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treinamentos:livre:processos:cobranca:processo-macro

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treinamentos:livre:processos:cobranca:processo-macro [04/09/2015 11:30] – [Parâmetros informados] tadeu.sarmentotreinamentos:livre:processos:cobranca:processo-macro [31/08/2017 01:11] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 55: Linha 55:
 No GSAN, os processos das ações de cobrança de débitos dos clientes são realizados por etapa, consistindo em um conjunto de atividades e procedimentos que visam ao recebimento dos débitos de clientes em situação irregular com o serviço fornecido pela companhia de água. A intenção é a de aperfeiçoar as ações de cobrança existentes, o processo de corte, a fiscalização dos imóveis com ramais cortados e suprimidos, e a atualização das informações nas bases de dados do sistema pela empresa prestadora de serviço das ações de cobrança. No GSAN, os processos das ações de cobrança de débitos dos clientes são realizados por etapa, consistindo em um conjunto de atividades e procedimentos que visam ao recebimento dos débitos de clientes em situação irregular com o serviço fornecido pela companhia de água. A intenção é a de aperfeiçoar as ações de cobrança existentes, o processo de corte, a fiscalização dos imóveis com ramais cortados e suprimidos, e a atualização das informações nas bases de dados do sistema pela empresa prestadora de serviço das ações de cobrança.
  
-==== Ciclo de cobrança macro ====+==== Modelo Macro do Processo ==== 
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 +Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de cobrança. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho. 
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 +{{:treinamentos:livre:processos:cobranca:modelagem_cobranca_acao_cobranca_macro.jpg?1600|}} 
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 +==== Descrição do processo ==== 
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 +Agora vamos detalhar o fluxo das etapas do processo macro visualizado no tópico anterior, indicando o papel de cada usuário responsável por executar cada etapa. 
 + 
 +  - Através do cadastro manual da atividade de cobrança informamos detalhadamente as atividades de uma cobrança que serão realizadas (**Menu: Cobrança - Atividade de Cobrança - Inserir Atividade de Cobrança**). 
 +  - Depois, indicamos os critérios de cobrança, que nada mais são que as normas utilizadas pela empresa de saneamento de água e esgoto para efetuar a cobrança devida dos débitos dos clientes associados aos imóveis (**Menu: Cobrança - Critérios de Cobrança - Inserir Critérios de Cobrança**). 
 +  - Agora criamos ou mantemos a ação de cobrança para que posteriormente seja realizada sua execução. Essa funcionalidade é responsável por determinar ações a serem tomadas para promover o recebimento dos débitos (**Menu: Cobrança - Ação de Cobrança - Inserir Ação de Cobrança**). 
 +  - Depois que esses passos são realizados é necessário comandar a ação de cobrança. Essa funcionalidade permite comandar a execução da ação de cobrança e suas respectivas atividades, previamente cadastradas no GSAN (**Menu: Cobrança - Comando de Atividade de Ação de Cobrança - Inserir Comando de Atividade de Ação de Cobrança**). 
 +  - Os comandos podem ser executados por um fluxo predeterminado em um cronograma ou de forma eventual. 
 +  - Quando consideramos o comando da ação de cobrança por cronograma, as execuções efetuadas serão realizadas seguindo uma ordem, ou seja, seguindo um cronograma preexistente (**Menu - Cobrança - Cronograma de Cobrança  - Manter Cronograma de Cobrança**). 
 +  - Quando a necessidade de executar ações de cobrança determinadas não é planejada previamente, é denominada como eventual (**Menu - Cobrança - Cronograma de Cobrança  - Inserir Cronograma de Cobrança**). 
 +  - Só a partir da seleção do “Processo Comando de Cobrança”, na tela “Iniciar Processo” (**Menu: Batch - Autorizar Relatórios\Processos Batch**), é que todas as atividades programadas anteriormente são executadas. 
 +  - Por fim, todos os documentos associado à ação de cobrança são emitidos após o início do processo macro de cobrança e gerados no Batch, podendo ser consultados e impressos por meio da tela “Exibir Status de Relatório” (**Menu: Batch - Exibir Status de Relatório**). 
 +  - Cada documento emitido dá início a um fluxo diferente de processo de cobrança, como veremos a seguir. 
 + 
 +==== Ciclo de Cobrança Macro ====
  
