação de requisitos. Deve descrever o comportamento do sistema em termos de sequência de ações. 
-  * documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator, usuário de um software, que vislumbra completar um processo de negócio.  +  * Documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator, usuário de um software, que vislumbra completar um processo de negócio.  
-  * Um caso de uso representa uma unidade discreta da interação entre um usuário (HOMEM ou DEVICE) e o software. +  * Um caso de uso representa uma unidade discreta da interação entre um usuário (HOMEM ou DISPOSITIVO) e o software. 
-  * Um caso de uso deve ser uma unidade de um trabalho relevante, como: "autenticação no software", "registrar qualquer informação no software" ou ainda "criar pedidos" são, por definição, todos casos de uso. +  * Um caso de uso deve ser unidade de um trabalho relevante, como: "autenticação no software", "registrar qualquer informação no software" ou ainda "criar pedidos" são, por definição, todos casos de uso. 
   * Cada caso de uso tem uma descrição da funcionalidade que será construída no sistema proposto.    * Cada caso de uso tem uma descrição da funcionalidade que será construída no sistema proposto. 
   * Um caso de uso pode "usar" outra funcionalidade de caso de uso ou "estender" outro caso de uso com seu próprio comportamento.   * Um caso de uso pode "usar" outra funcionalidade de caso de uso ou "estender" outro caso de uso com seu próprio comportamento.
Linha 15: Linha 17:
  
  **Relatórios:**  **Relatórios:**
-  - Todo o relatório terá seu filtro contido em um único caso de uso, representado como o fluxo principal. O resultado do filtro será representado como os fluxos secundários, alternativos e de exceção conforme cada situação. +  - **Todo o relatório terá seu filtro contido em um único caso de uso**, representado como o fluxo principal. O resultado do filtro será representado como os fluxos secundários, alternativos e de exceção conforme cada situação. 
-  - Em situações de implementação genérica de filtros, onde filtro pode ser utilizado para mais de um relatórionesse caso filtro será tratado como um **caso de uso exclusivo**Essas situações se justificam para que não haja duplicação de funcionalidadesreduzindo a coesão do sistema. Também para que haja reuso do filtro como caso de uso para novas implementações.+  - Quando a manutenção evolutiva envolve controle de uma nova **Entidade**, o **INSERIR**, **MANTER** e **FILTRAR** representam cada um, um novo caso de uso. Neste caso, o FILTRAR é uma ação que retorna os dados exclusivos da Entidade de referênciae pode ser utilizado por qualquer outro caso de uso do sistema, mantendo o paradigma de orientação a objetos, com resultados diretos na manutenibilidade do sistema, bem como, na redução de custos de manutenção evolutiva com o reaproveitamento dessa função.
  
  **Quantificação:**  **Quantificação:**
casos_de_uso/conceitos-uc.1433277750.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)