====== Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais ====== Esta opção do sistema permite a inserção de um "Registro de Atendimento", podendo ser acessada no caminho [[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]] > Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais. Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em abas: * **Dados Gerais**: Para que você informe os dados gerais do atendimento. * **Local Ocorrência**: Para que você informe os dados do local da ocorrência do "Registro de Atendimento". * **Solicitante**: Para que você informe os dados do solicitante do atendimento. * **Anexos**: Contém os anexos correspondentes ao registro de atendimento. Não será permitida a abertura de RA para um imóvel que esteja associado a **Cliente Usuário Desconhecido**, exceto serviços associados a alterações cadastrais. Na funcionalidade de "[[:ajuda:Inserir Imóvel]]" poderá associar um imóvel - que possua tanto a situação da ligação de água quanto à de esgoto, na condição de potencial ou factível - ao cliente cadastrado como "Cliente Usuário Desconhecido", cujo código será informado na tabela de sistema parâmetros. Nas inclusões de imóveis, quando o cliente usuário não for informado, o sistema, automaticamente, associará o imóvel a esse código de cliente. Para automatizar o processo de trâmite dos registros de atendimento de esgoto, não há necessidade da unidade ser informada pelo usuário, o sistema tratará como segue: == Para tramitação de esgoto: == * Caso o RA possua a matrícula do imóvel, o sistema verifica se a quadra desta matrícula está associada a uma divisão de esgoto. Caso positivo, será feito o trâmite automático para a unidade desta divisão. Caso negativo, será tramitado para a unidade da divisão associada à localidade desta matrícula; * Caso o RA não possua matrícula de imóvel, o sistema tramita para a unidade da divisão associada a localidade do endereço; * Caso a unidade de sugestão não permita tramitação, o sistema informará uma mensagem "Abertura de RA não foi permitida para unidade de sugestão (Unidade Selecionada)". Na funcionalidade "[[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]" foi criado o indicador "Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro". As funcionalidades "Inserir/Atualizar Registro Atendimento" e "Emissão de Ordens Seletivas" foram alteradas para identificar esse parâmetro. Por solicitação da Compesa, foi desenvolvido um serviço no sistema GSAN, onde o atendente no ambiente PROGIS poderá abrir um "Registro de Atendimento" e/ou enviar protocolo de atendimento via SMS, para o celular que enviou a solicitação. Parâmetros passados do ambiente PROGIS para o GSAN para preenchimento dos campos no [[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]: * Tipo de Atendimento (Deve ser sempre On-line); * Unidade de Atendimento; * Meio de Solicitação - criado o tipo "CELULAR"; * Especificação; * Endereço; * Solicitante; * Ponto de Referência; * Par de Coordenadas da localização do problema (Norte e Leste); * Ponto de Referência; * Email do Reclamante; * Celular do Reclamante. Caso o [[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]] não seja inserido, pela ausência de parâmetro(s), ou por parâmetro inválido, o GSAN envia esse motivo para ser tratado pelo "WebService". Caso o motivo seja a falta de algum parâmetro, o sistema envia a mensagem para o "Webservice": "Não foi enviado para o Gsan o parâmetro , o qual é obrigatório". Caso o motivo seja por algum parâmetro inválido, o sistema envia a mensagem para o "Webservice": " inválido (a)". O número do CPF do solicitante e a informação de OBSERVAÇÃO são dois novos parâmetros que serão repassados pelo ambiente WEBSERVICE. O número do PROTOCOLO do "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" será retornado para o "Webservice" quando o mesmo for incluído com sucesso (o referido número possibilita ao usuário do PROGIS informar a data prevista de atendimento da solicitação realizada). Quando a solicitação enviada através do PROGIS já existir "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]", do mesmo tipo para o mesmo local de ocorrência, o sistema GSAN realiza o procedimento de REITERAÇÃO para o "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" existente e retorna para o "Webservice" o número do protocolo de reiteração gerado. O processo de geração de RA através do PROGIS possibilita que a solicitação seja, apenas, de uma REITERAÇÃO para um "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" existente. Caso o "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" esteja na situação PENDENTE, o sistema fará a reiteração e retornará para o usuário o número do protocolo referente à reiteração registrada. Caso a situação do "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" esteja na situação ENCERRADO, o sistema retorna a informação de que o "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" associado ao protocolo informado já foi atendido. Caso não exista "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" para o número de protocolo recebido como parâmetro de pesquisa, o sistema retorna a informação de que não existe "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" para o número de protocolo informado. O sistema gera o trâmite automático para a unidade organizacional correspondente a "ATENDIMENTO INTERNET", quando o tipo de solicitação do "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" gerado não for referente a serviços na rede de esgoto. Para solicitações de serviços na rede de esgoto, o trâmite automático será para a unidade da divisão de esgoto responsável pela localidade de ocorrência da solicitação. Os campos que são obrigatórios e que não foram passados nos parâmetros, devem ser preenchidos pelo atendente: * Localidade; * Data Prevista (o sistema faz o cálculo); * Pavimento da Rua; * Pavimento da Calçada. Após a conclusão da RA e Geração do protocolo, será enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento. Caso já exista o RA, será gerado o protocolo de atendimento e enviado para o celular do reclamante, via SMS, o número do protocolo de atendimento. Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" X GEO. A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessário ajustes para que seja realizada uma integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS. Nos testes iniciais foram identificados alguns ajustes: * A validação da criptografia precisa ser removida para que seja possível a integração; * O GSAN está apagando as especificações quando o GISComp é chamado. Para os ajustes supracitados foi necessário alterar o "[[:ajuda:atendimento:Registro Atendimento]]" para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp. Nos hiperlinks abaixo teremos o detalhe das abas: * [[:ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais]] * [[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento - Aba Local Ocorrência]] * [[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante]] * [[:ajuda:Inserir Registro de Atendimento - Aba Anexo]] As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em [[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]] para obter uma explicação mais detalhada. ==== DEVOLUÇÃO DE VALORES ==== Para ter acesso aos detalhes das alterações referentes à "Devolução de Pagamentos em Duplicidade"; "Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento"; e "Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago", clique em [[:ajuda:Devolução de Valores]]. O sistema permite a devolução de valores a menor para "DEVOLUCAO PAGAMENTO NAO CONFORME. Valor Pagamento - Valor Corrigido = Valor da devolução): * Caso o valor seja negativo, será exibido com o sinal negativo e na cor vermelha; * Caso contrário, será exibida sem sinal e na cor preta; * Valor Total = Somatório Valor Devolução Verifica Valor Total da Devolução * Caso o valor total da devolução seja o valor negativo, será exibida a mensagem "Necessário informar um valor válido para devolução.". Atualmente o GSAN utiliza o sistema PROGIS para integração do Registro Atendimento X GEO. A COMPESA criou um novo sistema de GEO (GISComp), sendo necessária a integração similar à que foi desenvolvida para o PROGIS. Foi alterada a funcionalidade "[[:inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento]]" para não validar a criptografia, além de verificar a causa da remoção das especificações quando do retorno do GISComp. O pressuposto da integração é manter para o GISComp, os mesmos parâmetros que já são utilizados pelo PROGIS. == Aba "Dados Gerais" == {{:ajuda:atend-inserirregistroatendimento-abadadosgerais.png?nolink|}} \\ Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN