Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


treinamentos:livre:processos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
treinamentos:livre:processos [01/07/2015 18:04] – Retirar referências ao Guia Arrecadação, generalizando a introdução. tadeu.sarmentotreinamentos:livre:processos [29/04/2020 17:26] (atual) tadeu.sarmento
Linha 5: Linha 5:
 ===== Introdução ao Guia Geral de Processos ===== ===== Introdução ao Guia Geral de Processos =====
  
-Para que as implantações do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN) sejam cada vez mais eficientes e eficazes, é necessário que o conhecimento de todas as funcionalidades oferecidas pela ferramenta esteja disponível de uma maneira geral, em uma abordagem de processos de negócios.+Para que as implantações do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento ([[=ajuda:pagina_inicial|GSAN]]) sejam cada vez mais eficientes e eficazes, é necessário que o conhecimento de todas as funcionalidades oferecidas pela ferramenta esteja disponível de uma maneira geral, em uma abordagem de processos de negócios.
  
 A eficiência e a eficácia dos processos nas organizações têm como premissa o fácil acesso ao conhecimento dos seus requisitos, processos, subprocessos e configurações essenciais. Nesse contexto, este **Guia Geral de Processos** abordará as etapas de gestão do GSAN. Partiremos de uma visão macro de modelagem de processos com vista ao alcance de resultados. A eficiência e a eficácia dos processos nas organizações têm como premissa o fácil acesso ao conhecimento dos seus requisitos, processos, subprocessos e configurações essenciais. Nesse contexto, este **Guia Geral de Processos** abordará as etapas de gestão do GSAN. Partiremos de uma visão macro de modelagem de processos com vista ao alcance de resultados.
  
-Estimamos que esses resultados alcançados sejam um conhecimento macro das normas e dos conhecimentos mediante os quais um processo é realizado no GSAN; um conhecimento geral do processo, capaz de identificar suas sequências no fluxo do GSAN, bem como os cadastros e as configurações que influenciam cada etapa um conhecimento geral da entrada e saída de cada processo, bem como de sua dependência ou relacionamento com outros processos do GSAN.+Estimamos que esses resultados alcançados sejam um conhecimento macro das normas e dos conhecimentos mediante os quais um processo é realizado no GSAN; um conhecimento geral do processo, capaz de identificar suas sequências no fluxo do GSAN, bem como os cadastros e as configurações que influenciam cada etapa, além de um conhecimento geral da entrada e saída de cada processo, sua dependência ou relacionamento com outros processos do GSAN.
  
 ===== O que é um processo de negócio? ===== ===== O que é um processo de negócio? =====
Linha 19: Linha 19:
 ===== Organização do Guia Geral de Processos  ===== ===== Organização do Guia Geral de Processos  =====
  
-O GSAN foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar operações comerciais de empresas de distribuição de água e saneamento. É dividido em treze módulos de funcionalidades: Contábil, Cadastro, Cobrança, Atendimento ao Público, Arrecadação, Faturamento, Financeiro, Relatórios, Micromedição, Segurança, Batch, Operacional e Gerencial.+O GSAN foi desenvolvido com o objetivo de gerenciar operações comerciais de empresas de distribuição de água e saneamento. É dividido em treze módulos de funcionalidades: [[=ajuda:financeiro|Contábil]][[=ajuda:cadastro|Cadastro]][[=ajuda:cobranca|Cobrança]][[=ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]][[=ajuda:arrecadacao|Arrecadação]][[=ajuda:faturamento|Faturamento]][[=ajuda:financeiro|Financeiro]][[=ajuda:relatorio|Relatórios]][[=ajuda:micromedicao|Micromedição]][[=ajuda:seguranca|Segurança]][[=ajuda:batch|Batch]][[=ajuda:operacional|Operacional]] [[=ajuda:gerencial|Gerencial]].
  
-Nossos guias gerais de processos contêm a descrição das cinco principais macrofunções do GSAN: Arrecadação, Micromedição, Faturamento, Cobrança e Atendimento ao Público, cada qual com um guia específico.+Nossos guias gerais de processos contêm a descrição das seis principais macrofunções do GSAN: **Contábil**, **Arrecadação****Micromedição****Faturamento****Cobrança** **Atendimento ao Público**, cada qual com um guia específico.
  
 Assim, cada guia geral de processos descreve um único fluxo de funcionalidades conforme as seguintes etapas: apresentação dos conceitos, cadastros básicos, parâmetros, modelagem do processo (que é a exibição do mapa do processo) e seu descritivo (ou detalhamento do mapa do processo através da descrição do fluxo visualizado). O descritivo deve conter quais ações são automatizadas no GSAN e quais são executadas manualmente. Assim, cada guia geral de processos descreve um único fluxo de funcionalidades conforme as seguintes etapas: apresentação dos conceitos, cadastros básicos, parâmetros, modelagem do processo (que é a exibição do mapa do processo) e seu descritivo (ou detalhamento do mapa do processo através da descrição do fluxo visualizado). O descritivo deve conter quais ações são automatizadas no GSAN e quais são executadas manualmente.
Linha 31: Linha 31:
 A metodologia adotada para a modelagem dos processos do guia geral de processos é a **Business Process Management** (BPM). O BPM é uma abordagem disciplinar que identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e otimiza processos de negócios, sejam eles automatizados ou não. A meta é alcançar resultados consistentes, alinhados aos objetivos estratégicos da organização. A metodologia adotada para a modelagem dos processos do guia geral de processos é a **Business Process Management** (BPM). O BPM é uma abordagem disciplinar que identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e otimiza processos de negócios, sejam eles automatizados ou não. A meta é alcançar resultados consistentes, alinhados aos objetivos estratégicos da organização.
  
