[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-cadastro.png?nolink&200|}}]] ====== Atualizar Cliente ====== Esta tela faz parte do processo **[[:ajuda:Manter Cliente]]**, e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o cliente correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. Se você selecionou o cliente correto, efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:ajuda:cobranca:b_concluir_manam.jpg?nolink|}} para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //Pendente//, e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:ajuda:Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//. Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em cinco abas: - **[[:ajuda:Nome e Tipo]]**: para identificação do cliente - **[[:ajuda:Pessoa]]**: para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica) - **[[:ajuda:Endereço]]**: para informar os endereços do cliente - **[[ajuda:Sócio]]**: para informar os sócios do cliente. (Exclusivo para Pessoa Jurídica) - **[[=ajuda:telefone|Contatos]]**: para informar os telefones do cliente \\ As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:ajuda:aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada. \\ Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN