Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


treinamentos:livre:processos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
treinamentos:livre:processos [15/04/2015 00:48] moises.simoestreinamentos:livre:processos [29/04/2020 17:26] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
-{{treinamentos:treinamento_e_suporte.png?90 |}}+[[:treinamentos|{{treinamentos:treinamento_e_suporte.png?90 |}}]]
 <html><br><br><br><br></html> <html><br><br><br><br></html>
-<WRAP center round box 60%>+====== Guia Geral de Processos de Negócios  ====== 
 + 
 +===== Introdução ao Guia Geral de Processos ===== 
 + 
 +Para que as implantações do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento ([[=ajuda:pagina_inicial|GSAN]]) sejam cada vez mais eficientes e eficazes, é necessário que o conhecimento de todas as funcionalidades oferecidas pela ferramenta esteja disponível de uma maneira geral, em uma abordagem de processos de negócios. 
 + 
 +A eficiência e a eficácia dos processos nas organizações têm como premissa o fácil acesso ao conhecimento dos seus requisitos, processos, subprocessos e configurações essenciais. Nesse contexto, este **Guia Geral de Processos** abordará as etapas de gestão do GSAN. Partiremos de uma visão macro de modelagem de processos com vista ao alcance de resultados. 
 + 
 +Estimamos que esses resultados alcançados sejam um conhecimento macro das normas e dos conhecimentos mediante os quais um processo é realizado no GSAN; um conhecimento geral do processo, capaz de identificar suas sequências no fluxo do GSAN, bem como os cadastros e as configurações que influenciam cada etapa, além de um conhecimento geral da entrada e saída de cada processo, e sua dependência ou relacionamento com outros processos do GSAN. 
 + 
 +===== O que é um processo de negócio? ===== 
 + 
 +É um conjunto de atividades realizadas em uma sequência específica. Tem como objetivo viabilizar a produção de um bem ou serviço que agregue valor ao cliente. Além disso, um conjunto de processos de negócio representa de que modo a empresa funciona e produz seus resultados. 
 + 
 +Nesse sentido, nosso **Guia Geral de Processos** apresenta uma visão orientada a processos, direcionada à realidade externa e apresentando uma visão geral de todas as partes da empresa, com fins de atender às necessidades do cliente. É uma visão funcional orientada a atividades colaborativas, mas sem a necessidade de interação de todas as partes relacionadas à atividade. 
 + 
 +===== Organização do Guia Geral de Processos  ===== 
 + 
 +O GSAN foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar operações comerciais de empresas de distribuição de água e saneamento. É dividido em treze módulos de funcionalidades: [[=ajuda:financeiro|Contábil]], [[=ajuda:cadastro|Cadastro]], [[=ajuda:cobranca|Cobrança]], [[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]], [[=ajuda:arrecadacao|Arrecadação]], [[=ajuda:faturamento|Faturamento]], [[=ajuda:financeiro|Financeiro]], [[=ajuda:relatorio|Relatórios]], [[=ajuda:micromedicao|Micromedição]], [[=ajuda:seguranca|Segurança]], [[=ajuda:batch|Batch]], [[=ajuda:operacional|Operacional]] e [[=ajuda:gerencial|Gerencial]]. 
 + 
 +Nossos guias gerais de processos contêm a descrição das seis principais macrofunções do GSAN: **Contábil**, **Arrecadação**, **Micromedição**, **Faturamento**, **Cobrança** e **Atendimento ao Público**, cada qual com um guia específico. 
 + 
 +Assim, cada guia geral de processos descreve um único fluxo de funcionalidades conforme as seguintes etapas: apresentação dos conceitos, cadastros básicos, parâmetros, modelagem do processo (que é a exibição do mapa do processo) e seu descritivo (ou detalhamento do mapa do processo através da descrição do fluxo visualizado). O descritivo deve conter quais ações são automatizadas no GSAN e quais são executadas manualmente. 
 + 
 +Outros itens podem ser adicionados sempre que a execução do processo e suas configurações necessitarem. 
 + 
 +===== Metodologia dos modelos de processo ===== 
 + 
 +A metodologia adotada para a modelagem dos processos do guia geral de processos é a **Business Process Management** (BPM). O BPM é uma abordagem disciplinar que identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e otimiza processos de negócios, sejam eles automatizados ou não. A meta é alcançar resultados consistentes, alinhados aos objetivos estratégicos da organização. 
 + 
 + 
 +<WRAP center round box 80%>
 |  ** Treinamentos nos Processos de Negócio **  |||| |  ** Treinamentos nos Processos de Negócio **  ||||
-|  [[treinamentos:video-aulas:arrecadacao|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:arrecadacao|ARRECADAÇÃO]]  |  [[treinamentos:video-aulas:atendimento|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:atendimento|ATENDIMENTO]]  |  [[treinamentos:video-aulas:cadastro|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:cadastro|CADASTRO]]  |  [[treinamentos:video-aulas:cobranca|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:cobranca|COBRANÇA]]  |  +|  [[treinamentos:livre:processo:arrecadacao|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:arrecadacao|ARRECADAÇÃO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:atendimento|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:atendimento|ATENDIMENTO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:cadastro|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:cadastro|CADASTRO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:cobranca|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:cobranca|COBRANÇA]]  |  
-|  [[treinamentos:video-aulas:gerencial|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:gerencial|GERENCIAL]]  |  [[treinamentos:video-aulas:loja-virtual|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:loja-virtual|LOJA VIRTUAL]]  |  [[treinamentos:video-aulas:micromedicao|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:micromedicao|MICROMEDIÇÃO]]  |  [[treinamentos:video-aulas:batch|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:batch|BATCH]]  |  +|  [[treinamentos:livre:processos:gerencial|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:gerencial|GERENCIAL]]  |  [[treinamentos:livre:processos:loja-virtual|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:loja-virtual|LOJA VIRTUAL]]  |  [[treinamentos:livre:processos:micromedicao|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:micromedicao|MICROMEDIÇÃO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:batch|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:batch|BATCH]]  |  
-|  [[treinamentos:video-aulas:faturamento|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:faturamento|FATURAMENTO]]  |  [[treinamentos:video-aulas:seguranca|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:seguranca|SEGURANÇA]]  |  [[treinamentos:video-aulas:financeiro|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:financeiro|FINANCEIRO]]  |  [[treinamentos:video-aulas:relatorios|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:relatorios|RELATÓRIOS]]  |  +|  [[treinamentos:livre:processos:faturamento|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:faturamento|FATURAMENTO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:seguranca|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:seguranca|SEGURANÇA]]  |  [[treinamentos:livre:processos:financeiro|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:financeiro|FINANCEIRO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:relatorios|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:relatorios|RELATÓRIOS]]  |  
-|  [[treinamentos:video-aulas:operacional|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:operacional|OPERACIONAL]]  ||  [[treinamentos:video-aulas:mobile|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:video-aulas:mobile|MOBILE]]  ||+|  [[treinamentos:livre:processos:mobile|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:mobile|MOBILE]]  |  [[treinamentos:livre:processos:operacional|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:operacional|OPERACIONAL]]  |  [[treinamentos:livre:processos:da|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:da|DÍVIDA ATIVA]]  |  [[treinamentos:livre:processos:processos-juridicos|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:processos-juridicos|PROCESSOS JURÍDICOS]]  |  
 +| [[treinamentos:livre:processos:autoleitura|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:autoleitura|AUTOLEITURA]] |
 </WRAP> </WRAP>
 +
 +[[treinamentos:livre|<< Voltar]]
treinamentos/livre/processos.1429058885.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)