 Parametrizadas as atividades e os critérios, é iniciado o processo de cobrança no GSAN, mediante os critérios disponíveis nas funcionalidades. As atividades de cobrança começam quando o documento faturado do cliente (que pode ser tanto uma conta mensal quanto uma guia de pagamento) é enviado e, posteriormente, identificado que ultrapassou o prazo do vencimento para a efetivação do pagamento. No GSAN, o prazo de tolerância é parametrizado por meio do parâmetro **Número de dias entre o vencimento e o início da Cobrança**, disponível no caminho: **Menu - Cadastro - Sistema Parâmetro - Informar Parâmetros do Sistema - Aba Medição/Cobrança**. Parametrizadas as atividades e os critérios, é iniciado o processo de cobrança no GSAN, mediante os critérios disponíveis nas funcionalidades. As atividades de cobrança começam quando o documento faturado do cliente (que pode ser tanto uma conta mensal quanto uma guia de pagamento) é enviado e, posteriormente, identificado que ultrapassou o prazo do vencimento para a efetivação do pagamento. No GSAN, o prazo de tolerância é parametrizado por meio do parâmetro **Número de dias entre o vencimento e o início da Cobrança**, disponível no caminho: **Menu - Cadastro - Sistema Parâmetro - Informar Parâmetros do Sistema - Aba Medição/Cobrança**.
  
-==== Cadastramento prévio ====+==== Cadastramento Prévio ====
  
-Para o bom desempenho do processo de cobrança, é necessária a inclusão prévia de três cadastros, cujas informações são requisitos básicos para o funcionamento eficaz de todo o ciclo da cobrança macro. São eles:+Para o bom desempenho do processo de cobrança macro, é necessária a inclusão prévia de três cadastros, cujas informações são requisitos básicos para o funcionamento eficaz de todo o ciclo da cobrança macro. São eles:
  
   - Atividade de cobrança - Tarefas executadas no comando das ações de cobrança. Exemplos: simular, gerar e executar.   - Atividade de cobrança - Tarefas executadas no comando das ações de cobrança. Exemplos: simular, gerar e executar.
Linha 81: Linha 102:
   - Acréscimo por impontualidade de parcelamento de contas em cobrança administrativa;   - Acréscimo por impontualidade de parcelamento de contas em cobrança administrativa;
   - Juros do parcelamento de contas em cobrança administrativa.   - Juros do parcelamento de contas em cobrança administrativa.
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-==== Modelo Macro do Processo ==== 
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-Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de cobrança. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho. 
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-{{:treinamentos:livre:processos:cobranca:modelagem_cobranca_acao_cobranca_macro.jpg?1600|}} 
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-==== Descrição do processo ==== 
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-Agora vamos detalhar o fluxo das etapas do processo macro visualizado no tópico anterior, indicando o papel de cada usuário responsável por executar cada etapa. 
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-  - Através do cadastro manual da atividade de cobrança informamos detalhadamente as atividades de uma cobrança que serão realizadas (**Menu: Cobrança - Atividade de Cobrança - Inserir Atividade de Cobrança**). 
-  - Depois, indicamos os critérios de cobrança, que nada mais são que as normas utilizadas pela empresa de saneamento de água e esgoto para efetuar a cobrança devida dos débitos dos clientes associados aos imóveis (**Menu: Cobrança - Critérios de Cobrança - Inserir Critérios de Cobrança**). 
-  - Agora criamos ou mantemos a ação de cobrança para que posteriormente seja realizada sua execução. Essa funcionalidade é responsável por determinar ações a serem tomadas para promover o recebimento dos débitos (**Menu: Cobrança - Ação de Cobrança - Inserir Ação de Cobrança**). 
-  - Depois que esses passos são realizados é necessário comandar a ação de cobrança. Essa funcionalidade permite comandar a execução da ação de cobrança e suas respectivas atividades, previamente cadastradas no GSAN (**Menu: Cobrança - Comando de Atividade de Ação de Cobrança - Inserir Comando de Atividade de Ação de Cobrança**). 
-  - Os comandos podem ser executados por um fluxo predeterminado em um cronograma ou de forma eventual. 
-  - Quando consideramos o comando da ação de cobrança por cronograma, as execuções efetuadas serão realizadas seguindo uma ordem, ou seja, seguindo um cronograma preexistente (**Menu - Cobrança - Cronograma de Cobrança  - Manter Cronograma de Cobrança**). 
-  - Quando a necessidade de executar ações de cobrança determinadas não é planejada previamente, é denominada como eventual (**Menu - Cobrança - Cronograma de Cobrança  - Inserir Cronograma de Cobrança**). 
-  - Só a partir da seleção do “Processo Comando de Cobrança”, na tela “Iniciar Processo” (**Menu: Batch - Autorizar Relatórios\Processos Batch**), é que todas as atividades programadas anteriormente são executadas. 
-  - Por fim, todos os documentos associado à ação de cobrança são emitidos após o início do processo macro de cobrança e gerados no Batch, podendo ser consultados e impressos por meio da tela “Exibir Status de Relatório” (**Menu: Batch - Exibir Status de Relatório**). 
-  - Cada documento emitido dá início a um fluxo diferente de processo de cobrança, como veremos a seguir. 
  