-==== Notação padrão utilizada neste módulo ==== 
  
-"Notação" é uma representação gráfica das etapas de trabalho de um processo. A notação padrão que adotaremos é a **Business Process Modeling Notation** (BPMN), uma linguagem padrão internacional utilizada para o mapeamento de processos, na intenção de facilitar seu entendimento geral por meio de uma comunicação visual acessível a qualquer pessoa. A intenção é diminuir as lacunas entre a instituição dos processos de negócio e sua implementação, permitindo que processos sejam executados sem abstrações que gerem múltiplas interpretações sobre seu funcionamento. Em nossos Guias, utilizaremos a notação a seguir: +<WRAP center round box 80%>
- +
-^ **Símbolo** ^ **Elemento** ^ **Descrição** ^ +
-|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:inicio_processo.jpg?nolink|}}|Evento.| Evento que ocorre, dando início ao processo.| +
-|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:eventointermediario.jpg?nolink|}}|Evento.|Evento intermediário, indicando uma etapa que ocorre durante o processo e que pode afetar seu fluxo.| +
-|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:passo.jpg?nolink|}}| Atividade.| Passo do processo.| +
-| {{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:passoautomatico.jpg?nolink|}}| Atividade.| Passo do processo executado automaticamente.| +
-|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:passomanual.jpg?nolink|}}| Atividade.| Passo do processo executado manualmente.| +
-|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:sequencia_processo.jpg?nolink|}}| Conexão sequencial.| Identifica a ordem em que as atividades do fluxo serão executadas.| +
-|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:sequencia_pontilhada_processo.jpg?nolink|}}| Conexão sequencial.| Identifica uma segunda atividade, acionada por uma atividade principal dentro do fluxo.| +
-|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:documento.jpg?nolink|}}| Artefato.| Elemento que produz mais informações sobre o processo, não necessariamente estando associado ao fluxo principal. Exemplo: um documento produzido em determinada etapa do processo.| +
-|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:decisao.jpg?nolink|}}| Decisão.| Indica o controle dos pontos de convergência e divergência no fluxo, indicando duas ou mais direções possíveis.| +
-|{{:treinamentos:livre:processos:arrecadacao:fim_processo.jpg?nolink|}}| Evento.| Evento que finaliza o processo.| +
- +
-<WRAP center round box 60%>+
 |  ** Treinamentos nos Processos de Negócio **  |||| |  ** Treinamentos nos Processos de Negócio **  ||||
 |  [[treinamentos:livre:processo:arrecadacao|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:arrecadacao|ARRECADAÇÃO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:atendimento|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:atendimento|ATENDIMENTO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:cadastro|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:cadastro|CADASTRO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:cobranca|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:cobranca|COBRANÇA]]  |  [[treinamentos:livre:processo:arrecadacao|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:arrecadacao|ARRECADAÇÃO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:atendimento|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:atendimento|ATENDIMENTO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:cadastro|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:cadastro|CADASTRO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:cobranca|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:cobranca|COBRANÇA]] 
 |  [[treinamentos:livre:processos:gerencial|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:gerencial|GERENCIAL]]  |  [[treinamentos:livre:processos:loja-virtual|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:loja-virtual|LOJA VIRTUAL]]  |  [[treinamentos:livre:processos:micromedicao|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:micromedicao|MICROMEDIÇÃO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:batch|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:batch|BATCH]]  |  [[treinamentos:livre:processos:gerencial|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:gerencial|GERENCIAL]]  |  [[treinamentos:livre:processos:loja-virtual|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:loja-virtual|LOJA VIRTUAL]]  |  [[treinamentos:livre:processos:micromedicao|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:micromedicao|MICROMEDIÇÃO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:batch|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:batch|BATCH]] 
 |  [[treinamentos:livre:processos:faturamento|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:faturamento|FATURAMENTO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:seguranca|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:seguranca|SEGURANÇA]]  |  [[treinamentos:livre:processos:financeiro|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:financeiro|FINANCEIRO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:relatorios|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:relatorios|RELATÓRIOS]]  |  [[treinamentos:livre:processos:faturamento|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:faturamento|FATURAMENTO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:seguranca|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:seguranca|SEGURANÇA]]  |  [[treinamentos:livre:processos:financeiro|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:financeiro|FINANCEIRO]]  |  [[treinamentos:livre:processos:relatorios|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:relatorios|RELATÓRIOS]] 
-|  [[treinamentos:livre:processos:operacional|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:operacional|OPERACIONAL]]  ||  [[treinamentos:livre:processos:mobile|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:mobile|MOBILE]]  ||+|  [[treinamentos:livre:processos:mobile|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:mobile|MOBILE]]  |  [[treinamentos:livre:processos:operacional|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:operacional|OPERACIONAL]]  [[treinamentos:livre:processos:da|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:da|DÍVIDA ATIVA]]  |  [[treinamentos:livre:processos:processos-juridicos|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:processos-juridicos|PROCESSOS JURÍDICOS]]  |  
 +| [[treinamentos:livre:processos:autoleitura|{{ :treinamentos:bpm-logo.png?nolink&60 |}}]][[treinamentos:livre:processos:autoleitura|AUTOLEITURA]] |
 </WRAP> </WRAP>
  
 [[treinamentos:livre|<< Voltar]] [[treinamentos:livre|<< Voltar]]
treinamentos/livre/processos.1435773874.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)