 ===== Módulo 2: Tipos de Ações de Cobrança: Negativação ===== ===== Módulo 2: Tipos de Ações de Cobrança: Negativação =====
  
 Depois de analisarmos a ação de cobrança de forma macro, vamos analisar agora os cinco tipos de ações de cobrança mais utilizados em uma companhia de água e esgoto. A etapa inicial dessas ações são os documentos emitidos no processo macro. São elas: **a negativação, o aviso de corte/ordem de corte, a carta com opção de parcelamento, a cobrança bancária e a cobrança administrativa**. Lembrando que ações de cobrança são procedimentos adotados para resgatar valores devidos pelos clientes. Depois de analisarmos a ação de cobrança de forma macro, vamos analisar agora os cinco tipos de ações de cobrança mais utilizados em uma companhia de água e esgoto. A etapa inicial dessas ações são os documentos emitidos no processo macro. São elas: **a negativação, o aviso de corte/ordem de corte, a carta com opção de parcelamento, a cobrança bancária e a cobrança administrativa**. Lembrando que ações de cobrança são procedimentos adotados para resgatar valores devidos pelos clientes.
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-==== Ciclo de ação de negativação ==== 
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-É quando a empresa seleciona, conforme parâmetros internos, os imóveis que serão negativados pelos órgãos de proteção ao crédito. A ideia é induzir ao pagamento o mais breve possível, uma vez que a negativação impõe restrições de crédito ao devedor. 
  
 ==== Modelo do processo de ação de negativação ==== ==== Modelo do processo de ação de negativação ====
Linha 125: Linha 121:
   - Em seguida, o órgão negativador realiza os registros do cliente/imóvel.   - Em seguida, o órgão negativador realiza os registros do cliente/imóvel.
   - Após o processo de negativação, o órgão negativador passa a mandar um arquivo para a companhia, confirmando os imóveis registrados. A confirmação ou não da negativação do cliente por parte da empresa finaliza o processo.   - Após o processo de negativação, o órgão negativador passa a mandar um arquivo para a companhia, confirmando os imóveis registrados. A confirmação ou não da negativação do cliente por parte da empresa finaliza o processo.
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 +==== Ciclo de Ação de Negativação ====
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 +É quando a empresa seleciona, conforme parâmetros internos, os imóveis que serão negativados pelos órgãos de proteção ao crédito. A ideia é induzir ao pagamento o mais breve possível, uma vez que a negativação impõe restrições de crédito ao devedor.
  
 ===== Módulo 3: Tipos de Ações de Cobrança: Cobrança Bancária ===== ===== Módulo 3: Tipos de Ações de Cobrança: Cobrança Bancária =====
Linha 130: Linha 130:
 Esta ação permite que a cobrança da companhia de água seja realizada mediante um arrecadador (banco) contratado, responsável por executar as cobranças selecionadas no GSAN possibilitando mais agilidade, controle, automatização e dinâmica nos processos. Esta ação permite que a cobrança da companhia de água seja realizada mediante um arrecadador (banco) contratado, responsável por executar as cobranças selecionadas no GSAN possibilitando mais agilidade, controle, automatização e dinâmica nos processos.
  
-==== Modelo do processo de ação de cobrança bancária ====+==== Modelo do Processo de Ação de Cobrança Bancária ====
  
 Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de ação de cobrança bancária. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho. Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de ação de cobrança bancária. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho.
 {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:modelagem_cobranca_acao_cobranca_bancaria.jpg?1400|}} {{:treinamentos:livre:processos:cobranca:modelagem_cobranca_acao_cobranca_bancaria.jpg?1400|}}
  
-==== Descrição do processo ====+==== Descrição do Processo ====
  
 Agora vamos detalhar o fluxo das etapas do processo macro visualizado no tópico anterior, indicando o papel de cada usuário responsável por executar cada etapa. Agora vamos detalhar o fluxo das etapas do processo macro visualizado no tópico anterior, indicando o papel de cada usuário responsável por executar cada etapa.
Linha 147: Linha 147:
 Nessa ação, a cobrança é realizada por meio de cartas de cobranças que induzem os clientes em situação de cobrança a efetivar o pagamento com opções de facilidades e descontos. Nessa ação, a cobrança é realizada por meio de cartas de cobranças que induzem os clientes em situação de cobrança a efetivar o pagamento com opções de facilidades e descontos.
  
-==== Modelo do processo de ação de carta com opção de parcelamento ====+==== Modelo do Processo de Ação de Carta com Opção de Parcelamento ====
  
 Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de ação de carta com opção de parcelamento. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho. Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de ação de carta com opção de parcelamento. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho.
Linha 163: Linha 163:
 Com essa ação, antes de suspender o fornecimento de água e saneamento de esgoto, a companhia de água emite uma carta de aviso indicando os débitos em aberto e a informação de que, caso não sejam sanados, o corte será realizado. Com essa ação, antes de suspender o fornecimento de água e saneamento de esgoto, a companhia de água emite uma carta de aviso indicando os débitos em aberto e a informação de que, caso não sejam sanados, o corte será realizado.
  
-==== Modelo do processo de ação de aviso de corte\ordem de corte ====+==== Modelo do Processo de Ação de Aviso de Corte\Ordem de Corte ====
  
 Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de ação de aviso de corte\ordem de corte. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho. Na imagem abaixo, apresentamos uma visão geral para facilitar o entendimento do processo de ação de aviso de corte\ordem de corte. Clique sobre a imagem para aumentar seu tamanho.
Linha 169: Linha 169:
  
  
-==== Descrição do processo ====+==== Descrição do Processo ====
  
 Agora vamos detalhar o fluxo das etapas do processo macro visualizado no tópico anterior, indicando o papel de cada usuário responsável por executar cada etapa. Agora vamos detalhar o fluxo das etapas do processo macro visualizado no tópico anterior, indicando o papel de cada usuário responsável por executar cada etapa.
Linha 201: Linha 201:
   - Terceirizada - O caminho para o sucesso dessa ação é a efetivação do pagamento do débito negociado ou cobrado. Significa que o arrecadador recebe o valor e gera movimentos para enviar à empresa de fornecimento de água.   - Terceirizada - O caminho para o sucesso dessa ação é a efetivação do pagamento do débito negociado ou cobrado. Significa que o arrecadador recebe o valor e gera movimentos para enviar à empresa de fornecimento de água.
   - Arrecadação - Ao receber os registros do valor arrecadado, o sistema passa a tratar os pagamentos do processo de arrecadação, classificando os pagamentos. Assim, o valor percentual da remuneração, acordado no contrato, será classificado de forma diferenciada dos pagamentos normais. Ao passo que o tratamento é realizado, essa operação envia dados para atualizar a situação do imóvel, que passa de situação de cobrança para normal. Em seguida, é realizada a remuneração da empresa de acordo com o contrato, finalizando o processo de cobrança administrativa.   - Arrecadação - Ao receber os registros do valor arrecadado, o sistema passa a tratar os pagamentos do processo de arrecadação, classificando os pagamentos. Assim, o valor percentual da remuneração, acordado no contrato, será classificado de forma diferenciada dos pagamentos normais. Ao passo que o tratamento é realizado, essa operação envia dados para atualizar a situação do imóvel, que passa de situação de cobrança para normal. Em seguida, é realizada a remuneração da empresa de acordo com o contrato, finalizando o processo de cobrança administrativa.
-[[treinamentos:livre:processos:cobranca|<< Voltar]]+\\  
 +E com a descrição do processo de **Tipos de Ações de Cobrança** concluímos o **Guia Geral de Processos de Negócios - Cobrança**. Para mais detalhes sobre o módulo, clique **[[=ajuda:cobranca|aqui]]**. 
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 +[[treinamentos:livre|<< Voltar]]
  
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treinamentos/livre/processos/cobranca/processo-macro.1441366217.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)